quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Politica- culinaria- cultura made in USA: Porque sentir pena dos italianos e da Italia



Eu e a Maga pensavamos de escrever um post sobre outro assunto, mas recebemos um e-mail de um leitor e viajante que reside nos EUA contando as suas experiencias que nos fez mudar de idéia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Meu nome é Jonas Trentini, sou brasileiro de Santa Catarina e atualmente resido nos EUA. Retorno ao Brasil em junho de 2013. Sou formado em Administração de empresas e atualmente estou morando nos EUA e fazendo um curso no meu setor. Trabalho para uma empresa brasileira que é forte no mercado e tive a chance de fazer este curso para aprender e ensinar outros colegas. Vejo isso também como um modo de saber mais sobre o mundo e sobre as diferenças de outras culturas também. Nunca pensei que por ser brasileiro sou melhor que alguém mas nem pior. Sempre fui muito racional também com a tal imagem fantasiosa do ser brasileiro no exterior, na verdade sempre visto como um animal de circo para os estrangeiros gargalharem. Tento mostrar como o brasileiro é um povo trabalhador e as nossas qualidades. E eu falo das reais qualidades, sem fantasias gringas de samba, mulatas e carnaval.

No meu tempo livre sou cozinheiro amador. Gosto de carros, velocidade e de tentar fazer alguns pratos.

Conheci o blog verdadeiraitalia justamente ao pesquisar sobre pratos italianos. Mas para minha supresa ele comentava algo que eu sempre pensei mas nunca tinha colocado no papel ou no texto do computador. E irei explicar o motivo dos meus pensamentos.

Trabalho em uma grande empresa e possuimos clientes e colegas de muitas partes do mundo. Aqui nos EUA convivi um tempo com italianos que vieram morar aqui a trabalho por convite de uma empresa holandesa. Na minha humilde cabeça pensava que eles fossem uma coisa, afinal o Brasil acolheu italianos desde sempre e sempre demonstramos amizade para com eles. Pensava que eles fossem sapientes da diversidade do mundo e isso inclui a gastronomia assim como outras formas de cultura como humor e costumes do dia-a-dia.

Para minha supresa, eu, orgulhoso de ser brasileiro sempre escutei piadas de mal gosto sempre feitas pela turma dos italianos. Sempre. Sou um cara boa praça e sempre passei por cima disso até que enfim tive que falar umas verdades para alguns que pensam serem melhores que os outros. Inclusive me identifiquei mais com os norte-americanos, muito mais cabeça aberta e humildes do que com os italianos.

Morando nos EUA ou qualquer outro lugar no exterior percebemos claramente que devemos nos adaptar um pouco ao costume local mas sem esquecer a nossa identidade. Se alguém morar na Espanha, Alemanha, China e tudo o mais provavelmente sabe que deve tentar entender um pouco a cultura local mas sem esquecer as origens. Isto é positivo e essencial para se viver em paz na nossa nova casa. Mas os italianos aqui sempre se negam a fazer isso, sempre. Andam sempre entre eles, nunca se esforçam para para aprender outro idioma e vivem reclamando da gastronomia norte-americana que é muito rica e vai além do hamburguer como muitos pensam. Querem sempre comer a pasta, a pizza da terra deles e comparam o mundo com a casa deles como se fossem superiores a todos. 

Nas semanas mais recentes os italianos falavam somente de uma coisa além de comida: Política italiana. Basta ler em jornais para percebermos que corruptos, criminosos, aproveitadores e tudo o mais talvez tenham chegado ao Brasil vindo da terra dos italianos. Eles, sempre cegos e extremistas usando de argumentos ignorantes discutiam e gritavam entre eles. Uma hora me perguntaram o que eu pensava e se eu conhecia algo sobre a política italiana. Eu respondi que sim e opinei de modo muido educado. Logo depois notei que eles falavam de mim e começaram com brincadeirinhas idiotas tipo "como um selvagem do Brasil pode falar sobre a nossa civilizada terra". Eu dei risada deles e mostrei o quanto ignorantes eles se demonstram pois esta é a verdadeira face deles: um povo ignorante que parou no tempo e se orgulha de um passado extremamente antigo. E fiquei sabendo que Berlusconi talvez ainda volte ao poder. Para quem se diz primeiro-mundo superior a todo planeta, aos EUA, Brasil, Europa, etc, sinceramente eu esperava mais. Muito mais.

Para quem ainda pensa e nunca foi um deslumbrado puxa-saco desta gente eu dou a dica de sentirem um sentimento por eles: pena, piedade. Este comportamento deles e que pelo que leio é comum em muitos outros lugares do mundo é resultado de medo do novo, insegurança, covardia e incapacidade de um povo que cada dia mais cai no esquecimento e se torna cada vez mais obsoleto. Os bons migraram para outras terras.Talvez por isso hoje os "italianos exemplos de primeiro mundo" se relacionem com prostitutas ou mulheres que se enganam e se vendem por ter um marido estrangeiro, fora os travestis. Talvez seja este o modo deles de se auto-afirmarem perante o mundo. O que restou do antigo Império todo poderoso ou de um lugar que foi berço da cultura durante o Renascimento? Pelo modo como se comportam hoje, um bando de ignorantes e turistas sexuais que precisam pagar coitadas e deslubradas para levar para a cama e se auto-afirmarem. Um povo realmente digno de pena"