terça-feira, 29 de maio de 2012

Comportamento:O que é o Eupirismo x o povo deslumbrado no exterior

O ego de um-a eupirista.O mundo gira em torno dele ou no caso de muitas,dela.

EUPIRISMO seria a comprovação de estudos científicos baseados em suas próprias experiências.
Ou seja, baseando-se somente na sua opiniao ela descreve o mundo(escreveremos no feminino por ser o genero que mais usa o eupirismo aqui no blog e pelo que sabemos,no mundo).

Pessoas eupiristas sao muito comum de encontrarmos no exterior e tem essa tendencia que usam como arma:negar os fatos coletivos e estatisticamente comprovados  baseando-se somente na propria experiencia.
Iniciamos o blog e apesar de havermos falado das nossas experiencias,tentamos analizar a causa coletiva de muitas coisas.O individual aqui nunca foi o foco principal.Mas tem muito blog e pessoas que adoram generali zar baseando-se no individual,no proprio umbigo,mesmo dizendo depois mais tarde uma frase pseudo-intelectual hippie”Nao generalize”.
O eupirismo é constatado quando:
A-Verifica-se um problema ou açao de um povo que acontece com frequencia.Ou seja,algo comum.Exemplo:Italianos amam comer(basta analizar e voce vera que é fato,80% ou mais das pessoas tem como hobbie  ou tema de discussoes falar de culinaria,dizer que sao os melhores,etc.Tudo bem,cada um é cada um .A logica aponta para a maioria nessa questao).
B-O eupirista(em geral,uma pessoa metida a pseudo-intelectual-revolucionaria,deslumbrada,do contra e  hippie de conveniencia) afirma que nao é bem assim, pois as pessoas que ela conhecem odeiam comer ou ela detesta comer,ou qualquer outra coisa que negue o obvio.
O eupirista em geral aparece quando existe um quadro de responsabilidade.Se voce disser que existe um problema e quem causa é o grupo x pois tal grupo age assim,assado,pensa  assim,culturalmente assim,etc,enfim,voce segue uma logica.O eupirista se for desse grupo x ira dizer que nao sao todos e tal e que ele por exemplo nao é assim(mesmo que seja mentira)e ira generalizar baseando-se em si mesmo e nao no que todo o mundo ve,numa clara demonstraçao de egocentrismo e desculpas para fugir da responsabilidade.
Aqui na Italia é muito comum encontrarmos eupiristas,principalmente mulheres deslumbradas embora esistam homens também,em geral descendentes ou pessoas com pouca cultura.Essas chegam no pais ha 3 dias,nao conhecem nada da propria historia,mas querem conhecer tudo aqui.Nem sabem como é a vida real e ficam idealizando coisas ou achando desculpas pequenas para suportar mentiras  grandes.Pois bem,essas pessoas nao pensam,nao criticam e tem medo de analisar  mais o fundo certos habitos,certos pensamentos,certas atitudes pois por estarem em um pais estrangeiro e por terem medo de ficarem sozinhas(mesmo que algumas digam ser o Rambo de vestido),fingem-se enturmar e usam uma arma universal e que propaga o estereotipo da mulher brasileira(e MUITA MULHER LEGAL SOFRE POR CAUSA DESSAS PIRIGUETES).

