domingo, 24 de abril de 2011

Porque viajar,chegando na Italia,generalizaçoes e como voce quer se mostrar.

Salve pessoal.

Nesse intervalo de tempo vim pra Suécia trazer minha esposa(vamos ter nossos filhos aqui) e começar a organizar a casa mas ainda temos a nossa casa na Italia na mao de parentes.O nascimento vai ser amanha ou depois da amanha e estou nervoso.O Druidinha e a druidinha estao a caminho :D

Recebi muitos posts, emails, comentarios e visitas.Agradeço a todos pela conversa,carinho e até aqueles mal educados que ofenderam a minha esposa e os meus filhos.

Falando de coisas uteis  acho que toda pessoa deveria fazer uma pergunta antes de deixar o Brasil:Porque que eu quero viajar???

Essa pergunta é importante porque vai mostrar pra voce o seu grau de motivaçao e o quanto voce pode suportar as dificuldades do mundo real de uma mudança de pais(nao é a novela das 8 como sempre digo), desde a parte burocratica, a aversao ao estrangeiro como aqui na Italia e aos diferentes habitos culturais de qualquer pais.

Dinheiro?Fama?Status?Sexo?Homem?Estudo?Trabalho?Familia?Conhecimento?Promessas?Sao as motivaçoes principais do povo que vejo aqui e nessa viagem voce vai aprender muito sobre voce mesmo.Muitas vezes voce vai se perguntar se as humilhaçoes ou outras coisas ruins que voce suporta valem a pena por estar na Europa e pelas coisas boas como viajar, conhecer outras culturas,linguas, ganhar em euro(agora um pouco em declinio),etc

Como dicas pra voce ter uma boa estadia no exterior nao so na Italia como em qualquer lugar e sem querer fazer tudo no "jeitinho brasileiro ou italiano" aconselho algumas coisas. Ja rodei muito por esse mundo e como dicas cito:
-Nao tente ficar como cidadao ilegal.Voce pode se tornar"refém" de agencias de trabalho, empregadores,pessoas que alugam casa ou apartamento, policia,etc.Além disso isso faz voce se isolar da sociedade e viver a margem dela(a expresssao marginal surgiu ai).Tente habitar no exterior corretamente.
-Informe-se bem antes de vir ou ficar aqui.Promessas de um amor que foi fazer turismo sexual(comum entre italianos com mulheres brasileiras deslumbradas e noveleiras), de internet ou agencias de trabalho milagrosas sao como dunas de areia, bate o vento e mudam de forma.So acredite no seguro e concreto.Peça referencias e pesquise.
-Estude a lingua. Assim voce consegue se comunicar, combate o sentimento de isolamento, se informar, nao se torna refém de ninguém e pode aproveitar mais a sua estadia no exterior além de ser auto-suficiente e melhorar a imagem geral do Brasil de "favelado, pobre, bandido e jogador de futebol".Existem cursos gratuitos em Bibliotecas e institutos para estrangeiros.Informe-se.

Indico esses sites pra tentar aprender qualquer lingua(aprendi muito sueco aqui)

BBC-site da TV publica inglesa
http://www.bbc.co.uk/languages/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/

-O mundo nao é o Brasil. Nao faça como os italianos que acham que o centro do mundo é a Italia.Cada povo tem seus habitos e costumes e tentar impor o seu estilo de vida é frustrante pois é impossivel em um pais de cultura diferente.Tente se adaptar mas SEM PERDER A SUA PROPRIA IDENTIDADE(COISA QUE BRASILEIRO AMA FAZER).

