quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasileiros e o complexo do vira-lata.


Boa tarde.

Recebi um email interessante. E fala de uma grande verdade.
Podemos notar em grande parte dos brasileiros e brasileiras o seu complexo de inferioridade como povo. O complexo do vira-lata.

Recebi um email sobre isso e posto agora.

Minha visao? A pura verdade.

Boa leitura.

Druida.

Autor: desconhecido.

Eu já tive sorte de poder viajar por muitos continentes. E sinceramente entendo porque o Brasil muitas vezes não se desenvolve. Temos dois problemas: somos portadores do complexo de inferioridade, a sindrome do vira-lata ou possuímos um “nacionalismo” exagerado.



Conheci muita gente nessas minhas viagens, muitas culturas e apesar de detestar generalizar vejo sempre o mesmo comportamento de brasileiros:amam importados, amam tudo o que vem de fora e tem a facilidade de negar o pais de origem.Adiciono que brasileiro adora dizer isso”não generalize”,porém esquece que é generalizado por todo o planeta.

No exterior,as árvores são mais bonitas, as frutas mais suculentas mesmo se importadas do Brasil, a água mais limpa, tudo funciona melhor, não existem problemas, violência, corrupção, as pessoas são mais bonitas,etc.

O café europeu é importado do Brasil e de outros lugares, mas é bem melhor que o café daqui. Muitas frutas como banana, abacaxi,mamão, são importados do Brasil para a Europa mas na Europa é tudo melhor.Alguém pensou como em muito pais frio chega essa comida toda se eles nem clima tem pra isso?

No exterior como dizem alguns brasileiros”o Brasil deveria ser explodido” pois moram no primeiro mundo.Mesmo que tudo isso não seja verdade na vida real, para brasileiros,tudo que é “made in Europe”,”USA”,... é melhor.Isso da status e faz algumas pessoas sairem do grupo comum e fazer parte do mundo de celebridades,de ser “fino” na cabeça delas. Outras enganam a si mesmas,  maquiam as suas frutraçoes e querem se esquecer do passado brazuca e assim haverem mais status entre o seu grupo social.

Não é a toa que nossas mulheres abrem as pernas pra qualquer gringo com sotaque,embora tenham fama de prostitutas e facilmente convencidas a fazer sexo segundo os gringos, a indústria brasileira concorre com importados muitas vezes de menor qualidade mas estes são”superiores”por serem de qualquer outra nação, e quando aparece um escândalo ou particularidade com alguma pessoa publica, os próprios brasileiros dizem” é coisa de Brasil”.Os brasileiros possuem a capacidade de vomitar no espelho quando moram fora ou conhecem algo novo.

Porém, esquecem que Boris Yeltsin, era um bêbado mas ninguém fala nada. George Bush filho, idem, mas é admirado por muitos brasileiros. A primeira dama da França, a italiana Carla Bruni sempre teve fama de sair com homens ricos e poderosos, mas em vez de interesseira é independente. Se fosse uma brasileira a fama já seria outra. Para concluir, temos o primeiro ministro italiano Berlusconi envolvido em corrupção, tráfico de influencia, associação com o crime organizado, que paga prostitutas menores de idade e assim vai. Mas afinal ele pode e não é um “safado brasileiro”.Ele é europeu.

A Austrália recentemente aumentou os gastos militares em milhões, mesmo que não tenha muitas riquezas a defender, mas eles podem. Se fosse no Brasil, que tristeza. Chega de dinheiro para os ditadores militares,etc. Alguns paises apoiam os EUA no Oriente Médio(sou contra o apoio a eles) mas os brasileiros fazem além: apoiam o Ira.
O rei da Suiça escreveu um livro que fala de casos com prostitutas que pagava mas é normal, passa batido.Se fosse no Brasil iriam dizer”tinha que ser aqui”.

