quarta-feira, 25 de abril de 2012

Diferenças culturais reais e as mentiras sobre isso na desigualdade da tolerancia.



O jeitinho italiano de levar vantagem em tudo:maracutaias que muitos fingem ser diferenças culturais e a vulgar TV italiana
Amigos nossos italianos que residem fora da Italia e odeiam serem italianos nos enviaram tais imagens.E muito gente idealiza isso como ser chique e fashion ou como pais de primeiro-mundo.Fiquem espertos.Nem tudo é o que parece.


Oi pessoal.Esse post tem a ver com o post da balança desigual da reciprocidade-machismo italiano e sobre o posto da reciprocidade que envolve o Brasil e outros paises atualmente.

Eu e o Druida sempre evitamos de falar sobre esse assunto que para nos é obvio,as tais diferenças culturais.Nao porque nao achamos isso importante mas pela obviedade do argumento.E se no Brasil,um pais gigante essas diferenças sao notorias quando percebemos e eu acho bem vindas com uma visao bem humorada,o que falar de um outro pais ainda no Ocidente.Se falarmos de Oriente entao isso é mais evidente.Enfim,o mundo nao é so o nosso umbigo felizmente.Mas bem,italianos novamente nao pensam assim.E ser diferente culturalmente aqui é quase ser sinonimo de bandido como o governo prega.Muitos lugares da Europa sao assim.Mas a Italia vence o primeiro lugar e ficam ofendidos quando falamos no assunto.E nao adianta querer se sentir o ¨descendente¨.Nasceu no Brasil para eles é brasileiro,que estao preocupados mais na verdade em fazer turismo sexual no Brasil e nas brasileiras que eles pensam serem as ¨faceis prostitutas bonitas selvagens da selva¨.De norte a sul,de leste a oeste.Sem choro e nem vela a verdade é essa.

Muitas diferenças sao divertidas e reais.Achar pela internet  é facil.O blog da nossa amiga Carla ja citou varias coisas bem bacanas sobre isso e achamos otimo desde que sejam reais diferenças e nao desculpas para maquiar a verdade(como faz a blogueira paulistana que nao é a Carlinha,ok?).E no mundo entao,isso é maravilhoso.Andei vendo por exemplo que muitas vezes coisas iguais tem nome diferentes.O sonho,doce que no Brasil é consumido possui um nome nos EUA,na Italia outro e assim vai.E isso é muito legal.Longe de nos querermos dizer que o Brasil so possui qualidades(como os italianos adoram falar sobre a Italia,so as coisas boas).O que afirmamos è que nao somos possuidores somente de coisas ruins como muitos pregam por ai para arrotar uma superioridade falsa de um pais decadente.E se tem tanto italiano fugindo para o Brasil agora(mais uma vez)porque ficam bravos quando brazucas,franceses,alemaes ou americanos falam a verdade sobre a Italia?Eu, a Maga,tenho origem italiana mas tenho na verdade vergonha dos italianos de hoje que pensam serem o gas da Coca-Cola e fingem ser primeiro mundistas quando tem tantos problemas iguais a muito pais pobre por ai.Muita onda e lobby pra aparecer com a tal vaidade italiana e omissao de verdade.

Residimos fora e conhecemos alguns outros paises.EUA,Australia,Inglaterra,China,Suécia,Africa do Sul,etc entre outros.Cada lugar nos surpreendeu com coisas boas,exóticas,diferentes e sempre respeitamos o costume local(ou tentamos).E ao mesmo tempo achamos muitas pessoas educadas.Mas nunca fomos a lugares aonde falavam mal do Brasil e ficamos em silencio batendo palmas,sendo que muitos desses paises possuiam falhas iguais ou os comentarios eram feitos por pessoas que nunca sairam do propria cidade.
E poucos lembram que o Brasil possui muita coisa boa,moderna,desenvolvida.
Essa é a diferença.

Outra diferença é que em geral brasileiro recebe bem todo o mundo e muito esforça-se para compreender qualquer outro idioma.Muito estrangeiro vai ao Brasil,nao sabe que falamos portugues brasileiro(salientamos sempre isso,portugues brasileiro e nao de Portugal),pensam que falamos espanhol e nos ainda somos¨simpaticos,amiguinhoe e camaradas¨.

