sexta-feira, 3 de junho de 2011

Culinaria italiana x Culinaria Brasileira:diferenças culturais e marketing.



Ola
Desnecessario dizer como muitos em cima do muro dizem:"Todo lugar tem sua,cultura,culinaria,etc" e que voce deve "respeitar os habitos"estando fora do Brasil(ja estao julgando que  voce nao respeita nada.)
Pois bem...respeitamos.Mas o que dizer de pela-sacos estrangeiros que vao ao Brasil,falam mal do povo,culinaria e até daqueles  habitos culturais,culinaria,etc que devemos respeitar no pais deles?A boa e velha balança desigual da recriprocidade que so deslumbrados e hippies paz e amor acreditam ser real.
Pois bem...
Nesses dias o Druida resolveu fazer um jantar pra uns amigos. Como gosta de cozinhar sempre quando esta em casa pensava que seria facil.Como tive tempo e era pra amigos pensei que iria ser legal e divertido. Até lembrar que haveria alguns convidados italianos.

Porque isso,Druida?
1-     Italianos sao bairristas e se acham o gas da Coca-cola pois pensam que o mundo foi criado por eles.Isso aliado a cozinha multiplique por 1000 na decima potencia. Ou seja, acham que so eles sabem cozinhar a comida deles e a culinaria italiana é a melhor do mundo,segundo eles.Toda culinaria que nao seja italiana é considerada podre:desde a francesa,americana,inglesa,alema,japonesa e até a brasileira...Po,como pode um povo que passou fome na Segunda Guerra,comiam até gatos(cidade de Vicenza),que fugiram da Italia por passar fome,chegando ao Brasil e que comiam qualquer coisa,hoje serem os mais frescos do mundo?Talvez porque "esqueceram" o seu passado nem tao glorioso?Passar fome nao é problema ou necessidade.O problema é a arrogancia e a soberba sendo que possuem telhado de vidro.

2-     Italianos sao ignorantes em relaçao a culinaria de outros paises, pois acham tudo nojento que nao seja pasta, pizza,lasanha e afins de pratos que sejam fora da Italia.

3-     Eu imagino que em um planeta como a Terra, com mais de 110 paises e nacionalidades diferentes a diversidade cultural seja imensa tanto no ambito linguistico, cultural e culinario. E o que necessariamente é bom pra um povo, nao é bom pra outro.Somos inumeros povos,certo? Pois bem, italianos nao pensam assim..

4-     Muita gente como o povo brasileiro tem a essa tendencia a querer provar uma coisa diferente(especialmente e infelizmente algumas mulheres brasileiras no ponto de vista sexual e que depois reclamam da propria imagem).Isso vale tambem no caso do brasileiro sobre a culinaria estrangeira. Queremos saber como é e isso é legal(as vezes muita gente até diz odiar feijao e arroz porque se sente estrangeiro, coisas sem comentarios). Pois bem, italianos querem provar a periquita das nossas mulheres, mas ja comer um prato diferente, dos latinos “da selva e favela”?Nem pensar pois é nojento(raras execessoes fazem isso, incluindo maridos de leitoras) E isso vale pra pratos tipicos do Norte da Europa e de qualquer lugar do mundo. Os italianos sao extremamente fechados nessa parte.

Estava eu fazendo o jantar  de pratos brasileiros e italianos quando chegaram os nossos convidados. E sao pessoas com estudo, longe de serem os ignorantes que nunca estudaram. Mas como sempre cito, é impossivel falar de culinaria com algum italiano.

Se voce for cozinhar um prato italiano,eles SEMPRE DIRAO: o  prato da minha mae ou avo é melhor, voce cozinha bem mas ninguem faz um prato italiano como um italiano,etc.

Se voce for cozinhar um prato do seu pais ou de outro pais que nao seja a Italia, os comentarios serao: o que é isso?(as vezes até cheirando pra saber o que é),do que é feito,como fazemos para comer, irao olhar com cara de nojo ou desconfiados, irao achar que é um prato da selva brasileira, se voce misturar tudo e disser que é assim que se faz irao fazer o contrario e por em pratos separados pois estao na Italia e aqui se faz assim,etc.

