terça-feira, 12 de julho de 2016

10 dicas para ter um envelhecimento saudável


Envelhecer é um processo natural e faz parte da vida. Sorte tem quem envelhece pois é sinal que pode viver.

Faz alguns dias tive a sorte de conhecer em uma palestra um médico do Japão especialista no campo do envelhecimento antes de voltar para a Suíça aonde moro com a minha mulher e os meus filhos. Para quem ainda desconhece, o Japão, Coréia do Sul e parte de nações da Europa são os lugares aonde as pessoas vivem mais. No geral, as pessoas vivem cada dia mais em virtude de mais tecnologia, o estudo sobre envelhecimento e outros fatores.

Tive a honra de conversar de perto com estes especialistas e fazer umas perguntas. Muita coisa que eles falaram é conhecido por todos mas também existem novidades.

Quem diria que eu, o Druida, enfermeiro que anda ficando velho, com os filhos crescendo, filho de pessoas modestas e antepassados analfabetos iria conseguir conversar com especialistas neste campo interessante e em diferentes idiomas. Viva a meritocracia sem vitimismo. Quem quer, planeja e batalha, consegue. Simples assim.

Mas chega de conversa fiada e vamos as dicas:
 

1- Não deixe tudo pra genética. Seja humilde, aprenda e faça a sua parte

Envelhecer passa longe de ser uma ciência exata. Existem idosos que talvez por boa genética viveram um estilo de vida destrutivo quando jovens, fumam, comem mal, bebem, dormem mal mas vivem muito. Existem pessoas que se cuidam muito e morrem antes ou sofrem com doenças. Mas uma coisa é certa: quem  se cuida e vive mais e é a maioria dos casos. Quem deixa tudo pra genética é minoria  E NUNCA VAI SER REGRA. Ninguém sabe de qual grupo faz parte quando jovem. Logo, é melhor se prevenir.



2- Stress faz parte da vida e uma dose controlada nos ajuda. Stress em excesso é perigoso.

Ninguém vive sem stress e todo mundo enfrenta uma batalha no dia-a-dia. O que conta é como as pessoas reagem e administram o stress.

Stress faz parte da vida e muitas vezes ajuda. Quando dirigimos estamos sobre stress, nosso corpo e cérebro entram em alerta para enfrentar as mudanças e desafios da estrada ajudando assim a evitar acidentes. Logo, stress pode salvar vidas. Ao mesmo tempo, uma pessoa stressada, emotiva e de pavio curto ao dirigir pode acelerar demais e bater o carro. Neste caso o stress prejudica.

O stress em si deve ser controlado com muita higiene mental. Medite sobre a sua vida mas sem pensar demais em coisas que você não pode mudar. ACEITE AS COISAS que ninguém vai poder mudar. O que pode ser mudado, tente mudar. Deixe para se estressar em casos de risco mas sempre mantenha a cabeça fria sem se deixar levar pela parte emotiva do cérebro.  Sempre tente pensar antes de agir.


3- Prevenir sempre vai ser o melhor remédio.

Muita gente se preocupa com doenças quando fica mais velho pois quando era mais jovem pensou que era o Superman ou Batman e nunca iria envelhecer. Tente manter um estilo de vida saudável e evite excessos. Aquele seu amigo que ridiculariza  você quando  você não quer beber ou comer alimentos gordurosos todo o dia tem grandes chances de ir pro cemitério antes. Não tenha vergonha de se cuidar.



4- Mente e corpo unidos: use o cérebro.

Muitas pessoas envelhecem fortes e ativas mas sem quem comanda (o cérebro), o corpo sofre. Doenças como demência afetam a vida de muitos idosos. Quando mais velhos nos tornamos mais chances temos de sofrer de doenças de todos os tipos (incluindo as mentais) é o que dizem os especialistas.

Estudos comprovam faz um bom tempo que manter o cérebro em atividade faz uma diferença absurda. Aprender um novo idioma, aprender a dançar, tocar um instrumento, um novo esporte, conversar com pessoas inteligentes, ler e forçar o seu cérebro a ficar ativo faz uma grande diferença. Claro que mesmo assim pessoas podem sofrer de demência. Mas o estrago vai ser menor do que quem nunca usou o cérebro pra nada e quem usa o cérebro geralmente é afetado por estas doenças mais tarde (em raros casos algumas pessoas mais jovens).