O nacionalismo exagerado do brasileiro é curioso.Seria o inverso de tudo isso.O Brasil é sem defeitos.Funk é musica de qualidade,Tiririca é uma pessoa inteligente e com grande capacidade, saber somente de festas é “ser de bem com a vida”,etc. Fazem uma propaganda muito estranha e divulgam a própria imagem de modo bem distorcido. Em muitos países o turismo é baseado em museus, obras, cultura, gastronomia, paisagens e festas. No Brasil é paissagens,festas, mulheres,sexo,carnaval, sendo o resto deixado para último plano. O turismo sexual explica isso.Depois reclamam porque o pais não é respeitado.Ficam tristes e choram o leite derramado.

Existe também o “falso patriotismo”.Em carnaval e copa do mundo para muitos tem que sair de verde-amarelo até em funeral. “Sou brasileiro com muito orgulho”. E apesar de dar alguma alegria para o povo,isso não faz a máquina andar. Já em saber votar em eleições ou pra divulgar uma imagem boa do Brasil, coisas importantes, os patriotas desparecem.Sempre pensei que o analfabeto politico é o pior analfabeto que existe por motivos bem racionais visto que da o poder a alguém para administrar um estado com interesses coletivos.

Por isso concordo com Nelson Rodrigues, a síndrome do vira-lata vai além do futebol para o brasileiro. Queremos resolver os problemas do mundo, do Irã, Oriente Médio,queremos ser amigos de todos, os " simpáticos" mas não resolvemos os nossos. Não valorizamos coisas do nosso pais que possum muito valor para os gringos, somos ofendidos por gringos e sorrimos dizendo”somos todos irmãos” e ficamos calados.Pior, somos ofendidos por paises gringos que não são melhores que o nosso pais e nem dão exemplo, mas ficamos com o rabinho entre as pernas. Não temos heróis, valorizamos Rambo,qualquer estrangeiro mas esquecemos de quem lutou pela independência do Brasil, quem lutou na II Guerra Mundial, de atletas com Pelé,Senna,Helio Gracie, João do Pulo,Santos Dumont, Sérgio Vieira de Mello,etc.
Sou brasileiro e sempre defendi o Brasil de gente que faz,trabalha e se da ao respeito. Quanto a quem é “vendido”, depois não se lamente ao ser taxado.Ao menos digam isso: “Brasileiros não são  todos iguais”..

8 comentários:

  1. Oi Druida.

    Realmente brasileiro é muito deslumbrado.Coloque um produto brasileiro e um importado de mesma qualidade pra ver qual ele vai comprar?

    Coloque uma pessoa brasileiro e um extrangeiro pra ver qual ela vai namorar?

    Depois falam do turismo sexual.
    Me poupe.

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Brasileiro é idiota.
    Olhe um exemplo simples: com tanta coisa linda do nosso Brasil e o que escolhem de mostrar pro presidente Obama?Favelas.

    Vc ja viu algum lugar no mundo que somente mostra o seu pior como valorizar bandidos, favelas,drogas e querem que depois do Carnaval os problemas desapareçam?Isso é o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Gente,
    isso nao e' complexo de inferioridade mas vitimismìsmo.

    Ate' a proxima.

    Fa'

    ResponderExcluir
  4. Isso é a coisa mais tradicional brasileira.Achar que somos inferiores ou exageradamente superiores.

    Post muito bem escrito!Vou encaminhar!

    ResponderExcluir
  5. Em quanto tiverem descendente e nao " brasileiros " seja no poder ou no povo o Brasil sera um pais de todos e nao do brasileiro. Nao e dito que a nossa cultura e so o carnaval e futebol, possuimos historia mesmo que seja poco conhecida ate mesmo por nos. Precisamos entender que fomos conolizados mas que nao somos mais, que existe uma nova geracao uma nova raça e nao mais o descendente disso ou daquilo. Que possuimos a nossa lingua mesmo vindo de outra. Quantas linguas sao derivadas do latim? Ate mesmo tal lingua teve influencia grega. O povo precisa de alguem que o acorde .

    ResponderExcluir
  6. Convido todos brasileiros a lerem isso.Excelente texto.

    Pior aqueles que falam mal do Brasil, viram mal tratados no exterior mas amam fingir que anda tudo bem pela internet haha.

