domingo, 8 de março de 2020

Coronavírus: como a Itália tomou lugar da China como principal foco de preocupação



(Desenho italiano feito por artista italiano citando o despreparo do italiano comum sobre o que acontece no mundo)

Muitas pessoas nos enviaram mensagens preocupadas sobre  que acontece na Itália e o que achamos sobre isso como enfermeiros embora não estamos residindo mais em solo italiano (Obrigada, meu Deus).

Bem, não iremos falar sobre outros fatos que muitos nos perguntam em mensagens sobre italianos fazendo turismo sexual, a certeira fama de vagabunda da mulher brasileira no exterior, racismo REAL e o deslumbramento jeca alguns brazucas descendentes que nunca estiveram na Itália e ficam de mimim emotivo . Querem saber sobre isso? Leiam em nossos posts anteriores como este no link abaixo.

https://verdadeiraitalia.blogspot.com/2015/06/frases-que-ja-ouvi-dos-italianos-por.html

Queremos falar sobre a doença já infectou mais de 82 mil pessoas em 50 países: o coronavírus.

Jornalistas fazem um terrorismo "intelectual" em mass pois isso vende jornais e aumenta a quantidade de cliques nos sites da internet. Tem pessoas lucrando com este caos todo. Nada contra lucrar de modo honesto. Isso somente prova que o mercado é amoral (nem bom e nem ruim) e somente segue a lei de oferta e procura. Procurem porcaria para comsumir, tenham oferta de porcaria.

Entretanto, devemos lembrar do ponto de vista profissional que o Coronavírus pode vir a gerar no bem estar das pessoas e que idosos sofrem mais riscos, inclusive o risco de morte. Isso deve ser tratada com seriedade.

O problema não parecer ser a letalidade (capacidade de matar do vírus) que parece ser baixa quando comparada com outros vírus. O problema na verdade é a capacidade de se espalhar rapidamente. Este vírus é mais, que como aconteceu no passado, mistura o DNA humano com o DNA animal.

Antes de iniciar o post vamos lembrar alguns termos que seguem sendo usados incorretamente por jornalistas:

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. 

Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. 

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.  A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. 

Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Recentemente,  o governador de uma região setentrional (norte) da Itália, a Lombardia,  considerada a mais rica da Itália, decidiu entrar em quarentena autoimposta depois que um auxiliar dele foi diagnosticado com o novo coronavírus. A doença afetou também cidades que estavam originalmente fora dessa zona de quarentena — a exemplo de Milão, capital da Lombardia, que tem 1,3 milhão de habitantes e concentra 10% da economia italiana.

avanço do coronavirus na italia

Jogos de futebol foram cancelados. Desfiles de moda, esvaziados. Pontos turísticos estão fechados e diversas empresas passaram a adotar trabalho remoto. Em um dia, a Bolsa de Valores de Milão despencou 5%.

Em Veneza, que não está sob quarentena, mas está localizada em uma região (Veneto) com cidades fechadas, o Carnaval foi encerrado dois dias antes do previsto.
O avanço da doença na Itália também já começa a afetar outros países. Casos na Áustria, Croácia, Grécia, Suíça, Argélia, França, Espanha, Alemanha e Brasil foram ligados a pessoas que estiveram no norte italiano.

Essa região italiana se tornou o novo centro da crise ligada ao surto, que começou na China em dezembro. A doença já infectou mais de 82 mil pessoas em 50 países, e agora há mais novos casos sendo descobertos fora da China do que dentro.
Mas como a situação mudou a ponto de o governo chinês prever o controle da transmissão da doença até abril e a Itália ter cidades sob quarentena e uma explosão de centenas de casos que afetou outros seis países, incluindo o Brasil?

Atualmente, a Itália tem o maior número de casos de coronavírus na Europa, com mais de 400 infectados e 12 mortes — todos os mortos eram pessoas idosas, que apresentavam quadros clínicos já muito comprometidos por outras doenças.
A situação deteriorou rapidamente no país. Ninguém sabe direito como isso começou, mas há suspeitas.

Mapa do coronavirus na itália

Isso tem duas consequências práticas: torna muito difícil tanto encontrar o "paciente zero" (aquele que deu início ao surto) quanto monitorar todas as pessoas que tiveram contato com pacientes infectados.
Estima-se que uma pessoa infectada com o novo coronavírus transmita o vírus para até outras três, em média.

