segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cidadania Italiana


Muitas pessoas me escrevem sobre esse tema.Minha esposa é descendente de italianos tambem mas considera-se brasileira.Antes das dicas uns comentarios.

O perfil das pessoas em geral é:sao filhos,netos,bisnetos,...que nasceram escutando historias da Italia,apaixonaram-se por essas historias,choram,emoncionam-se com elas ao verem uma novela das 8 da Globo manipuladora.Crescem cultuando um amor muito sentimental por algo que nao conhecem mas esta “no sangue”.Uns nao consideram-se brasileiros até porque sao mais “italianos” que brasileiros.

Caros/as,nao quero jogar balde de agua fria, mas essa Italia familiar e que voces enxergam como segunda Patria existe so na cabeça de voces.

A maioria dos italianos de hoje nao considera a colonizaçao italiana do Brasil.Consideram muito mais a da Argentina que a nossa brazuca.Poucas pessoas conheçem e dao valor aos herois emigrantes italianos que foram ao Brasil e ajudaram diretamete/indiretamente o pais deles que  estava em crise aqui na época(como agora acontece novamente).Poucos ainda mantem contato com as familias no Brasil.
Uns até consideram descendentes de italianos filhos bastardos de italianos que”passaram o rodo” e “pegavam geral” as faceis prostitutas brazucas.Sim.Isso é mentira,eu sei. Na época a historia era diferente e nao era assim.Mas é essa a verdade que muitos encontram.Entao toda aquela historia romantica cai por terra. Pra italianos quem nasceu no Brasil é brasileiro e quase nunca é aceito de igual para igual com um italiano nascido aqui.Excessao:se voce for famoso ou rico,eles viram seus amiguinhos desde criança.

Hoje, o Brasil mais conhecido por eles sao as praias do RJ,as vezes SP e o Nordeste do Brasil aonde muito homem italiano “familia”idealizado por voces vai fazer turismo sexual com as mulheres brasileiras,a qual chama de prostitutas faceis quando volta a Italia.Pra eles qualquer brasileiro(incluindo descendentes) de Norte ao Sul por ser brasileiro nao trabalha, passa fome,vem da favela, é bandido,etc e etc.As mulheres sao bonitas e faceis etc.Ja vi comentarios disso na TV e com a minha esposa que é do Parana.Veja o topico sobre o preconceito.

Ao meu ver somos todos brasileiros.Basta de querermos ser descendentes quer seja de europeus, africanos, pena desse ou daquele.Possuimo uma lingua nossa.Habitos nosso, herois nossos,uma vasta cultura nossa e somos como os EUA e Oceania novos Continentes.Chega de fantasia.Basta de continuar ficar devendo algo pra alguem por isso ou aquilo que aconteceu no passado. O futuro é o presente.Passado tem que ser estudado e respeitado, mas nao vivido novamente  ou entao ficarmos ligado a ele.

Para o Brasil ir pra frente tem que acontecer isso.Brasileiros no poder, governando para brasileiros e nao descendentes de africanos, europeus,marcianos,etc que devem agradeçer a alguem que gerou eles tendo um orgasmo.Chega disso.Vamos olhar o futuro.Chega de deslumbre e sentimentalismo barato.Respeito real é o suficiente.



Alias, brasileiros tem que parar de se enxergarem como descendentes quer de italianos,africanos, asiaticos.etc.Temos cultura,lingua e historia pra isso.Basta de sermos vistos como os "filhos bastardos" de alguém(como os atuais italianos nos enxergam).Alias, muitos italianos hoje desconhecem a historia dos imigrantes italianos que muito batalharam no Brasil (prestei homenagem a eles nesse post aqui)preferindo conhecer as bundas das brasileiras ou entao nossa praias e cidades aonde vao fazer turismo sexual.Essa educaçao de fachada que dao a entender é tao falsa quanto a dizer pra descendentes que consideram eles italianos.Pra eles, quem nasceu no Brasil é brasileiro.Sem choro.O resto é vira-latismo,sentimentalismo,idealizaçao e fingimento pra tentar se sentir europeu.
Sempre vi que muita gente no Brasil gosta de uma coisa daqui sem nunca ter conhecido.
Muitos descendentes de italiano que se acham as vezes mais italianos que brasileiros,com sobrenome italiano e tudo o mais. Imaginam a Italia como a "terra prometida", aquela Italia do Renascimento,dos avos ou com tudo moderno.Imaginando que aqui problemas de um terceiro mundo nao existam. Pessoal, Italia definitivamente nao é o resto da Europa total (no sentido de desenvolvimento e funcionamento das coisas).SE INFORMEM MAIS, por favor.Poderiamos dizer que a Italia no sentido de organizaçao ,coletividade,qualidade de muita coisa(nao tudo) e problemas é igual ou pior que o Brasil comparando com o resto da Europa.

