quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Civismo brasileiro:Compras, dinheiro,saude economia,educaçao,ecologia,cidadania.



 
                                  



Ja ouviu falar isso: vida simples,mente elevada? Ou que um pais é formado pelas atitudes que o povo tem?Que maus habitos podem ser mudados?O post de hoje da  dicas disso e sobre gestos simples pra melhorar a qualidade de vida de modo coletivo.O Brasil esta na moda mas devemos melhorar ainda mais a nivel coletivo a nossa sociedade,como uma Suécia,Noruega,etc(exemplos no IDH) aonde poderemos ter mais qualidade de vida e evoluirmos como sociedade.So entao o Brasil vai deixar de ser o pais do futuro e se tornar o pais do presente. Educaçao, cultura,tecnologia, auto-suficiencia, empatia e deixar de pensar a nivel individual,etc sao algumas das qualidade necessarias para isso.Todas andam juntas.Mas voce deve se impor, exigir,boicotar,questionar e ter a iniciativa.So reclamar nao adianta. Se ninguém fazer a sua parte,nada muda.

0-Faça feiras no seu municipio.Aqui na Europa canso de ver brasileiro babando ovo porque viu alface,laranja,maça,etc na feira.Apesar desse deslumbre besta isso deveria ser realmente mais usado no Brasil.Feiras fazem a economiar girar localmente,estimulam coisas legais como uma alimentaçao melhor,valorizar os produtos locais,fazer amigos,aumentar redes de contatos,educar o povo,divertimento,socializaçao,etc.E nas feiras voce pode misturar pratos culinarios,musica,pinturas,artistas de rua,jogos,etc.Toda a familia gosta,inclusive as crianças.
1-Recicle o lixo/consuma menos agua-luz-gas
Se voce mora em uma cidade que faz a divisao e coleta lixo reciclavel, colabore. Voce faz bem ao planeta, a sua cidade e a voce mesmo.Respeite,divulgue, faça.Se nao for acessivel,de a idéia para alguém, para o prefeito,vereador,etc.Nao desperidice agua,luz e gas.O seu bolso vai agradecer e a natureza também.

2-Consuma comida saudavel e faça exercicios fisicos/atividade fisica/hobbie.
Nao entre na moda de comer fast food ou porcarias porque é bom ou modinha estrangeira.No Brasil possuimos muito alimento saudavel, muitas frutas,etc.Mude o seu habito e consuma so o necessario sem desperdiçar alimentos e fique em forma.Esse foi um dos grandes focos na II Guerra em paises hoje desenvolvidos(nao desperdiçar comida).Sua saude agradeçe e a natureza também.Nao fique fora de forma e falta de dinheiro nao é desculpa.Um parque,uma rua, uma quadra ou um campo de futebol ja servem pra fazer exerciciso fisicos.Lembre-se tambem que existe muito esporte pra praticar.Com raras excessoes, so é gordo e obeso quem quer.


                                                     
(Campanha contra o desperdicio de comida da II Guerra.A fome,o medo dessa podem ser usado como arma e submeter um povo a derrota e a humilhaçao.Evite o desperdicio de comida!)

(Campanha contra o desperdicio de comida da II Guerra.A fome,o medo dessa podem ser usado como arma e submeter um povo a derrota e a humilhaçao.Evite o desperdicio de comida!)



Nao desperdicar comida é uma outra coisa.Tanta gente passando fome e voce so olhando e reclmando da vida.Ajude.Se voce for nutriocinista(minha irma é) pode ajudar a populaçao mais carente a fazer receitas de alto valor nutritivo e gastando pouco(EX:bolo de casca de banana,um prato que gosto muito e custa quase nada).A fome,o medo dessa podem ser usado como arma e submeter um povo a derrota e a humilhaçao,como fazem alguns coronéis do Nordeste(como Jose Sarney) para manter o povo em trevas de ignorancia e educaçao enquanto esse rouba $$ demais.Evite o desperdicio de comida

3-Consuma produtos nacionais./gere empregos no Brasil.
Nem todo importado é melhor que o produto nacional.Deixe de ser deslumbrado,vitima de propaganda ou baba ovo de tudo o que vem de fora.Consumindo produto nacional voce ajuda a empresa a ser mais competitiva,gera mais empregos no Brasil  e deixa o dinheiro aqui.A populaçao agradece.Se o produto nacional nao for  tao bom,envie um email para a empresa sugerindo modificaçoes.

4-Viaje pelo Brasil,respeite/valorize a lingua portuguesa brasileira, valorize coisas e pessoas boas da nossa cultura.
Antes de querer conhecer o exterior porque é sempre “melhor”(nem sempre é)que tal conhecer o proprio pais?Isso também gera empregos no Brasil e faz a economia girar.Porque falar portugues todo errado como um marginal mas falar uma lingua estrangeira bem.Mude isso.Valorize brasileiros bons,artes,esportes,habitos e boas idéias que fazem o pais crescer e ter uma boa imagem no mundo.

