quarta-feira, 30 de março de 2011

Quem é melhor:Brasil ou Italia?E grandes "lendas" sobre a Italia



Ola pessoal.
No encontro de carnaval e do feriado da Uniao da Italia encontrei varios tipos de brasileiros como falei antes.(clique aqui).Ao mesmo tempo andei lendo umas mensagens antigas do leitor Franco e falei com alguns italianos que foram ao Brasil por varios motivos(trabalho,turismo,estudo,turismo sexual,festas,etc) e notei uma coisa: ambos os grupos tem essa mania de comparar e ver"quem é o melhor", Brasil ou Italia.
Sendo que brasileiros olham umas coisas e italianos bem outras.

Abro parentes pra dizer que o melhor é relativo em muitas coisas como comida, musica, times de futebol,etc.Gostos diferentes que sao basedos em culturas diferentes,criaçao, habitos, como um povo se ve, como um povo ve os outros,costumes ,crenças,um "marketing nacional" de como cada povo se vende e tudo o mais que um antropologo pode pensar.Adiciono que pra comparar de modo correto voce nao deve ser" parcial e com fanatisimos" e deve sair um pouco de um mundo fechado e se adaptar um pouco, sem obviamente perder A PROPRIA IDENTIDADE(COISA QUE BRASILEIRO ADORA FAZER COMO POR EXEMPLO VIRAR UM CLONE DE EUROPEU).

Os critérios objetivos para o melhor existem sim e sao usados por Institutos especializados(que "generalizam" atraves de dados). E mesmo aqui varia muito, pois cada regiao de um pais possui habitos,jeito de fazer as coisas e riquezas  diferentes como a Italia.No Brasil fica mais dificil ainda porque se isso complica com a Italia, um pais pequeno geograficamente, o que dizer do Brasil que é enorme e possui ainda uma regiao rica como a Amazonia cuja natureza selvagem e distancias poe a duras provas o desenvolvimento e a sua manutençao(estradas por exemplo).

Além do mais os Institutos especializados nao avaliam a historia.Como um pais pode se tornar forte sem dinheiro?Sem uma evoluçao politica no decorrer dos anos?Como exemplo que dou agora, a Italia "foi/é rica"(os italianos discordam dessa riqueza e eu também) mas graças ao dinheiro americano que foi usado pra reconstruir o pais no pos-guerra(milhoes de dolares). Como um ex-amigo de 87 anos meu falou, isso aqui era igual a um Iraque ou Afeganistao Ocidental. Sem o dinheiro americano, aonde a Italia teria chegado?Como seria hoje?

Pra essa comparaçao vou pegar o caso do leitor Franco.Ele possui em torno de 45 anos, se casou com uma brasileira(classico) e foi morar no Brasil. Teve um medo normal de ir no inicio(pensou na mamma?Brincadeira,Franco) mas a mulher "meteu pressao" e ele foi ao Brasil. Possui um blog e se lamenta das diferenças do Brasil com a Italia(obvio, ele esta no Brasil e o mundo nao é somente a Italia).

Ele  falou que "odeia misturar todos os alimentos porque nem o cachorro dele come assim. Diz que os brasileiros sao mal educados na mesa pois derrubam as coisas, comem com pressa,fazemos amizade facil demais,trabalham demais,se vestem mal, sao muito amigaveis pro gosto dele, a melhor comida do mundo é italiana,a culinaria brasileira é horrival,a Italia é bom, o Brasil é ruim,odeia os estereotipos dos italianos como na novela Passione"etc.

Eu ja escutei muito brasileiro se lamentar da Italia e sabia qual foi a resposta "educada" dos italianos?Foi assim:"torna a casa tua(volta pra tua casa/teu pais).Grosseira e direta.E discordo sobre a culinaria brasileira.Morei em outros pasies e cada pais tem os seus pratos. Talvez nao damos tanta atençao e nao temos tanto marketing como os italianos, embora eu adore cozinhar. Ja trabalhei em restaurantes em outros paises, fui sub-chef e fiz muitos cursos de culinaria.

O meu argumento bem mais educado foi que o mundo nao é a Italia, Brasil,EUA,Japao,etc.Devemos parar de olhar so o "nosso umbigo".Existem varios povos com seus habitos e costumes e mais fatores que citei no inicio desse texto.Cada um é cada um.Devemos nos adaptar no que der sem perder nossas origens.Se voce quer coisas do Brasil, viva no Brasil.Se quer coisas da Italia,viva na Italia.Voce nao pode ter todo o mundo na sua casa.Aceite as coisas boas e limitaçoes.Por isso odeio comparar coisas"pequenas" como alimentaçao,habitos, roupas,etc(frescuras que italianos adoram comparar nao so com o Brasil mas com todo o mundo).Italianos julgam muito como os outros se comportam e criam muitos extereotipos enquanto no Brasil somos mais"relaxados" e julgamos quando uma pessoa nao entende que esses julgamentos a "toda hora enchem o saco" e nos ofendem. E acredito que o melhor jeito de fazer isso(julgar) é por critérios objetivos e baseados em uma mesma regiao do mundo(Ex.Comparar com o resto da Europa ou o resto da América,da Asia,etc) e tendo uma dose de flexibilidade.

Acabei dizendo ao Franco que a Italia esta longe da Europa Setentrional(do Norte) pois "diz ser"organizada somente pro Brasil e paises Latinos"(como a propria Italia é).E brasieliro, vira-lata que é, compra a idéia e exagera mesmo sem nunca ter saido do pais.Mas  quando se fala de desenvolvimento,educaçao e civilidade comparados com França, Alemanha e o resto da Europa do Norte,os italianos ficam em silencio,desconversam e puxam algum assunto sobre comida,roupa,as praias, criatividade, o sol,etc(coisas boas mas com o marketing italiano como faz Berlusconi)etc,pra sairem um pouco melhor na discussao.Essas coisas citadas todo povo possui diferente e italianos tem essa mania de discutir sobre mesquinharias em vez de discutir sobre algo importante.