Talvez seja a novela ou historias de familia que deixam voces emotivos e passam essa imagem pra voces.Ou a publicidade de outros paises que sabem vender bem a sua imagem. Ou talvez seja o proprio brasileiro com o seu complexo de inferioridade, o complexo do vira-lata como diria Nelson Rodrigues.

Existe uma diferença enorme do Império Romano x Italia Renascimento x Italia pré e logo pos Segunda Guerra x Italia Moderna.

Arisco dizer que a Italia de hoje apesar de aparecer estar melhor, perdeu muito de valores morais,cultura e educaçao que os ANTIGOS italianos possuiam e que voces tem a imagem ai no Brasil. A Italia de hoje é uma vulgaridade, cafonice e mal gosto que de doer. E como cito sempre, bem diferente das novelas da Globo de familia, sotaque torto,etc.

Mas voltando ao post utilidade publica e resumo geral sobre a cidadania italiana.... :D

O que é?
A cidadania italiana possibilita a  pessoa a ter os DIREITOS e DEVERES  de um cidadao italiano normal. Ou seja o estado italiano reconhece voce como um italiano mesmo sem ter nascido na Italia. E com a cidadania italiana voce se torna um cidadao da Uniao Européia, entao se voce se mudar de pais nao precisa ficar dando explicaçao ou indo ao Consulado Brasileiro toda hora. Nao é incomum pessoas que obtiveram a cidadania italiana mudarem para outros paises da Europa por nao se adaptarem ao estilo de vida italiano.

Vantagens?
Possibilita voce viajar por toda  a Europa sem ter que ficar pedindo vistos e apresentar documentos toda hora. Ou ir a toda hora no consulado brasileiro.Como nossa lingua mae nao é o italiano o sotaque nos "denuncia". Mas perante a lei um cidadao italiano que nasceu em outro pais tem os mesmos direitos de um italiano nascido na Italia. Além disso possibilita fazer concursos publicos e seguir carreiras especificas como a militar.
O problema as vezes é ser aceito pelo povo italiano mesmo que voce comprove vinculos de familia e tradiçao. Muito brasileiro fica chateado nessa hora pois temos a imagem errada e fantasiosa da novela, filmes de que temos sangue italiano e eles respeitam isso. Na pratica das relaçoes sociais voce é considerado um cidadao extracomunitario.

Esse link fala bem disso. Em italiano e escrito por um italiano.

http://musibrasil.net/articolo.php?id=1924

Como pode ser obtida a cidadania?

A cidadania italiana que torna voce perante a lei igual um cidadao italiano nascido na Italia pode ser obtida por diversos modos.
1- Cidadania Italiana Jure Sanguinis.Somente para quem é descendente de italianos. Lei (ou seja, eles nao tem fazem favor pra te reconhecerem isso) feita para atrair de volta os descendentes dos ANTIGOS E BRAVOS ITALIANOS.Muitos italianos emigraram para a Australia e paises da América( USA,Brasil, Argentina),etc entre outros paises. A razao? Na Italia passavam necessidades basicas como fome,sede, frio, falta de atendimento de saude e fugiam de guerras e do descaso do governo. E assim fizeram a vida em outras naçoes.Assim foi criada essa lei que beneficia os descendentes de italianos.
Se voce é descendente desses italianos batalhadores e que  NAO TEM nada a ver com os italianos de hoje(muitos odeiam os italianos que emigraram ou os desconhecem)  voce deve seguir esse caminho:

a)Fazer a arvore genealogica da sua familia e descubrir aonde o seu antepassado italiano nasceu.

b)Ver se voce tem direito a cidadania.
-Se todos ascendente forem homens e nao importa a geraçao,voce tem direito a cidadania.
Se a sua linha ascendente tiver uma mulher, existe uma clausula pois a mulher nao tinha direitos civis antes de 1948 (machismo ja naquela época).

