quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Homenagem aos antigos imigrantes italianos de uma outra época e como fixar residencia.

Bom dia.

Como nem todo mundo sabe isso, gostariamos de falar ou melhor,homenagear os antigos italianos que foram ao Brasil e praticamente ajudaram de modo direto (dinheiro,etc) e indireto(diminuiram a populaçao da Italia) a Italia a crescer e se desenvover durante o seu passado(anos 50,60,70).
Dificuldades:cultura diferente, lingua,clima, habitos,etc.E se isso ainda é choque cultural hoje, o que dizer daquela época sem internet,tanta informaçao, meios de transporte decentes e tanto conforto.Porém a Italia de hoje nao tem nada a ver com esse saudosismo todo.

Resta salientar que a Italia nao tem nada disso hoje em dia, ninguém conhece quase a historia desses bravos italianos que sao respeitados no Brasil e tema de novelas, sendo que muitos sao chamados de traidores hoje na Italia e seus descendentes nao sao bem vistos. Lugares como o sul do Brasil e seu povo,sao desconhecidos pelos italianos que até acham estranho e engraçado quem nasceu no Brasil sentir-italiano. A maioria conhece SP por ouvir falar, RJ e o Nordeste do Brasil aonde vao fazer turismo sexual. Alias a grande maioria dos italianos de hoje,que nao tem nada a ver com os avos de voces ou da minha esposa olham o Brasil como favela,bundas,carnaval etc e pensam mais nas mulheres brasileiras que eles consideram faceis que na tradiçao de familia.E isso nao se deve so ao ministério do turismo brasileiro(que alias vem fazendo um bom trabalho).Deve-se infelizmente a total ignorancia do povo italiano de hoje.Eles nao nos consideram como irmaos,primos,amigos,etc.Isso é uma decepçao pra quem cresceu ouvindo historias de uma Italia que nao existe mais.Infelizmente para a grande maioria dos descendentes é assim.

A nossa sincera homenagem  contudo a quem ajudou a divulgar a cultura italiana pelo mundo e batalhou muito,deixando tudo por um sonho e vontade de melhorar,exemplos de vida de uma Italia que nao existe mais,que sairam do proprio pais pois o governo nao dava o que o povo queria,aonde bestemevam contra a propria Italia.E foram os primeiros a descobrir o mundo por sentirem fome,sede e dificuldade nao propria patria e nao por aventura e pra ter experiencia diferentes como é hoje.

Parece a Italia de hoje racista, xenofoba, preconceituosa e que hoje o povo vive de um passado glorioso de 1000 anos atras?Nao, eles talvez se envergonhariam dela e poderiam ensinar qualquer coisa aos italianos de hoje.Ensinariam talvez o que é ter respeito e valorizar a familia ja que hoje com a baixaria da TV italiana entre outras coisas,o pais parece uma zona.

Essa é a Italia de hoje infelizmente aonde baixaria,corrupçao,prostituiçao e mal caratismo tomam conta do pais.O mundo ve a Italia como um pais da mae Joana,bem diferente da imagem da novela que alguns tem no Brasil.Nao descarreguem em nos se o que MUITOS BRASILEIROS IDEALIZAM na verdade hoje esta assim.Nao temos culpa,ok?







Fixando residencia na Italia.

Enquanto no Brasil voce constroi/aluga uma casa, obtem um contrato que deixa voce como o novo inquilino e depois solicita serviçoes de luz,agua, gas e internet, na Italia a situaçao é outra e mais burocratica.Mas enfim,cada pais tem o seu sistema.

Na Italia voce deve fixar uma residencia.E porque?Inumeros motivos:a policia saber aonde se encontram ou moram determinados elementos, controle populacional, verificar se o lugar de habitaçao é habitavel,etc.E apesar desses motivos serem legais, a lei é burlada aqui no "primeiro mundo"também.

Adicionanos que isso é legal, mas mesmo assim existem criminosos que moram aonde querem, estrangeiros que moram em 20 pessoas em um quarto,pessoas que moram em condiçoes subumanas e italianos que alugam imoveis de modo ilicito ganhar um dinheiro a mais. Ou seja, maracutaia tem aqui também.

O procedimento correto é o seguinte:
-Entar em contato com um proprietario/agencia pra alugar casa/flat/quarto, assinar um contrato e pagar a caparra. Para alugar uma moradia em geral é necessario carteira de identidade(se cidadao italiano), passaporte(se estrangeiro),codice fiscale(o CPF italiano),comprovante de renda.
-Ir ao Ufficio Anagrafe  da Comune(prefeitura) para solicitar a residencia naquela cidade. Os documentos necessarios sao:
- passaporte com o carimbo de entrada na Itàlia;
- contrato de locaçao;
- cessione di fabbricato( documento que explica que o proprietario alugou, vendeu o imovel ou esta hospedando alguém na sua casaa).PS:nao é feito bem assim na maioria das vezes.
- permesso di soggiorno.
-Informar os dias e horarios que alguém esteja em casa
-Esperar que o Vigile(um guarda municipal) va a residencia e constate que a casa é habitavel.O vigile ou vigilessa(se for mulher) faz algumas perguntas como profissao,grau de estudo,etc.
-Apos verificar isso, dentro de 30 dias(mais ou menos) o novo cidadao residente recebe pelo correio uma carta dizendo que ele é residente na nova cidade.Se precisar de algum certificado(para,trabalho,estudo,viagens,etc) de que ele é residente deve ir a Comune solicita-lo.

Enfim, esse é o processo e aqui na Italia deve ser feito, pois é uma lei.Esperamos ter ajudado.

Maga e Druida.

3 comentários:

  1. No Brasil existem focos remanescentes da cultura italiana que se agregaram perfeitamente ao nosso espírito, porque temos muito em comum. Acho. Principalmente o amor por nossas nonas. Parabéns pelos filhos que estão vindo!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma.
    Agradeçemos muito a sua visita e a sua mensagem.Somos plenamente de acordo.

    Feliz 2011 pra vc.

    Casal Druia e Maga.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre repetindo suas generalizaçoes baratas.

    A Italia nao è um pais racista,nem xenofobo.

    Nao é porque tem racistas italianos todos os italianos sao racistas.

    Voce' é que è um racista.

    Puxa ,nao esta' feliz que a Italia seja assim uma zona,esta ficando igualzinha ao Brasil!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.