domingo, 11 de novembro de 2012

A leitora do Parana e descendente de italianos escreve sobre o preconceito e algumas verdades.





Boa noite.
Nosso blog anda devagar mas não para.
Recebemos o e-mail de mais uma descendente de italianos, sobre preconceito na Itália, família, respeito, reciprocidade e a fama que a acompanha infelizmente por ter nascido na nossa terra. Tal leitora demonstra-se uma mulher de fibra e coragem sem negar a própria origem brazuca. Ficamos muito felizes pelos elogios. PS: imagens retiradas do Facebook dos grupos Questa è L'Italia, faceman e Lo Zoo di 105, aonde italianos reclamam com razão da sua atual situação, do salário dos políticos, corrupção, mal uso das leis e passividade do povo.

"Meu nome é Luana. Sou do interior do Paraná, cuja cidade é pequena e possui 95% das pessoas de origem italiana. Aprendi dialeto desde criança e falo português com aquele sotaque de gringo do interior . Sou descendente de italianos do Veneto e descobri o seu blog por contatos que estavam viajando para a Itália na mesma época que eu. Ao ler e reler o seu blog inúmeras vezes recebi um soco no estômago pela franqueza, pelas dicas, pela ironia. Diferente de outros blogs que contam uma Itália perfeita, o seu é um blog cru e direto. Pensei que fosse um blog racista mas nisso também me enganei pois logo li as homenagens que você fez aos italianos que migraram para o Brasil. E fiquei curiosa em saber sobre de qual tema que o blog tratava.

Pois bem, depois de vir para a Itália para trabalhar por contrato por por 2 anos, 8 meses e 28 dias é que entendi o seu blog. E hoje posso afirmar sem vergonha, sem preconceito e com muito orgulho de quem sou que concordo com quase tudo o que o blog afirma, especialmente sobre a Itália e o seu povo, os italianos. Foi-me oferecido um contrato maior mas eu neguei. Com o seu blog eu descobri a verdadeira Itália realmente. Recomendo o seu blog a todo descendente de italianos, turistas ou pessoa que queira morar na Itália para saber sobre a real estado deste país e do seu povo.

Sei que muitas pessoas que nunca visitaram este país ficarão ofendidas, sei de pessoas que visitaram a turismo e outras por menos de um ano mas que como você bem fala, ficam babando e fantasiam sobre este povo por algum motivo que nunca entendi. Não sabem de nada pois são inocentes ou gostam de serem enganados.

 Enfim, conheço pessoas que são humilhadas, mulheres, homens, adolescentes entre tantos outros que são muito mal tratados na Itália por serem estrangeiros mesmo que descendentes,  sabedores da história italiana e pessoas que tentam se adaptar a uma realidade diferente da nossa . Enquanto isto, no Brasil possuímos a tendência a tratar os italianos bem por este amor fraternal que nasce somente da parte brasileira. E com o seu blog felizmente podemos ver que isto está acabando. Estamos cansados de não reagirmos, de sermos vistos como palhaços, prostitutas, bandidos. E sim, isto existe no Brasil mas qual italiano aqui tem coragem de afirmar que isto não existe no seu país? O mundo sabe dos problemas italianos agora. Nestes 2 anos e pouco que vivi na Itália aprendi isso.Sei que a Itália não é modelo em muitas coisas.

O que fazem os italianos?Eles fingem não ver problemas, ainda mais se alertados por estrangeiros mesmo que tenham origem italiana. Preferem ficar pensando que devemos favores a eles em tudo no alto da sua soberba arrogante. Preferem ficar falando sobre estereótipos que criam ao rebater críticas construtivas vindas de brasileiros, alemães, franceses e outros povos. Quem são os italianos para serem tidos como exemplo? Máfia, corrupção, crimes, roubos, violência, preconceito e tudo o mais. Hoje fogem para o Brasil, Nova Yorque e tantos lugares. Isto é um país exemplar? Migraram em centenas uma vez mas eram humildes e hoje querem julgar quem migra além de migrarem novamente porém sendo prepotentes.