Leia essa frase tirada do site do consulado italiano
"A cidadania se transmite, a partir do ascendente italiano, de pai ou mãe aos filhos, como uma ‘corrente’, sem limite de gerações, mas com restrição naquilo que se refere à descendência por parte materna: têm direito à cidadania apenas os filhos de mulher italiana nascidos a partir de 01/01/1948, e seus descendentes."

c)Achar os documentos requeridos (olhe os sites do consulado) e reconhecer firma das assinaturas.Adicione a certidao do italiano emigrante (voce pode ligar pra Italia e pedir se voce fala italiano ou entao pedir para fazerem pra voce mediante pagamento).

d)Traduzir tudo em italiano por um tradutor juramentado

e)Legalizar no consulado italiano mais proximo.

Bisneto ou trisneto, tem direitos a cidadania?
SIM! A lei italiana diz que nao existe limite de geraçoes. Isso significa que se voce é neto, bisneto ou trisneto voce tem o mesmo direito a cidadania italiana, desde que os requisitos bàsicos sejam cumpridos

**Fazendo cidadania na Italia:Se voce quer fazer a cidadania italiana na Italia,o seu pedido é considerado individual (ou seja, voce nao pode adicionar o pedido de outras pessoas da sua familia, a nao ser que elas solicitem o processo na mesma cidade que voce solicitou).
 Voce deve seguir as etapas de A até E e vir pra Italia como turista ou estudante. Apos fazer o seu permesso di soggiorno normalmente, voce deve fixar residencia e solicitar a mudança do seu permesso para o permesso per attesa cittadinanza. Apos o seu processo ser aprovado, voce assina a certidao(documento mais importante sobre a cidadania) e oficialmente voce pode fazer a sua identidade italiana  e o seu passaporte italiano. Isso nao da a voce garantia de trabalho, casa, comida,terras( como os italianos ganharam no Brasil e/ou conquistaram com muito trabalho) e nao vao fazer uma festa pra voce. Voce pega um importante documento, so isso.

**Fazendo cidadania no Brasil: é aberta uma pasta da familia, onde todos que assinaram o pedido inicial sao reconhecidos cidadaos italianos. Para tal, basta apresentar a ficha de solicitaçao junto com uma fotocopia da certidao de nascimento do antenato italiano. Estes interessados sao inseridos numa lista de espera, e apòs longos anos sao chamados para apresentar a documentaçao complementar. Depois de reconhecida a cidadania, o interessado recebe apenas o Certificato di Cittadinanza, podendo assim solicitar também o passaporte italiano no proprio consulado. Nao é possivel fazer a carta de identidade italiana nos consulados italianos no Brasil

2-Por casamento com um/uma cidadao italiano/a italiano/a. Aqui  vemos muita brasileira que se "apaixona" e obtem a cidadania italiana. Mas o caso é claro. Casei com um cidadao/a italiano/a e obtenho a cidadania italiana.

3-Por residir  legalmente na Italia por mais de 5 anos.

Golpistas trabalham com cidadania italiana?
Sim. Existem muitas pesssoas que dizem obter todos documentos pra voce mediante um pagamento adiantado de dinheiro. Voce paga e nao obtem nada,muitas vezes correndo o risco de ficar ilegal e sem dinheiro na Italia. Detalhe: os golpistas sao italianos, falam portugues e invocam a "familia","amor pelo Brasl",etc como ja presenciei.. Desconheço golpistas brasileiros, mas devem existir também.

Existem pessoas especializadas e que trabalham seriamente com isso. Soluçao: investigue e tenha boas referencias dessas pessoas.

