quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Filhos,educaçao escolar e a pergunta:a Italia é igual aos outros paises da Europa?


Mimar filho como fazem na Italia da esse resultado:homem metido a machao,vulgar,turista sexual e ainda cuidado pela mae depois de velho.

Bom dia.Vamos falar de filhos e educaçao.
O sistema italiano de educaçao pode ser publico ou privado. As escolas privadas oferecem e possuem recursos pra educaçao do aluno enquanto as escolas publicas se sujeitam aos cortes do governo basedo no seu planejamento.Ja vi na TV escola publica italiana nao ter papel higienico, faltar quadro,giz e mesas escolares, além de ter que deixar os alunos fazerem educaçao fisica na rua, de calça jeans pois nao possuiam um ginasio ou quadra pra atividade.Para o seu filho entrar na escola voce deve estar com os documentos regularizados(cidadania,permesso,residencia,etc)e ir a escola desejada verificar se existe  vaga para o seu filho.

A educaçao italiana é dividida em Scuola dell'infanzia(creches que os italianos chamam de "asilo), Scuola primaria, Scuola secondaria di I grado(escola primaria), Licei,(algo como o nosso ensino médio),Università(curso superior). Os italianos possuem dois anos a mais de estudo em geral comparados com o sistema brasileiro ou americano e isso nao quer dizer em quesito de qualidade. Aqui existem casos de "comprar o diploma" como casos de politicos que compraram o diploma e também é grande a procura por cursos técnicos durante o liceo.A Itaia possui uma dos mais baixos percentuais em numeros de estudantes universitarios europeus.(Ja ouvi dizer que sao mais baixos que do Brasil, nao tenho certeza).

Apos o estudante terminar o liceu ele deve passar por um exame(esame di maturita)aonde o estudante é avaliado para saber se aprendeu algo nesse tempo de estudo. Como curiosidade escrevo que um filho(Renzo Bossi) de um importante politico da Lega Nord nao superou esse exame algumas vezes e o pai se lamentava dos professores, mudando sempre estes para aprovarem o garoto que continuava"nao passando".Hoje esse garoto ganha 12.000 Euros por mes como politico.(Maracutaia italiana de "primeiro mundo"?)

Para entrar na Universidade o estudante faz um teste bem mais simples que o nosso vestibular e bem menos cansativo. Ele pode frequntar a universidade por 3 anos ou 5 dependendo o tipo de formaçao universitaria que ele queira fazer.Saliento que nem todos cursos superiores sao regulamentados e nao é incomum ver exercicios ilegais da profissao como falsos médicos,dentistas,etc.




Filhos na Italia.

Como voces sabem, eu e a minha esposa estamos felizes a espera dos nossos filhos(serao gemeos).E sabemos que essa felicidade boa custa nao so nao Italia,como em todo o mundo.Nao sabemos ainda se nossos filhos vao nascer aqui na Italia ou na nossa nova casa em um pais realmente de primeiro mundo(Suécia).Filhos custam e a industria sabe disso, contratando psicologos e publicitarios pra criar um consumismo desenfreado nos pequenos. E isso aqui na Italia nao é diferente.

Duas coisas que me chamaram a atençao aqui na Italia foram:
-Parto natural OBRIGATORIO(é muitissimo estimulado o parto natural) sendo a cesariana preferivelmente feita so em casos de perigo pra mulher ou bebe.Voce pode optar por ter filhos com cesariana mas o médico pode se negar a querer realiza-la como ja vi.Embora o numero de cesareanas esteja em aumento,tal operaçao nao é bem vista e o governo induz a nao utilizar tal técnica para reduzir custos(sim,sempre o tal $$$$).Ainda preferimos parto natural,mas achamos justo que a mulher decida livremente,pesando os pos e contras da técnica a ser utilizada para o parto.Ter uma imposiçao do governo para nos parece uma ditadura.Claro,médicos e enfermeiros discordam as vezes das vantagens e desvangatens de ambas as escolhas.
-Nao ter que pagar pra ter filho no hospital.Basta ser levada ao hospital ou chamar a ambulancia.Obvio que existem hospitais particulares que cobram mas o atendimento publico fornece o basico de modo satisfatorio.

