terça-feira, 19 de maio de 2015

Orgulho ou vergonha de ser italiano, brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade? Parem com esta besteira.




Oi, pessoal do blog. Estou voltando do trabalho agora e ao chegar em casa e ir procurar umas receitas me deparei com o blog Verdadeira Itália. Fiquei surpresa ao achar um blog que mistura muitas dicas informativas e uma picante dose de realidade que para alguns pode ser até ofensiva neste mundo politicamente correto. Existem pessoas que fingem viver em uma bolha de vidro e fantasiam isso com um mentiroso otimismo. Eu sou otimista mas nunca irei fugir de fatos e do realismo que me castiga e me fortalece todo o dia. A vida existe para ser vivida com todas as suas qualidades e defeitos.

 Quero falar sobre aquela frase batida que sempre escuto aqui no exterior. Pessoas que dizem que possuem vergonha de ser italianos, mexicanos, brasileiros, portugueses...ou qualquer outra nacionalidade. Eu também sou descendente de italianos por parte paterna e materna. Morei em Firenze, Napoli, Roma e Mantova por 3 anos sendo vendedora e viajando de carro por estradas italianas. Mas cansei do estilo de vida italiano atual com a mente fechada, prepotente, racista e todas aquelas coisas muito comuns na Itália. Sei que existem defeitos e coisas boas como qualquer outro lugar mas muitas vezes devemos sair da nossa zona de conforto e dar um passo para trás para ver que podemos obter coisas melhores. Vejo a mente fechada de muitos brasileiros que moram na Itália pois se habituaram a mente fechada dos italianos. Resultado? A mente encolhe.

 Hoje morando aqui no Canadá vejo muitos dos mesmos italianos que eram contra a imigração vindo para cá atrás de melhores oportunidades pois a Itália anda falida. Jovens na Itália possuem poucas oportunidades pois o pessoal mais velho não quer largar a vaga muitas vezes por necessidade (povo) ou não perder a mamata (políticos  italianos).  A economia pioro muito. Vejo muitos italianos que vem aqui lavar privada e fazer todo aquele tipo de subemprego que não fazem na Itália por não ter classe. Eu não tenho nada contra quem faz trabalhos mais simples. Eu lavei pratos, banheiro de bar sextas a noite e outros serviços humildes. Sendo profissional e um trabalho honesto que pague as minhas contas eu faço. Mas acho estranho ver aquele povo que gosta de humilhar os outros como os italianos fazendo serviços deste tipo. Eles não eram os poderosos do Império Romano como uma vez um deles veio falar comigo de modo arrogante? Aonde foi parar aquela arrogância?

Sei que o controle da imigração é uma coisa muito importante por segurança. Imigração e racismo são coisas completamente diferentes. O mundo possui fronteiras e nações diferentes possuem leis diferentes. Devemos respeitar. Não tenho problemas com isso. Mas questiono a arrogância e cabeça fechada dos italianos que mais uma vez migram assim como fizeram os meus antepassados. Meus nonnos e nonnas eram pessoas simples e batalhadoras e mesmo passando dificuldades se adaptaram. Sinto orgulho deles. Questiono esta geração de italianos frescos que somente são livres hoje graças ao Brasil, Canadá e EUA mas ficam com futilidades e arrogância para contra vantagem.

 Vejo que muito brasileiro que nunca saiu do Brasil ou veio a turismo para o exterior com as contas pagas beijando a bunda deste tipo de gringo por ser deslumbrado. Outros idiotas ficam com aquele nacionalismo imbecil e arcaico típico dos defensores da Dilma como aquele rapaz que criticou quem mora no exterior e faz limpezas nas casas. Que besteira, né? Morar no exterior não é essa beleza toda do facebook mas tem suas vantagens e isso depende de pessoa para pessoa. As vezes o atrativo é o dinheiro convertido ou poder de compra (ambos coisas muito diferentes). Outras vezes é o maior acesso a tecnologia, mais tranquilidade, paz, custo de vida menor ou uma lista infinita de coisas boas e coisas ruins. Melhor fazer serviços humildes que ficar dependendo do estado e fazendo vitimismo.