Lista dos principais consulados italianos no Brasil:

SP
http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/

RS
http://www.consportoalegre.esteri.it/Consolato_PortoAlegre/

PR
http://www.conscuritiba.esteri.it/Consolato_Curitiba/

RJ
http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RiodeJaneiro

Abraço

Druida

25 comentários:

  1. Muitas pessoas se mudam da Italia pois querem um primeiro mundo de verdade e nao um pais subdesenvolvido.E outras se mudam pois sofreram racismo, mesmo tentando se adaptar na Italia.

    Conheço algums pessoas que fizeram isso.

    Melissa

    ResponderExcluir
  2. Amei as suas dicas. Utilidade 100%.

    Joana

    ResponderExcluir
  3. Oi Druida.
    Tudo bem com vc?
    Post excelente. Muita dica de ajuda sobre a cidadania.

    Tenho direito mas estou perdida no que fazer.Vc tem uma dica ou um roteiro das principais coisas?Documentos?

    Bjos pra vc e pra maga.

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Carol
    Escrevi em outro post mas estou escrevendo aqui pra voce e pra quem mais precisar.Obrigado pelo carinho.

    Druida

    Resumo cidadania:
    Se voce vir fazer na Italia.
    1-Faça a arovre genealogica da sua familia, veja o site do consulado ou meu post antigo pra ver se voce tem direito a cidadania.Veja a lista da documentaçao necessaria anexa(Certidoes e negativas).
    2-Localize os cartorios e certidoes e solicite as originais.
    3-Reconheça as firmas dos documentos em cartorio no Brasil(Certidao Italiana nao precisa reconhecr fima e traduzir)
    4-Traduza os documentos em italiano e reconheça como documentos no consulado italiano mais proximo.
    5-Venha a Italia, nao diga que veio fazer cidadania.Alugue um quarto, casa.Voce deve se manter aqui nesse periodo.
    6-Va a Comune(prefeitura)solicitar a fixaçao de residencia.
    7-Espere o vigile(fiscal) que vai ver se voce mora la, as condiçoes(isso é meio 171)
    8-Ligue pra Comune pra ver se a sua residencia foi fixada.
    9-Retorne a comune e solicite a cidadania italiana, pegando o permesso di Attesa di Cittadinanza
    10-Espere a cidadania ficar pronta. Irao chamar voce pra assina-la(Atto di Nascita). Faça a identidade que cita que voce é italiana e consequentemente o passaporte.

    Dicas:
    1-compre um celular barato na Italia pra terem seu contato e poderem ligar pra voce
    2-Antes de viajar faça o convenio de saude Brasil-Italia no Ministério da Saude mais proximo, pra imprevistos e pra facilitarem a sua entrada
    3-Dependendo do seu pais de chegada,talvez voce precise ir a Questura(policia federal italiana) fazer o permesso di soggiorno.
    Se voce veio de voo de algum pais do chamado espaço Schengen( Austria, Belgio, Danimarca, Finlandia, Francia, Germania, Grecia, Italia, Lussemburgo, Paesi Bassi, Portogallo, Spagna, Svezia, Islanda, Norvegia, Slovenia, Estonia, Lettonia, Lituania, Polonia, Repubblica Ceca, Slovacchia, Ungheria, Malta e Svizzera)voce precisa ir a Questura fazer a sua declaraçao.

    Se veio de um pais diferente desses da lista, o seu carimbo no passaporte da direito de voce ficar por 90 dias aqui na Italia.Se voce fixar residencia rapido e nao faltar nada, a sua cidadania pode sair rapido:4,6 meses.

    No Brasil o sistema é outro.Veja no link sobre cidadania italiana.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, muitos tem avós ou sobrenomes italianos e se sentem mais italianos que os próprios nascidos lá. Muitos brasileiros acham que, com o passaporte europeu , são superiores .... e é EXATAMENTE como vc falou... o sotaque nos denuncia e seremos sempre extra comunitários, ....

    ResponderExcluir
  6. Excluindo os indios, acho que no Brasil todo mundo e' descendente. Ai depois tem as misturas de indios e europeus e bagunça tudo, mas mesmo assim continuamos todos sendo descendentes. A expressao extracomunitario e' violenta e foi estudada de proposito para nos fazer sentir inferiores, mas depois basta repaga-los respondendo com um "polentone ou terrone" e empatamos.