Italia x Europa
Muitos pensam que a Italia é igual aos outros paises da Europa Ocidental. Mas sera verdade?
Que tal se divertir e sorrir um pouco e entender o "jeitinho italiano"?Como as coisas funcianam aqui?

Eu sei que voce provavelmente nao sabia disso provavelmente. Quem é turista nao tem tempo de conhecer a verdade. E vai comparar com algum pais de "terceiro mundo".

Essas animaçoes foram feitas por um grande animador italiano e retrata a Italia em 85% de realidade nua e crua de modo bem divertido.

Enjoy it.






28 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Muito bom. Amei os filmes :)

    Alice

    ResponderExcluir
  2. olha o primeiro video e a realidade da italia.. e olha e ainda faltou muita coisa que os italianos fazem.hahha

    ResponderExcluir
  3. Sou ítalo-brasileira, tenho 27 anos, pai Italiano, mãe brasileira, nasci na Itália e me mudei com minha mãe para São Paulo com 24 anos, quando meu pai faleceu. Estudei na Itália, sempre nas escolas publicas (escolas particular tem, mas são ou para pessoas extremamente burras, ou são escolas católicas ou escolas estrangeiras para filhos de estrangerios que querem dar uma alfabetização na própria língua e se encontram mais em Milão ou Roma) eu estudei como o 99% dos italianos na escola publica: Asilo (3-5 anos a 5 anos se aprende a escrever), Scuole Elementari (6-10 anos 8:00-14:00 Seg-Sab.) Scuole Media (11-13 anos 8:00-14:00 Seg-Sab.), Liceo Clássico (14-18 anos 8:00-15:00 Seg-Sab.). Na Universidade fiz Economia Política, passei um ano fora no Erasmus na Inglaterra na London School of Economics.

    Acho que tenho um conhecimento muito melhor que você já que sua única fonte de informação parece ser o ouvido dizer ou a televisão e fala de outras coisas falsas como sistema de saúde, que não deve conhecer muito bem, já que fala de hospitais particulares (que quando usar normalmente são reembolsados pelo SSN) e de procurar vagas para seu filho, quando o sistema educacional publico italiano e baseado no acesso universal (isso significa que todo mundo tem direito a acessar qualquer escola).

    Mas vamos no assunto educacional, em geral a preparação dos italiano e superior a quase o resto da Europa, você fala:

    Os italianos possuem dois anos a mais de estudo em geral comparados com o sistema brasileiro ou americano e isso nao quer dizer em quesito de qualidade.

    Então vou te dizer como é em quesito de qualidade: EXTREMAMENTE SUPERIOR.

    Com 14 anos eu estudei, Grego Antigo, Latim, Matemática, Historia, Lógica e filosofia entre as outras.. Sócrates e os Socráticos eram nossos melhores amigos e a gente escrevia nas paredes algo do tipo Γνῶθι σεαυτόν ou gnōthi seauton. No Liceo Scientifico se perde o Grego Antigo, mas tem Matemática avançada, Trigonometria e Calculo infinitesimal (ainda não chegou na universidade).

    O "Esame di Maturità" se compõe de todas as matérias que você estudou + um texto escrito de Literatura + um exame escrito técnico. O conhecimento das matérias e feita através o sistema do exame oral (então se você não estudou, não tem como escapar) sobre todas as matérias (14 materias como Literatura, Historia, Geografia, Filosofia, Matemática
    Informática, Física, Química, Biologia, Ciências, Tecnologia e desenho) provavelmente são muito mais livros que todos aqueles que você irá ler na sua vida (se já abriu um livro).

