terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dicas de turismo e curiosidades sobre a Italia contemporanea.





Ola.Primeiro post sério
Sempre vi que muita gente no Brasil gosta de uma coisa sem nunca ter conhecido.
Muitos descendentes de italiano que se acham as vezes mais italianos que brasileiros,com sobrenome italiano e tudo o mais. Imaginam a Italia como a "terra prometida", aquela Italia do Renascimento ou com tudo moderno.Imaginando que aqui problemas de um terceiro mundo nao existam. Pessoal, Italia definitivamente nao é o resto da Europa total (no sentido de desenvolvimento e funcionamento das coisas).SE INFORMEM MAIS, por favor.Poderiamos dizer que a Italia no sentido de organizaçao ,coletividade,qualidade de muita coisa(nao tudo) e problemas é igual ou pior que o Brasil comparando com o resto da Europa.

Talvez seja a novela ou historias de familia que passa essa imagem pra voces.Ou a publicidade de outros paises que sabem vender bem a sua imagem. Ou talvez seja o proprio brasileiro com o seu complexo de inferioridade, o complexo do vira-lata como diria Nelson Rodrigues.

Existe uma diferença enorme do Império Romano x Italia Renascimento x Italia pré e logo pos Segunda Guerra x Italia Moderna.

Arisco dizer que a Italia de hoje apesar de aparecer esta melhor, perdeu muito de valores morais,cultura e educaçao que os ANTIGOS italianos possuiam e que voces tem a imagem ai no Brasil. A Italia de hoje é uma vulgaridade, cafonice e mal gosto que de doer. E como cito sempre, bem diferente das novelas da Globo de familia, sotaque torto,etc.

Esse video do You Tube acima é visceral e direto, sem papas na lingua, além de conter muita informaçao de qualidade. Vale a pena ver porque retrata a vida na Italia atual e nao em novelas da Italia antiga ou pré-Segunda Guerra Mundial. Retrata também o eterno estereotipo como somos vistos: mulher, pouco trabalho, praia, samba e carnaval.

AGORA UMAS DICAS DE TURISMO E SOBREVIVENCIA COMO TURISTA NA ITALIA.

Mapas e guias de viagem: Se localizar é de vital importancia. Algumas cidades na Europa fornecem GRATIS mapas de zonas turisticas. Em geral aqui na Italia eles vendem por 3 a 5 euros.Tente usar guias como o da Folha de Sao Paulo que sao completos(as vezes demais).
Preços: Italianos se aproveitam do turismo e cobram tudo muito caro de turistas inexperientes e em zonas centrais ou turisticas.Isso seja em comida ou roupas, presentes,etc. Um casal de japoneses ja pagou700 euros por um jantar(Golpe italiano que ficou famoso pela Italia).
http://ffz.leonardo.it/lofi/TURISMO-MENO-GIAPPONESI-IN-ITALIA-SERVIZI-SCADENTI/D8696680.html

Banheiros: Em cidades turisticas/estaçoes de trem muitos banheiros sao a pagamento como 1,50, 2 Euros. E eles tem horario de funcionamento como das 9:00 AM até as 6:00 PM. Banheiros publicos as vezes sao inexistentes. Ao achar um banheiro gratis, aproveite.
Taxi: Os taxis na Italia nao sao como no Brasil ou EUA aonde voce para na rua. Eles tem pontos marcados e voce deve conhecer os lugares aonde os taxistas param. Eles nao param no meio da rua por solicitaçao. Isso varia de cidade pra cidade, do humor e necessidade de dinheiro do taxista.
Veneza: Evitem o inverno pois a agua sobe e pode ficar mal cheirosa. Veneza é dividida em Veneza Mestre( moderna e uma cidade normal) e Venezia Santa Lucia( aquela dos filmes e que todo mundo quer ver).Pra chegar a Piazza San Marco voce pode ir a pé ou pegar um traghetto(barco) que leva voce até a Piazza. Voce evita de se perder nas ruazinhas de Veneza mas recomentdo pra quem tiver uma pessoa com dificuldade de caminhar.Se for durante o carnaval espere por muita gente e ver alguns desfiles de fantasia da época medieval.
Existem outras ilhas pra serem visitadas em Veneza. Passear de gondola custa caro.Ja vi cobrarem de 100 a 200 euros.Existem passeios de barco também a pagamento.(caro).
Napoles: Apesar da cidade ter algumas particularidades bonitas em zonas turisticas, o choque é grande no centro. Lixo pelas ruas, ratos,etc. Visite os Castelos na beira-mar,as ruazinhas com mercados familiares, coma uma pizza(Napoles é a terra da pizza). Pegue o metro de Napoli( http://www.vesuviana.it/web/ )e va a Pompéia( que esta sendo destruida aos poucos). Se tiver tempo visite também Capri e a Costa Malfitana, dois lugares com natureza bonita. Evite ficar vendo lojas que estao nesses lugares estragando a natureza.Se tiver um tempo maior voce pode ir visitar o vulcao Vesuvio, porém é mais longe. Napoles é terra da Camorra(uma das mafias italianas mais famosas) e napolitanos sao malandros. Evite os aredores da cidade e nao de muita confiança a quem vem puxar conversa por nada pois vendem coisas roubadas ou distraem voce para assaltar.
Milao. Nada demais.Visite Milao em poucos dias pois a cidade oferece pouco.Va ao casetelo(com alguns museus), a catedral(Duomo) que fica ao lado da galeria Vittorio Emanuele. Aconselho a ir ao Naviglio(canais que cortam a cidade) e se quiser comprar algo va ao Corso Buenos Aires. Tem o quadrilatero da moda também perto do Teatro Scala mas os preços sao de cinema. A ultima ceia de Da Vinci pode ser visitada mas tem que agendar um bom tempo antes.

Até mais. Roma e Florença em outro post.

Druida





Um comentário:

  1. Aula de cultura italiana moderna.

    Parabéns pelo post.
    Vivo aqui e é bem assim mesmo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.