    Ate' a proxima.
    Fa'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavras extracomunitario foi criada para ofender os estrangeiros de qualquer lugar. E ao Brasil eles adicionam outras ofensas e tal. Detestam que um brasileiro questione eles e os faça acordar para a realidade. Na visao deles, brasileiro é passivo e tem que ficar quieto sempre.

      Ai que eles se enganam...

      Excluir
  7. Tenho uma dúvida que o consulado italiano não fez a mínima questão de responder e gostaria de saber de você.
    Minha avó é neta de um italiano (seu pai, brasileiro, era filho deste italiano). Acredito que não tenho direito a cidadania, mas já foi constatado por nossa família na Itália que ela sim tem direito. Agora a dúvida, se minha avó adquirir a cidadania, isso transfere o direito a mim?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua avo tem direito, isso transfere para a sua mae ou seu pai e para voce.

      Mas ela tem que fazer a cidadania dela. Ela realmente tem direito? Informe-se bem sobre isso.

      Excluir
  8. Muito bem explicado.Falou tudo sobres alguns descendentes de europeus que pensam isso o que vc escreveu.Gostei e vou repassar pra alguém.Pode ser de utilidade.Melhor blog sobre cidadania na net.Bjos

    Louise

    ResponderExcluir
  9. Nao devia expor suas experiencias na Italia como verdades absolutas e atè desmotivando os descendentes que tem o amor por seus pais, avos, etc. Este amos que esta no sangue. Sangue italiano, queira ou nao, se a Italia no reconhece como Italianos, quem ès tu para dizer que nao somos??? Vivo na Italia, e sempre fui bem tratado, e na maioria das vezes sabem da historia da imigracao, pois para Italia, è um fato relativamente recente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce cria desculpas para defender quem te humilha ou humilha pessoas diferentes. Eu nao falo baseando-me so nas minhas experiencias. Nao sou fa do Eupirsmo. Olhe o que outras pessoas falam e todas iram citar o preconceito e falsa imagem que alguns possuem das novelas. Voce sim é um eupirista e que acha isso legal pois assim talvez suporte mais facil algumas letrinhas e brincadeirinhas que fazem com os outros brasileiro. Uma hora irao brincar com voce, dai eu quero ver

      Excluir
  10. Meu camarada acima,vc deve estudar mais.

    Italianos nos consideram os filhos bastardos isso sim.Os parentes de longe que eles tem que aceitar por politicamente correto.Tenho parentes assim pela Europa.

    Po,vc é brasileiro ou o que?

    Que papo brega antiquado de amor pelo sangue italiano.Deixe de ver novela.Respeito meus descendentes mas me nego a ser um sentimental idiota.Eles tratam bem vc pois vc é turista e tem $$ e raros casos ainda tem contato com a familia no Brasil.

    Li o blog todo e nao li nada sobre desmotivar os descendentes de fantasias que estes criam.Sou descendente e concordo com o blog:a verdade é essa.

    Os italianos se interessam mais pelas praias do Brasil,RJ,Nordeste etc e pelas bundas e fazer sexo com as brasileiras que este seu amor sentimental por uma fantasia sua do passado.E pouco tem a ver com separatistas/bairristas do Brasil.Na verdade nem querem saber do Brasil,fora o sexo com as brasileiras.

    Leia mais sobre atualidades do teu solo italiano corrupto pois pelo visto vc nao se considera brasileiro.Alias,os defeitos dos italianos nos copiamos.Mas estes negem e vcs lambem o saco desses pangarés.

    Repito:sou descendente,tenho respeito pelos meus antepassados,familia,historia e tudo o mais, mas hoje a realidade é outra e adoro ser brasileiro que lutou contra o fascismo na II Guerra Mundial.

    Seu sentimentalismo impede de ver que vc é aceito legalmente na Italia,mas socialmente e culturalmente vc é brasileiro.Quanta cegueira e como o Druida diz,deslumbramento.