-Leia sobre as leis, noticias e informe-se.Isso ajuda a voce melhorar a fluencia da lingua e ver a verdadeira realidade em que voce vive.No mundo de um turista tudo é lindo.Viver é outra historia.
-Nao confie na primeira pessoa estrangeira que vem falar com voce.Golpistas e interesseiros existem em qualquer lugar e cada um tem os seus interesses. Alguns querem dinheiro(ambos os sexos), outros querem trepar com uma brasileira pra contar pros amigos(quase todo o planeta quer).
-Nao confie na primeira pessoa brasileira que vem falar com voce. Golpistas sabem quem é novo no pais e tentam se aproximar mediante a tatica"lobo em pele de cordeiro","sentimentalismos" e por falarem a mesma lingua. Se falar a mesma lingua fosse sinal de amizade, todos que falam ingles seriam amigos.


Falando de generalizaçoes e reciprocidade....

Generalizar é errado?Depende. Ninguém é igual.Mas as populaçoes de diferentes estados apresentam comportamentos muito similares.Ex:Italianos gostam de comer e so falam de comida e brasileiros gostam muito de futebol.Isso é usar a logica pra ver como uma populaçao se comporta e o que valoriza, muito usado por sociologos.

Muito escuto essa frase"Nao generalize",em geral dita por mulheres de estrangeiros que defendem os italianos maridos  pra no fundo defenderem elas mesmas.O que dizer das brasileiras e brasileiros que sao generalizados pelo classico extereotipo do brasileiro? O que dizer dos que sao barrados pela imigraçao somente por serem brasileiros?

O que dizer dos brasileiros que vem pra ca e DEVEM se adaptar a tudo enquanto o europeu vai ao Brasil pra falar mal do pais? Ou exige coisas do pais dele no Brasil?

Nao acredito em mundo perfeito ou pessoas interessadas so no bem dos outros.Isso é ingenuidade,burrice e inocencia.Acredito que devemos ser reciprocos com os outros como nos tratam como fazem os diplomatas.

"Como  voce se mostra é como o estrangeiro ve o Brasil"

Nao quero parecer um professor, pai ou mae de ninguém. Mas vejo e vi muita gente(maioria mulher) que por serem brasileiros pensam de serem superiores, maliciosos e mais malandros que os outros.Querem burlar leis, dar um"jeitinho",etc.Ou entao acham que ser"liberal" com os gringos é liberdade, ter atitude.Depois se lamentam de como o Brasil é visto ou da propria fama.Lembre-se de que o Brasil e brasileiros sao vistos como voce se comporta.Se voce se humilha, se demonstra vulgar,futil, ignorante e se vende por um prato de comida, sem se orgulhar do que voce é, voce contribui para a nossa tao odiada fama.

O leitor Pedro Mundim escreveu um bom texto

"Essa fama de mulher facil no Brasil é mundial.Porque sera?" Aí que mora a diferença entre o geral e o particular. Esse golpe de casar com um homem estrangeiro para ganhar o direito de residir no país dele é coisa antiga, bem antiga, e decerto não foi inventado por brasileiras. Mas por alguma razão, brasileiras têm sido, historicamente, muito bem-sucedidas em aplicar esse golpe. Para matar essa charada, temos que descobrir o que está por trás disso. E eu penso que descobri. Trata-se de um FETICHE nutrido desde tempos remotos por europeus em relação às mulheres dos trópicos. Eles lançam sobre elas uma dicotomia Civilizado X Selvagem: os habitantes dos trópicos, presumivelmente, vivem regidos apenas por seus instintos básicos (comer, beber, farrear) e não por costumes, como é característico dos povos civilizados. Por conseguinte, eles não possuem moral (característica de quem é regido por costumes em lugar de instintos) e suas mulheres fazem coisas que as mulheres civilizadas não fazem (lema: não existe pecado do lado de baixo do equador) além de serem naturalmente propensas à sensualidade em razão de sua raça (os negros/indios são mais próximos do homem primitivo). Isso tudo não saiu da minha cabeça: tudo o que citei acima, eu encontrei passeando por sites de viajantes que estiveram no Brasil. De início eu pensei que fosse piada, mas com o tempo eu descobri que falavam sério. O caso é que, quando o Brasil elegeu o carnaval e a mulata como expressões máximas da brasilidade, foi de cheio ao encontro desses devaneios, juntou a fome com a vontade de comer. Algumas mulheres espertas souberam cultivar essa imagem (ao menos até agarrar o gringo) enquanto outras até hoje endossam esse estereótipo por pura ingenuidade, acreditando que tal coisa é genuína e elogiosa para o Brasil. E levam ferro. "Verdade pura.

