domingo, 24 de abril de 2011

Porque viajar,chegando na Italia,generalizaçoes e como voce quer se mostrar.

Salve pessoal.

Nesse intervalo de tempo vim pra Suécia trazer minha esposa(vamos ter nossos filhos aqui) e começar a organizar a casa mas ainda temos a nossa casa na Italia na mao de parentes.O nascimento vai ser amanha ou depois da amanha e estou nervoso.O Druidinha e a druidinha estao a caminho :D

Recebi muitos posts, emails, comentarios e visitas.Agradeço a todos pela conversa,carinho e até aqueles mal educados que ofenderam a minha esposa e os meus filhos.

Falando de coisas uteis  acho que toda pessoa deveria fazer uma pergunta antes de deixar o Brasil:Porque que eu quero viajar???

Essa pergunta é importante porque vai mostrar pra voce o seu grau de motivaçao e o quanto voce pode suportar as dificuldades do mundo real de uma mudança de pais(nao é a novela das 8 como sempre digo), desde a parte burocratica, a aversao ao estrangeiro como aqui na Italia e aos diferentes habitos culturais de qualquer pais.

Dinheiro?Fama?Status?Sexo?Homem?Estudo?Trabalho?Familia?Conhecimento?Promessas?Sao as motivaçoes principais do povo que vejo aqui e nessa viagem voce vai aprender muito sobre voce mesmo.Muitas vezes voce vai se perguntar se as humilhaçoes ou outras coisas ruins que voce suporta valem a pena por estar na Europa e pelas coisas boas como viajar, conhecer outras culturas,linguas, ganhar em euro(agora um pouco em declinio),etc

Como dicas pra voce ter uma boa estadia no exterior nao so na Italia como em qualquer lugar e sem querer fazer tudo no "jeitinho brasileiro ou italiano" aconselho algumas coisas. Ja rodei muito por esse mundo e como dicas cito:
-Nao tente ficar como cidadao ilegal.Voce pode se tornar"refém" de agencias de trabalho, empregadores,pessoas que alugam casa ou apartamento, policia,etc.Além disso isso faz voce se isolar da sociedade e viver a margem dela(a expresssao marginal surgiu ai).Tente habitar no exterior corretamente.
-Informe-se bem antes de vir ou ficar aqui.Promessas de um amor que foi fazer turismo sexual(comum entre italianos com mulheres brasileiras deslumbradas e noveleiras), de internet ou agencias de trabalho milagrosas sao como dunas de areia, bate o vento e mudam de forma.So acredite no seguro e concreto.Peça referencias e pesquise.
-Estude a lingua. Assim voce consegue se comunicar, combate o sentimento de isolamento, se informar, nao se torna refém de ninguém e pode aproveitar mais a sua estadia no exterior além de ser auto-suficiente e melhorar a imagem geral do Brasil de "favelado, pobre, bandido e jogador de futebol".Existem cursos gratuitos em Bibliotecas e institutos para estrangeiros.Informe-se.

Indico esses sites pra tentar aprender qualquer lingua(aprendi muito sueco aqui)

BBC-site da TV publica inglesa
http://www.bbc.co.uk/languages/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/

-O mundo nao é o Brasil. Nao faça como os italianos que acham que o centro do mundo é a Italia.Cada povo tem seus habitos e costumes e tentar impor o seu estilo de vida é frustrante pois é impossivel em um pais de cultura diferente.Tente se adaptar mas SEM PERDER A SUA PROPRIA IDENTIDADE(COISA QUE BRASILEIRO AMA FAZER).

-Leia sobre as leis, noticias e informe-se.Isso ajuda a voce melhorar a fluencia da lingua e ver a verdadeira realidade em que voce vive.No mundo de um turista tudo é lindo.Viver é outra historia.
-Nao confie na primeira pessoa estrangeira que vem falar com voce.Golpistas e interesseiros existem em qualquer lugar e cada um tem os seus interesses. Alguns querem dinheiro(ambos os sexos), outros querem trepar com uma brasileira pra contar pros amigos(quase todo o planeta quer).
-Nao confie na primeira pessoa brasileira que vem falar com voce. Golpistas sabem quem é novo no pais e tentam se aproximar mediante a tatica"lobo em pele de cordeiro","sentimentalismos" e por falarem a mesma lingua. Se falar a mesma lingua fosse sinal de amizade, todos que falam ingles seriam amigos.


