quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Preconceito na Italia existe?Preconceito entre Italianos.

                                       Esta escrito"nao aluga-se para italianos do sul(meridionais).


Muita gente me envia emails pra saber sobre o preconceito. Maioria tem vergonha de escrever e envia emails porque os assuntos aqui sao delicados. E ele existe aqui na Italia. Quem diz que nao mente por que ganha com turismo, vende a imagem de um pais perfeito ou entao de brasileiro normal acabou se transformando em europeu.

Falando em euro esse é um grande aliado contra o preconceito, ou seja, se voce tem dinheiro, euro,dolar, pound,etc o preconceito passa longe de voce.Voce literalmente compra a alma da pessoa ou do pais(Berlusconi). Se for mulher bonita e brasileira, idem, porque em ambos os casos existiram interesses. No primeiro caso ganhar dinheiro, no segundo fazer sexo com a brasileira e contar pros amigos como é o utero da garota. Os comentarios preconceituosos vao aparecer quando a distancia separar tudo.

Mas e o que falar de italianos com preconceito entre italianos?

Isso existe sim e por varios motivos.

Pra quem nao sabe a Italia é um pais jovem. Ou seja, existe como Republica Italiana desde 1861. Antes o que hoje podemos considerar Italia eram varios reinos divididos e que guerreavam entre si pelo poder, dinheiro e um tentando dominar o outro. Até que Garibaldi, o mesmo que foi ao sul do Brasil fazer uma revoluçao, junto com outros italianos fez uma outra revoluçao aqui e ajudou a unir todos os reinos.

Muito italiano até hoje nao gosta e gostou muito dessa uniao. E o que era odio racial virou um bairrismo absurdo com as famosas brincadeirinhas italianas preconceituosas.

Naquela época dizem os livros que os reinos do sul da Italia eram ricos,modernos e prosperos enquanto os reinos do norte eram agricolas, antigos e pobres. Depois da unificaçao uns dizem que o norte enriqueceu com o dinheiro do sul e o norte italiano diz que o pessoal do sul é pobre, mafioso, mal educado e nao trabalha.
Durante o século 20(apos a unificaçao) os italianos do sul (meridionais) começaram a vir ao norte para trabalhar. O que causou  ira dos italianos do norte(setentrionais). Porém, a Italia precisava de mao-de-obra e quando ecomomia e dinheiro pesam, quem precisa fica em silencio. E assim os meridionais começaram a vir ao norte trazendo familia e os proprios habitos alimentares e culturais.

Ou seja, existe uma forte rixa que turista nao ve, nao sabe e até quem é estrangeiro mora aqui nao entende as vezes. E essa rixa vai  da cozinha(sempre a comida), do futebol, jeito de ser e toda e qualquer polemica resolvida com o bom gosto italiano:gritos,voz alta e palavroes.

O resultado disso é a Lega Nord(post ja escrito aqui) que cresceu pregando esse odio racial e um bairrismo que no Brasil por sorte ainda nao esta nesse nivel daqui.

4 comentários:

  1. O preconceito é nesse patamar?
    Estou chocada.

    Esclarecedor.

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Certo che esiste preconceito in Italia! C'è sempre stato e sempre ci sarà. Ma penso che nasce da molto prima di Garibaldi. Come hai detto tu l'Italia anticamente era divisa in piccoli Stati, il che vuol dire che una persona che viveva in una città distante 10 km da me non era un mio vicino o connazionale, ma un mio nemico che poteva farmi guerra in ogni momento. Inoltre abbiamo avuto invasioni da altri popoli in tutte le epoche, quindi tutto ciò che è diverso da quello che è considerato "normale" diventa qualcosa di strano, di preoccupante, e per questo fa paura.

    Tu dici che è preconceito, ma io ti posso garantire che io, che sono di Novara, in Piemonte, ho un modo di pensare, di parlare, di vestire e quindi di vivere diverso da una qualuqnue persona che vive a Vercelli o a Gallarate, città a pochissimi km da Novara. Questo non vuol dire che gli abitanti di Vercelli siano peggiori di me, ma di sicuro sono diversi.

    ResponderExcluir
  3. Franco,o problema na Italia é essa "cabeça fechada" de que o diferente nao deve ser tolerado,da medo.

    E isso existe muito aqui, apesar de hoje o mundo ser globalizado e volatil.Somando a propaganda e interesses pode-se notar a raiva do diferente em um mundo globalizado.Resultado:Italia.

    Nao precisa ser nenhum genio sobre preconceito aqui na Italia pra ver que ele existe.Menos mal que nao negamos que ele existe.


    Druida.

    ResponderExcluir
  4. Italiano é o povo mais racista do planeta.Se falam mal uns dos outros por serem intolerantes, imaginam dos extrangeiros?Falam mal de franceses, americanos, norte europeus,latinos,africanos,etc.Basta ser diferente.

    Somente brasileiro burro e ignorante pra tapar o sol com a peneira e fingir que tudo é legal pelo Facebook.

    Valeu

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.