Boa pascoa a todos.

Druida




10 comentários:

  1. "que por serem brasileiros pensam de serem superiores, maliciosos e mais malandros que os outros"

    É a conhecida sídrome do brasileiro: ele se acha malandro, mas pensa que os outros são bobos. E o problema é que os outros são malandros também.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vcs foram ter seus filhos fora daqui . porque nao era bom ter aqui. eles falam sobre registro de nascimento pra filho de estrangeiros, como se nascesse aqui e tivesse que ir registar na china. nada tem a ver que eu saiba onde se nasce tem direito de ter registro. ainda bem que eles nasceram na suecia . livraram de nascer no meio dessa raça ruim de merda.

    ResponderExcluir
  3. Nao faça como os italianos que acham que o centro do mundo é a Italia

    A Italia è o centro do mundo.

    Un pezzo ,che ti piaccia o no,della tua cultura viene da qui.La tua lingua viene da qui ,il tuo alfabeto viene da qui.Anche la maggioranza delle parole del vocabolario inglese,che tu ammiri tanto ma a me non me ne frega un cazzo, (60% circa) viene da qui.Quindi se l'Italia è una merda come tu dici (e ti garantisco che se guardi bene la merda la trovi dappertutto),automaticamente stai dicendo che anche tu sei una merda.

    No, come è che hai scritto?
    Ah si ora ricordo,se non ti piace questa dura verita (ahah) vai dallo psicanalista.

    Ti lascio con un ultima frase,na tua lingua na nossa lingua.(beh se non la capisci torna a studiare o vai dallo psichiatra).



    Invidus a propria roditur invidia

    ResponderExcluir
  4. Resposta bom papo reto:
    1-A Italia de hoje que voce fala nem existia naquela época.Voce vive de passado.Estavam mais preocupados a fazerem surubas,orgias e matarem cristaos,etc.
    2-Tal povo ja acabou ha muito tempo atras e nao existe mais.
    3-Até o latim teve origem de outras linguas.
    4-Italia é um pais bonito e com certa historia mas nao é o gas da coca-cola.é um pais em declinio,formado por muitos idosos,com muita mao de obra estrangeira que faz a economia girar e ainda xenofobo,além de ser tao corrupto e ter problemas iguais a qualquer pais de terceito mundo.E além do mais,quem salvou voces da miséria fora os EUA....Quer tirar onda como?
    5-Nao amo a lingua inglesa.Mas que ela hoje é mais pratica que o italiano é sim.Por isso muitos professores chamam o ingles de"latim moderno(é uma lingua util hoje em todo o planeta).
    6-Voce é/ou nao é italiano/a.Nos somos brasileiros.Nao somos iguais e tampouco vivo de passado.A vida é hoje,agora e o futuro a Deus pertence.

    Sua frase..Nao é inveja,cara/o.Isso se chama realidade de um pais que tanto tirou onda e hoje nao é nada..

    Em bom portugues brasileiro:QUEM VIVE DE PASSADO é MUSEU.

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. _A Italia de hoje que voce fala nem existia naquela época.

    ah e cosa c'era? l India li?Ah già dimenticavo per te 2000 anni fa qua al posto dell'Italia c'era l'India.

    _Por isso muitos professores chamam o ingles de"latim moderno(é uma lingua util hoje em todo o planeta).

    hai ragione infatti il 60% delle parole è di provienienza latina ,cioè viene da qui.In piu'gli abbiamo gentilmente regalato anche il nostro alfabeto.Riesci a scrivere qualcosa in inglese senza il nostro alfabeto?