5-Nao seja um idiota sorridente, mas seja um critico bem humorado e com bom senso e auto-critica.
Ser feliz nao é sorrir até quando ofendem voce,olham voce como a brasileira bunduda-burra ou de desgraças pois"voce é brasileiro e sempre sorri". (Juliana Moreira).Seja critico pra melhorar cada dia porém com alto astral e sempre um sorriso no rosto.Otimismo,boas idéias,auto-critica e atitude mudam vidas.Mas nao seja um idiota hippie.

6-Boicote a Globo e outras porcarias.
O brasileiro ainda nao entendeu que unido o povo tem poder.E quando se une, muitas vezes é por causas tortas,erradas,futeis.Povos de paises mais ricos hoje sabem que evitando consumir um produto fazem o preço desse produto baixar ou entao a empresa questionar a propria gestao.Ou seja,una-se com os seus amigos para ganhar em conjunto e por causas justas.

7-Evite o consumismo
Hoje é tudo facil de comprar mas nem sempre aquilo que voce quer,voce necessita.Lembre-se: empresas contratam publicitarios,psicologos para “lavarem” o seu cérebro e fazer voce comprar.E nessa hora,sua felicidade é passageira,poucas vezes duradoura.Alias,quantas horas de trabalho suas foram necessarias pra comprar uma coisa a mais do que voce necessita?Melhor investir esse dinheiro do que querer aparecer no facebook pros amigos/as.Isso é futilidade.

8-Faça trabalho voluntario
Estudos dizem que a depressao tem como melhor remédio o trabalho voluntario.Em vez de reclamar do vida que tal ajudar alguém(crianças,idosos,doentes,etc) com alguma habilidade sua(ensindando musica,arte,esporte,culinaria,etc).

9-Vote bem,vote direito
Nao seja fanatico politico.Antes de reclamar do governo do pais,estado,municipio lembre-se que os politicos so estao la porque a maioria votou.Se voce nao pensou na hora de votar,se omitiu,etc voce colaborou pra eleger pessoas como Tiririca,Maluf,Marta Suplicy,Sarney no poder.Lembre-se que voce vai sustentar os luxos deles e nao queira ser malandro: o palhaço na verdade vai ser voce.E eles vao "relaxar e gozar"(frase classica da terapeuta riquinha paz-e-amor Marta Suplicy para o povo)



                                         (Eles so estao la porque a maioria vota neles ou voce se omite nas eleiçoes).
10-Corrupçao?Evite,denuncie
Quem é conivente com esse cancer ajuda ela a crescer.Depois nao adianta chorar pela internet ou em papo de bar.Ela permanece no povo,voce reclama e voce dança.Se voce nao se mobilizar,ela permanece eternamente.

11-Va a pé,de bicicleta,de transporte publico.
Evite o uso do carro so pra dizer que voce tem um carrao(como fazem os italianos).Paises realmente de primeiro mundo como Holanda entre outros estimulam que as pessoas usem meios de transporte alternativo pra diminuir a poluiçao.

12-No supermercado,nao use sacola plastica,leve uma de casa.
Evite usar sacolas plasticas do supermercado.Isso aumenta a demanda de plastico,aumenta a poluiçao.Leve uma sacola de casa pra carregar os alimentos.Isso é comum em paises do Norte da Europa e até na Italia isso é usado muitas vezes.

13-Aproveite a natureza da sua cidade
Use os parques ou paisagens perto de onde voce mora.Todo o Brasil é abençoado com uma natureza exemplar e quase sem desastres naturais.

14-Use bem o seu tempo:Estudo,atualizaçao,qualificaçao,network.
O mercado brasileiro é competitivo entao use o seu tempo livre com divertimentos que aumentem o seu conhecimento geral. Com o mundo globalizado isso é imporatissimo.Ao mesmo tempo estude e qualifique-se e pegue contatos de outros profissionais(network) Voce nunca estara desempregado.

15-Evite a fama,dar Ibope a qualquer preço para cultura do lixo-vulgaridade.(Funks,axés,e afins)
Programas de fofoca, futilidades so vao distrair voce do seu objetivo, nao somam nada, tentam lavar a sua mente,formam opiniao tortas e ganham em cima da sua curiosidade.Boicote e ignore.Isso nao faz o pais crescer e nao gera nada de bom.

16-Compre o necessario, o mais barato e cheque a origem e o valor nutricional(caso sejam alimentos).Comprar da marca do supermercado aonde voce compra em geral é uma boa idéia.

17-Mobilize-se e exija segurança, saude,etc e os seus direitos,mas também cumpra os seus deveres.Use bom senso e responsabilidade social e coletiva.

18-Ser malandro é seguir as leis,cobrar e fazer a sociedade crescer como um todo e coletivamente.Ser burro é prezar a individualidade,levar vantagem e reclamar eternamente porque o pais,estado e municipio aonde voce reside nao mudam.(Como fazem os italianos e os brasileiros).Voce faz o lugar aonde voce mora.

