terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atualidade: Papel da Italia moderna com a Libia, colonialismo, Gaddafi e a revoluçao na Libia


Ligando a TV italiana e lendo os jornais o assunto agora é outro. Nada de Battisti, nada sobre estupros e sumiços de adolescentes estilo programas sensacionalistas que invadem a vida dos outros. O Big Brother continua. O tema hoje da TV italiana  junto aos escandalos de Berlusconi é a revoluço na Libia, resquicios da ex-colonizaçao da Libia pela Italia, Gaddafi, sua amizade com Berlusconi e o desembarque de clandestinos na Italia.

Aulinha de historia:
A Italia mais ou menos durante o periodo da II guerrra mundial desejava se tornar o novo império romano. Todo pais europeu como França, Reino Unido,etc tinha uma colonia sua. Com o crescimento de movimentos nacionalistas e o espirito bélico em atividade, a Italia começou a querer invadir paises pra formar o seu império. Guerras entre a Italia e a regiao da Libia ja tinham acontecido em 1911 com a guerra italo-turca.Como ja sabiam do terreno e conheciam algumas coisas sobre a "vitima" a Italia escolheu um pais mais pobre(bater em gato morto tsc), com algumas riquezas e que poderia fazer parte do seu plano de conquistar o mundo. O pais escolhido foi a Libia.

A Italia tentou conquistar a Libia ,promoveu massacres e muitas mortes. Mas nao conseguiu conquistar com C maisculo a Libia e apos a sua derrota na II guerra mundial, a Italia era um pais de terceiro mundo, sendo reconstruido com dinheiro americano(os USA investiram muitos milhoes de dolares pra reconstruir a Italia e evitar o crescimento do comunismo na Italia. Por que  hoje a Italia possui bases militares americanas?). Nao tinha dinheiro e força pra nada, quanto mais conquistar o mundo. O povo passava fome,sede e falta de necessidades basicas e segundo alguns ex-pacientes meus, eram um Iraque,Afeganistao da vida, antes da entrada do dinheiro americano.

Porém,nota-se que esse orgulho italiano de "conquistador" vem crescendo ultimamente visto a Italia querer sempre aparecer mais no cenario mundial ,tendo lideres e autoridades com raizes fascistas e partidos xenofobos.(Tsc tsc, como esqueceram o passado de fome,sede e perda de uma guerra).

Quando Gaddafi chegou no poder 42 anos atras e enquanto permanece ate hoje(22/02/2011) sempre foi conhecido por ser um ditador sanguinario tendo seus interesses acima do povo libico. Usou de todos os meios pra permanecer no poder, desde aliança com os EUA, terrorismo, matanças,enriquecimento ilicito,etc.

Com a Italia ela usa/usou uma tatica.:se voces nao me dao $$$$ eu faço aumentar o numero de embarcaçoes clandestinas que chegam em mares italianos e assim loto a cidade de voces de arabes e muçulmanos entre outras chantagens. Adiciona-se que a Libia(entre outros paises do Oriente Médio) é caminho para a chegada e o envio de mercadorias, além de ser um dos principais fornecedores de gas e petroleo pra Italia,junto com a Russia.Porque sera que Berlusconi chamou Putin pra suas festas?Isso obviamente nao foi de agrado dos USA segundo fontes como o site Wikileaks.

O governo italiano(Berlusconi e seus amigos) ganha em parte com tudo isso com a Libia e se comportou como uma prostituta. Ou seja, faço o que um ditador quiser, mas me de o que eu quero. Italianos possuem varias empresas na Libia  ganhando muito $$$$ com construçoes na Libia e sao dependentes dos libicos em gas e petroleo, fontes energeticas importantissimas na Italia, entre outras coisas.
Nesse meio tempo, apoiar um maluco como Gaddafi nao é nada, desde que encham os bolsos, podendo assim até suportarem provocaçoes de um maluco terrorista como Gaddafi. (Depois dessa os italianos vem chiar com o Brasil sobre Battisti tsc tsc tsc).

Qual foi a reaçao do governo italiano durante o desrespeito de Gaddafi?Dura e severa?
Nada meus caros leitores. Gaddafi veio na Italia varias vezes e faltou com respeito inumeras vezes(veio com fotos de guerrilheiros libicos, ameaçou a Italia com chantagens, etc). Além disso, Berlusconi como modo de agradar o ditador contratou varias garotas-modelos-piriguetes italianas  pra se fazerem de "muçulmanas" e tentar "aprender" o alcorao. Varias garotas "de familia" se prestaram pra essa atitude.