Na Itália, não é possível afirmar até agora se a explosão de casos recente teve início com uma pessoa que saiu da China ou de qualquer outro país.

Mas o governo abriu uma investigação em torno de um possível "paciente um", um homem de 38 anos identificado como Mattia, que mora em Codogno, cidade de 16 mil habitantes considerada o epicentro do surto italiano.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, acusou um hospital de falhas de procedimento para diagnosticar e isolar esse homem, que foi internado em estado grave.

Segundo a imprensa italiana, suspeita-se que esse homem esteja ligado à transmissão do vírus para a mulher grávida, um amigo dele e três idosos que frequentam o bar do pai desse amigo, além de oito profissionais de saúde e pacientes do hospital onde ele foi atendido.

Um dos problemas apontados pelo governo é que o hospital não tratou o caso como suspeito do novo coronavírus, já que não havia ligações claras entre o paciente e a China, e teriam se passado 3 dias até que ele fosse isolado.

As autoridades locais de Codogno negam qualquer falha de procedimento. Mas a pressão tem aumentado em torno da investigação que tenta descobrir a origem do surto.
Nas regiões da Lombardia e Veneto, 11 pequenas cidades estão isoladas sob um plano de quarentena. Durante as próximas duas semanas, 50 mil residentes não poderão sair das cidades sem uma permissão especial.

Escolas, universidades e cinemas foram fechados, e diversos eventos públicos, cancelados.
Outra consequência é um desabastecimento parcial de supermercados. As prateleiras estão vazias em meio ao pânico da população, que passou a estocar alimentos, remédios e itens de necessidade básica.
Franceses e alemães provocam os italianos por terem “iniciado” a transmitir o Coronavírus para o resto da Europa. Vejam no youtube abaixo.




Italianos do sul (parte meridional) que em geral migram para o norte italiano hoje fogem para as suas cidades natais no sul mesmo isso sendo condenado pelas autoridades locais que pregam o isolamento/ quarentena total para evitar que outras pessoas seja contaminadas.

Image may contain: 5 people, crowd, text that says "Vergogna. Siete arrivati qui Milano da tutte regioni d'Italia per cercare occasioni, opportunità, felicità. Se andate primo Milano, perché la abbandonate quando ha bisogno voi. secondo al paese in cui tornate, sia pochi centinaia km o sud. Perchè farete circolare malattia ovunque, contagerete persone (forse) ancora lontane pagheremo tutti. già difficile evitare il virus arrivi ovunque, contribuite anche voi. pensate breve lo troverete anche nel paesello in siete cresciuti. Disfate la valigia fate le persone responsabili. nella città che avete anche quando è piegata difficoltà. Fatelo riconoscenza, se il bene abbastanza."

Como enfermeiros brasileiros e profissionais, desejamos melhoras aos doentes, parabenizamos os colegas e profissionais que lidam este caos atual. Desejamos que os italianos, conhecidos por discutirem picuinhas beirando a futilidade como roupas e tipos de comida, usem de pragmatismo e sejam profissionais para evitar que o caos se espalhe  pelo solo europeu.

Resta aos deslumbrados que nada sabem da Europa e acham que é toda igual e feita de pessoas de bem e evoluidas que baixem a bola. Desejamos que todos os lugares do mundo se unam para combater este mal que nos atinge. Sei de italianos que moram no Brasil e ganham a vida em SP que falam mal do Brasil e quando algo ruim atinge os brasileiros, este povo descarado ri e faz piadas. Não faremos isso aqui. (as piadas acima de mal gosto foram criadas pelos mesmos italianos).

Lavem as mãos, cubram a boca ao tossir e protegam-se.




2 comentários:

  1. Bom ver que o maravilhoso blog de vocês continua de pé!

    ResponderExcluir
  2. Vocês ficaram sabendo desta notícia? Um famoso ator italiano da série Gomorra (que inclusive é exibida aqui no Brasil pela tv a cabo), está de quarentena com o vírus e com o cadáver da irmã morta pelo Corona, dentro da própria casa, postando até vídeo nas redes sociais sobre a sua situação: https://istoe.com.br/infectado-pelo-coronavirus-ator-da-serie-gomorra-esta-isolado-com-o-corpo-da-irma-morta-pela-doenca/?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.