Muito brasileiro|a ira falar sobre a tolerancia e se maravilhar sobre as diferenças culturais da Europa(como a blogueira paulistana paz e amor,que maquia os defeitos da Italia,que sao iguais aos brazucas muitas vezes).Aqui ja começam uns erros:
-Para grupos de brazucas que falam sobre a Europa unida e vangloriam os europeus isso na verdade é uma fantasia.Idealizaçao.Muitos povos europeus se odeiam por guerra passadas ou rivalidades.Italia-França,Alemanha-Italia,Inglatera-França,etc.Muitos nao consideram o leste da Europa como Europa e assim vai.E praticamente todo mundo ve na Europa a Italia como um lugar de férias,sol,praia,turismo e comida,mas ninguém ve a terra da bota como um lugar sério pela corrupçao,escandalos e mal gosto do povo aliando a vulgaridade.Italianos tem um bom marketing mas a realidade é bem outra e nao condiz com quem ve novela,idealiza o que nao existe.A realidade é outra.
-Brasileiro,como deslumbrado que é adora criticar coisas ruins do Brasil(com razao,tem que criticar o que nao presta mesmo).Mas ao chegar na Europa,ve essas mesmas coisas ruins e acha isso¨lindo,diferente culturalmente¨.Uma blogueira que sempre cito aqui uma vez citou que programas estilo BBB no Brasil(que ela criticava no Brasil)eram podres.Até ai tudo bem.Mas no seu blog citou que a TV aberta italiana(que é uma baixaria so)possuia programas interessantes como uns do estilo BBB do Brasil.Porque isso?Porque a baixaria aqui é melhor?Para aparecer aos amigos,caros,como a brasileira deslumbrada que é,que diz nao fazer amizades com outros brasileiros e assim tentar se sentir aceita.Ser ofendida por um estrangeiro pode,é cultural.Por um conacional é ofensa.Esse é o pensamento de muitos que acham a grama do vizinho fake é mais verde sempre,sendo que nao é nao.
Muitos esquecem que italianos fugiram da sua terra de origem por fome,sede,guerras.Muitos esqueçem ou olham como afronta dizer que o Brasil possui coisas boas e nao so coisas ruins.Muitos querem criticar o nosso pais mas esquecem de olher a propria cauda de paises em crise.
Ja querer humilhar um pais que olham como inferior para se sentir por cima,é comum.E nos brasileiros muitas vezes damos corda para isso.Encaramos isso como covardes e achamos isso falsamente cultural e nos omitimos.E o pior,para lugares como Italia,Portugal,Espanha,etc que possuem telhado de vidro.

E podemos viver aonde queremos.O mundo é livre.Se italianos,espanhois,portugueses e outros fogem da crise de seus paises ou mudam por ganharem mais para o Brasil,sentando o pau em diferenças culturais do nosso pais ou futilidades porque nos,que somos maos de obra qualificada e trabalhamos muito nao podemos criticar coisas realmente TERRIVEIS ou que nao funcionam no pais deles?Basta de sempre fingir ser o bonzinho e aceitar tudo de boca calada.Isso é para os fracos.Somos educados,mas firmes.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Druida e Maga por demonstrar verdade aos olhos de muitos,principalmente brasileiros cegos que adoram bajular quem finge ser o que não é.

    Para quem ousa discordar sobre o sistema de saúde italiano saiba o que eu passei com pais de colegas foram umas poucas e boas.
    Sei do absurdo pois senti na pele de amigos queridos sobre as operações em Milão que operavam pessoas sem condições por dinheiro.Matadouros em formas de hospital.

    E no ínicio da minha estadia na Itália quando residi lá passei por apertos em Roma e no sul da Itália perante ao seu corrupto sistema de saúde,fora os funcionários mal educados,sem tato e 0 de qualificação e profissinalismo.

    Acho que tem muito lugar bom mas esse é para ricos ou varia de região para região.O problema é que muitos italianos não aceitam críticas de um brasileiro ou qualquer outro estrangeiro.Essa é a verdade.E muitos brasileiros que adoram idealizar o estrangeiro e são deslumbrados aceitam o jogo de receber críticas de quem não é exemplo.Esquecem de se informar que italianos migram muito.Porque será se o país deles é tão bom?Querem falar do Brasil?Olhem como tais pesssoas migram para os EUA,Suiça e outros países.