    Acorda,velhinho.Aprenda a ser homem

    Rodrigo
    Porto Alegre-Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite Druida e Maga
    Acabei de me tornar uma Cidada Italiana, sou Brasileira e me casei a 9 anos e meio com um Italiano ( por isso tive direito), dei entrada no dia 14/4/2009 se passaram mas de 2 anos e meio e finalmente me chamaram pra assinar. Mas sicenramente so me interessava pra poder viajar tranquila para qualquer pais, pois vcs sabem como nos Brasileiros somos discriminados e humilhados ao passar pela Policia desses paises, pois a maioria desses paises pensam que no Brasil, so tem pobres, favelados, e prostitutas. So por isso mesmo que quis ter a cidadania, pois pra mim, nao serve pra mas nada, vou continuar sendo Brasileira com muito orgulho e muito amor... As vezes aqui me sinto discriminada, mas nao podemos generalizar.. a menoria gostam dos Brasleiros (os unicos inteligentes)... Beijao a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns

      O que questionamos é os brasilieros serem discriminados aqui mas no Brasil recebem este povo com tapete vermelho. Ou somos humilhados e fingimos que isto é um caso isolado quando nao é.

      Bem, reciprocidade. Se generalizam por um lado, irao ser generalizados.

      Porque toda mulher adora dizer esta frase nao generalize? Parece que sempre defendem alguém...

      Excluir
  12. Boa noite, eu sou Italiano, estou lendo este blog cheio de falsidade, preconceitos e ignorancia faz alguns dias? A ma fé dos autore é sem comentarios. Ainda bem que voces foram embora para Suecia, pode ficar por la, não iremos sentir falta de voces, podem ficar tranquilos. As experiencias negativas dos dois sujeitos titulares do blog tem que assurgir a verdade absoluta? Voces são dois pobres coitados.

    Quanto a cidadania, eu como Italiano, escutar palavras como a senhorita aqui em cima: "Mas sinceramente so me interessava pra poder viajar tranquila para qualquer pais" me da um sentido de tristeza e raiva ao mesmo tempo.

    Esse é o interesse que os discendente tem a ter a dupla cidadania? Eu acho que nos 90% dos casos sim. Depois não vem me falar de preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.
      Sinceramente discordo de voce.Isso o que falamos é fato verdadeiro.Dos italianos que vao ao Brasil,poucos conhecem e dao valor aos oriundi quando nao negam terem hoje parentes e familiares de dupla nacionalidade nascidos no Brasil.Infelizmente hoje no Brasil os italianos que frequentam sao mais interessados em turismo sexual e outras coisas nao tao bonitas.Esse é o fato verdadeiro.Quanto aos descendentes que hoje retornam a Italia e depois viajam é uma questao simples.Muitos retornam e querem dar a vida para morar na Italia como muitos que conheci.Mas mesmo como origem italiana,com conhecimento basico ou avançado do idioma e cultura, sao taxados de extracomunitarios,sofrem estereotipos e preconceito do povo local que atualmente desconhece a historia dos verdadeiros e bravos imigrantes italianos no Brasil,etc.Fato notorio que a Italia e o seu povo fecharam-se no passado em relaçoea a inumeros paises da Europa.Nada mais justo que mudar de pais entao.E isso podemos ver entre italianos nativos ja que migam para a Inglaterra,Suiça,Brasil,Australia,China e Estados Unidos .Muitos jovens italianos que abandonam a Italia-Patria para melhor qualidade de vida,reconhecimento e um perspectiva de futuro.Sem valorizar os oriundi ou a juventude local,a Italia se transforma em uma terra antiga e de ninguém,assim como reflete na sua politica feita por idosos com idéias antigas e de sede pelo poder.Triste mas é o que platam hoje.Bom dia.

      Excluir
    2. a maioria dos Italianos que vao no exterior e que eu conheço, vao nesses lugares, incluindo o brasil para fazer negocio, conheço dezena de Italiano que montaram filiais da propria empresa dando trablaho a centenas de brasileiros. Quanto ao turismo sexual, isso não é um problema Italiano, mas mundial, acho que o brasil teria fazer mais para seu povo, como aumentando as condições de vita (que em alguns lugares do nordeste do pais são alquanto vergonhosas) que fazem que a população feminina se sujete a esse tipo de comercio.