("Modelo" italiana querendo aparecer e se "converter"($$$) ao Islamismo)

A falta de informaçoes e incompetencia do governo italiano sao chocantes. Todos falam coisas diferentes.Berlusconi apoiava e tem bom relacionamento com Gaddafi tendo feito até festas.O Bunga bunga teria nascido como sugestao de Gaddafi. A Lega Nord, partido que apoia o governo nao gosta da idéia pois odeiam arabes, estrangeiros, latinos,etc e etc e sao xenofobos. Inclusive em uma radio xenofoba da Lega Nord as pessoas ligavam ao vivo e diziam ser favores da violencia e tiros contra os arabes que fugiam da Libia e outros paises em conflito para "invadir" a Italia. Engraçado os padanos, agora ir para o sul da Italia é desrespeitoso. Mas a padania nao fica so no Norte?Afinal, padanos sao padanos ou italianos?

O ministro das relaçoes exteriores dizia que nada ia acontecer na Tunisia quando 24 h depois explodiu a revoluçao.Muito "bem informado" esse ministro.

Agora, a Italia sendo tao perto da Libia é o corredor que liga a Africa e a Europa possui uma bela "batata quente" nas maos no assunto imigraçao. Nao tem como mudar a posicao geografica do pais,principal fator. E com essa atitude do governo italiano, povo italiano ignorante e desinformado e um ditador maluco na Libia, a tendencia é piorar muito. E agora muitos estao preocupados com a a onda de imigrantes arabes.Uns pregam a violencia contra esses "terroristas". Mas sobre a imigraçao o assunto é outro e tem raizes mais antigas.

Italia, Italia,no final das contas, quem planta, colhe...

14 comentários:

  1. Que putaria.
    Berlusconi prostituiu tudo.
    E o povo ainda vota.
    Basta ver na TV pra entender o terceiro mundismo italiano.

    ResponderExcluir
  2. Berlusconi é malandro e interesseiro demais, além de machista e tarado.Se deixarem, ele vende tudo e enche os bolsos. Coloca os politicos brasileiros no bolso.

    Uma raposa do mal com certeza.

    Glauber

    ResponderExcluir
  3. Realmente a Itália agora essa assumindo o seu lado preconceituoso com tudo nos ultimos anos.

    O que são esssa leis migratorias atuais?Fazer teste de Italiano pra pegar visto?Obrigarem médicos a denunciarem quem esta ilegalmente na Itália

    E agora com a situação da Libia,Tunisia,Egito e talvez o resto do Ocidente Médio?A Itália governada por xenofobos e facistas como vai atuar?

    Parabéns pela iniciativa de contar a verdade.

    Silvio Rossi

    ResponderExcluir
  4. Isso é verdade.
    A Italia esta pagando um preço por estar mais perto da Africa.O mediterraneo é bonito mas mais perto do terceiro mundo.Nao tem como mudar isso.

    Ao mesmo tempo a Europa sempre explorou/usou paises mais pobres.E hoje a pobreza cobra e bate na porta.
    Essa igualdade é utopica até entre paises da América do Sul. E com o crescimento da populaçao mundial todos vao em busca de melhor condiçoes de vida que se encontra sempre no mesmo lugar, o que gera invasoes de quem foge da guerra ou quer ganhar mais.

    Modernizem a Africa e os paises pobres e esses problemas vao diminuir.

    ResponderExcluir
  5. Nulla da ridire su Berlusconi e sui rapporti con la Libia (e anche con altri) ma non sono d'accordo quando dici che noi italiani abbiamo dimenticato il nostro passato. Tutti noi abbiamo vivi ricordi su quanto è successo durante la guerra, perchè tutti noi abbiamo sempre qualche genitore, nonno o altro parente che ha passato quei terribili anni. Quindi sappiamo molto bene cos'è la fame o la sete, perchè c'è sempre aualcuno che ce lo ricorda. E forse è proprio per questo che cerchiamo, in tutti i modi possibili, di uscire da quel periodo e essere più simili ai nostri ricchi amici stranieri (leggi USA o Germania).