Lembro de um programa de TV do chef  ingles Jamie Oliver que veio a Italia e comentava sobre a culinaria italiana e seus produtos com educaçao. Ao cozinhar  pratos italianos pra uma familia de italianos obteve comentarios como “bom mas nao é igual ao da minha mae ou avo” e “voce mudou isso entao nao ficou bom” o que demonstra a quadradice e a capacidade dos italianos de criarem tabus alimentares (ate uma forma de preconceito) em um assunto tao vasto como a culinaria, que depende de fatores como clima, localizacao geografica e cultura.

E muitos brasileiros irao dizer que a nossa culinaria é ruim e até apoiar o  leitor Franco que ja citou que no seu blog que nos brasileiros somos mal educados, nao temos modos a mesa e nossa culinaria é horrivel pois nao é conhecida no mundo.

Como amante da cozinha,viajante pelo Brasil, ex- subchef de restaurante e cozinheiro oficial da minha casa e familia afirmo que quem tem uma culinaria com frutos das inumeras etnias que vieram ao Brasil e que possui pratos como pao de queijo,kibe,pao sirio, feijao tropeiro, churrasco, tutu a mineira, pamonha, acarejé, churrasco, feijoada, feijao e arroz, tapioca, cuca, ambrosia, arroz doce, pastel, açai, carreteiro, manjar de ameixa,mochecha de peixe,Apfelstrudel(strudel),etc,etc  e etc...........  nao perde pra nenhuma pais na culinaria mundial. Simplesmente nao somos conhecidos pois nao temos um bom marketing  e nao sabemos vender a nossa imagem.

Nao sou arrogante e metido como um italiano(eles tem uma culinaria boa e bons produtos tambem) pra dizer que “somos os melhores” mas possuimos muita coisa boa que somente ignorantes estrangeiros e brasileiros deslumbrados negam desconhecer por serem frutos da propria ignorancia.

Pra saber mais

22 comentários:

  1. hahahahhahah

    Divertido esse post. Adoro o jeito que vc escreve. Todo mundo passa por isso ao tentar falar de culinaria com os italianos.

    Povo acha que inventou a comida quando na verdade passavam fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem muito brasileiro passando fome até hoje...

      Excluir
  2. Sem falar na cena de ser convidado para um jantar ou almoço de casa de amigos e ter que comer sempre em pratos descartaveis com talheres idem e por ai vai....
    Ja vi um Italiano brigar com a namorada (Brasileira) so pq a menina cortou a pizza de um jeito diferente do dele.
    Me polpe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sao coias sem noçao.Cada um deve respeitar o outro.O problema é que o Brasil so respeita e nunca se faz respeitar,recebendo ordens de quem nao tem moral para mandar.

      Enfim,nosso deslumbre começa ai.

      Valeu Brenda.

      Excluir
  3. Eu sei bem disso....que gente chata!!!!!!!!!O meu marido so comia carne e salada quando foi ao Brasil pela primeira vez. Depois de quinze anos juntos ele experimenta alguma coisa mais! Mas adoooooooraaaaaaaaa churrasco e churrascaria, mais do que comida italiana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Druida. Vi o livro de uma brasileira na casa de uma amiga que me parece bom "Sapori del Brasile, di Debora Dienstmann & Curt Schroeter" .Escrito em italiano e socmente menu brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a comida e tempero brasileiro não tem comparação! As massas' são ótimas, porém nossa diversidade na alimentação não se compara!
    Somos de um país tropical, e com isso nos beneficiamos muito, sem contar em nossa criatividade em preparar pratos!
    Ah e outra coisa, o modo de trabalho nas cozinhas de fora, não passariam pela vigilância sanitária brasileira, pois aqui tudo é muito mais limpo, quem puder que analise as cozinhas de lá e falem.. xD
    Abraços,
    Diego Fiuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk Delirio total. As majorias dos bares de Campinas aonde eu moro nao tem nem licencia- Ou club que eu frequento, um dos melhores de Campinas lava os bratos dentro de um recipiente com agua e sabao....kkkkkk a italia falando so de queijo tem 400 tipos diferente. A vossa presinçao e ignorancia nao tem limite. Ahhhhhhe' verdade tem que DEUS e' Brasileiro entao.......

      Excluir
    2. Aprenda a escrever antes de responder a qualquer post.Como quer se expressar se nao tem capacidade nem de formar uma frase que faça sentido?O objetivo não é afirmar qual culinária é melhor,mas sim fazer uma pequena comparação,e mesmo que a culinária italiana seja boa,não é a única.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Druida.

