quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem é o povo brasileiro?Nossas leis,nossa falha e o nosso turismo



Boa Noite!
Começo o post com a frase de um leitor/a muito inteligente infelizmente anonimo/a:

"Enquanto tiverem descendente e nao " brasileiros " seja no poder ou no povo o Brasil sera um pais de todos e nao do brasileiro. Nao e dito que a nossa cultura e so o carnaval e futebol, possuimos historia mesmo que seja poco conhecida ate mesmo por nos. Precisamos entender que fomos conolizados mas que nao somos mais, que existe uma nova geracao uma nova raça e nao mais o descendente disso ou daquilo. Que possuimos a nossa lingua mesmo vindo de outra. Quantas linguas sao derivadas do latim? Ate mesmo tal lingua teve influencia grega. O povo precisa de alguem que o acorde . "

O post anterior que fala sobre o Seu Jorge deu o que falar.Pois bem,recebi elogios e criticas de brancos e negros(sim,fiquem surpreso tambem),recebi mensagens que falavam de uma atitude mais severa por parte do governo do Brasil até pessoas que falavam que isso é "normal pois é cultura italiana e devemos nos adaptar a tudo pois o brasileiro é de paz"(essas pessoas devem viajar um pouco provavelmente pois sao passivos e tapados).Entao, pensei:quem é o brasileiro?Seria ele o nosso extereotipo classico?Bundas, mulatas com pouca roupa, samba, praia, festa?Seria o malandro carioca do futebol?Seriam as meninas frutas,danças da moda?Ou seria "so o paulistano" que trabalha e nao tem tempo pra nada?Ou os axés do carnaval na Bahia?Ou a Amazonia com a nossa imagem extereotipada no exterior de "selvagens canibais"?

Primeiro devemos pensar que nossa colonizaçao é muito parecida como a dos Estados Unidos(somos os novos continentes assim como a Oceania) e que influencia nossa CULTURA ATUAL vem de varios paises: do indio(varias tribos), do europeu(que inclui TODA EUROPA,varios povos), do africano(varias tribos), do asiatico,etc.Nisso tudo surgiu essa mistura e pessoas como voce e eu.Por mais que seu avo seja italiano,oriental,africano, e voce tenha parentes la, eles provavelmente nao irao aceitar voce como um italiano, ou alemao, ou japones, etc.Voce provavelmente nao passou por rituais de la, nao sabe falar a lingua perfeitamente, sem sotaque,nao sabe os habitos de la,etc.Vem a pergunta:Por que isso?

Simples, por mais que voce se esforçe, queira fazer trasnfusao de sangue,por mais que a sua famila tenha falado pra voce que la ERA assim,mudar o DNA,hoje voce é BRASILEIRO.Voce fala portugues com sotaque do Brasil, tem amigos de varias etnias, cores, habitos, que possuem influencias de outras pessoas assim com voce.Voce nao é considerado europeu puro nem por europeus ( e provavelmente nunca sera apesar de muito gente se sentir superior) e nem sera considerado africano puro,embora muitos tenham essa mania como o Seu Jorge de se considerar africano pois brasileiro tem esse sentimento de politicamente correto,coitadismo,dever idiota com o passdo,etc, assim como acontece com quem é descendente de oriental que tem dificuldades de ser aceito no Japao.NASCEU NO BRASIL é BRASILEIRO.(Isso vai ser usado em um futuro post)

Por isso sempre digo:esse papo de meus antepassados isso, aquilo, é besteira.Os respeite mas voce é outra pessoa e hoje vive em um pais miscigenado quer queira ou nao.Nao tenha orgulho racial pois esse é o PAI DO RACISMO.

Quem é o brasileiro?Ele é todos:o negro, o branco, o indio, o asiatico e todas as misturas dessas etnias que fizeram o pais (assim como os EUA) ser o que é hoje, apesar desses continentes possuirem historias similares mas bem diferentes.

Como o leitor acima citou no inicio possuimos nossa lingua, nossos costumes,nossa cultura variada de regiao para regioa e o brasileiro é um dos poucos povos que pode ser o asiatico, o africano, o moreno, o indio, o mameluco, o mulato,o branco, o albino,etc e saliento que embora alguns tenham esse amor sentimentaloide por paises estrangeiros de 1300 atras por origem de suas familias, eles nao enxergam voce como um igual, quer a sua origem seja italiana,alema,africana,asiatica,etc. Respeito-os e se faça respeitar.Nada mais.

Nossa leis, nossa falhas:

A proposito acho que existe uma grande falha nas leis brasileiras com relaçao a igualdade,tema tao defendido hoje em dia pelo politicamente correto(ok,isso é bem polemico).Explico-me:vejo pessoas com camisetas 100% negro e isso é valido.Se um branco faz isso é racismo.Do mesmo modo,quando vejo o extereotipo tipico do brasileiro(mulatas, samba,etc) sei que muitas pessoas nao sentem-se representadas como brasileiros porque nem todos brasileiros sao assim(aqui o nosso Ministério do Turismo e governo pecam pois ainda usam o nosso extereotipo, embora hoje ainda menos)..Nem todos somos assim, vestidos de carnaval,que ainda nao passa uma imagem de coisa séria la fora(gosto de samba e de mulata, loura, morena,etc mas sou casado :).Vejo pessoa se apropriando da imagem do brasileiro como se fossemos so ou louros, ou negros, ou indios, ou isso, ou aquilo.Possuimos no Brasil o dia do orgulho gay, mas nao do orgulho hetero, possuimos leis pra proteçao a mulher(no caso de agressao fisica ou psicologica ), mas nao para a proteçao ao homem,etc.Ou seja, o estado finge que trata todos iguais mas na verdade faz leis bem diferentes para todos.Se voce é igual ao outro, as leis que tem garantir a igualdade a todos e nao os direitos de um enquanto o outro fica na esquina mascando goma!