    Inoltre non mi sembra che l'Italia abbia perso una guerra, perchè in verità non ne ha mai fatta una. Il fatto che una persona, Mussolini, fascista con ideologie naziste, sia entrato in una guerra contro altri Stati, allenandosi insieme alla Germania di Hitler, non significa che potete incolpare un intero popolo per questo. Forse non hai idea di quanti partigiani siano morti combattendo proprio contro i tedeschi e gli stessi fascisti. O pensi che tutti gli italiani siano stati felici di quella situazione? E poi, visto che parliamo di guerre e di interessi politici ed economici, cosa potremmo dire allora sugli americani e sulle guerre combattute da loro in tutte le parti del mondo?

    E' un vero peccato. Il vostro potrebbe essere un ottimo blog, perchè avete le qualità necessarie per scrivere ottimi articoli. Ma purtroppo avete un difetto tipico di molti brasiliani: siete troppo di parte, nel senso sembra che facciate a gara nello trovare le cose peggiori del mio Paese. E' chiaro che ci sono tante cose spiacevoli in Italia, come in tutti gli altri Paesi del mondo, ma cercando sempre e solo nel "lixo" rischia di essere pericoloso e contro-producente per voi, perchè non vi permette di vedere, conoscere e apprezzare le cose buone che abbiamo da offrire. O pensate veramente che tutto quello che siamo o facciamo sia una m...?

    Un ultimo appunto: Verdadeira Italia... un po' presuntuoso come titolo di un blog, non credete?

    ResponderExcluir
  6. Franco.
    Por isso que disse que a Italia e os italianos esqueceram a propria historia.Com tantos partigianos mortos e pessoas que lutaram contra um regime terrivel ver politicos italianos atuais que possuem origem facistas e racistas e que pregam idéias xenofobas e de superioridade demonstra o quanto o passado foi esquecido.

    Veradeira Italia é o nome pra demonstrar a Italia falsa que o turismo nao mostra. E essa é a verdade.E muito brasileiro so enxerga isso depois, entao é bom se prepararem antes.

    Alias nao quero que so o Brasil seja famoso pelo seu lado sujo se temos também italianos irmaos com o seu lado nem tao bonito, apesar de so mostrarem esse ultimo.

    Boa semana

    Druida

    ResponderExcluir
  7. Gosto daqueles quem escreven em portugues.
    Falam de Berlusconi, mas nada falam sobre os roubos di bilioes de reais que Lula roubo ao povo brasileiro, nada falam sobe a ex-assaltante Dilma ad ex-terrorista Dilma, sobre os 31 ministeiro do Brasil, todo em mao do PT e nao vou pela frente porque e so vergonha.
    Precisa primeiro limpar a propria casa, antes de falar das casas doutros.

    ResponderExcluir
  8. Caro Giancarlo.Obrigado por postar.

    Escrevo em portugues obviamente.

    Meu caro,desde quando vim morar na Italia pra ajudar a vostra populaçao(sou enfermeiro) escutei MUITA gente falando mal do Brasil sem conhecer e nunca ter viajado para ai. Nao fui eu que começei essa discussao.

    Sempre escutei o Brasil sendo chamado de pais das bananas, terceiro mundo,de prostitutas,turismo sexual,etc.Na minha humilde otica, quem fala muito sao voces,italianos.Sao exemplares pra falar dos outros?

    Passavam fome 60 anos atrs e hoje sao esnobes.Ricos "europeus"?.Foram salvos pelos americanos, com dinheiro americano e com a ajuda de soldados brasileiros(FEB) na II Guerra.
    Possuem um primeiro-ministro corrupto, indiciado por suposta participaçao mafiosa, vulgar, machista.O vozinho é acusado de varios processos sendo um por prostituiçao.No poder ha 17 anos rsrs.

    Italia e italianos,vamos la.Possuem varias mafias, possuem os lixos de Napoles.Sonegam impostos um monte.Perderam a II Guerra,eram fascistas e hoje no poder temos no poder pessoas de origem facistas, xenofobos(como 70 anos atras).
    Sao xenofobos.Muitos nem se consideram italianos e possuem indices de qualidade de vida como educaçao,economia e poluiçao bem longe da Europa do "primeiro mundo" como Alemanha e França, entre outras coisas.