19-Militares existem para defesa/interesses nacionais de  qualquer naçao.Supere a fase da ditadtura militar e nao viva do passado.

20-Turismo e $$:Em vez de querer migrar para cidades maiores na periferia ou reclamar,invista em desenvolver a sua cidade.A Ferrari por exemplo é construida em uma cidade de nao mais que 15.000 habitantes. Muitos produtos europeus de qualidade nao sao feitos nos grandes centros e sim em cidades pequenas que possuem so aquilo e que se transforma em ponto turistico,assim como pratos gastronimicos locais.

21-Drogas fazem de voce um otario.Pra  que se sentir mais aceito por um grupo ou impressionar alguém se nao dao bola pra voce?Seja esperto NAO USE DROGAS e consequentemente nao de $$ a traficantes e estimule a violencia indiretamente(compras de armas,corrupçao,etc)

22- Futebol é um esporte.Torça apaixonadamente mas nao seja otario de querer matar ou morrer por um time de futebol.Os jogadores e os dirigentes nem sabem que voce existe.Se voce é frustrado pra se apegar so a isso,voce precisa de um psicologo.Lembre-se se voce arranja problemas, a sua familia tambem vai arranjar pois estao ligados a voce.

23-Frequente bibliotecas.Leia sobre atualidades e coisas que somam.Veja documentarios pra conhecer como é a vida real e nao de turista de outros paises.

24-Respeite outras culturas mas ao mesmo tempo faça respeitar a sua,o seu povo,a sua familia e o seu pais.Tem muita gente de bem nele.Ajude-os e faça um pais melhor.
25-Divulgue isso,copie e cole.

"O ser humano deveria aprender que MENOS é MAIS."

Video de uma linda poesia nordestina chamda "O meu pais" interpretada por um sulista que com auto-critica define coisas ruins do Brasil,incluindo carnaval e copa do mundo que nao fazem a maquina andar durante o ano,sendo um modo de desviar atençoes para os reais problemas do Brasil.

5 comentários:

  1. Muito bom esse post.

    Todos deveriamos fazer a nossa parte.Vcs fizeram e fazem a vossa.

    Força Brasil

    ResponderExcluir
  2. O ser humano omisso é o maior culpado pelo Brasil ser do jeito que é.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da iniciativa.O Brasil preciasa de um governo educativo:tecnologia,escolas,civismo e que resgate coisas boas do nosso Brasil.Sem ditaduras de direita ou esquerda, mas que defendam os interesses do nosso povo.

    Quanto a economia brasileira...
    Todos sabem que a economia brasileira é baseada em exportação de Commodities (Agrícolas e Metálicas).
    Precisa explicar aos “FGV´s DA VIDA” de que o grande avanço da nossa economia foi graças à valorização do preço intencional das Commodities. O "Commodity Price Index" que em 2002 era de 50 Dolars hoje (2011) quadruplicou para 200 Dolares.
    Se o preço voltar para os antigos 50 Dolars de 2002, acabou o Oba Oba, acabou a nova classe média, acabou o mito milagroso Lula.
    Voltaremos à estaca zero, porque nada de novo foi feito de lá para cá a não ser exportar mais Commodities.

    O governo populista esta fantasiando uma coisa boa beirando ao exagero.O povo ainda acredita pois a copa do mundo e carnaval parecem ser mais importantes.

    ResponderExcluir
  4. Também sou contra a copa do mundo no Brasil.

    Mas é impressionante como o Povo brasileiro não gosta do Brasil. A FIFA um dos órgão mais corruptos do mundo não tem muita moral para falar. Temos um problema sério no Brasil que é a corrupção também no judiciário o que não contribui resolver 500 anos de mentalidade.Não podemos esquecer que nossos politicos corruptos brasileiros estão no congresso porque o povo os colocou lá. Porque a FIFA não paga as obras ? Nossos impostos é que vão sofrer depois que a Copa acabar, ou seja a FIFA tira seu lucro e os brasileiros ficam com a conta para pagar. ACORDA POVO BRASILEIRO !!!

    ResponderExcluir
  5. Que comportamento infantil de nossos políticos. As obras estão realmente atrasadas e tudo é uma baderna só. Nós precisamos crescer, ser adultos em política externa. Não fazer como moleques de rua que incha o pescoço e cospe no chão quando se lhes tomam o pirulito. O pior é que o cara fica gozando com a cara dos nossos incompetentes governantes. Eu disse quando do resultado da votação e quando o Brasil ganhou! Foi um carnaval de palhaçadas, com alegorias de políticos pulando ridiculamente. Esse governo não tem competencia e quem não tem, não se estabelece em nada. Melhor ficar superfaturando obras, desviando dinheiro de ambulancia, gastando verbas públicas para as amantes irem passear na Europa. Nisso são competentes e isso eles fazem como ninguém.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.