O que falar do estereotipo da novela Passione?Italianos sao misturados do Norte ao Sul da Italia.Concordei com o Franco e adicionei que a novela nao é documentario,é ficçao. Se ele se lamenta do extereotipo do italiano, visto como um comilao, alegre, engraçado e simpatico, o que faremos nos brasileiros que somos vistos na Italia como prostitutas, travestis,vagabundos e jogadores de futebol de um pais aonde todo mundo mora em favelas segundo os italianos??

Moral da historia: A Italia nao é como dizem muitos"um Brasil que deu certo".Sao ambos paises latinos e muito parecidos apesar de os italianos negarem  visto o Brasil ser um pais da Amérida do Sul.( A nao ser pra fazer amizade e conseguir sexo com a mulher brasileira que em que grande maioria dos  transa facilmente com qualquer gringo pra "provar" o seu feminismo, ao mesmo tempo que aumentam a propria fama).

Como disse ao Franco, é o sujo e o mal-lavado.Embora isso pareça mudar no futuro.

PS: Conseguriam a Italia(sofreu um terremoto bem mais leve que o Japao e ainda hoje as pessoas protestam contra Berlusconi que diz "ja ter feito tudo") e o Brasil ao sofrerem terremotos e tsunamis reconstruirem uma estrada em poucos dias com o Japao fez?Quem é o primeiro mundo?


Grandes lendas sobre a Italia.

-As familias italianas sao grandes e se reunem pras refeiçoes.
Falso.Isso era no passado e as familias eram grandes pros filhos ajudarem na terra,além do pessoal ter pouco estudo e nao usar metodos contraceptivos.Com o dinheiro americano a Italia agricola virou um pais industrializado.Pessoal começou a se informar mais.Assim os filhos diminuiram.Hoje pra criar um filho custa muito aqui e muitos casais optam por nao ter filhos. Ao mesmo tempo isso é uma faca de 2 gumes, pois a populaçao idosa cresce muito e os trabalhadore de hoje vao ser os aposentados de amanha. A taxa de natalidade italiana cresce graças aos estrangeiros que acho que devagar vao superar em muito os italianos.
Muito filho deixa o pai em asilos e some sem cuidar dos pais.Fazer as refeiços juntos depende muito do ritmo e estilo de vida de cada um.

-Italia é primeiro mundo e grande parte dos italianos fala ingles como segundo idioma.
Falso.Italianos falam italiano e idiomais regionais(dialetos). O ingles é pouco estudado e os poucos que falam possuem um forte sotaque que voce as vezes nao entende a pronuncia.Ainda tem partido que quer abolir o italiano, dividir a Italia e ensinar so dialeto nas escolas.

-Italia é organizada por ser Europa.
Falso.A Italia é um pais latino como Espanha,Portugal,França(esta bem mais organizada e realmente de primeiro mundo,embora tenha problemas).Os paises latinos sao mais imprecisos e desorganizados que os paises mais frios e Norte-Europeu,embora o clima e temparaturas sejam melhores e também importantes pra qualidade de vida.

-Italianos comem muito.
Verdade.Sao bons de garfo mesmo.

-Italianos sao romanticos.
Deixo pras mulheres responderem como a proprietaria desse blog http://blog.libero.it/saudadesdobrasil/3602574.html

Eu me considero um homem romantico.E acho que romantico nao é ser bobo,babao,cachorro de estimaçao da mulher e dizer sempre sim. Vejo que aqui as vezes muitos caras nao demonstram que gostam da mulher/namorada com gestos simples como um abraço,um beijo ou entao dizem sim como se a mulher fosse a mae deles. Outra parte dos caras quer impressionar a mulher pois tem carro, se veste com roupas de marca,faz um prato ou outro de cozinha,faz bronzeamento artificial, faz depilaçao e sao extremamente vaidosos  e isso mesmo que o cara seja um escroto,faça emprestimo pra ter tudo e ainda more com a mae (isso impressiona a mulher brasileira um monte que fica com o pé atras depois  de ter transado com os caras facilmente).As mulheres italianas sao normais as brasileiras.Pra homem brasileiro como eu, mulher é mulher em qualquer lugar do planeta.

.O povo italiano é amigavel.
Depende.Exitem pessoas legais sim. Mas generalizando com dados,comportamento politico e social via noticias que vejo noto  que a maioria  tem o "medo do estrangeiro" e isso é grave.Se esse for diferente por cor, habitos,etc,sofre e nao vai receber muitos "tapinhas nas costas".Comentarios pelas costas indiretos e diretos nao sao incomuns.

A imagem do brasileiro e Brasil é boa.
Mais ou menos. Em geral, brasileiro é um pouco mais bem recebido que os povos do Oriente Médio,Oriente e Africa, mas sofremos ainda do eterno estereotipo de que somos so "puta,falamos espanhol, favelados,desorganizaçao, jogadores de futebol,samba,carnaval,favelas, traficantes,fome,pobreza e pouco trabalho."