    Tenho visto o seu blog e o achei muito bom.
    Eu o conheci através do blog que se chama Brasil com z.

    Só uma coisa me deixou na duvida: Todos os italianos em geral são metidos (como você falou) ?

    David


    David

    ResponderExcluir
  8. Ola David, seja bem vindo e grato por postar.

    Nem todo italiano é metido assim com nem todo brasileiro/estrangeiro é um exu como parte dos italianos prega(eles so gostam das brazucas pra ocmer e depois chamar de putas pelas costas ou fazer turismo sexual pois pensam que sao faceis.Alias o mundo pensa assim infelizmente)e so deslumbrados metidos a europeus acreditam nesse lobby antigo.

    O que acontece é que eles tambem tem problemas mas que escondem debaixo do tapete e um jeito de falar pelas costas que turista nao ve pois acha tudo lindo,legal,etc pois fantasia.Nao sao melhores pra criticar o Brasil em varias coisas.Muita coisa que voce le aqui no blog ou é fruto de analise logica ou tem fatos e dados que viram isso:essa visao nao tao novela da Italia que a Glogo nao mostra e covardes negam ter pra protegerem-se em seus mundos da Europa perfeita de turista.Desafio qualquer um a questionar as informaçoes aqui SEM se basear SOMENTE na sua experiencia pessoal.O mundo nao é feito de so voce ou eu mas da maioria,de varias pessoas certo?

    E tem aquela balança desigual:olhe os italianos ou outros como Deuses e eles nos olham como selvagens.Ah claro,nos somos os "amiguinhos,tolerantes, camaradas e simpaticos do mundo hippie".

    Desculpe repetir, mas uns so aprendem assim mesmo e sei que seu comentario sera muito lido :D

    ResponderExcluir
  9. Essa de italianos acharem q so os pratos deles sao os melhores e verdade.Um dia o primo do meu marido esteve no Brasil e comentou q comeu feijoada ,achou bom mas nojento pq disseram a ele q se fazia com nariz de porco.Eu parei olhei pra ele e disse comer LUMACA(tipo um caracol parente muito pobre scargot muito apreciado em palermo onde vivo) que e nojento!
    Quando a empregada aqui de casa viu eu comendo tudo junto no prato sem esssa palhaçada de separar as coisas,olhou para o meu prato e disse q nojo!Eu disse pq e nojento?So o modo q vcs comem e o certo?A boca pode muito bem comer tudo junto e tua lingua consegue separar os sabores e é muito melhor.A ignorante tentou e viu q era realmente melhor.Hj ate meu marido come assim.
    A massa da pizza italiana e horrivel o recheio e otimo mas prefiro a nossa.As frutas nao tem sabor e nem cheiro,o tomate e pura agua,o peixe trilha e horrivel nao tem aquele gostinho de camarao q tem o nosso e meu marido fala de boca cheia que a cozinha mediterranea e isso e aquilo,nao e que nao seja mas julga a melhor do mundo.
    Vcs acham q eu como macarrao e pao?E ruim heim achei feijao preto e arroz indiano pq os q vendem aqui e horrivel e mando pra dentro rsrs
    Rita

    ResponderExcluir
  10. Gosta da maneira que voce escreve no seu blog. Porem, as vezes acho estranho voce falar de comida foi como no post acima e ainda achar uma maneira de dar mais uma "porrada" na mulher brasileira. voce da porrada na mulher brasileira em todos os posts que voce escreve. Parece ate que vc tinha uma namorada brasileira no passado que deu pra todos os italianos e vc ficou com um uma dor de cotovelo que nao tem fim. esquece dos chifres que levou, rapaz. bola pra frente! tem muita mulher brasileira que vale muita a pena(mulheres cabecas de verdade)

    ResponderExcluir
  11. hahahah
    Obrigado por postar,anonimo.Nunca tive problemas relacionados ao caso acima hahahahhahaha

    Esse blog é meu e da minha esposa.Sou casado ha um bom tempo com a minha amada esposa(brasileira) e tenho filhos também.Ela odeia piriguetes brasileiras de verdade.Eu so comento o que vejo.