    O fato que o filho de um dos políticos mais importantes da Itália for "bocciato" 3 vezes já te demonstra como esse exame e super serio e as comissões de analise são super criteriosas. Sobre o salário dele: se apresentou as eleições regionais e foi eleito. Aquele e o salário estabelecido pela região Lombardia para os "consiglieri regionali"ou você quer me dizer que o Tiririca merece mais.

    <-- Continua -->

    ResponderExcluir
  4. <<-- Continua -->>
    Vamos falar sobre a Universidade, cujo a etimologia vem do latim Universitas. A primeira universidade do mundo nasceu em Bologna no ano 1088, ainda hoje se chama Alma Mater Studiorum (cuja tradução deixo pra você depois ter feito 5 anos de liceo), e o espírito da Universidade ainda esta igual: dar acesso a sabedoria para toda universalidade dos homens, por isso na Itália não tem vestibular para entrar nas Universidade, já que qualquer um tem direito a estudar. A seleção é feita durante o caminho, e te garanto que o nível de estresse no estudo não se compara com outros lugares (Na London School of Economics em Londres os exames eram muito mais fácil do que estava acostumada na Itália) alem da abrangência e o ecletismo das matérias (no curso de economia estudei também Direito publico, civil, trabalhista e comercial, assim como 2 cursos de estatísticas e 5 cursos de matemáticas.

    Em geral a preparação dos Italianos e mais ampla e profunda que nos outros países, respeito aos estudantes dos EUA e Brasileiros tem um abismo em termos de cultura e preparação, em particular sobre a historia (Brasileiro só estuda historia brasileira, tem noções inexistentes sobre as culturas mesopotâmicas, assírio-babilonica, sobre a cultura egípcia, para não dizer o inexistente conhecimento da historia helênica e romana (mas pode ficar tranqüilo, já que você se informa somente através da televisão tem um seriado chamado Roma, tem pouco a ver com a realidade, mas você pode dizer de ter estudado algo da cultura clássica ou pelo menos dizer que Giulio Cesar era careca).

    Sobre a formação jurídica dos italianos nem me exprimo, já que as melhores escolas di direito Romano-Germanicos (diferentes dos sistemas de common-law anglo-saxões) são italianas, o novo código civil brasileiro e inspirado ao código civil italiano do 1942 e a legislação trabalhista (CLT) e baseada na "Carta del Lavoro Fascista" do 1930.

    Se precisar aprofundar sobre estes argumentos:
    http://www.sebraesp.com.br/TenhoUmaEmpresa/Biblioteca/OutrosConteudos/Legislacao/Paginas/NovoCodigoCivilBrasileiro.aspx

    http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1834

    Enfim, a Itália pode ter também muitos defeitos, mas a escola italiana é provavelmente uma das melhores do mundo, isso explica a grande contribuição italiana nas artes, na medicina, nas ciências, na economia e nas técnicas. Eu sou Italiana e Brasileira, me orgulho das minhas raízes, mas são as pessoas despreparadas, superficiais e ignorantes como você que me faz entender quanto o Brasil ainda tem que fazer no caminho da evolução social. Ainda hoje sento falta das conversas com meus amigos italianos sobre a historia, a sociedade ou a política, aqui no Brasil maioria das pessoas fala so de coisas superficiais (isso explica o grande sucesso do BBB), as pessoas nunca se põem perguntas, nunca manifestam e os debate político são inexistentes e tudo se resume a propaganda eleitoral de gosto duvidoso.

    Por favor não fale sobre coisas que você não sabe, você e tão patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito a todas culturas mas..

      Latim?

      Para que estudar tanto Latim se hoje o mundo não usa muito essa língua?Alemães,ingleses,Noruegueses,etc entre outros não estudam latim nas escolas e tampouco me parecem inferiores a Itália,por não saber¨latim¨.Grande coisa,a não ser para profissões específicas ou cultura geral,mas é só.