Olhem a quantidade de pessoas com sobrenome italiano pelo mundo. Se isto existe é porque muitos deixaram a terra natal e migraram em busca de uma vida melhor. No Brasil podemos ver uma grande pessoas com sobrenomes italianos. E os italianos de hoje querem julgar os outros por migrar? Por viajar? Quem eles pensam ser para fazer isso?

E o que falar da crise em terras italianas aonde pessoas protestam contra seus governantes que nada fazem pelo povo? Em tais manifestos muitas vezes feitos de forma violenta, fica claro que nem tudo é lindo e perfeito como mentem alguns blogueiros. Isto também ocorre no Brasil para quem interessar possa. Mas isto é censurado por uma parte dos blogueiros italianos e seus puxa sacos afinal, fala do Brasil pode mas dos problemas das terras deles isso é proibido pois fere o status de pseudo rico.

O Brasil possui problemas e o seu blog sempre foi claro ao afirmar isso. Você nunca foi ufanista e sempre foi crítico sobre o nosso país. O problema é que você incomodou algumas pessoas que não sabem quem são ou se orgulham de serem estrangeiros, italianos que pensam serem donos do mundo, gostam de humilhar mas criam desculpas ao serem questionados, pessoas que são quem sabe a 3ª ou 4ª geração nascida no Brasil, entre outros. Resido na fronteira com SP e sei de alguns descendentes idiotas que se comportam deste modo. Possuo origens muito diferentes, entre elas a italiana, mas sempre senti orgulho de ser brasileira. Nunca me considerei de outra forma ou fui xenófoba como vi aquela blogueira do Brasil na Itália.

Eu nos meus tempos de Itália passei por inúmeras situações de preconceito mesmo sendo uma mulher discreta, com marido brasileiro, etc. Passei situações de duplo preconceito por ser mulher e brasileira, sendo assim taxada prontamente de prostituta pelos italianos que me viam sempre com olhos de turista sexuais. Embora eu saiba de história italiana e seja descendente, sempre sofri piadinhas com isso. Quase todos brasileiras e brasileiros sofrem. Sofri preconceito por parte de algumas brasileiras que julgavam o meu marido por ser brasileiro enquanto as ditas cujas namoravam homens italianos cujas famílias as maltratavam, as humilhavam mas elas, pelo status de namorar estrangeiro e fingir viverem bem continuavam a viver com estes homens. Enfim, tenho inúmeras histórias de alegria e tristeza mas todas verdadeiras como o seu blog. E parabenizo você novamente por abrir os olhos de muitas pessoas como sei que já aconteceu. Homens e mulheres possuem culpa com relação a esta imagem absurda sobre o nosso povo.

A mulher brasileira sofre com isso. Na verdade os brasileiros sofrem. Recebemos tais pessoas estrangeiras com flores e rosas na nossa terra e ao visitarmos este lugar, mesmo possuindo  uma ligação forte, ainda somos mal tratados, mal vistos mesmo sem culpa na maioria das vezes pois somos diferentes. Isso vale para brasileiros, argentinos e outros. Olhei pela internet e li muitos relatos de pessoas que foram mal tratadas na Itália quando o interesse era simplesmente saber um pouco sobre a própria família. Eu respeito meus antepassados e hoje noto que eles fizeram bem em sair deste país atrasado, vulgar, medíocre, formado de pessoas que ainda pensam viver no século passado e atrasados culturalmente. A Itália que muitos idealizam não existe. Para finalizar, gostaria de recomendar os posts do Druida e da Maga sobre preconceito, xenofobia e sobre a mulher brasileira. Possuímos culpa em grande parte disse por sermos omissos.
  
Reciprocidade, pessoal. Vamos valorizar quem nos respeita e nada mais, sem bajular ninguém. Educadamente vamos aplicar leis duras para este povo metido e que pensar que ainda pode causar. Só assim iremos obter o respeito que tanto merecemos."

Bjos
Luana