    Voce é/ou nao é italiano/a.Nos somos brasileiros.Nao somos iguais e tampouco vivo de passado.A vida é hoje,agora e o futuro a Deus pertence.

    Mi dispiace ,ma non ti piace la verità,un pezzo di quello che tu sei oggi,viene, anche se ti fa schifo, da qui.Vi abbiamo regalato persino il paese dove vivete ! O forse credi che Colombo sia norvegese? Niente Colombo=Niente portoghesi in Brasile .

    mi restituisci il mio alfabeto?
    mi ridai le mie lettere?
    mi ridai le mie parole?
    puoi usare l alfabeto cirillico per favore?

    QUEM VIVE DE PASSADO é MUSEU

    Ricorda chi sei tu:

    Todavia, muitos italianos nas fazendas de café foram submetidos a jornadas de trabalho maçantes como as enfrentadas pelos afro-brasileiros e muitos eram tratados de maneira semelhante a dos escravos. Essa situação gerou muitos conflitos entre os imigrantes italianos e os fazendeiros brasileiros, causando rebeliões e revoltas. As notícias de trabalho semi-escravo chegaram à Itália, e o governo italiano passou a dificultar a imigração para o Brasil.

    Ti abbiamo dato tutto,una lingua,un alfabeto,persino il tuo paese...e questa è la ricompensa.Secondo me te cerchi solo pubblicità parlando male degli altri.



    Invidus a propria roditur invidia

    ResponderExcluir
  6. @Para a/o leitora/o acima /\

    Que diabos de pensamento é esse?Fumaste algo?
    Se for assim todo mundo deve agradecer aos homens da época do bronze,da pedra, aos antigos homens selvagens que vieram pelo que sei da África(posso estar enganado).Os números que usamos são árabes mas duvido que italianos irão lembrar disso visto odiarem árabes e qualquer um que não seja italiano.Ah,tu terias que devolver o nosso café, brasileiro que vcs vendem como se fosse italiano.Vcs nem tem como cultivar café na Itália. Ou poderias me devolver o avião?Criação de um brasileiro.Ou a vida dos soldados brasileiros que tombaram na tua terra por vcs que julgam todo o planeta,desde os EUA,Alemanha,França,Japão e ainda pensam ser um império?Somente se for de turistas sexuais hoje em dia. E essa arrogante mentalidade de somos os melhores.Coitados,melhores na bagunça e zona da Europa,com o crime organizado e Berlusconi juntos.

    Tu não sabes nada sobre o Brasil pelo que demonstras. Quem descobriu o Brasil foi um homem de Portugal,Pedro Álvares Cabral e tampouco falamos italiano, falamos português brasileiro.

    A Itália também usou coisas de fora e tem muita coisa de origem grega mas disso ninguém fala.Sempre,arrogantes,dizem que criaram tudo.Puro lobby,mentira que cegos acreditam.

    A Itália como hoje a conheçemos inexistia a 2000 anos.Conheço o vosso passado.Posso constatar somente uma coisa:respeito inexsite para vcs.Conviver com diferenças é algo que vcs detestam.Vcs odeiam-se entre vcs mesmos e ainda temo orgulho disso,pois é "cultura".

    No Brasil não devemos nada a ninguém.Temos nossa vida,nossa cultura,nossas coisas e tampouco somos extremistas nacionalistas como vcs.Somos um povo novo mas vcs um povo antigo tem os mesmos problemas que brasileiros e outros povos.Seja mais humilde,leitor/a arrogante.