Produtos italianos sao bons e feitos na Italia?
Depende o produto,assim como no Brasil. E parte deles é bom so em propaganda em virtude do grande marketing italiano(os caras sabem se vender,coisas que nos no Brasil nao, como ja falei sobre a visita do Obama as favelas).Brasileiro nesse lado é o contrario:so mostra o seu pior pro mundo(esses dias vi aquele funk "surra de bunda" aqui na TV italiana que contribui muito mais pra imagem de promiscua da mulher brasielira,nao valoriza nada do proprio pais e compra qualquer coisa de um marketing bom como o italiano).Muitos produtos italianos como roupas de marcas famosas sao feitos na INDIA,CHINA,ETC visto o custo barato da mao-de-obra. Inclusive ja sei de pessoas que compraram roupa de marca da loja matriz e roupa durou 10 dias. Marketing pessoal. Os caras sao mestres nisso.

Tenho cidadania italiana sou italiano,certo?
Errado. A cidadania italiana serve pra voce nao ficar indo toda hora no consulado e correndo atras de visto.Mas se voce é considerado perante a lei como um italiano, na sociedade isso nao acontece baseado na sua cor e na quantidade do seu sotaque ou conheciento da linga italiana.Mesmo que voce se torne um clone(sem personalidade) ao verem que voce nasceu no Brasil eles vao perguntar como voce é cidadao italiano(desconhecem as leis sobre cidadania italiana). Para italianos quem nasceu no Brasil é brasileiro e nao tem choro.

Na Italia tudo é bonito e perfeito?Nao existe crime
Vou modificar essaa frase fantasiosa. Na Italia tem muita coisa perfeita e bonita assim como no Brasil, Japao,França,Suécia,etc.Mas aqui tambem tem crime,batedor de carteira,estupro,roubo,corrupçao,etc. A grande diferença é que no Brasil a gente so mostra coisa ruim pro mundo como pobreza,violencia e miséria( a recepçao do Obama nas favelas como exemplo) e promiscuidade/sexo(Vi uma demonstraçao do funk"surra de bunda" aqui na TV italiana que com certeza ajuda a aumentar a fama da mulher brasileira.As italianas ficaram com vergonha e olhem que aqui a sociedade é machita.Como vendemos so o nosso pior?Ninguem no mundo nos bate nessa).

Italianos nao tomam banho.
Mentira.Do pessoal que conheço sao iguais a nos nessa parte. Claro que quanto mais frio for o lugar, menos tendencia a tomar banho.Os tempos de banho sao em geral mais curtos. O grande problema dos italianos é o dentista. Nao sao muito chegados a cuidar dos dentes até porque custa caro e isso somado a alimentaçao e doces....

Italianos possuem habitos saudaveis de vida.
Mais ou menos. Alguns possuem habitos de fazer esportes, beber UM copo de vinho nas refeiçoes e quase todo mundo usa oleo de oliva extravirgem que aqui custa pouco. Mas também começam a fumar cedo(12,13 anos) e quase todo mundoa fuma muito, além de comerem muito e a dieta ser baseada quase tudo em carboidratos, o que faz aumentar o peso do pessoal e a obesidade.

A Italia é igual ao filme e novela.Lugar que nasceu a civilizaçao do mundo
Mentira,Filme, novela  e turismo sao feitos pra vender e mostram ou tudo bonito ou entao um extereotipo so de coisas legais.Sao bem diferentes de VIVER NO LUGAR.Muita coisa nasceu na Grécia e Italia mas a MUITO TEMPO ATRAS.HOJE TUDO MUDOU E ESTA BEM DIFERENTE SENDO USADO SOMENTE COMO FONTE DE $$$ PRA TURISMO(INCLUSIVE O POVO MUDOU MUITO).

Como brasileiro fantasia tudo sobre o estrangeiro, nada mais justo que imaginar as coisas sem conhece-las e assim formar uma imagem distorcida da realidade.Na Italia tem muita coisa legal, mas muita coisa ruim e na minha humilde opiniao tudo é muito semelhante ao Brasil, com ambos sendo longe de um pais preciso e que tudo funciona,Coisa de primeiro mundo..A diferença é que comparando os dois, os italianos negam serem iguais aos brasileiros, ja os brasileiros adoram se comparar com europeus.Nos brasileiros somos pessimos em marketing e em vender a nossa imagem.Ja os italianos sao bem melhores nisso.

Ganhou em Euro, entao vou ficar rico.
Mentira. Voce ganha em euro mas também gasta em euro.O euro esta perdendo um pouco do seu valor de compra e voce tem que ver as despesas com o basico aqui na Europa(aluguel, financiamento, alimentaçao,etc) e claro, depende de quanto é o seu salario aqui.

Italiano pensa no coletivo e nao no individual como brasileiro.
Mentira. Italiano também é individualista, porém, nao consegue ser como o povo brasileiro que idolatra pessoas como o jogador Cafu e que disaparou essa "perola exemplar".Isso reflete um pouco como somos e o que valorizamos.Se serve pra Cafu, serve pra Berlusconi e a Lega Nord(partido xenofobo da Italia)

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/d-sport-cafu-rebate-reclamacoes-rai-amistoso-28032011-82.html






27 comentários:

  1. ahhhhh.... vim seca ler esse post! hahahahahah Covardia Druida!

    Ah, no meu blog Noticias da Bota, postei uma dica sobre os acentos, ou melhor a falta dos acentos da lingua portuguesa no teclado italiano. Da uma olhada la:http://www.noticiasdabota.com/2011/03/teclado-italiano-seus-problemas.html

    Amanha eu volto pra ver o post!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Druida,parabéns.

    Como sempre falando a verdade e doa a quem doer.Realidade pura.

    Ju.

    ResponderExcluir
  3. Druida,vc é muito machista.A mulher pode fazer o que quer com o corpo dela.Eu adoro funk pois é uma forma de arte e de se expressar com o corpo.Vc é preconceituoso d+.

