segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quem é Cesare Battisti?



Por esses ultimos dias o Brasil nunca foi tao comentado na TV italiana. E ao ler jornais, nunca vi tanta desinformaçao sobre o Brasil e tantas palavras e comentarios de baixo calao em relaçao a brasileiros e brasileiras( mais ainda).Além disso, piadinhas entre amigos e conhecidos italianos comigo e a minha esposa aumentaram consideravelmente. E todas provem de uma crise diplomatica sobre Cesare Battisti.

E muitas delas misturam politica, futebol, comida, racismo, ignorancia,preconceito.Tudo juntos.
Gostaria de dizer também que o Brasil também tem essa mania de ser a mae de todos. Somos abertos e recebemos bem qualquer um que venha de fora. Somos tolerantes a varias religioes (aprovo) e a quase qualquer tipo de habito cultural, sotaques e nacionalidades.O que nem sempre acontece no exterior quando nos brasileiros somos os estrangeiros.

Mas afinal quem é Cesare Battisti? Porque toda essa pressao sobre o Brasil enquanto quando ele estava aqui perto, na França, nao tinha essa manifestaçao toda? Seria Battisti um meio de desviar a atençao do povo italiano de outra coisa mais importante. O famoso"pao e circo"?

Battisti é o preso politico italiano que esta preso no Brasil. Battisti participou ativamente em movimentos contra o governo na Italia (Proletari Armati per il Comunismo) durante os anos de chumbo italianos (anos de luta armada contra o governo italiano durante o periodo entre as decadas 70 e 80).

Foi condenado a prisao na Italia por quatro homicidios como autor e co-autor. Muitos defendem a sua inocencia enquanto outros o acusam duramente.Foi preso em 1979 pela policia italiana. Em 1981 foge para a França. Depois de pouco mais de um ano, se transfere no México ( com a sua agora esposa) aonde nasce a sua filha. Começa a escrever.

Retorna a Paris,França e frequenta a comunidade italiana. Vivia tranquilamente em Paris graças a
Doutrina Mitterrand ,isto é,nome pela qual ficou conhecida a prática política do governo do presidente francês, François Mitterrand, na qual os ex-guerrilheiros que renunciassem ao terrorismo, poderiam viver na França. Em troca não seriam extraditados.
Foi uma prática nunca escrita, mas que na prática fez com que muitos italianos ligados a grupos terroristas se refugiassem no país.
Fez muitos simpatizantes na França e no mundo como o escritor Gabriel Garcia Marques.

Preso novamente em Paris(1991), a França nega a extradiçao de Battisti.

Em 2004, o ex-fundador e lider do Proletari Armati per il Comunismo é preso em Paris. Novamente a Italia solicita a extradiçao de Battisti. O governo frances autoriza ja tarde demais. Battisti foge sem deixar pistas.

Preso no Brasil em 2007 por passaporte falso, sera considerado preso politico no Brasil. A Italia pede a sua extradiçao que é negada.

Assim inicia a novela aonde ao primeiro nao sobre a extradiçao do Brasil começam o festival de ofensas ignorantes e ameaças do governo italiano.

A defesa de Battisti insinua que ele é inocente e afirma que um companheiro seu durante os anos de chumbo é realmente o culpado. Esse colega teria a liberdade concedida pelo governo italiano caso falasse quem foi responsavel pelas mortes. E assim Battisti estaria sofrendo perseguiçao politica e seria um bode expiatorio.

Sublinho que por grande parte dos brasileiros incluse eu, Battisti ja estaria aqui na Italia faz muito tempo.Eu enviaria junto os turistas sexuais e pedofilos italianos que estao pelo Brasil.

A grande gafe e demonstraçao da ignorancia italiana é misturar tudo em um caldeirao e ofender todos. Politicos do governo sugeriram de nao fazer um amistoso de futebol com o Brasil pelo incidente.(Como se isso fosse importante e vivessemos somente de futebol rs).
Outros desrespeitaram todo o sistema judiciario brasileiro ao comentar que o Brasil é conhecido somente por dançarinas e nao por seu sistema judiciario.

Agora a ultima é escutar o Ministro da Defesa italiano La Russa que o Brasil vai sofrer consequencias e retaliaçoes (embargos e guerra comercial).Outro politico italiano, Frattini, também apoia. Saliento que esse cidadao(La Russa) nao sabe nem debater com quem pensa diferente dele na TV aonde grita com estudantes e muitos o consideram fascista. La Russa tambem foi indiciado por atitudes violentas no passado.

Ministro da Defesa italiano em açao na TV italiana. Observem aos 2:45 do video o primeiro round de baixaria desse cara.


Ou seja, como diria o Padre Quevedo, a diplomacia italiana "non ecziste".

E o que faz a Italia? Usa da midia pra jogar a populaçao contra o Brasil em vez de tentar um dialogo diplomatico decente e talvez até pedir desculpas pela grande  quantidade de besteira que politicos italianos do governo fizeram sair pela boca antes de tentarem outros meios. Resolver o problema em vez de ficarem fazendo muvuca.

Podemos lembrar que Battisti residiu na França por muito tempo e com a França a Italia engoliu o sapo e respeitou a diplomacia.Com o Brasil as ofensas começaram cedo e hoje viraram rotina.

Basta ler o comentario de leitores dos jornais italianos sobre o Brasil e veremos perolas como:

-Capital do Brasi:  carioca
-Brasileiros sao todos pobres e os italianos dao dinheiro para o Brasil
-Brasileiros nao tem o que comer. Deveriam agradeçer aos italianos.
-Brasil so tem mulher prostituta, pobreza e futebol,etc.
-No You Tube tem um italiano inteligente que mostra um jornal italiano cuja sugestao aos italianos é de nao sairem mais com travesti brasileiros como boicote. Piada,nao?Basta lembrar que os travestis em geral sao pagados por livre e espontanea vontade pra serem os ativos na relaçao com os "macho man italianos".

.

A Italia deve comportar-se como uma naçao séria e decente. Existem os meios diplomaticos internacionais  para resolver isso e deveriam parar o populismo com propagandas subliminares para o italiano médio (1000 Euros por mes, pouco estudo e muito Big Brother) que é a grande maioria e nao sabe pensar.Compram tudo o que vendem.Isso gera preconceito, odio e racismo.

A II Guerra Mundial nao ensinou nada para os italianos?

Resta saber qual seria a reaçao da Italia se isso tivesse acontecido com uma naçao como os EUA e nao com um pais como o Brasil, cuja imagem para muitos italianos ainda é de pobreza, fome,selvagem, inferior,de festas e seres inferiores.

Seria isso orgulho ferido de um pais considerado primeiro mundo como a Italia (somente pra quem viajou pouco e é ignorante sabe que isso é ilusao) receber um nao de um pais em desenvolvimento como o Brasil?

Druida.

3 comentários:

  1. "Sublinho que por grande parte dos brasileiros incluse eu, Battisti ja estaria aqui na Italia faz muito tempo.Eu enviaria junto os turistas sexuais e pedofilos italianos que estao pelo Brasil."

    O que revela bastante ignorância por parte dos brasileiros em relação ao caso. Sugiro ao autor do blog extender o respeito que tem ao Brasil aos seus demais juristas que são tão ou mais sérios que os italianos.

    ResponderExcluir
  2. Agora, qto ao vídeo do "inteligente" jornalista em questão, observe-se também os comentários postados no próprio YT.

    ResponderExcluir
  3. E viva Salvatore Cacciola!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.