Falando de generalizaçoes e reciprocidade....

Generalizar é errado?Depende. Ninguém é igual.Mas as populaçoes de diferentes estados apresentam comportamentos muito similares.Ex:Italianos gostam de comer e so falam de comida e brasileiros gostam muito de futebol.Isso é usar a logica pra ver como uma populaçao se comporta e o que valoriza, muito usado por sociologos.

Muito escuto essa frase"Nao generalize",em geral dita por mulheres de estrangeiros que defendem os italianos maridos  pra no fundo defenderem elas mesmas.O que dizer das brasileiras e brasileiros que sao generalizados pelo classico extereotipo do brasileiro? O que dizer dos que sao barrados pela imigraçao somente por serem brasileiros?

O que dizer dos brasileiros que vem pra ca e DEVEM se adaptar a tudo enquanto o europeu vai ao Brasil pra falar mal do pais? Ou exige coisas do pais dele no Brasil?

Nao acredito em mundo perfeito ou pessoas interessadas so no bem dos outros.Isso é ingenuidade,burrice e inocencia.Acredito que devemos ser reciprocos com os outros como nos tratam como fazem os diplomatas.

"Como  voce se mostra é como o estrangeiro ve o Brasil"

Nao quero parecer um professor, pai ou mae de ninguém. Mas vejo e vi muita gente(maioria mulher) que por serem brasileiros pensam de serem superiores, maliciosos e mais malandros que os outros.Querem burlar leis, dar um"jeitinho",etc.Ou entao acham que ser"liberal" com os gringos é liberdade, ter atitude.Depois se lamentam de como o Brasil é visto ou da propria fama.Lembre-se de que o Brasil e brasileiros sao vistos como voce se comporta.Se voce se humilha, se demonstra vulgar,futil, ignorante e se vende por um prato de comida, sem se orgulhar do que voce é, voce contribui para a nossa tao odiada fama.

O leitor Pedro Mundim escreveu um bom texto

"Essa fama de mulher facil no Brasil é mundial.Porque sera?" Aí que mora a diferença entre o geral e o particular. Esse golpe de casar com um homem estrangeiro para ganhar o direito de residir no país dele é coisa antiga, bem antiga, e decerto não foi inventado por brasileiras. Mas por alguma razão, brasileiras têm sido, historicamente, muito bem-sucedidas em aplicar esse golpe. Para matar essa charada, temos que descobrir o que está por trás disso. E eu penso que descobri. Trata-se de um FETICHE nutrido desde tempos remotos por europeus em relação às mulheres dos trópicos. Eles lançam sobre elas uma dicotomia Civilizado X Selvagem: os habitantes dos trópicos, presumivelmente, vivem regidos apenas por seus instintos básicos (comer, beber, farrear) e não por costumes, como é característico dos povos civilizados. Por conseguinte, eles não possuem moral (característica de quem é regido por costumes em lugar de instintos) e suas mulheres fazem coisas que as mulheres civilizadas não fazem (lema: não existe pecado do lado de baixo do equador) além de serem naturalmente propensas à sensualidade em razão de sua raça (os negros/indios são mais próximos do homem primitivo). Isso tudo não saiu da minha cabeça: tudo o que citei acima, eu encontrei passeando por sites de viajantes que estiveram no Brasil. De início eu pensei que fosse piada, mas com o tempo eu descobri que falavam sério. O caso é que, quando o Brasil elegeu o carnaval e a mulata como expressões máximas da brasilidade, foi de cheio ao encontro desses devaneios, juntou a fome com a vontade de comer. Algumas mulheres espertas souberam cultivar essa imagem (ao menos até agarrar o gringo) enquanto outras até hoje endossam esse estereótipo por pura ingenuidade, acreditando que tal coisa é genuína e elogiosa para o Brasil. E levam ferro. "Verdade pura.

Boa pascoa a todos.

Druida




quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Italia verdade e a TV italiana


                            TV italiana escorta:filmagem do utero das mulheres mas tiraçao de onda de povo evoluido.Claro, o machista sao os alemaes,os franceses,os outros.Nunca eles.
                              