      Vê-se que a Itália está com a economia forte,nossa.Os italianos que emigram novamente ao Brasil,EUA ou Europa porque então não ficam no país exemplar para o mundo? Idosa vendendo o rim para pagar as conts de luz e gás é o que?Riqueza?

      Se as escolas são assim tão boas porque tem escola da Itália sem mesa para alunos e aonde falta papel higiênico?Sem professores e sem quadra para educação física aonde alunos tem que fazer isso na rua?
      Claro que o Brasil tem falhas e inúmeras,mas a Itália exemplar?

      Po,falar de BBB no Brasil quando o Big Brother da Itália e os inúmeros programas iguais existem aqui é o que?

      Ilusão de ótica não me parece o que eu já vi quando morei aí e o que o blog diz de modo MUITO VERDADEIRO E CRU.

      Você parece saber de história,na verdade parece estar PRESA a ela e quem sabe sendo vítima de lobby.

      Detalhe:que adianta ter 2 anos a mais de escola se em muitas profissões possuem anos a menos na UNIVERSIDADE não sabendo,como já vi de uma fisioterapeuta aonde fica o quadríceps?(músculo da perna que a cuja pensou existir no braço :)

      Isso fora a venda de diplomas nas universidade como aconteceu com Berlusconi entre outros....

      Vou acabar por aqui pra não acordar você do seu sonho.

      Excluir
    2. Você é somente um ignorante, nem perdo tempo falando com você.. vai liga a TV que comecou a novela, não fale de cosias que não sabe. E compre um livro um dia desses.

      Excluir
    3. Nem parece que sua mãe é brasileira.
      Você é completamente preconceituosa,
      como você mesmo disse,não julgue o que você não sabe,
      nem mesmo estudou no Brasil.
      pelo menos aprendeu algo na Itália,como ser elitista e preconceituosa.Você nega completamente as suas raízes brasileiras falando essas coisas.

      Excluir
    4. Arrazoou, anônimo 29 de março de 2012!!!

      Excluir
  5. Um ultima questao, voce fala

    Parto natural OBRIGATORIO sendo a cesariana feita so em casos de perigo pra mulher ou bebe.Voce nao pode optar por ter filhos com cesariana.

    Nao sei aonde você investa essas coisas, ja que isso não e absolutamente verdadeiro, a Italia tem o maior indicie de parto cesariano da Europa!!!

    http://www.albanesi.it/Salute/cosafare/parto_cesareo.htm

    Você esta completmaente enganado, você fala de coisas sem saber, impressionante quanta ignorancia!

    ResponderExcluir
  6. Esse cara so mete pau na Italia, porque ele não volta pra ca então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo cara! sou italiano e pode acreditar a italia nao e assim!!! frustados para car..o!palhaçada! moro no brasil para e minha esposa brasilera mas pode acreditar estou voltando para italia! e vc se a italia e merda porque nao volta?

      Excluir
  7. Não gosta da Itália então vai morar naquela merda de país que é Portugal,o menor IDH da europa desenvolvida ou vai enfrentar o caótico sistema de saúde ingles,mas se vc acha a Itália o pior lugar da Europa volte para nosso país medíocre já que para o Sr,o nível dos dois é o mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Se a Italia é tão boa, porque expele tantos imigrantes?

    ResponderExcluir
  9. Educação boa é a do Brasil, onde uma criança de quinze anos não sabe a tabuada do cinco, por exemplo, onde uma GERAÇÃO INTEIRA DE JOVENS SEMI ANALFABETOS esta preparada para ser massa de manobra da mesma politicagem que as tornaram BURRAS, isso mesmo, BURRAS!!PRA QUE APRENDER LATIM?? MEU DEUS DO CÉU?? Sugiro você assistir o ante-penúltimo programa do professor OLAVO DE CARVALHO, uma besta como você com certeza nem sabe de quem se trata, e veja a IMPORTÂNCIA do LATIM para o aprendizado de linguas importantes como FRANCÊS, ITALIANO, ESPANHOL, e até mesmo do inglês, que apesar de sua importância, é extremamente POBRE comparada com as linguas neo-latinas.