    Joana

    ResponderExcluir
  4. MA STAI ZITTTOOOOOOO!
    VOI BRASILIANI SIETE GENTE DI M****.
    SIETE TUTTI POVERACI.

    L'UNICA COSA BUONA SONO LE VOSTRE DONNE,SONO BELLE, CALDE E SE A LORO PIACE IL CAZZO ITALIANO DOVETE STARE ZITTIIIIIIIII! VOGLIO TORNARE IN BRASILE PER QUESTO.FORTALEZA,RIO,FLORIPA,MAMMA MIA.

    POVERACI.VOI SIETE VERAMENTE DEI POVERACI.

    ResponderExcluir
  5. Druida,

    Parabens pelo post! Eu concordo com voce, nao existe essa do BR ser melhor e vice versa. Sao paises diferentes, com historias diferentes e culturas mais diferentes ainda. Basta nos, brasileiros e italianos, que vivemos entre esses dois paises, sabermos filtrar o que cada pais tem de melhor. Eh vital para quem vive no exterior, independente de ser BR ou IT saber respeitar e se adaptar ao costume e a cultura do outro, sem nunca ter vergonha ou como vc mesmo disse, esquecer as nossas origens!

    Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  6. É impossível querer comparar países tão diferentes, o Brasil não é parecido nem com seus vizinhos na América Latina, que dirá Europa.

    Mas numa coisa eu concordo com os italianos: "não gostou daqui? Vai embora"... aqui em São Paulo dou a mesma resposta para pessoas de fora q criticam a cidade, assim mesmo, de maneira direta, não acho grosseria. Pra mim não existe falta de educação maior que alguém de fora criticar a cidade onde mora, trabalha, estuda, etc.

    Seu país, estado, cidade é melhor? Volta pra lá.

    ResponderExcluir
  7. TORNA A CASA TUA, BRASILIANO DI MERDA E PORTI ANCHE TUTTI I BRASILIANI CON TE.

    SE VUOI PUOI LASCIARE LA TUA MOGLIE E TUTTE L'ALTRE PROSTITUTE BRASILIANE QUI A CASA MIA.HANNO DEI BEI CULI CHE TROMBERO CON IL MIO CAZZO ITALIANO.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosana

    Por incrivel que pareça muita gente compara o Brasil e a Italia.Ambos tem um fundo de igualdade pois ambos sao latinos apesar de italianos se acharem europeus nordicos, pra fugir da parte pejorativa da palavra latino(América Latina=pobreza).Italianos negam sempre que sao parecidos com o Brasil.Na ultima das possibilidades pra dar umazinha com as brazucas fazem aquela ligaçao de "amizade italo-brasileira-italiano-espanhol-samba-bossa nova".

    Se voce concorda com os italianos deve passar pela situaçao de dizer que uma coisa como o tempo(ex)é melhor no Brasil.A frase "torna a casa tua"sai ate natural pra eles, perante o odio do novo.

    Discordo de voce.Somente por criticar um lugar voce nao deve ir embora.Seria errado criticar preconceito?Seria errado criticar um governo ladrao?Seria errado criticar um estado violento?Ou pra dizer que somos"integrados"nos devemos fazer de cegos e "tolerar"?Ou melhor, por sermos estrangeiros devemos aceitar o errado até quando é perto da gente?

    Como citei antes,conhecer e criticar é louvavel, criticar sem conhecer é ignorancia,conhecer e nao criticar é escoha/medo e ver o errado e nao criticar pra se sentir integrado ou pra se enturmar é ilusao,falsidade,medo e falta de carater.

    Adiciono que italianos e brasileiros agem diferente nessas horas.O italiano quer que o mundo vira a Italia e compara tudo com a Italia mesmo sem conhecer outros lugares.O brasileiro quando mora no Brasil,diz odiar o Brasil e amar o exterior.Ao morar fora muitas vezes viu que falou besteira e vira"patriota".Mas ninguém bate o brasileiro em vender o seu pior(como voce ja disse em outro post,turismo sexual) e negar a propria origem e etnia.O Brasil por ser assim nunca ira ser uma potencia.Nunca pois somos passivos demais e sem atitude.

    ResponderExcluir
  9. Que raça de gente è essa??? Eu mesma respondo, uma gente di MERDA ! Os homens uns primitivos , um bando de mal educados que nao sabem tratar uma mulher com respeito ( e nao é preciso se vestir de maneira vulgar e nem andar com os dentes na chuva nao,como diz a "senhorita" Rosana.)E pode estar vestida de freira, foi mulher e estrangeira eles caem matando.E muita pretençao achar que todas as mulheres que vao a esse pais de MERDA e estao ali para dar pra eles( Italiano pensa que o mundo è uma grande figa, e que todas vieram com uma unica missao, escopare, dalla mattina alla sera. E com seus cabelos bem peteados (aqueles que tem) e seus ternos engomados fingindo ser pessoas sérias sao na maioria tutti dei chiacchieroni, bla bla bla...
    Em realidade esse pais é um grande PUTEIRO.Esta ai o nosso "amigo" Berlusca que nao nos deixa mentir, que esta a levar este pais nas coxas literalmente. Ah! E as mulheres italianas? Na sua grande maioria umas falsas dissimuladas, para nao falar invejosas. Ha dez anos atras quando estive ai jà se falava em rede nacional das " SENHORAS" casadas, sim "senhoras" casadas com profissionais liberais (medicos,advogados etc...) que frequentavam prostibulos e atendiam com hora marcada,e faziam para poder ostentar, com seus casacos de pele e suas roupas de grife.Sim, porque essa é uma sociedade in cui si vive di apparenza. Enquanto os dignissimos maridos trabalhavam, ( isso è se jà nao fosse de conhecimento dos excelentissimos ,como ja è sabido que alguns tem o custume de colocar as suas mulheres para rodar a bolsinha.E porque vindo de italiano se pode esperar tudo, e um pouco mais,Eita raça astuciosa dos inferno!!!)Sim essas sao as verdadeiras Troias. Porque uma coisa é uma pessoa de qualquer parte ( do MUNDO, nao so as mulheres do nordeste do BRASIL! Como falou a "Senhorita" Rosana,candidata a clone de italiano, doida estou para ve la para queles lados de là sendo fritada na chapa quente, bem que merecias,sua puxa saco racista),Continuando,que foi disprovida de todas e qualquer oportunidade de se torna uma cidada integra e que por iguinoracia procuram o caminho mais facil, mas isso é um outro discurso.E bom ver os italianos , se achando essa "cocacola" toda, enquanto isso a provincia afunda nella MERDA.