                                    Vou "roubar" esse post que é antigo mas ainda demonstra muita coisa que ja vivi aqui,vi e notei em um monte de brasileiro que fantasia e tenta negar pra se enganar.Esse post foi escrito pela Paula, nascida em SP e que hoje mora em Milao.Ela tem um blog que se chama http://www.madeinnapoli.blogspot.com/

O texto dela abaixo relata a realidade e mostra que brasileiro cria uma fantasia na propria cabeça e nao olha o mundo real e fatos. Ver a realidade é bem diferente de reclamar de tudo e ser critico de coisas realmente ruins hoje em dia..Com voces o texto da Paula.

"A verdadeira Italia"

Grande parte dos brasileiros que conheço e que nunca vieram a Italia, ou so vieram por alguns poucos dias a passeio, tem uma visao completamente fantasiosa do que é na realidade esse pais. Nao estou querendo afirmar que aqui seja melhor ou pior do que o Brasil ou outros paises, mas a tao famosa dolce vita so existe nos fimes.
Essa semana recebi a visita do meu amigo Marcelo com a namorada. Foram visitar algumas cidades e depois vieram para minha casa. Os dois reclamando da comida que é a mesma em todos os restaurantes que voce va. Pra quem esta acostumado com Sao Paulo, uma das maiores cidades gastronomicas do mundo, é estranho ver a falta de criatividade dos italianos na cozinha. Reclamaram também da enorme burocracia para resolver qualquer minimo problema e das respostas frias dos italianos quando se é perguntado alguma coisa. Por exemplo, todo trem tem um bar, mas nao todos tem um restaurante. Na viagem deles de Arezzo para Milano, querendo comer qualquer coisa, perguntaram ao responsavel da cabine em qual vagao ficava o restaurante. A resposta foi: "Nao tem restaurante". O normal nao seria responder: "Nao tem restaurante, mas tem o bar na cabine X"?. Pois é. Italiano responde aquilo que voce pergunta e basta. E também so entendem se voce falar com todas as letras. Nao é como o brasileiro que se esforça para entender qualquer lingua ou dialeto.
Fomos passear juntos pelo centro de Milano e depois procurar um restaurante para jantar. Se voce deixar passar o tempo, vai ser dificil encontrar algum aberto. Aqui tem horario pra tudo, inclusive para almoço e jantar. Encontramos um aberto finalmente e a namorada do meu amigo pediu um spaghetti alla carbonara sem pimenta. Chega o prato cheio de pimenta. Reclamamos e o garçom nos diz que era so decoraçao. Ok. Decoraçao que seja, ela é alergica. Trocam o prato e trazem um novo sem pimenta mas pelo visto, também sem ovo. Reclamamos de novo e o garçom, depois de falar com o cozinheiro, nos diz que é uma nova tecnica que escondem o ovo. Como assim? Se eu peço pasta com ovo e bacon, nao quero que escondam o ovo, nao é mesmo? Rimos muito lembrando que estavamos em um restaurante Napoletano. E como voces sabem, napoletanos adoram enganar as pessoas, pensando que eles sao os inteligentes e todos os outros cretinos. Ok. Melhor nao brigar, comer e ir embora. E assim foi.
No dia seguinte, os dois foram para Lecco. Estacionaram o carro numa grande loja de eletronicos para ver preços de um Lap Top. Quando voltam, perceberam que o vidro do carro estava quebrado e roubaram as tres malas que eles tinham. Por sorte, duas vazias e uma cheia de roupas sujas. Mas como assim? O casal sai de Sao Paulo, uma cidade violenta e vem ser roubado na Italia. Uai! Mas aqui nao é a tao sonhada Europa dos Brasileiros?
Caros, bem vindos ao mundo real. Essa Italia que voce quer so existe dentro da tua cabeça.
E a TV Italiana?

Bundas e mais bundas na TV italiana que se diz de classe no exterior para inocentes.Que classe....
No Brasil possuimos coisa boa na TV e muito baixaria(bundizaçao,etc).Aqui na Italia a baixaria rola solta na TV também.Isso sem citar as striper que fazem show na TV aberta mediante ligaçoes de telefone estilo disque sexo e os caras deixando cair a linha pra se masturbar.Bem familia Terra Nostra,né?