    ResponderExcluir
  7. É cara... aprenda a escrever corretamente em português mesmo, e depois eu penso se darei crédito a essas difamações gratuitas que você postou aqui como sendo verdades. Sim, porque para: 1º) meter o pau em costumes que deveriam ser imitados por nós, como a organização japonesa e alemã, 2º) criticar a pontualidade com que os estabelecimentos fecham na espanha, 3º) descer a lenha em um dos países que mais bem recebem imigrantes latinos - o Canadá - , e 4º) dizer que ser franco e objetivo é defeito, eu suponho que o senhor deva ser um modelo impecável de comportamento, não?

    Mal de brasileiro é exatamente esse: ser folgado. Entra em um país estrangeiro, não respeita os costumes e leis locais, ou pior: chega a zombar dos costumes diferentes do povo local. Quer impor a todo custo seu jeito de ser, se acha o máximo quando consegue as coisas no "jeitinho", e quando desagrada aos outros com seus modos desrespeitosos e invasivos, vem para casa choramingando e dizendo como os estrangeiros discriminam os brasileiros, e mimimi... o eterno complexo de vira-lata! Se vai à casa de um amigo, é os hábitos e horários dele que você vai respeitar e seguir, não os seus! Siga essa regra em países estrangeiros, e você é respeitado, simples assim!


    Turistas brasileiros são vistos no exterior com desconfiança. Eles já sabem que os brasileiros vão driblar as regras, por achar que ‘no final dá tudo certo’. Sendo assim, para que aprender e respeitar os costumes locais? O jeitinho brasileiro é justamente a garantia de adaptação a qualquer cenário, e muitos se orgulham disso. Ir para a Europa e trabalhar ilegalmente é visto como normal. Em Portugal, isso já é um problema endêmico, e o Brasil está exportando ‘guardadores de carro’ para esse país. Na Inglaterra, um guia feito pelo governo para a Olimpíada de 2012 afirma que os brasileiros são folgados, falam alto e sempre se atrasam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Andrey Brasileiro Wischneski

      Voce inocentemente acha que o jeitinho é coisa do Brasil?hahahahahhaha

      Em 1500 quando fomos descobertos aqui o pessoas se matavam, roubava, era corrupto etc e etc. Estude,moleque.

      1)Quem aqui meteu os paus nos costmes legais do Japao e da Alemanha?
      2)Quem criticou a pontualidade da Espanha?
      3) Repito o mesmo para o resto. Aonde voce leu isso?

      Voce me conhece para dizer que eu sou folgado? Quem disse que nao falamos em nos adaptar? Sempre pregamos isso.

      Discorco de voce, caro brazuca. Brasileiro trabalha e rala muito. Existem sim os idiotas mas aonde dizer que nao existem idiotas? Ou tu acha que no estrangeiro tudo funciona a maravilhas? E porque sera que os estrangeiros hoje estao indo novamente mais uma vez de mala e cuia para o Brasil?

      Discordo de voce e notei uma coisa: com essa tua furia e revolta por ser brasileiro voce nao nega o sangue daquela parte do povo deslumbrada, lacaia, que baba ovo e sempre olha para o pior da tua familia ao mesmo tempo que acha os desconhecidos melhores.

      Se tu acha brasileiro folgado e que fala alto pelo jeito deves conhecer a Italia so a turismo mesmo hahaha.

      Vi que tu é do sul. Meu pai também é conheço muitas pessoas boas do teu estado. Infelizmente voce deve ser daqueles pela saco metido a conhecedor do mundo que nem leu o blog direito.

      Eu morei 2 anos em Londres, hoje resido aqui porque financeiramente é bom e profissionalmente sou capaz, morei em outros lugares e posso te dizer: nada é perfeito, cada lugar tem os seus problemas e qualidades.

      Nosso blog surgiu para diminuir o desequilibrio criado pelos puxa sacos que dao a mae e a namoradas para qualquer estrangeiro como voce, os mentirosos metidos a nobre que sao de fora que vao ao Brasil falar besteira e moram e trabalham la.

      Excluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.