5- Mente e corpo unidos: caminhe, nade, pedale mas também use os músculos.


Outro estudo interessante é quando falamos de exercícios para pessoas mais velhas as pessoas pensam em caminhada e exercícios aeróbicos. Sim, eles servem para manter o nosso sistema cardiovascular em bom estado. Porém, com a idade vamos perdendo força e massa muscular. Isso em homens é ainda mais acentuado pois homens de mais idade tendem a produzir menos testosterona. Homens e mulheres perdem força muscular e capacidade de fazer atividades antes consideradas banais.



Solução?  Exercícios com pesos (procure um profissional especialista).
Não fique com medo de ficar parecido com o Rambo. Isto nunca vai acontecer. Atletas com muita massa muscular treinam muito, tem menos idade e um metabolismo diferente de um idoso. Treine pare ficar forte para o futuro e para conseguir fazer atividades no dia-a-dia. Mas treine, sem desculpas ou preguiça.


6- Motivação e escolhas: tudo se resume a isso. 

Nunca irei esquecer de um padre que conheci que com 87 anos queria reformar a igreja que ministrava missas. Este era o seu objetivo de vida aos 87 anos de idade. Ao mesmo tempo conheci muitos jovens que somente queriam ver TV, beber, usar drogas e ficavam reclamando de como a vida era dura para eles. Nunca tiveram um objetivo. Este padre de 87 anos viveu mais 10 anos depois de tudo o que fez. Estes jovens morreram com 35.

Evite de fazer drama com a sua vida pensando na morte ou em envelhecer. Envelhecer faz parte. Viva feliz e desfrute do tempo que todo o ser humano tem. Por isso, use de uma boa dose de motivação e escolhas.


Silvio Santos é o maior exemplo de pessoa idosa que sabe se motivar. Poderia ter parado de trabalhar mas continua porque gosta e para se sentir vivo.E sem fazer drama ou se fazer de coitadinho.

:)
 
7-Uma boa vida social: Converse com pessoas do bem, aceite criticas, elogios e sorria. Evite fofocas e mal humor.
Existem pessoas ruins e negativas. Evite.
Pessoas com bom humor, que sabem conversar e também focalizadas em viver bem podem ser excelentes companheiros até o fim da vida.Tente se auto-motivar e motivar os outros. Ser pessimista é uma coisa mas ser realista com uma boa dose de otimismo é outro. Outras pessoas possuem problemas maiores mas se superam. Espelhe-se neles.

8-Mude o ambiente que você vive e anda viciado com idéias destrutivas e a rotina que mata lentamente. Viaje mais.
Muita vezes vivemos com as mesmas pessoas, que falam os mesmos assuntos e entramos na armadilha da monotonia de pensamentos e atividades. Embora ter rotina seja bom, quando envelhecemos muitas vezes (caso nossos conhecidos vivem somente de passado e problemas), passamos a viver tristes e sem energia ou motivação para viver. Muitas pessoas passam anos vivendo assim e morrem lentamente pois perderam a energia de viver e conhecer mais o mundo. Vivem sem ter um objetivo. 

Solução? Mude de ambiente. Viaje. Faça coisas novas

9-Alimentos nutritivos prolongam a vida. Receitas saborosas existem hoje pela internet. Pesquise
Alimentos coletados diretamente ou comprados de produtores que usam nada de pesticida. Substituir frutas por doces, reduzir o açúcar, farinha e gorduras entre outras coisas. Tudo isso ajuda. Ninguém mais vive de alface e tomate sem sentir o prazer de comer. Existem mil receitas de sobremesas e pratos nutritivos. Pesquise. Todos pratos mostrados acima tem alto valor nutritivo e quase 0 gordura e açúcar.



10- A morte faz parte da vida.
Todo mundo vai envelhecer e morrer. Ninguém é imortal. As pessoas vivem cada dia mais em virtude de mais tecnologia, o estudo sobre envelhecimento e outros fatores. Sem drama e ficar falando isso a todo momento. Mas todo mundo vai morrer um dia. Logo, o que importa é a jornada que fazemos entre o nascimento e a morte. Aproveite este tempo e pense na VIDA..