    PS: A falta de acento em algumas das palavras, e culpa do teclado. Druida, estou contigo e nao ABRO

    ResponderExcluir
  10. Acho que o ser humano deve se indignar sempre com as coisas erradas do mundo, assim como lutar para melhorá-lo.

    Existem vários tipos de crítica, a q eu não tolero é a ofensiva. Uma coisa é alguém me dizer q o tempo em SP é complicado, outra coisa é me dizer q é uma merda. Tenho vários amigos gringos, meu namorado é chileno, aceito q eles fiquem indignados com a corrupção dos nossos políticos, mas se me fazem alguma crítica ofensiva logo pergunto: "em quem vc votou?", "o q vc faz pra melhorar o Brasil?". Acho q é meio uma postura de mãe, ela pode falar mal do seu filho, mas ai de quem o fizer rsrs.

    Se mais brasileiros tivessem uma postura assim seríamos mais respeitados. Critica a corrupção mas na eleição aproveita o feriado pra viajar e justifica o voto? Gosta de dar o "jeitinho brasileiro"? Não paga impostos? Me desculpe, perdeu o direito de criticar.

    Agora me dizer que o país "x", que não é o seu, é um lugar terrível pra se viver e continuar morando lá me parece meio contraditório.

    Existem tb pessoas como o "anônimo", que gosta de criticar sem mostrar a cara... sou brasileira, negra e descendente de nordestinos, com muito orgulho. Participo de movimentos e campanhas q lutam contra o preconceito, corrupção, etc. Moro no centro de SP, em meio a prostitutas e moradores de rua, converso com todos eles e sei bem da realidade, tenho parentes no sertão da Bahia, cidades onde os pais prostituem suas filhas de 9/10 anos de idade. E qdo eu citei o nordeste (veja bem q jamais usei a palavra "todas", gente boa e ruim tem em todo lugar) é pq ainda é a região mais carente de trabalho, saúde, saneamento e principalmente educação... culpa dos políticos e não das pessoas.

    Os brasileiros na Italia, qdo maltratados, deveriam responder "me desculpe, mas é o seu país q precisa do meu dinheiro/trabalho, e não o contrário"... graças a Deus, nos 20 dias em q estive na Italia fui muito bem tratada, por homens, mulheres e senhoras, e qdo dizia q era do Brasil só ouvia elogios ao nosso país, falavam maravilhados do nosso cinema, do crescimento econômico, das belezas naturais, não ouvi nenhuma vez as palavras carnaval e futebol. Um amigo italiano q vive aqui me disse q tive sorte, eu prefiro acreditar na lei da atração.

    ResponderExcluir
  11. Sou brasileiro de origem européia e gosto muito de me sentir europeu.Tenho culpa de ser branco?E vamos combinar, quem tem orgulho de ser de um pais pobre, formado por prostitutas,malandros e jogadores de futebol?A Europa é o maximo.Se puder indico a todas brasileiras e brasileiros de ignorarem brasileiros e nao voltar mais pro Brasil. Gentinha.Aqui tem cada gringo lindo.

    Muito melhor vestir Armani, D & G que Colt e Cia.

    Luciano

    ResponderExcluir
  12. Sabe como se da o nome a pessoas como voce Rosana? DESLUNBRETE! Come feito pinto e caga como pato.. hahahaha

    ResponderExcluir
  13. O pessoal poderia pegar mais leve e sem ofensas.

    Rosana.
    Na minha humilde opiniao para turista tudo é bonito.E em menos de um mes,mais bonito ainda.
    Nao acredito que a "atraçao"atraia tudo assim como voce falou.Esses papos de bicho grilo nao sao muito reais. Voce iria ao Iraque dizendo"nada vai me acontecer"?. Ou na Libia ou em uma favela barra pesada munida so da sua atraçao de boas energias?Isso pode ser aplicado em lugares lindos ou miseraveis e violentos.Pura fantasia de cinema.

    Por isso na minha humilde opiniao,voce sendo mulher brasileira(objeto de desejo mundial pela imagem que voces tem), como turista(ve sempre o lado bom) e brasileira/o(maioria que conheço aqui sao deslumbrados) nao teria como ser diferente.Conheço brasileiro que foi xingado e tratado de modo grosseiro e a resposta foi"é a cultura do lugar".Se fosse xingado no Brasil rodaria a baiana.Somos tolerantes ao maximo com coisas do exterior.Valorizamos importados, pagamos 9 euros por um pao com mortadela pra dizer"comi comida italiana,francesa, japonesa,etc".

