sexta-feira, 19 de abril de 2013

Italianices na Austrália - Povos e paises que vivem de passado mas possuem problemas de terceiro mundo.

                                                       Guia italiano para trabalhar na Australia. E ainda ofendem quem migra chamando de "extracomunitario"......

"Oi Druida e Maga. Tudo bem? 

Meu nome é Miranda e escrevo este post  para o blog diretamente da Austrália. Resido aqui faz 7 anos junto com o meu marido. Somos ambos de origem italiana e de classe média baixa. Ele é de SC e eu sou mineira de origem capixaba. Também sabemos dos pontos fracos e fortes do Brasil e outros lugares do mundo. Mas como descobri este blog faz pouco tempo, resolvi escrever para contar um pouco do que vi aqui na Austrália e sobre italianos.

Não sou racista e nem pratico xenofobia ou coisas assim. Moramos aqui legalmente e muito honestamente trabalhamos por tudo o que hoje possuimos. Como bons brasileiros sempre trabalhamos demais, muitas vezes 50 horas semanais. Hoje estamos aproveitando mais o nosso tempo embora nem sempre tenha sido assim. Eu e meu marido somos bem calmos e não gostamos de bagunça, ostentar, baderna e estas coisas. Nunca também nos consideramos descendentes de europeus ou possuimos orgulho racial que ao nosso ver é uma coisa idiota pois somos seres humanos como qualquer outra pessoa. Queremos é somente viver em paz. Nosso divertimento é viajar e aprender sobre outras culturas.

 Hoje trabalhamos com outra coisa mas no passado trabalhamos no ramo de hotelaria e turismo. E aqui eu gostaria de falar sobre os italianos pois achei relevante ao blog.

Talvez poucos saibam mas a Austrália é infestada de pessoas de origem italiana. Assim como no Brasil, EUA e outros lugares muita pessoa local daqui possui sobrenome italiano. A maioria nunca foi a Itália ou faz pouca questão de ir. Tudo é mais fantasia de filme que real vontade de ir morar na Itália.

Porém o inverso é diferente. Quando trabalhamos em hotelaria e turismo viamos muitos italianos viajando para a Austrália e muitos querendo migrar novamente como fizeram os antepassados. O problema é que aqui o passaporte italiano pouco vale e muitos italianos não sabem falar o idioma e possuem alta dificuldade em se adaptar a uma vida nova. O resultado disso é vermos italianos vivendo ilegalmente, trabalhando em subempregos e reclamando da vida. 

Dividimos casa com pessoas da Alemanha, da Inglaterra, dos EUA por anos e nunca tivemos problemas. Uma diferença cultural aqui e ali mas nada demais. Depois muitas destas pessoas se mudaram e chegaram italianos para alugar. Aqui começou o nosso problema. E como gosto de me informar sobre culturas e viagens noto que este problema é uma coisa comum vindo de italianos.

Pois bem, nossos vizinhos chegaram da  Itália sem saber nada da Austrália. Idioma, costumes, cultura, leis. Zero. Além disso, sempre reclamaram de morar aqui, da comida daqui, de tudo. Nunca foram muito adeptos da higiene. Inclusive eram mestres em ir ao banheiro atender o celular e nunca lavavam as mãos antes de comer ou de ir ao banheiro. Imagino a quantidade de bactérias na pele deles. Dividir os turnos de limpeza era uma briga com eles, coisa que com os outros nunca tivemos problemas. Faziam tudo mal feito, reclamando. Uma vez até rolou uma certa briga por terem nos ofendido de favelados. Na verdade nem eu e nem o meu marido viemos da favela e nem temos nada contra quem possui origem humilde. Eles falaram isso para nos ofender porque que é o que pensavam de brasileiros.

Como sei de turismo, uns me pediram dicas para viajar. Eu começei a falar e explicar tudo sobre os lugares mais legais aqui perto. Mas o interesse deles era viajar para a Tailândia para fazer turismo sexual. Não foram poucas as vezes em que estas pessoas quiserem forçar uma amizade para eu aprensentar outras brasileiras para eles com o mesmo interesse. E claro, toda mulher para eles é prostituta.

A migração chegou a investiga-los pois estavam ilegais. No tempo livre deles, usavam a cozinha sempre, nunca limpavam e viviam fumando maconha. Quando saiam a noite e vinham de festas, faziam bagunça e acordavam todo o mundo.

Depois graças a Deus foram embora. Descobrimos mais tarde que eram um grupo de rapazes e uma garota que eram de linhagem nobre italianas. Gente da elite o que demonstra uma grande verdade sobre quem se diz culto e viajado.

Como falei antes, gostamos de viajar e conseguimos o contato de um antigo familiar para ir visitar a Itália, afinal, assim como os australianos também tinhamos curiosidade de ir visitar parentes nossos e esta terra. Ficamos um mês quando o plano original era termos ficado dois mas não aguentamos. Achamos realmente o povo antiquado, mal educado, arrogante, falador e pouco adepto da higiene. Decidimos ir viajar pela Europa ficando uma semana em cada lugar diferente e foi produtivo.

Inclusive o que mais me chamou atenção nos italianos foi como acham que somente a gastronomia e a cultura deles existe, como o povo adora futilidades, adora gritar, é mal educado e como adolescentes e crianças começam a fumar cigarro muito cedo. Isto fora a TV que é baixa. Culturalmente o racismo é tolerado. Ser burro e ignorante é status. Que vergonha os meus antepassados sentiram da terra deles hoje.

O resumo que eu deixo é: cuidado para quem abrimos a porta da nossa casa. Principalmente se forem italianos que sempre fogem de fatos e verdades e vivem de passado. Eu e meu marido somos abertos e gostamos de paz, mas depois desta italianos nunca mais.

 Continuem o excelente trabalho de alertar pessoas que querem acreditar no mito da Itália primeiro mundo. Sobre aqueles que pensam em passado eu deixo esta frase que li em algum lugar aqui no seu blog postado por alguém.

"No passado, o Egito era grandioso e admirado. Hoje, o Egito é um país de um país de terceiro mundo. A Macedônia também já foi poderosa, hoje as pessoas nem sabem que Macedônia existe, de tão insignificante para o cenário atual. A Mongólia, outrora um poderoso e vasto império, hoje não passa de um país pobre e inexpressivo. A mesma coisa aconteceu com a Itália: no passado um grande império, mas que hoje, de todo aquele império, só sobrou um país minúsculo, endividado, bagunçado, atolado em corrupção- crime e com um povo ignorante ao extremo. Passado é passado. Não adianta espernear que não dá para voltar no tempo mais. É a mesma coisa que eu, hoje mendigo que mora um um barraco pequeno, todo bagunçado, ficar me gabando de que um dia no passado eu tinha uma casa bonita e grande, mas que perdi tudo e hoje sou um zé ninguém que quer dar uma de chique, mesmo morando no barraco pequeno."

Enviado por e-mail.