    Nao digo que o Brasil é o paraiso e nao tem defeitos.Sempre afirmei que o Brasil e Italia sao infelizmente parecidos.Preferiria ser de um pais parecido com a Noruega,Suécia,etc.

    Quanto a Dilma..
    Quando aqui na Italia vai exisitir uma presidenta?Uma mulher no poder?Ou quem sabe um negro,mulato?
    Politicos italianos nao sao corruptos?Bairros pobres nao existem em Napoles e no resto da Italia?Gopistas que fazem se passar por médicos e dentistas nao existe na Italia?Ministras que subiram no poder por favores"sexuais" nao existem na Italia?Mafia e politica nao andam juntas aqui?Sistema de educaçao aonde falta papel higienico e mesas nas escolas?Vigiles e guardas que tem pistolas mas nao sabem disparar?Escolas aonde faltam quadros?Salas?Aonde alunos extrangeiros devem estudar separados pra nao "contraminar" com seus habitos alunos italianos?
    EU VOU PARAR POR AQUI PRA NAO ENVERGONHAR VOCE...

    Quanto a sua "terrorista", voce tem razao em partes. Houveram excessos mas de ambos os lados.Mas o que dizer dos MAUS militares brasileiros que torturavam e matavam sem parametros quem era contra eles?Isso é certo?Tomar o poder na força??

    O Brasil,junto a Italia estao em NIVEIS de corrupçao quase IGUAIS segundo fontes especializadas. Sao muito parecidos como disse antes.Como citei pro Franco, o sujo e o mal lavado.

    E ao meu modo de ver ambos devem ser criticados, sendo o crime organizado de voces muito mais "evoluido"(politica, mafia e corrupçao que provavelmente herdamos de voces).Fingir que tudo isso nao existe é motivo pra sempre estar assim.

    Critico o que é errado.Voce nao precisa ser libico pra criticar o Gheddafi.Sem fundamento essa sua frase...

    Cordialmente.

    Druida.

    ResponderExcluir
  9. Druida. Algumas novidades sobre a Libia?

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  10. Moro na Italia e sinceramente me faz mau ver tanta critica destrutiva, inveja, seja là o que for. Por que nao expor os problemas dos nossos paises sem tanta raiva, sem tanto preconceito? Chamar italiano de ignorante? Sò uma pessoa que nao conheçe a cultura italiana e os italianos, ou seja um ignorante, seja pelo nao querer ver ou quem sabe de onde vem e onde vive e quem frequenta? O importante nao é falar bonito, mas saber falar e transmitir algo de ùtil ao leitor. Eu li pensando em adquirir um pouco mais de informaçoes e consegui somente repulsa e piedade por pessoas desse tipo que criam um blog para destilar seu veneno. Criatura, acorda!!! No mundo somos todos iguais, filhos de Deus e infelizmente passamos por dificuldades promovidas pelos nossos politicos, que nao estao nem ai pra gente, mas para seus interesses economicos e etc. Votamos pelo direito e tentativa que temos de tentar mudar a situaçao, mas isso é impossivel pq politica é sinonimo de corrupçao e egoismo. De qual parte vc està, blogista? De nòs leitores, pessoas, independente da nacionalidade, ou dos politicos? Deveria ter um melhor dicernimento, escolher o que escrever com mais responsabilidade. Preconceito existe, mas existe somente para OS SEM CULTURA OU OS QUE PENSAM QUE SAO DONOS DO PODER. Vivo aqui e nunca fui descriminada... Quem sabe nao seja pela minha postura diante das pessoas, do meu comportamento e do meio que frequento? REFLITA, GAOTINHO!!! E criticar o italiano poque escreveu italiano, é o que? Pensei que a isso se desse o nome de preconceito!!! RSRS Ilàrio!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro anonimo. Muito obrigado por postar a sua opiniao.
    Voce falou muita coisa legal como "todos somos iguais, Deus,os politicos,preconceito existe em todo o lugar,etc".Ou seja o trivial e obvio que chove e nao molha.A parte mais inteligente foi que politica é sinonimo de corrupçao e egoismo(concordo).

