quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Porque falar mal da Italia e italianos e continuar morando aqui?

O tal comandante do navio italiano (sim, aquele mesmo) aproveitando a vida depois de ter matado algumas pessoas pelo seu ato idiota e covarde de querer mostar que é o pegador italiano. A tal justiça italiana aonde cada um faz o que quer (como esta escrito na frase em italiano).


Troque a Italia por outro lugar que também serve. Troque a nacionalidade do pessoal que migra (italiano, arabe, frances, alemao, brasileiro, australiano,japones,etc) por qualquer outro pais e voce vai notar que  muitos falam mal do novo pais aonde vivem sendo que este pode ser qualquer pais. E se voce paga impostos, voce tem o direito a tal: falar umas verdades e reclamar do que NAO funciona e a NAO ser humilhado.  Isto é diferente de criticar somente por criticar (como em geral fazem os italianos ao se lamentarem pelos cantos que o mundo nao é a Italia e por NAO saberem se adaptar um minimo a cultural local).


Mas o que fazer quando o emigrante estrangeiro fala mal de tudo em outro pais, no caso o Brasil? Ja que nao é brasileiro, melhor puxar o saco e idolatra-lo por ser evoluido, nobre etc etc. Pegando um exemplo do dia-a-dia: italianos falam alto, sao 3 mas parecem ser 30 pelo barulho que fazem, falam com as maos, conseguem ser mais corruptos que o Brasil embora nao sejamos exemplo (veja o indice mundial), sao desorganizados e vivem do passado glorioso, espaçosos acham que qualque brasileiro é amigo-gosta de samba-carnaval-futebol- toda mulher é facil,pensam quem podem criticar todos, amam futebol, seus politicos possuem megasalarios e uns votam pelos outros em maracutais imensas, a baixaria e vulgaridade na TV sao comuns, fazem turismo sexual etc, mas a culpa é toda do Brasil por isso segundo uns puxa-sacos pois idealizam que na Italia nao existe nada disso. Isso existe em todo o lugar e no nosso pais também. Mas a culpa, segundo os puxa-sacos, é sempre nossa enquanto eles sao "diferentes" ou "sao exoticos", como ja escutei de uma blogueira deslumbrada e puxa saco. Resumindo, segundo os puxa sacos, qualquer italiano fala mal do Brasil mesmo que ele viva em um lugar igual ou pior ao Brasil. Um brasileiro questionar isso é ofendido de qualquer coisa.

 O blog povo deslumbrado (um antigo blog que foi reativado) da um belo exemplo disso neste texto de sua autoria (clique aqui ). Umas curiosidades sobre o Brasil e talentos brasileiros podem ser vistos também ( clique aqui ).

Patriotismo estrangeiro e patriotismo nacional: duas medidas ao deixar o lugar onde nascemos.


Os brasileiros deslumbrados adoram dizer uma frase bem estranha muitas vezes para outros brasileiros: " Brasil, ame-o ou deixe-o". Outras vezes afirmam que se aqui no exterior não é legal, melhor voltar para o Brasil. Reclamar de algo que não funcione no exterior não pode. Como se morando fora do Brasil tudo fosse mil maravilhas. Afinal, deslumbrados adoram criar isso nas suas mentes deslumbradas com o exterior.

Na verdade, aqui também existem crimes, roubos, assaltos. Também existe corrupção. Pessoas enfrentam problemas sociais, de transporte e outros problemas que atingem o mundo todo. Alguns lugares enfrentam guerras, revoltas, ataques terroristas, falta de dinheiro e problemas sociais. Mas o povo deslumbrado acha que o pior lugar do mundo é o Brasil. Posssui raiva do DNA brasileiro. Talvez ele nunca tenha considerado a si mesmo como brasileiro mesmo sendo a terceira ou quinta geração de algum imigrante que veio ao Brasil. Mais chique é ser um descendente de judeu, italiano, alemão, africano, espanhol, ... pois isto fornece status para pessoas sem cérebro.

Porém, o povo deslumbrado aceita reclamação somente de um tipo de pessoa: o estrangeiro americano ou europeu que saiu da sua terra natal para viver em algum outro lugar, seja este o Brasil ou outra terra pois tais pessoas normais também migram, ainda mais hoje em dia com a crise. Hoje, com a facilidade de viajar e novas oportunidades de trabalho as pessoas largam muitas vezes a terra aonde nasceram para se aventurar. Para o deslumbrado, o estrangeiro pode fazer isso e reclamar de coisas ruins da nova terra. O brasileiro não.