    Concordo como voce.Temos que ser criticos sem ser fanaticos. Mas o brasileiro tem outra caracteristica especial nessas horas.Dou um exemplo.Olhando o blog do Franco, ele critica o Brasil em inumeras coisas,fala mal do Brasil também e coisas bem menos importantes e que variam muito(cultura, alimentaçao, habitos,etc)sendo pra ele questao de honra.Eu critico coisas realmente ruins aqui,Brasil ou China.Cultura é cultura, nao tem choro.Os italianos que vivem no Brasil dao apoio ao Franco pois sao mais unidos,tem a mesma visao de criticar o diferente,seja a comida, o comportamento,roupas e detalhes que eu nunca pensaria em criticar pois somos culturas difrentes,etc.E obviamente tem uns brasileiros que falam mal do proprio Brasil nessas diferenças culturais(passam a impressao de querer ser europeus e serem "tolerantes" quando nao arrumar um namorado estrangeiro pra ter status no grupo de familia e amigos).

    Ja aqui no meu blog por nao fazer turismo e mostrar a realidade nua e crua, sou ofendido por italinos, sobrou até pra minha mulher e vejo gente que nem conhece a Italia direito ou chegou faz pouco tempo ou faz parte da lista de brasileiros que fiz no post do Brasil e o pessoal vem"armado pra cima de mim".Porque?Porque uma parte é casada com italianos e se sentem ofendidas(quando nao sao donas de casa escravas que se enganam e fica frustradas).Outra parte é da idéia da atraçao, do mundo cor de rosa e filme/novela/familia itaiana fantasiona de 100 anosa atras e nao suportam ver alguem mostrando as coisas de modo claro e que o turismo da TV nao demonstra.
    Ou seja, nosso senso de coletividade e raciocino é muito pior que dos italianos.Ao batermos de frente com a realidade, nos enganamos e olhamos o salario, a roupa, e isso nao é comigo,etc.

    ResponderExcluir
  14. Voce talvez se pergunte:pq o Druida critica a Italia?Note que tambem critiquei o Brasil, posso criticar americanos e etc.O que eu nao concordar, falarei sem pensar.Esse blog nao tem intençao de enganar e mentir dizendo que a Italia é novela, filme ou fantasia que pessoas criam na cabeça.Nao ganho nada e poderia estar fazendo outra coisa. A idéia é ser critico e fazer pensar.Meu foco é a Italia pois pelo menos ainda por 6,7 meses vou morar aqui.E como brasileiro é deslumbrado,fa dessa besteira de lei da atraçao,pensamento positivou ou de por sempre a culpa em Deus nada mais justo que ter uma pessoa(eu) que pode passar por chata mas vai mostrar a vida como ela é. E pelos emails que recebo ainda tem gente que pensa e nao se vende por euros, por um pinto ou perereca estrangeira, roupas,um prato de comida, passagem de aviao ou bens de consumo. Prostituiçao moral nao é comigo.

    Moro ainda aqui porque comprei uma casa e estou em processo de vende-la, mas com esposa, um filho e na espera de mais dois(gemeos)a situaçao é mais delicada.E vamos embora pra Suécia dentro de 6,7 meses. Desejo que meus filhos sejam criados em um pais de primeiro mundo de verdade e nao aonde o marketing é bom(Italia) e que compra isso é um povo rico porém ainda muito deslumbrado e criado com novelas.Italia e Brasil,apesar de culturas diferents sao muito semelhantes sendo que italianos negam a semelhança pelo Brasil ser da America do Sul e brasileiros aceitam pela Italia estar na Europa.

    Mais educaçao nos comentarios.Quem apela, perde.

    ResponderExcluir
  15. Me ocorrem várias perguntas:
    1) Suécia não é na Europa tb?
    2) Precisou morar um tempo na Italia antes de comprar uma casa, quer dizer, ainda não sabia no q estava se metendo?
    3) Odeia a Italia e os italianos, mas optou por ter filhos nesse lugar desprezível?
    4) Acha q na Suécia não será tratado como um estrangeiro latino americano?
    5) Acha q os suecos não fazem turismo sexual no Brasil e não pensam, como o resto do mundo, que aqui somos só Carnaval, bunda, futebol e q as mulheres brasileiras são todas prostitutas?

    E depois me diz q prostiuição moral não é contigo? Respeito mais a mulher q se vende, a ela cabe o benefício da ignorância, do desconhecimento.

    Sou sim uma turista deslumbrada... mas não tenho planos de fazer minha vida fora daqui, sou brasileira e não abandono o barco, mais que criticar luto para fazer do meu país um lugar melhor pra viver.

    ResponderExcluir
  16. Noss italianos sommos melhos que vose,Druida. Brasileiro di merda.

    TORNA A CASA TUA, EXTRACOMUNITARIO DI MERDA.

    ResponderExcluir
  17. Rosana.Voce nao me parece deslubrada, somente desinformada.
    Respondendo.
    1)Se voce se informasse um pouco mais saberia que o Leste da Europa, o Mediterraneo e o Norte da Europa(Suécia,etc) possuem inumeras diferenças na questao de salario,qualidade de vida,serviços publicos,educaçao do povo e nao so no clima,etc.Norte da Europa é bem mais evoluido nesse sentido pois quase tudo funciona.Trem nao atrasa,pessoas falam varios idiomas,etc.Mas tambem tem falhas(poucas pois o paraiso é no céu)
    2)Se voce morasse fora saberia que aluguel é jogar dinheiro fora.Dei as dicas sobre comprar casa e o porque em um post.De uma lida.
    3)Um filho meu nasceu no Brasil.Os outros dois queriamos que fossem suecos.Foi tudo planejado.Pensei em conseguir resolver a questao da casa rapido mas a burocracia daqui impede um pouco.Mas acho que vai rolar dos gemeos nascerem aonde queremos sim provavelmente de um outro jeito.
    4)A questao nao é ser tratado como latino.Gosto de ser brasileiro.Se o Brasil é criticado por alguem melhor,aceito na boa.Ja italianos falarem do Brasil, corrupçao,desorganizaçao,crime organizado,etc é o sujo falando do mal lavado.Mas 90 % dos brasileiros fantasiam coisas e desconhecem isso.Veja os filmes draquila,gomorra, videocracy,il divo.Passo pra voce uma lista.Muito italiano vai embora da Italia por nao suportar a desorganizaçao do pais.
    5)Pelo que sei nao sao os suecos que sao os n°1 em turismo sexual no Brasil(sao os italianos e portugueses).E qualquer turista sexual deve ser denunciado(add que as brasileiras que se vendem tambem deveriam ser).
    Prostituiçao moral?Trabalhar e ganhar dinheiro honestamente(sou enfermeiro) é prosituiçao? Mulher sempre com esse jogo coorporativista, nao critica outra mulher pra nao critcar a mim mesma tsc tsc tsc.Ajudo creches no Brasil com brinquedos e livros, fora esse blog que desmistifica fantasias que muita parte de brasileiros e brasileiras criam na cabeça.