    ResponderExcluir
  10. Scampia é na Italia!(vejam o filme Gomorra, o maior mercado de heroina ao céu aberto na Europa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A scampia temos dinheiro, não favelas de miserável.

      Excluir
    2. Dinheiro do que? Italia é um país falido, isto é um fato consumado, divida pública de 140%, divida externa de 120%, crescimento negativo de - 2%

      Excluir
  11. Ingles deriva do Anglo saxonico e nordico, tem pouco a ver com o latim

    ResponderExcluir
  12. vc nao sabe nada ta italia esse brog é patetico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo deslumbrado.

      Nao somos racistas, preconceituosos,etc.A idéia do nosso blog era falar sobre coisas de cultura,etc.Mas mudamos ao vermos alguns locais da terra da bota no Brasil sentarem a boca no nosso pais(até nas coisas boas e diferenças culturais e todo mundo ficar em silencio,ainda bajulando esses caras).

      Assim,a linha do blog mudou.A Italia tem coisa legal?Claro que tem.Mas se eles falam dos podres do Brasil e de qualquer lugar do mundo para tirar onda e dizerem ser primeiro mundo,existe o blog verdadeira italia para desmascarar esse povo.

      Nunca fomos cegos aqui e SEMPRE afirmamos que o Brasil tem os seus problemas,mas a Italia também tem.Nao se enganem os brasileiros deslumbrados que aqui é aquela parte da Europa que tudo funciona.

      Nao somos preconceituosos com europeus.Somos bem tranquilos(eu e a minha esposa).Mas nao iremos nos omitir e ficar babando ovo de turista sexual,putanheiro,em crise que vai ao Brasil tira onda de nobre.Isso é ma fé.

      Para quem fala que trabalhamos e migramos aqui e criticamos:bem,pagamos impostos entao nossa critica é justa.E os estrangeiros que moram ai no Brasil,falam besteiras muitas vezes e voces ficam babando ovo sem conhecer o pais deles ou a turismo,hein?E outra,italianos migraram muito ao longo da historia,que moral tem para falar de imigrantes e ainda mais hoje?Hoje a facilidade de viajar esta ai para todos e cada um reside aonde quer ou aonde tem oportunidade mediante qualificaçao.E so avisando que logo estaremos indo para a Suécia.

      O blog surgiu para questionar deslumbramentos e puxaçao de saco de quem tanto nos critica mas tampouco é muito melhor.

      Abraçao a todos.

      Excluir
  13. falam mal é facil olhem pro proprio umbigo como sao de verdade nosso pais nossas mulheres

    nao sao os gringos que mexe com elas elas que faz fama eu acho ridiculo fazer um brog falando mal de outro pais mais desenvolvido que o nosso aqui tem muito mais defeito que la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A´Italia é oque então na Europa, país falido que sonha que alguém pague sua divida publica, trouxas italianos, pagam imposto para o Berlu montar surubas, o Brasil não precisa de UE pra crescer, vcs são uma farsa

      Excluir
  14. ensino superior na italia? ta qualificando educaçao ta italia do brasil? italia tem um ensino hiper super totalmente mais qualificado que o nosso acho que metade dessa gente incluisive o dono dese brog divinha ter vergonha disso italia é uma das maiores potencias mundiais tem uma das melhores educaçoes eu nao acredito em nada de erado tenho parentes la a anos vou me mudar e estudar em milao com muito orgulho alguem sabe qual posiçao estar o brasil no rangue de educaçao? 54 duvido que italia esteja pior que isso entao cala sua boca nao fala o que nao sabe

    ResponderExcluir
  15. Ensino muito superior?isso significa oque?
    que vcs estão esperando os alemães pagarem a divida pública de vcs...
    divida pública de 120% do PIB
    desemprego em 10,8% da população economicamente ativa
    crescimento negativo de 1,4%
    quem está melhor, seu otario que vive do passado?
    se mora no Br, volta pra tua bota, país idiota, dominado por mafiosos.