      Extracomunitario, não é uma ofensa, mas significa "fora da comunidade europeia", estereotipos e preconceito, muitas vezes são alimentados dos imigrantes mesmo, a grande maioria esta aqui para trabalhar, mas são ofuscados para aqueles que cometem crimes (75% dos crimes na Italia são cometidos para imigrantes extracomunitarios).

      O Brasil por outro lado não faz nada para elevar sua propria imagem, os unicos films brasilerios conhecido na Europa são Tropa de Elite e Cidade de Deus, filmes lindissimo inclusive, mas que não ajudam a imagen do pais. Quando o principe da Inglaterra va no Brasil, aonde ele é levado? Na Favela da Rocinha!!!

      Quem é que alimenta o preconeito? Tenho 7 amigos brasileiros aqui em Roma, te garanto que se tem alguen com preconceito são eles, muito queridos, mas um pouco preconceituosos.. me dizer que IKEA é coisa de classe baixa é um belo sinal.

      Bom dia a voce.

      Excluir
    3. Concordo com muita coisa do que voce falou com relaçao ao Brasil.Sim,possuimos falhas e temos culpa.Verdade.Detalho todas elas aqui se voce quiser.

      Porém acho engraçado que italianos e a Italia,com culturas que infelizmente influenciaram o Brasil,com defeitos ao meu ver muito parecidos com os brasileiros,com inumeros podres e muitos defeitos nada a ver com o primeiro-mundo,ofendem-se quando algum brasileira fala umas verdades que a Europta toda conhece.Se um noruegues falam,aceitam,mas se um brasileiro fala....Claro que o Brasil possui varios defeitos e falhas que tambem criticamos aqui,mas quem sao os italianos para falarem?A periferia de Roma é uma favela pura e de outras cidades idem.No governo brasileiro e pela lei brasileira,racismo é crime e na Italia?O governo apoia e coloca a culpa no estrangeiro.

      Esse seu papo de extracomunitario aqui é falso,caro.O que voce fala é a teoria.Na pratica a historia é outra.Sei da verdade.Nunca vi chamarem de extracomunitarios suiços,norte-americanos(na verdade vi algumas vezes) ou entao islandeses.Voces chamam para ofender e quando convém pagam de santos.Italianos sao tao classicistas quanto brasileiros e enquanto o Brasil tem as feridas ainda abertas e abraça muita gente,voces tem as feridas maquiadas e sao extremamente antiquados e fechados em pleno 2012 globalizado.

      Voce vem falar de crime dos extracomunitarios(ou seja,voce confirma o que falo) mas as maiores organizaçoes criminosas mafiosas do planeta sao de qual pais?

      Na boa,o Brasil tem varios defeitos e atè inumero eles pra voce.Mas que o teu pais nao é exemplar,sinceramente isso nao é nao.Voces nao sao uma Alemanha,Suécia,Noruega da vida.Voces sa a Italia que vive de passado,tem muita historia e coisa bonita como qualquer outro pais e se tiram um pouco de onda hoje foi porque os Estados Unidos da América salvou a pele de voces por interesse e pena.Nada mais.

      Nao é a toa que muitos amigos meus bons demais migraram para os EUA e tem vergonha de serem italianos.Voces nao se toleram nem entre voces mesmos.

      Excluir
  13. Sinceramente não gosto do povo italiano...
    argh! ser sem vergonha é um meio de vida

    ResponderExcluir
  14. cara é melhor tu ficar queto ou te arrebento quem é tu pra falar de meus antepassados espero que tu vá para o inferno infeliz

    ResponderExcluir
  15. DESEMPREGO NA ITALIA, 13%, RECESSÃO, DIVIDA PÚBLICA 130%

    ResponderExcluir
  16. Escutei de muitos velhos filhos de italiano:
    Quer conhecer o italiano?,jogue ele em uma parede,..
    Se ele cair é cantor , se agarrar é ladrao. kkk

    ResponderExcluir
  17. Bom dia , estou precisando de documento de nascimnto do meu bisavo que esta na italia, para conseguir a dupla cidadania, posso ir viajar e ir buscar?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.