    ResponderExcluir
  18. Esse seu raciocionio é estranho.
    Ninguém pode criticar coisas erradas de um pais se nao vive la?Nao posso criticar Geddafi pois nao estou na Libia?Nao posso criticar espanhois turistas sexuais pois nao estou na Espanha?Nao posso criticar o Tiririca pois nao sou de SP(estado aonde esse foi eleito com grande maiorida de votos)?

    Garotas desinformadas,pobres que sao abusadas por turistas sexuais devem ser protegidas e nao julgo ou culpo.Mas riquetes, estudadas,que vem pro exterior atras de homem pra ter status social sao as principais responsaveis pelo turismo sexual.Depois querem respeito tsc tsc.

    http://br.omg.yahoo.com/news/vin-diesel-d%C3%A1-selinho-em-juju-panicat-em-coletiva-no-rio-edyq-107690.html

    Aqui um guia de turismo sexual em italiano sobre as brasileiras(voce le italiano,nao?)
    http://www.vagabondo.net/post/qui-si-parla-di-gnocchebrasiliane

    No FB e ORKUT noto outra coisa que mulheres de outros paises nao fazem: brasileiras no exterior(uns 80%) adoram fazer propaganda que estao namorando ou pegando um ESTRANGEIRO. Meu marido é italiano,ingles,japones, etc qualquer coisa,menos brasileiro rsrsrsrs.Quem fala mal de voces?

    Se voce ainda da apoio aos "gringo simpaticos"vejo que o mundo esta maluco mesmo.Nao era voce que era diferente das suas amigas?

    Porque ainda insisto em defender mulher que se comporta mal diante dos gringos, quando sao chamadas de macacas e prostitutas pelas costas?Porque devo suportar frases como"volta pra casa,brasileiro de merda" se voce nao se importa?Ta certo,devemos enteder a cultura "local",né?Deve ser moda vir pro exterior,pegar homem e bancar de descolada chorando depois porque chamam ela de prostituta.

    Caraca,impossivel entender.

    Druida.

    ResponderExcluir
  19. ola Druida moro na italia ha 3 anos td que falou è a mas pura realidade, so que quando vc ataca as prostitutas vc nao se perguntam porque estas mulheres fazem isso pra viver, vou falar da minha cidade goiania sem citar as outras do brasil, eu nasci em uma familia pobre minha mae domestica, humilhada na casa dos outros pra ganhar 1 salario mimino na epoca meu pai carpiteiro uma famila de 10 irmaos pobre miseravel depois de fazer tds esses filhos meu pai some no mundo por nao aguentar a pressao de sustentar uma familia e deixou minha mae sozinha com tds essas crianças, a educaçao no brasil esta entre a pior do mundo, tds nos estudamos com luta e ajudar dos outros mas ninguem conseguiu entra na faculdade porque a publica no brasil as vagas sao para filhos de papai que estudaram a vida td em escola particular, agora vc mi perguntar como entrei nessa, quando completei 11anos fui trabalhar na casa dos outros com faxineira, depois fui baba, com 18 anos procurando trabalho decidi que estava cansada, o que ganhava era pra ajudar em casa nao sobrava nem pra tomar um sorvete resolvir vir trabalhar aqui como prostituta como vc falar hoje em tres anos tenho casa no brasil minhas irmas estao na faculdade, minha esta doente mas posso e estou pagando hospital medico pra ela, se eu estivesse no brasil jamais teria um futuro vc fala como se quem ganha 500 reias no brasil por mes tem futuro, vc sabe quanto custa um curso profissionalizante no brasil vc sabe como fazer pra conciliar trabalho com curso com faculdade e como fazer com 500 reias pra viver porq è isso que paga no brasil. eu tenho muitas amigas tbm que trabalhar e esta dando um futuro pra sua familia. antes de julgar alguem, conheça sua historia.

    ResponderExcluir
  20. Oi anonima.
    Nao critico as prostitutas.Nao pretendo acabar com a profissao mais antiga do mundo.Nao acho certo mas quem sou eu pra criticar quem faz isso as vezes porque passa fome?Vive em condiçoes subumanas??

    O que vejo aqui é casos de se prostituir por dinheiro pra querer fama, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro, comprar roupas caras,carros,etc no caso de algumas colegas suas.

    Outro caso é garotas normais que fazem sexo com quem quiser e com o primeiro gringo que aparece pra contar pras amigas que pegaram um gringo, sendo que nem conhcem esses caras direito e os caras chamam elas de prostitutas.Critico mais essas garotas que voces.