Muitas garotas chegam na Italia ha 3 dias e embora nunca tenham tido vontade de conhecer melhor a propria historia e habitos culturais no Brasil,tentam tornarem-se italianas em 24 horas.Como sao deslumbradas e facilmente enganaveis começam a achar tudo lindo,sem questionar.Muitas  querem conhecer toda a historia da Italia ou de qualquer outro pais(desde que estrangeiro).Muitas engatam relacionamentos com locais mesmo que feios,normais ou de atitudes duvidosas(que aqui também esiste).Tais locais,se fossem brasileiros ou vivessem no Brasil nunca teriam todo esse charme.Mas por serem estrangeiros dao as garotas o que elas mais querem:STATUS,pois  essas irao contar para as amigas e familia que namoram um local,dizendo que isso é “amor”e justificando todos os defeitos da pessoa(nao existem homens e mulheres perfeitos),com futilidades.Ela assim finge-se integrar a sociedade por dormir com um local e finge estar por cima para a familia e amigos por STATUS mesmo que a sua vida real seja um inferno ou nem 2%do que ela demonstra ser.
Ao questionar coisas da sua vida ela mesmo ira achar desculpas pois quer manter o STATUS de celebridade vencedora,que finge viajar pela Europa a toda hora e comprar futilidades mesmo que passe boa parte do seu tempo em casa no interior do interior ou em um lugar que ela nunca moraria no Brasil.Muitas sao exploradas pelo marido ou sogra, ou familia e sofrem preconceito.
Mas mesmo apos isso tudo ou mesmo vendo a atitude coletiva e o pensamento coletivo do povo,ela ira dizer”comigo é diferente,eu conheço pessoas diferentes,etc  etc, nao generalize(embora ela generalize baseando-se SOMENTE em si mesma).
Por algum motivo,feministas também sao eupiristas mas nao é o caso desse topico falar delas.
Recentemente vi umas mensa gens no blog da nossa amiga Luma aonde uma garota feminista de conveniencia começou a usar do eupirismo para atacar a blogueira que nao concordava com a visao”moderna “da leitora.
Lembre  que o eupirista na verdade generaliza baseando-se sempre em si mesmo,nunca nos outros emu ma clara demonstraçao de egoismo.E morando fora,voce ira encontrar varios deles muitas vezes pois se apegam somente ao suas proprias experiencias e esqueçem de analisar a historia ,habitos e o fator psicosocial do grupo local.Se o eupirista for brasileiro o problema é que além de generalizar desse modo,ele ira justificar as falhas do estrangeiro como”fator cultural”,”mente aberta” ou outras desculpas,enquanto no pais dele o mesmo problema ele iria criticar e retalhar sem piedade.
 Leia mais sobre isso e esse modo de agir no post "Descendentes deslumbrados"

3 comentários:

  1. Não conheço a palavra "Eupirismo" e até procurei no Google o seu significado, o que aumentou ainda mais a minha curiosidade, pois quando a encontrei, ela estava inserida em um texto que remetia aos "gays".
    Independente disso, entendi perfeitamente a sua postagem, que concordo em número e grau. As pessoas tendem a falar de suas próprias experiências quando não têm conhecimento amplo sobre determinado assunto, mas a exacerbação do ego, remetendo tudo para si mesmo, chega a ser deveras chato!! Pessoas que começam frases sempre com "Eu..." isso, "Eu..." aquilo, não sabem escutar ou quando leem não compreendem a mensagem enviada.
    Por exemplo, naquele texto que você comentou, uma mocinha deturpou completamente a postagem, como se eu tivesse escrito "odeio sexo" e daí... estou à léguas da "realidade" dessa moça, porque penso, não precisamos reafirmar ou falar aos cântaros das nossas peripécias sexuais, assim como, retornando ao seu texto, acreditar piamente que está "abafando" para na realidade estar sendo explorada.
    Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma.Agradecemos a sua visita como sempre,seja bem vinda.

    O significado da palavra eu nao sei(realmente nao sei até se existe).Usei no post de modo ironico para focalizar nos egocentricos,individualistas e vaidosos que so falam isso,que por sinal detesto e vejo ser uma falta de argumentos ou covardia junto com fantasia.

    Morando no exterior vemos homens deslumbrados e principalmente mulheres deslumbradas que é sempre o EU,EU,EU....

    Sua objetividade me causa inveja(da boa):
    "...não precisamos reafirmar ou falar aos cântaros das nossas peripécias sexuais, assim como, retornando ao seu texto, acreditar piamente que está "abafando" para na realidade estar sendo explorada....".Perfeito a sua frase.

    Isso é que o sempre falamos e vale para sexo,vida,trabalho,etc.Ostentar para que??Para satisfazer o proprio ego.


    Leia os ultimos posts,estamos com a fabrica a toda :)

    Bom final de semana para voce também,garota.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.