    Os comentarios que fazemos em relaçao as brasileiras as vezes é porque essas amam ostentar tudo o que vem de fora:desde joias,roupas,culinaria,etc inclusive homem estrangeiro(praticamente quase toda mulher brasileira que conhecemos como primeira frase diz:"sou casada ou namoro um estrangeiro".)Ao mesmo tempo elas tem aquela terrival fama injustamente sendo que grande parte vem ao Brasil fazer turismo sexual.Questionamos:POrque essa fama?Até os gringos nao entendem muito bem essa atiutde de muitas/algumas brasileiras de se jogarem pra cima dos caras por eles serem estangeiros.Nao entendem mas ao mesmo tempo nao reclamam. E meus proprios amigos estrangeiros dizem:ir pro Brasil é pra ******.Eu moro ha muito tempo fora,e sempre achei legal conhecer as coisas do lugar,culinaria, cultura,etc ja os gringos a unica coisa que querem é sexo.Triste mas é verdade.E o pior, ainda os tratamos como seres evoluidos do primeiro mundo.Po, a Italia esta em crise hahaha.

    Basta ir no You Tube e procurar sobre turismo sexual.

    Bom dia

    ResponderExcluir
  12. so para lembrar e um povo come muito mal e o tal primo piato secondo piato e se fini eu passei foi muita fome quando viajei para la

    ResponderExcluir
  13. olha realmente! namoro um italiano a 10 meses, eu amo ele, maiis em tudo que vc falou não tiro a rasão, brigamos varias veses por que ele vive desfazendo do brasil, diz que perfume aqui não presta, diz que roupa boa ñ tem, que convenhamos nessa parte ele até tem u pouco de razão, maiis quando o assunto é comida meu deus, a deles tb é a meçhor, rsrsrs aii sabe o que eu disse pra ele?? amor volta pra lá então, oxiiii ta fazendo o que aqui, ha ja sei é que vcs tem tudo, mais mulher bonita! hahahahaha isso vcs num tem, vcs só tem mulher nadadoras, nada na frente e nada atras. ele fica puto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem,aqui existe muita mulher bonita também.Na verdade no mundo todo existe mulher bonita e nao so no Brasil.A diferença é que para os estrangeiros,nenhuma é tao facil como a mulher brasileira,que eles adoram chamar de linda,bonita pela frente e de vulgar,burra e prostituta pelas costas.

      Quanto a culinaria,cada pais tem a sua,com qualidades e defeitos.Mas o brasileiro so ve qualidade dos outros e defeitos seus,italianos fazem o contarario.

      Obrigado por postar.

      Excluir
  14. Quem reclama da culinária brasileira não sabe o que está perdendo! É uma culinária rica e diversificada, originada por indígenas, africanos, europeus e outros povos, aqui é possível diferenciar a culinária de cada parte do país, uma coisa mais gostosa do que a outra. O preconceito e a ignorância muitas vezes impedem o ser humano de conhecer o que há de melhor nesse mundo, até mesmo a comida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabés,isso é o que sempre falamos.

      Faltam mais canais para divulgar a nossa linda e rica culinária a nível mundial.Falta marketing e saber vender os pratos brasileiros com uma apesentação mais requintada.

      Deixo como idéia visitar o post sobre canais do You Tube.Falta um canal brasileiro sobre só culinária brasileira.Existem inúmeros canais estrageiros sobre os pratos deles.

      Falta falar e mostar o que temos de bom sem ser só o nosso estereótipo de mulher fácil,carnaval e samba.O Brasil não é só isso não.

      Seja bem vindo\a.

      Excluir
    2. Após a Copa do Mundo, ano passado, houve um fenomeno interessante, talvez modismo, de crescente interesse sobre a culinaria brasileira. Houve um indice de aprovação superior a 90% por parte dos turistas de outros paises pela nossa comida.
      Sem contar o sucesso do Fogo de Chão nos Estados Unidos, puxando varias churrascarias para a abertura de franquias no exterior.
      Se soubermos investir no Marketing, temos tudo para criar tradição, pois temos coisas realmente de alto nivel aqui... produtos maravilhosos de exportação e que gerariam otimas oportunidades de negocios para brasileiros mundo a fora.
      Só achei que vc pega pesado nas criticas... hehe... vai saber os apertos que vc passou, né?

      Excluir
  15. Tudo isso que foi dito é verdade!!! Os italianos não admitem outras maravilhas culinárias mundiais, para eles só existe pizza e pasta!!! Tapados...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.