    A coisa que me incomoda é eu ter que escutar que toda mulher do meu pais é prostituta somente porque é brasileira(falando entre homens)e que transam facil.Nao é agradavel escutar isso por mais dinheiro que voce posssa ganhar.E claro que tem as deslubradas que parecem mulher de malandro:sao ofendidas pelas costas mas adoram estar aparecendo com um gringo pra ter status social.Dificil de entender ou de tentar defender(como ja pediram pra mim).

    Obrigado por postar a sua opiniao.

    Druida

    ResponderExcluir
  21. a Rosana està se achando...e se coloca na posiçao de quem analisa tudo DO ALTO.
    COITADA!
    A carinha dela nao nega.
    Esse papo de que nao tem pretensoes de sair do Brasil, todo esse tititi ...pra camuflar sò uma coisa.
    Meus caros,anotem: é sò uma questao de tempo.
    Ela ainda nao deu no pé porque provalmente nao encontrou ninguém que a levasse embora do Brasil.
    E aì, QDO e SE acontecer, eu quero ve-la DIZER NAO.
    Quero também ve-la continuar "se sentindo bem-vinda", e usufruindo a tal lei da atraçao quando a chamarem de negrita de merda, ou mandarem-na voltar para as savanas.
    Sò Deus sabe o quanto essa criatura nao babou bancando a falsa turista deslumbrada, nos 20 dias em que esteve aqui, para ter atraìdo "tanta simpatia e cordialidade".
    Quem de nòs nunca cruzou com essas figuras que passsaram a vida tirando ZERO em Història na escola; mas quando pisam na Itàlia...ui ui ...assumem repentinamente a cara de baba-ovo e falsa-entendedora, enquanto caminham compenetradas pelas ruelas medievais, às vezes olhando para o alto fingindo-se interessar-se pelas ruìnas, e de estar profundamente sensibilizada com o que tem visto.
    kkkkkkkkkk.
    BRASILEIROS: QUEM NAO OS CONHECEM, QUE OS COMPREM.

    Maria

    ResponderExcluir
  22. ah,Rosana antes que vc me chame de racista, pela estòria das "savanas" e o "negrita de merda", saiba que é assim que os corteses italianos irritadiços se referem às pessoas morenas, bronzeadas e negras que vivem aqui.
    Mas brasileiro, se ofende somente se é dito por um outro brasileiro, nè? aì pode atè processar.

    ResponderExcluir
  23. VERDADEIRA ITALIA MEUS CUMPLIMENTOS VC FALOU E DISSE A PURA VERDADE !

    ResponderExcluir
  24. Acho interessante expor os problemas do país, claro que muita gente se ilude. Mas você usa um tom de ódio, ao passo que apesar dos problemas, parece que foi melhor vc reclamar com a barriga cheia ai, do que trabalhando no SUS aqui, não é?

    Que bom você estar deixando a Itália, porque se não gosta não há que continuar nesse país

    Infelizmente seus textos não passam credibilidade. E você parece estar amargado com sua vida, do que com o país em si.

    ResponderExcluir
  25. 1-Brasileiros em geral sao deslumbrados,nao patriotas e se iludem com pouco basta que nao seja do Brasil.Uns blogs tentam desmistificar o exterior.Outros puxam o saco e mentem.
    2-Pelo trabalho e pelo salario o SUS brazuca e a saude publica da Italia sao iguais.Existem lugares bons e ruins publicos em ambos os paises nesse setor.Voce me parece deslumbrada/o.Quem disse que aqui é melhor pois "enche barriga"?
    3-A Italia como pais é bonito como tantos outros, mas infelizmenteo o povo fechado,racista,antiquado e xenofobo mais preocupado em putaria e atras de bunda brasileira nao tem nada de evoluido como voces pensam.O resto é lobby e marketing,amor sentimentloide de descendente.No final das contas eles sao iguais ao Brasil mas negam isso.
    4-Sobre credibilidade as estatitisticas do meu blog e comentarios de muitas pessoas agradeçendo e confirmando dizem o contrario do que voce disse.Meus textos sao fatos e dados independentes do que aconteceu comigo pois olham um povo basedo em como pensa e se comporta.Nao olho como turista.
    5-Como bom carioca sou alto astral sem ser cego e burro.Mas nao escrevo em prima pessoa.Aqui analiso fatos.Minha esposa escreve e da toques tambem entao aqui tem verdade,ironia,fatos nus e crus e humor negro.
    6-Voce fala de odio rs.Entao critique quem nos chama de terra de prostituas,bundas,quem vai fazer turismo sexual no Brasil,que taxa a mulher brasileira,que nao é melhor que nos mas nos ofende,quem é estrangeiro e vai ao Brasil reclamar de tudo,sendo que eu sei que existe coisa ruim e muita coisa boa.Voce fala disso mas defende o estrangeiro pois ele pode falar mal do Brasil.Porque voces insistem tanto em babar o ovo desse pela sacos que nao so de primeiro mundo de verdade mas fingem ser?Santo Deus,é muito puxa saquismo,complexo de inferioridade e odiar o proprio pais.Voce é da turma dos"energia boa,paz e amor"no mundo de hoje?Acorde

    ResponderExcluir
  26. falou a verdade.esse paìs è insuportavel.as pessoas sao frias e racistas e se vc nao tem (e esnoba) dinheiro vc nao è ninguem.eles sao racistas atè com eles msms.E' UNO SCHIFO total esse pais.tenho um sobrinho aqui e tb sou casada com italiano,mas ele è diferente,tem mentalidade aberta e è humilde coisa q italiano nao è.logo irei embora s eus quiser.
    K.

    ResponderExcluir
  27. É verdade mesmo tudo o que você disse

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.