 Conheci aqui no Canadá uma lista infinita de italianos e italianas que dizem ter vergonha de serem italianos. Reclamam da economia, dos políticos, corrupção, falta de oportunidades, relativismo moral, criminalidade, fome, máfia e toda uma série de coisas. Eles agem de modo muito similar aos brasileiros. Sinto pena destas pessoas muitas vezes. Eu não sinto vergonha por ninguém ou nada. Eu sei quem eu sou. Sou mulher brasileira, honesta, trabalho duro e honestamente, perdi os meus pais quando era pequena mas conseguir formar uma família com marido e filhos que me motiva a melhorar, aprender e são a razão da minha existência. Faço tudo por eles. Não sinto vergonha do Brasil por isso ou aquilo. Tento mostra o melhor da minha nação e se tiver que mostrar o lado feio eu mostro sem deslumbre ou revolta. Sinto uma certa vergonha alheia destas periguetes que vem pro exterior pular de cama em cama atrás de homem estrangeiro e ficam fazendo publicidade de turismo sexual e mulher brasileira selvagem na cama.  Não falo das profissionais. Falo das mulher brasileira sem valor no exterior que se prostitui por status de ser vista como boa de cama para contar para as amigas e ter dormido com vários na balada. Destas eu sinto vergonha alheia porque me afetam diretamente e já tive debati sobre o assunto que me rendeu inimizades. Mas era o certo a ser feito.

 Conselho que eu deixo aqui se alguém for ler este texto: Não tenham vergonha da nacionalidade de vocês. Mostrem quem vocês são, mostrem respeito, dedicação, profissionalismo, sagacidade, conhecimento, cultura. Aprendam sempre. Mostrem o melhor da terra de vocês. Se tiver que expor o pior, faça sem revolta, amargura ou nacionalismo socialista. Aceite uma critica construtiva e melhore. Se tiverem que enfrentar um debate honesto com farsantes, vá em frente. A honestidade tem que ser vista como qualidade e não como defeito.
 Beijos no coração e desculpem o texto longo

 Renata
 Montreal

_________________________________________________________________________________
VI: O blog  Verdadeira Italia fica muito alegre de receber idéias, posts e emails como o da Renata e os seus elogios.  Sem revolta ou amargura. Sem orgulhos ou vergonhas por besteiras. Vamos tentar equilibrar o corpo e a mente em certos assuntos, pessoal.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ativistas Black Bloc" praticam terrorismo na Itália

Resultado de imagem para Italia black bloc rolex

Os ativistas Black Bloc praticam terrorismo e quebram coisas durante os confrontos entre a polícia e manifestantes que estão contra a realização da exposição universal  EXPO2015.  A EXPO é uma espécie de feira dedicada à cultura, design e tecnologia global que atualmente acontece em Milão, Itália.

Como sempre este bando de desocupados que nada gera para a sociedade ficam cantando mantras antiquados anticapitalismo mas fazem fotos usando seus i-phones novos, odeiam a produção de tudo mas nunca produzem nada e ficam nesta besteira de comunismo que por sinal é uma coisa muito forte na Itália assim como o seu primo fascismo. Detalhe que fizeram fotos deste vagabundos protestando contra o capitalismo mas usando um Rolex.

Este bando de vagabundo playboy vive com os rostos cobertos e vestidos de negro  e "manifestam" lançando pedras e petardos contra os polícias, o povo e quebrando tudo.

O ativismo "black-bloc", de ideologia anticapitalista (ou seja, brother dos comuna), recorre à violência, ao terrorismo e aos  confrontos com que se opuser de forma a contestarem o sistema vigente e têm sido notícia um pouco por todo o mundo, nomeadamente onde se realizam grandes eventos internacionais. 

Nestes encontros podem estar diferentes grupos com a mesma identidade anarquista de modo a promover a destruição de edifícios de empresas multinacionais como tem acontecido com muitos bancos.

O que faz a falta de umas palmadas quando criança, pais com pulso firme e um terreno cheio de peste para limpar. Protestar não é fazer baderna e terrorismo.