Nosso turismo.Ele vende bem a nossa imagem?
O Brasil é imenso e quase toda a Europa.Muita gente nao o conheçe,inclusive brasileiros.Mas brasileiros bem aquela coisa:vou pra Europa, pois la é tudo melhor,da status pro grupo, etc.Concordo em viajar pra fora, mas voce deve conhecer um pouco o seu pais, a sua historia.Nao é incomum encontra brasileiro fora que nunca foi em um Museu na vida no Brasil ou no seu estado mas aqui quer conhecer tudo pois "é Europa".Po, deslumbrado é apelido!Mas para isso leia os outros topico anteriores e antigos!

Quanto a vender a nossa imagem para o exterior,apesar de essa ter melhorado muito e nosso ministério ter feito um bom trabalho,acho que ainda estamos além: ainda so falamo de praias, festa, carnaval,natureza(essa ainda pouco quando nao estragamos tudo por la).O Brasil é imenso.Porque se concentrar so em praias, festas(que nos divulgam com pais do sexo facil e prostituas la fora) se temos varios museus,varias culturas, varias danças, varios monumentos, varilso lugares pra fazer ecoturismo,varios pratos culinarios(isso aqui na Europa é muito usado),etc etc.Porque so fixar no "Praia, futebol,carnaval?".Porque esse habito de querer tratar todo mundo bem, até quando nos ofendem, de querer ser "pseudo-tolerante" a tudo "por politicamente correto"?Queremos ser os "santo do planeta"sem responder por defesa na mesma moeda?

PS:mande fotos de lugares do Brasil para turismo(monumentos, pratos,paisagens,museus,etc) .Esse post ficara em aberto para isso.

PS2:Estou tentando achar uma foto de brasileiros para o post mas so aparecem bundas na internet.Sera que somos isso??




7 comentários:

  1. Estou à 4 meses morando na italia...fazendo um curso de artes...fico impressionada como as pessoas aqui nao cuidam dos dentes...

    ResponderExcluir
  2. Druida e maga, voces so falam a verdade e doa a quem doer, continuen c esse blog...

    ResponderExcluir
  3. E isso aiii e eu assino em baixo!!!! Força Druida!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Druida!

    Primeira vez no seu blog e adorei, sou intercambista nos US (au pair) e ao ler os posts de cara pareceu minhas conversas com minha amiga daqui!

    As vesperas do Brazilian Day, uma amiga em comum marca nossa viagem pra NY pra curtir o dia... na hora falei: "Mas voce ja viveu 20 Brazilian years pra que comemorar um day?"

    Quem e' o povo brasileiro eu nao sei - e confesso que prefiro a ignorancia `a verdade hahaha - mas como e' o brasileiro? SEM NOCAO!

    Beijao





    Ana Gabriela

    ResponderExcluir
  5. ja estar mais do que na hora do Brasil alterar suas leis,e começar a tratar esses Italiano de merda de igual para igual.como si diz o ditado dai a cesa o que è de cesa,sou casada com um italiano, mais acho que ele na verdade è um brasileiro que por ironia do destino nasceu no pais errado, graças a Deus ele e seu pai sao pessoas maravilhosa que quando os proprios amigos começam a falar dos defeito que tem no Brasil,eles falam que o brasil è um pais que esta crescendo e que a italia que falam tanto que è um pais de 1 mundo, na realidade è muito mais atrassado do que o Brasil, que no lugar deles si preocupar com as violencias que tem no Brasil primeiro tem que conserta as coisas erradas que tem aqui na italia pra depois julgar os outros,e que si no Brasil so tem prostitutas aqui è pior.pelo menos as Brasileiras nao tem vergonha do que faz.e nos defende menos mal.

    ResponderExcluir
  6. Há histórias e histórias. O que eu posso dizer é que sou brasileira, jornalista, trabalho como correspondente na Itália há 5 anos, viajo todo o país e nunca tive problemas. Sempre fui tratada com respeito e gentileza. Se há pessoas pouco educadas, há como em qualquer outro lugar, independentemente da nacionalidade! Há 2 anos e meio me casei com um arquiteto italiano e temos 2 filhinhos gêmeos, de 1 ano e dois meses!

    ResponderExcluir
  7. Daniela,vc passa por isso mas nao é isso que sempre acontece.Culo brasiliano significa o que?Como a mulher brasiliera é vista diz o que?E os turistas sexuais no Brasil sendo que sao maioria italianos e portugueses?Sou do Nordeste e desde criança vi isso.

    Voce nao pode dizer que so pq nao acontece com voce isso nao existe.Engraçado que se um mal educado é brasileiro generalizam pq é brasileiro,se é estrangeiro,"tem em todo o lugar".Como o Druida diz,isso é viralatismo e deslumbramento.Sou brasileira e ja levei cantadas vulgares desse povo metido e ignorante sem me insinuar.

    Outra, pq umas de nos nos, as ja famosas mulheres brasileiras amam dizer que tem marido, namorado estrangeiro?Isso gera status?

    O blog do Druida é 10 porque defende e mostra a Italia hipocrita.

    Força Druida.

    Bjos

    Rosana

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.