    ResponderExcluir
  16. Provavelmente os que defendem o Brasil vivem em alguma ilha da fantasia, sei lá um loteamento fechado no interior, Leblon ou Barra, jardins,Granja Julieta, Pinheiros. Deve ser um playboy viciado que adora fumar um baseado e bater no peito que é nacionalista sem se dar conta que estamos falidos,falidos socialmente, o Brasil não deu certo e enquanto indices economicos forem o único aspecto positivo de um país dividido em castas, corrupto, mal organizado, aristocrático, injusto, sujo, poluído não dá para ficar aqui.
    Vou morrer de fome com os italianos, melhor que ganhar um cancer no estômago de tanto ver merda nessa republiqueta atrasada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, esta é uma escolha sua mas eu tenho certeza que voce nao ira encontrar algo muito melhor como voce idealiza. Como falei uma vez aqui, voce vai irar trocar uma uma duzia por 12. A sua revolta e puxa saquismo fazem de voce um cara perfeito para sugar o saco de quem nem exemplo é como voce imagina. Se voce gosta de ser humilhado, parabéns.

      Excluir
  17. Sabe, muitos tem uma imagem dos italianos irreal. Para ter a real dimensão de como é mais ou menos a itália, é necessário conviver com italianos e descendentes de italianos que herdaram várias caracteristicas italianas.
    Para resumir, em família italiana do Vêneto mais antiquada (a região importa muito, as vezes uma outra região pode não ter esses aspectos) é assim:A religião é muito importante . Não toleram erros ou perguntas bobas/óbvias. Se se fala de uma maneira que ninguém entende você será chingado ou te farão chacota. O relógio significa muito (pontualidade extrema - o chegar bem mais adiantado que o combinado é muito comum). São ansiosos e às vezes impacientes. Falam o que pensam, literalmente sobre tudo (não tem papas na língua). Não tem medo de ofender ninguém (se tiver que falar, falam).São nervosos mas geralmente não ficam de mal de ninguém, sem falar com a pessoa. Variam de nervosos para calmos de maneira muito rápida e as vezes são taxados de loucos pelos outros. Conversam muito sobre diversos assuntos. A Palavra significa muito (exemplo: se eu prometo algo, significa que eu vou fazê-lo). Não são muito românticos. Se você pergunta algo que não querem responder, um coice dos brabos pode ser a resposta. Tem muita temência a Deus. Tem a Honra como coisa indispensável(principalmente o honrar o nome). Possuem uma admiração pelo sobrenome e pela família antepassada muito presente. São pessoas boas, que é possível a criação de amizade. Tem um coração mole que fica escondido atrás de uma personalidade muito forte.
    Essa é a imagem do italiano do Vêneto. Agradando ou não é desse jeito que funciona.
    Continua...

    ResponderExcluir
  18. Continuação...
    Tudo bem mostrar indignação com alguns traços da cultura, mas lembre-se, não se deve iludir esperando comportamentos que você sabe que não vão ter na grande maioria da população. Sabe, os italianos não cobram essas coisas somente de estrangeiros mas com todas as pessoas (embora haja uma maior cobrança em relação aos estrangeitros, embora, após mostrar que se tem Honra e Palavra, a cobrança se iguale, em muitos casos à feita para com os própios nativos) mas são boa gente.
    Os italianos não gostam de babação de ovo (para eles isso é insignificante e demonstra ingenuidade, o que é significante para eles é Deus, a Honra e a Palavra). Para quem se desagradou com isso, em muitos casos é assim. Não estou criticando nem dizendo que essa cultura está certa ou errada, mas estou demonstrando-a para evitar maus entendidos e descontentamentos por parte de pessoas que não a conhecem realmente e que por isso acabam ficando revoltadas quando se deparam com a mesma.

    Deus abençoe
    Salve Maria

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.