Pois bem, o povo deslumbrado aceita a reclamação deste perfil de pessoas: estrangeiras vindas da América do Norte e alguns lugares da Europa. Eles podem dizer que no Brasil nada funcione mesmo que na terra dele as coisas nuncam tenham sido exemplares, que o continente africano tem estes defeitos, que a América Latina tem tais defeitos, que os USA ou lugares da Europa possuam defeitos etc. Um brasileiro reclamar da Europa ou USA? Nunca. Para os deslumbrados, isso é motivo para gritar: Volte ao Brasil. Isso é errado e devemos voltar a nossa terra no Brasil. Reclamar dos pontos fracos de qualquer lugar como uma pessoa normal é proibido. Radicalismo. Brasil, ame-o ou deixe-o.

 O deslumbrado no exterior enxerga qualidades no exteriro por ser exterior a todo momento, mesmo que sejam os mesmos defeitos existentes no Brasil. Ele parou de pensar por causa do seu deslumbre e finge não ver as falhas que existem em qualquer lugar do mundo. Os pontos fortes e positivos valem para um lado. Para o outro existem defeitos e defeitos, nada mais.

E o patriotismo? Para o povo deslumbrado, é proibido ser um brasileiro um pouco patriota. Isto é ufanismo. Afirmar coias boas do Brasil de verdade, afirmar qualidades brasileiras, mostrar coisas boas além de samba, praia e carnaval é proibido. Lembrem-se, para os deslumbrados Brasil é igual a defeitos. E comemorar isto em outra terra é sacrilégio.

Por outro lado, os estrangeiros tem o dever de serem patriotas e comemoraram as suas festas no Brasil ou outro lugar. Bajular tais pessoas é o sumo da banana ouro. Isto é "se integrar e ser um povo aberto a novas culturas." Sair com a bandeira do Brasil é fazer o papel de palhaço, sair com a bandeira dos USA ou algum lugar da Europa é status, poder, estar integrado. 

Enquanto povos orgulhosos da sua cultura no Brasil são valorizados por serem os diferentes, valorizar as coisas boas de verdade da cultura brasileira além de samba e outras besteiras no exterior são condenadas. Para os deslumbrados que querem status e aparecer, Brasil é baixaria e outras coisas. Adoram reclamar e nada fazem para mudar. Eles ajudam a vender e estimular a imagem que tanto reclamam  de ter.

Resumo da obra: para esta gente apelidada como deslumbrada que quer status e aparecer, Brasil é baixaria e outras coisas. Adoram reclamar e nada fazem para mudar.

Os motivos que levam alguém a mudar de pais sao inumeros e devem ser respeitados (porém, nunca respeite fugitivos, bandidos, turistas sexuais, prostitutas e outros criminosos), assim como a pessoa que decide nao migrar. Muitas vezes decisoes precisam ser mudadas ou adiadas. E outras portas irao se abrir também ou fechar. Coisas da vida que embora planejada nunca pode ser controlada.

Aqui no blog verdadeiraitalia, esta pergunta sobre falar "mal e morar aqui" sempre nos é feita. Descendentes idealizadores, pessoas com a sindrome do vira-lata e que idealizam o exterior ficam raivosas quando citamos os problemas REAIS da Italia. Se falarmos de problemas reais que os PROPRIOS italianos reclamam, se falarmos da nova onda de italianos emigrantes e outras verdades, muitos dizem que isso é coisa de "brasileiro que nao se adaptou a cultura local ou costumes locais". Sério? Grande piada, né haha? Eles ainda falam baseado-se no amigo do amigo, na novela ou na namorada/o com muitos bens financeiros que faz parte da classe A, B italiana. Esquecem que aqui na Italia também existe classe C,D,E,etc. Tais pessoas generalizam baseando-se no seu umbigo. Ou como a Barbara e outras blogueiras com sindrome de neo-colonizadas, deixam de ler jornal e começam a viver de ondas otimistas, antiguidade de 2000 anos atras e revistas de turismo que atraem energia positiva, sol, luz, dinheiro,etc etc e etc. O mundo real  de crise, problemas sociais, preconceito e problemas reais para que, né?



Nunca afirmamos que o Brasil é o paraiso. Nunca afirmamos cegamente que brasileiros sao perfeitos. Se tivermos que criticar o Brasil e maus brasileiros, faremos O que nao podemos tolerar é ver umas pessoas sem serem exemplares tirarem onda como se fossem melhores sem serem. Pagamos impostos, somos qualificados e trabalhamos muito. Nossa estadia aqui ainda vai durar um pouco mas logo iremos mudar de pais e somos da paz. Porém, se uma cambada de turistas sexuais que fugiram da propria terra, do trabalho duro, sao sem qualificaçao para ir correr atras de traseiros, praias e abrir restaurantes na nossa terra podem falar besteiras e soltar qualquer critica idiota, nos podemos falar umas verdades de problemas reais aqui. Nao somos pagos como sao outros blogs que vendem publicidade de turismo. Aqui o papo é reto.