    Depois disso vou dizer que NAO critiquei qualquer italiano porque escreveu em italiano. O dito cujo que veio escrever em portugues ainda errado e deu a entender que eu deveria escrever em italiano.
    Voce nunca sofreu preconceito?De verdade?Nunca escutou um comentario mais malicioso?Sorte sua.Ou entao fingiu que nao ouviu pra dizer que nao existe?Negar os fatos e a realidade é uma saida para muitas pessoas aqui.

    Conheço muita gente que passa ou passou. Talvez voce seja do tipo de pessoa que so ve o preconceito quando acontece com voce ou outro brasieliro amigo. Dane-se os chineses, arabes, negros,etc segundo a sua idéia,nao?

    Nao sou hippie e nao vou negar o preconceito e dizer que é para os que nao pensam,nao existe e criar desculpas. Isso nao é opçao de escolha....Cada uma que me vejo aqui...Esse vitimismo de por a responsabilidade nos outros e negar a verdade é um porre.

    O blog nao é preconceituoso, é reciproco e conta coisas que nao sao a novela"passione" e as festinhas de brasileiras que atraem gringos atras de passaporte europeu e "amor". Se voce quer ver fantasia ligue o Mediaset e va ver programas de cozinha. Nao possuo lado politico e faço o que é de bom senso(Até os USA criticaram Berlusconi).Esse blog somente diz a verdade,sem papas na lingua e nao nega o obvio pra tentar se iludir que o mundo(no seu caso a Italia) é o paraiso. E sei que Brasil e Italia ambos tem problemas.

    Druida.

    ResponderExcluir
  12. Vi outro dia na TV os italianos comemorarem o dia em que a Italia foi unida. Uns reporteres perguntaram pra muitas pessoas e politicos que data era e sobre fatos historicos da historia italiana.

    95% dos italianos errou.Entre os politicos 100% errou.Perguntaram sobre Anita Garibaldi, a brasileira de Santa Catarina e o povo respondia que ela era italiana, entre outras perguntas de historia italiana.

    Se fosse no Brasil até entenderia pois somos"subdesenvolvidos" mas aqui no primeiro mundo?Se isso nao for ser ignorante, nao sei o que é...
    Pra quem tem tanto orgulho de ser italiano, deveriam estudar mais a propria historia.

    Druida,escreva mais sobre a Libia.Voce escreve bem.Parabéns.

    Jean

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estou entrando na discussão com um pouco de atraso, mas há coisas que precisam, sim, ser ditas.

    A definição foi boa: é o sujo falando do rasgado. Os brasileiros compartilham muitos defeitos com os italianos e sul-europeus em geral, mas não é por acaso: foi a partir desses elementos que o povo brasileiro se constituiu. A maioria dos brasileiros têm seus ancestrais a nível de avô/bisavô divididos entre portugueses e italianos, e mesmo os que não têm ancestralidade européia próxima, se criaram em um meio cultural moldado por sul-europeus. Daí nossa semelhança.

    Ficou na memória coletiva dos brasileiros a visão daquelas levas de imigrantes esfarrapados descendo de navios fedorentos e indo trabalhar como escravos nas fazendas, e daí se originou o preconceito dos brasileiros contra esses povos (mais contra o português, é verdade). É claro que se trata de uma injustiça clamorosa: a grande maioria dos brasileiros descende desses imigrantes maltrapilhos. Eu particularmente tenho um grande respeito por portugueses e italianos, mas não consigo me sentir inferior a eles. Quanto mais eu os conheço, mais me convenço de que somos farinha do mesmo saco.

    E digo mais: tampouco me sinto inferior aos europeus do norte, que na época atual costumam ser patrões de imigrantes vindos do sul da Europa. Eles também já foram pobres um dia, embora haja quem não acredite. Minha avó contou-me uma vez que, quando ela era criança, na casa dela trabalhavam como empregadas duas moças holandesas. Isso foi lá por 1920, creio. Hoje em dia isso parce bizarro, mas não era naquela época. As duas moças lavavam o chão de minha bisavó, e iam dormir em um quartinho nos fundos do quintal. E ninguém achava estranho, era apenas o mundo como sempre foi e continua sendo: havia ricos, remediados e pobres, e os pobres trabalhavam para os ricos e para os remediados. A diferença é que antigamente faziam isso com afinco e sem reclamar.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por postar Pedro.A sua opiniao tem muito de verdade.Concordo em grande parte com o que voce diz.

    Druida.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.