segunda-feira, 9 de maio de 2011

O lixo de Napoli,patriotismo e mais lendas italianas.




Salve.
Apos os filhos terem nascido esse sera o meu primeiro post como pai.Mas isso nao quer dizer que eu nao esteja acompanhando esse mundo maluco em que eles vao viver. E nesse nascimento conheci mais brasileiros com mania de patriotismo.

Apos acompanhar do hospital o casamento da Principe da Inglaterra e a comemoraçao dos americanos apos a morte de Bin Laden começei a pensar no patritismo deles que é bem diferente do patriotismo brazuca por demonstrar a atitude"sou americano ou sou ingles com a minha tradiçao e contra os inimigos do meu povo". Morei em ambos os paises e sei que  como é.

Olhem o casamento: gastos, reis,rainhas,duques, chapeus bonitos/influencia de cogumelos proibidos e o povo sai com a bandeira pra defender pois eles enxergam a realeza como um simbolo deles  e que destaca os ingleses do resto do mundo e que deve ter atraido uma grande soma de dinheiro com turismo.

No caso dos EUA o patriotismo aparece assim: se mete contra o meu pais e vai levar chumbo pois faço o que for preciso pra defende-lo quer eu seja de origem japonesa, irlandesa,etc. Nao importa o quanto o tempo dure vou pegar o bandido(com obvio interesse como se o Brasil nao tivesse);

Ja o Brasil é amigo de todos, nao tem o respeito de ninguem e so é patriota em carnaval e copa do mundo.Além disso, so mostra o seu pior para o planeta, exige respeito e baba o ovo de todos além de  muitas pessoas nao terem superado uma triste etapa da nossa historia(ditadura).
Grande patriotismo esse.

Lendas da Italia II.

Durante o nascimento dos nossos filhos conheci brasileiros que moravam na Suécia faz pouco tempo e obviamente fazem uma comparaçao com o Brasil e aqui realmente nao tem como comparar. O pais apesar de ter defeitos como todo o lugar é exemplo em gestao politica, educaçao, organizaçao entre outras coisas e esses brasileiros ficaram chocados quando citei coisas da Italia como:corrupçao a italiana,escandalos de politicos,crime organizado(mafias),nepotismo a Italiana,baixo nivel escolar na educaçao na Italia(secundo criterios europeus),bairrismo(pensam que sao o centro do mundo de alguns anos atras),lideres no numero de turistas sexuais  em lugares como Brasil, Leste  Europeu,Tailandia,etc.

Voce sabia que politicos votam no lugar de ausentes?Sobre o problema  do lixo de Napoli que dura 10 anos(Napoli é o RJ dos italianos) a céu aberto que é a niveis de regioes como a Africa?Sobre pessoas que exercem profissoes de modo irregular(como dentistas)?
Leia mais aqui embaixo:

So brasileira deslumbrada pra achar tudo isso"lindo e entender a cultura"quando isso acontece no Brasil voce escuta que somos um pais de "extracomunitarios"e"subdesenvolvido".

Enfim aquela imagem da novela ainda esta na cabeça das pessoas que acham que qualquer  lugar fora do Brasil é bom, mesmo aqueles que sao iguais em algumas regioes, piores em outras e semelhante no jeito de agir do povo;

3 comentários:

  1. Brasileiro é amigo de todos? Em termos. Brasileiro chama a todos de amigo, mas é pura figuração, quando não é puro interesse. Enfim, o brasileiro é o "homem cordial", como definiu Sérgio Buraque de Hollanda - aquele indivíduo que age movido pela emoção (cordial vem de coração) e dá mais valor à amizade que às afinidades políticas, ideológicas, profissionais etc. Esse "brasileiro cordial" não é exatamente uma ficção; o erro é acreditar que trata-se de uma peculiaridade, tipo uma invenção brasileira. É apenas a síndrome de uma sociabilidade mais orientada aos laços familiares e amizades, em detrimento de círculos sociais mais amplos e abstratos, como a empresa, a cidade, o país etc. Isso é característico de povos pouco desenvolvidos, e se você observar bem, os italianos e sul-europeus em geral também são bastante "cordiais", no sentido que lhe deu Sérgio Buarque de Hollanda. Nessa cordialidade reside a origem de diversos vícios e defeitos nossos, como a falta de espírito público e a corrupção na política - afinal o que é o corrupto, senão alguém que só quer ajudar a família e os amigos, arrumando-lhes uma boquinha aqui e ali? Em primeiro lugar os amigos, por último o bem público.

    Mas por algum motivo encasquetamos que esse modo de ser cordial é uma grande virtude nossa, assim como o "jeitinho", que tampouco é invenção nossa; o que é invenção nossa é a mania de exaltar o jeitinho. Sempre exaltamos o que temos de pior, e desprezamos o que temos de melhor. Como eu já me referi antes, eu penso que essa paranóia se origina da busca por um sentimento identitário que nos definisse em oposição ao colonizador europeu. Isso vem desde a época de Vargas, com toda aquela onda de nativismo e "resgate de raízes", de busca por "coisas nossas". Desencavamos o carnaval, supostamente uma herança de nossa matriz africana, e o jeitinho, supostamente uma herança de nossa matriz índia (vide Macunaíma). Tudo o que conseguimos com essa pantomima toda foi fortalecer, no colonizador europeu, uma dicotomia Civilizado X Bárbaro que eles gostam de alimentar em relação a suas antigas colônias.

    ResponderExcluir
  2. O Pedro falou realmente tudo.

    Excelente comentário.Bom post.Druida.

    ResponderExcluir
  3. É tudo verdade, eu acredito, meu amigo foi jogar futsal na Itália e o menino estava em depressão querendo voltar, chorava que nem criança, agora está feliz no Brasil. Por isso penso, ele foi com algumas vantagens e sofreu assim, magina quem vai atras de emprego.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.