    Tiago Krug Oliveira- Passo Fundo-Brasil

    ResponderExcluir
  7. Tbm o ptg-bras de passo fundo vem do latim...alias geograficamente ha origine qui.
    Che i numeri siano arabi nessuno lo nega, ma a me piacciano quelli latini.
    Depois aki nao se fala de cafè ou de produzione di energia elettrica,parece ke questa sezione si chiama idioma..o no? o no?
    Quanto ai turisti sessuali ,che segundo a tua cabeza sao tutti ed unicamente italiani..e um pouco como dizer che tutti i brasiliani vivono na floresta.Insomma e nna minchiata.
    Poi 2 parole sopra Cabral,forse non vuoi ricordare (serà?) che i portoghesi andavano verso est,cercavano de circumnavigar l Africa , e che solo uno (e vc sabe do q tou falando) ebbe il coraggio di andare ad ovest.Reddite quae sunt Caesaris Caesari .Forse piu' che il Brasile avrebbero scoperto l'Australia.
    Che ci sia un influenza greca nel latino nessuno lo nega (quem vive de passado...ma che anexim de favela e issu? eu ensinho latim e grego ,vivo fisicamente di passato,e o passado mi da da mangiare,quanto alla roba de Museu ,a Italia nao tem petroleo ou energia nuclear ma col museo ancora qualche euro riusciamo a farlo),ma quello che non intendo sono cose,mais ou menos, come questa :

    "tampouco falamos italiano, falamos português brasileiro"
    qua fai una differenza,poi quando si tratta di parlare male ci accomuni
    "sono paesi latini = sono paesi di merda" (il concetto è questo)
    ma che cazzo significa??????

    Ma ti rendi conto que esse maluco que agora ta na Suecia ,dice che la Svezia è ottima, ma se lo ricorda o no? che in Svezia hanno ucciso ben 2 presidenti? Issu e quase un record (do Latim recordari).Pk non fai un blofg che si chiama a Verdadeira Suecia? pk te garanto que se olha bem vc axa a merda tbm ae.

    Quando falo de centro do mundo ,falo que e culturalemente o cnetro do mundo,nao economicamente .E come fai a contestare una cosa del genere?

    A Itália como hoje a conheçemos inexistia a 2000 anos,come vogliamo chiamare quella penisola al centro del mediterraneo? Penisola italiana? Penisola italica ,muda o nomem ma o lugar geografico è quello.Um pedaco da tua origem ...va bene...geograficamente parlando è aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inglês deriva do anglo saxônico, nórdico, e do francês antigo falado pelos normandos,razão pela qual algumas palavras provém do latim, porémsua fonética é germânica, muito parecida com o noruegues e frisio, da mesma forma que o grego originou muitas palavras do próprio latim(sem contar que a civilização romana não inventou nada útil, era apenas um império escravocrata)

      Excluir
    2. "pela qual algumas palavras provém do latim"...estuda melhor...verdadeiramente...
      https://en.wikipedia.org/wiki/Latin_influence_in_English
      Latin and neolatin (mainly French and Italian) influence in English reach 58% of the total vocabulary.
      A influencia do Latim e NeoLatim no ingles atinge o 58%(principalmente Frances e Italiano) do vocabulario complexivo.58% nao e exactamente algumas...è a maioria pai eterno...

      "(sem contar que a civilização romana não inventou nada útil, era apenas um império escravocrata)"......apenas um exemplo...me conta o q vc pode escrever em portugues ou em ingles ou em qualquer uma das línguas do continente americano (tbm em italiano justo pra ser correcto) sem utilizar o Alfabeto Latim?...Latim ...Latim issu e o nomem.Fiat Lux ...E Foi A Luz ....na tua cabeza de meninho. Hadet Bra.

      Excluir
  8. A Italia tenta viver de rendita como se diz por aqui. Acha que pode viver do passado de glórias. É inútil ostentar o fato de ser conterraneo de Da Vinci, Galileo, Marco Polo, Colombo, Dante, Volta, Marconi e deixar que destruam o patrimonio cultural, deixar que sucateiam a escola pública (o lema de muitos políticos é "encher a barriga do povo, esvaziar a cabeça e calar a boca".
    O brasileiro tem que perder a sindrome de vira lata. Tem que estudar a lingua e os costumes do país aonde decidiu viver, se quiser se integrar realmente e ser tratado de igual pra igual se pagar mico.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.