    Acho correto receber críticas de quem é muito melhor que nós,já italianos deveriar é que ficar em silêncio e cuidar da máfia,corrupção,Berlusconi e suas putarias,fora o amor por transexuais que vão a Itália enrabar tais machões.País medíocre.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei de saber que esses italianos que você citou odeiam a Itália. Vão agir com deslumbre nos países em que estão. Aposto que vão agir que nem alguns brasileiros que dizem "Vou-me embora dessa merda de país": chegam em seus destinos, descobrem os defeitos do lugar em que vivem e, em vez de se juntarem ao coro local de indignados, voam para outras terras, repetindo "Vou-me embora dessa merda de país". Eu sei que esse tipo de gente existe no mundo inteiro, mas ainda assim me incomoda.

    ResponderExcluir
  3. E acho que os italianos até poderiam criticar os defeitos do Brasil quando não são melhores, mas num tom de: "Pô, no seu país TAMBÉM tem isso? Vamos juntar nossas cabeças pra achar uma solução!" Mas aí já é utopia demais, né...

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal.
    Amei o blog.Moro na Alemanha e fui visitar a Itália.Lugar bonito como muitos outros mas infelizmente pude notar a falta de educação do povo e como são subdesenvolvidos comparados a Alemanha.Muito bem citado a questão da rivalidade entre italianos e o povo da Alemanha que dura séculos.Também achei que italianos não tem muito com falar do Brasil,terra que os acolheu uma vez e os acolhe de novo.Infelizmente o pessoal idealiza a Itália.Enquanto na Alemanha racismo é um crime absurdo,na Itália o governo tolera mas acho que o racismo é cultural.E infelizmente o povo da terra da bota vive de passado.Muitos lugares aqui da Europa detestam a Itália e os italianos.Eu não detesto mas como conheço a realidade desse lugar,não morro de amores.

    O blog fala tudo e de modo bem verdadeiro.Parabéns.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Como já li em algum lugar, não sei se foi aqui ou outro...

    "Quando os navios italianos começaram a chegar com os italianos pra trabalhar na lavoura de café, pois estavam passando fome na itália (meu tataravô e bisavô incluso), em 1800 e pouco, Dom Pedro não permitiu que navios italianos aportassem no Rio, por dizer que os italianos eram os "negros" (pejorativamente falando) da europa, mal-educados, gritalhões, péssimos háitos, festeiros, etc. Tirando o racismo contra os negros, acho que é bem assim que os europeus vêem os italianos, mas os portugueses não ficam tanto atrás não!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu penso que existe um senso comum quanto ao que torna um povo mais civilizado ou mais culto do que outro, embora os termos civilização e cultura, em seu sentido antropológico original, sejam neutros e não tragam embutido nenhum julgamento de valor (por exemplo, os índios brasileiros têm a sua civilização própria e a sua cultura própria, disso ninguém duvida). Eufemisticamente, afirmamos que determinado povo é "mais educado" do que outro, e pronto.

    Entretanto, é preciso reconhecer que há valores universais que passam ao largo das peculiaridades culturais, e que a adoção gradativa desses valores é o que distingue o que o senso comum chama de civilizado daquilo que o senso comum chama de selvagem. Através da História, alguns povos têm se adiantado nesse sentido, ficam para trás no período seguinte, voltam a se adiantar mais à frente, e assim sucessivamente. Hoje os alemães consideram os italianos mal-educados, mas no passado, os cronistas latinos descreviam os celtas e germânicos como uma gentalha abominável, brutos e ignorantes.

    Eu penso que o importante é não perder de vista esses valores universais, e não cair na besteira do relativismo cultural, tese que proclama a estrita equivalência entre todas as culturas. Nós, brasileiros, caímos nessa armadilha politicamente correta, e hoje somos obrigados a exibir as favelas e a bunda das mulatas como legítima manifestação da brasilidade, sob pena de sermos considerados elitistas e racistas, e ficamos inibidos de exibir ao estrangeiro qualquer manifestação mais refinada de nossa cultura, pois dirão que somos etnocêntricos e estamos desprezando nossa "verdadeira" cultura.

    Mas se a falta de civilidade de italianos e portugueses irrita aos povos mais educados do norte da Europa, a falta de civilidade dos brasileiros, por outro lado, parece até agradá-los, a julgar pelo sucesso que fazem por aqui certas categorias de brasileiros. Isso ocorre porque eles não nos consideram seus parentes nem herdeiros de sua civilização, e portanto não temos que ser civilizados como eles; ao contrário, a dicotomia Civilizado X Selvagem é projetada sobre nós. Isso agrada a muitos europeus médios. E curiosamente, agrada também a muitos brasileiros.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.