domingo, 5 de junho de 2011

O que quer dizer a palavra “Extracomunitario”:uma experiencia sobre o racismo na Italia.

 

Voces ja escutaram alguma vez a palavra “extracomunitario”na Italia?
Ela pode vir adicionada com outras palavras “doces” como de merd*,nojento,etc.

O que ela quer dizer?
Na teoria a palavra extracomunitario quer dizer nao pertencente a comunida européia. Ou seja se voce nao for da Comunidade Européia, voce para os italianos é um extracomunitario. Norte americanos sao extracomunitarios, suiços sao extracomunitarios e o pessoal do Norte da Europa nao pertencente a comunidade européia também é extracomunitario.Na vida do dia-a-dia o preconceito aparece nessa palavra pois quem é taxado PODE SER NEGRO,ORIENTAL, BRANCO, LOURO,ETC.Basta voce nao ser italiano que voce pode ser um "extracomunitario", ou seja, nao bom o bastante para ser italiano.Muito acolhedor(ironia).

Na pratica essa palavra é usada pra descrever pessoas de origem nao européia ou européia de paises pais pobres ou/e tidas com menor status social  pelos italianos pois sao paises da Africa, América do Sul, Central, Norte, Asia,etc. Paises que os italianos nao dao o devido respeito por se acharem "superiores" a esses paises e esquecerem que possuem muitos dos seus defeitos.Muitos desses paises obrigaram italianos quando estes migraram pelo mundo.Desde os EUA,Brasil,Argentina,Australia,etc.

O Brasil entra nessa onda de paises. Somos extracomunitarios tambem quer tenhamos origem africana,alema, nordica, japonesa ou a propria origem italiana( muito descendente de italiano se acha italiano de raiz, coisas que os proprios italianos nao entendem e as vezes dao risadas desses clones de europeu, a nao ser quem tenha laços estreitos com a familia que ficou na Italia).Podem ser brasileiros brancos, negros, mulatos, indios,albinos,etc.Voce é um extracomunitario igual!

Claro, grande parte das nossas mulheres extracomunitarias(segundo os italianos) sao louvadas aqui, vistos como bundas e peitos e claro, sao facilmente disponiveis pra qualquer um.Eles por interesse(turismo sexual) amam as extracomunitarias submissas. Muita delas se esquecem quem sao, de onde vem e quem é o povo delas. De extracomunitarias vistas para sexo se transformam em clones europeus de homens que as sustentam ou dao status social pois "pegaram um gringo" como dizem pra suas amigas nesses tempos modernos de funk e cachorras.

Um outro lembrente para nao confundir.Muitos paises latino-americanos ou  Espanha e Portugal usam a palavra gringo para referir-se a um estrangeiro.Muitos italianos dizem para tirar o corpo fora:Nos chamamos estrangeiros de extracomunitari e estes nos chamam de gringos.Empate.Aqui novamente o equivoco.A palavra gringo somente ela NAO é OFENSIVA.Depende o tom de voz do locutor e se a palavra vem com algum adjetivo ofensivo.Muito dos meus amigos estrangeiros eu ja tratei por gringo.Brasileiros dao apelidos,somos criativos pra isso.Desde o futebol,"gringo,passa a bola",ao referir-se a pessoa," Fala com o gringo,ele sabe mais que eu",etc.Ja o termo italiano extracomunitario é ofensivo so por ele mesmo na pratica que quer dizer os inferiores,os nao daqui,a subraça.Gringo pode ser usado com adjetivos bons:o gringo é gente boa,o gringo é simpatico, a gringa é bonita,etc.Extracomunitario com adjetivos simpaticos sao como agua e oleo,nao combinam.

Abaixo comento o email de um trabalhador brasileiro que passou por essa situaçao na pele. Nao existe racismo e preconceito no nosso pais-irmao em desorganizaçao e maracutaias chamado Italia cujos blogs de "amizade, energia,positiva e que falam sobre turismo "negam em falar?Porque nesses mesmos blogs italianos que moram la podem criticar nossos habitos,as pessoas mas aqui eles nao podem ser criticados por coisas erradas porque devemos respeita-los??
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Olá Druida.
Meu nome é Leandro. Fui pra Itália a trabalho um tempo atras e hoje moro em Nova Yorque, nos Estados Unidos. Sou analista de sistemas,casado e por enquanto sem filhos. Já morei no Reino Unido também e hoje aqui nos EUA trabalho tentando vencer na “grande maça” (apelido de Nova Yorque).

Parabens. Desejo sucesso a voce.

Descobri o seu blog por indicação de uma ex-colega e gostei muito dele pelas dicas que você oferece aos viajantes de primeira viagem ou até aos mais experientes. Parabéns.

Obrigado.
Vou falar sobre um assunto que me despertou a vontade de escrever pra você. Vejo muita gente falando aqui no seu blog sobre racismo e preconceitos.Uns questionando se ele existe ai na Itália ou se é ilusão. Comentarei a minha experiencia.

Sou brasileiro, paulistano e mulato. E isso em um pais como a Itália você deve saber o que quer dizer. No Brasil também já passei por preconceito e racismo e acho que ambos são parecidos mas na verdade bem diferentes. O racismo, ódio ou raiva contra uma etnia afinal quem tem raça é animal, é filho do preconceito. O preconceito é a reação negativa ao novo ou desconhecido. O preconceito nasce da ignorância E isso na Itália existe muito.
No Brasil apesar das situações que já passei constato que o preconceito é mais social e econômico que pela pele, apesar de alguns brasileiros pensarem que são europeus ou nórdicos e somente depois que moram fora e são tratados como latinos iniciam a pensar sobre isso. O povo brasileiro é mais tolerante e produto de muitas etnias como indígenas, africanos e europeus. Além disso, possuimos essa idéia de tolerar e brincar. Uma pessoa diferente sofre piadas em geral mas depois é aceito, salvo casos em que as piadas são de mal gosto e ofensivas.
Concordo em grande parte do que voce diz. Infelizmente tambem existe esse preconceito social no Brasil, fruto de idiotas e estupidos. Mas em geral somos mais tolerantes. Nao tem nem como comparar com a Italia.Aqui na Italia as coisas acontecem assim: existe um partido racista e xenofobo, todo mundo acha que os italianos nao pensam como eles, mas os caras vem vencendo eleiçoes e cada vez mais com seguidores. Estariam no poder por forças da natureza ou pela MAIORIA do povo que vota neles??

Aqui em Nova Yorque ou até mesmo na Inglaterra aonde morei vi coisas que na Itália seriam inaceitáveis visto o racismo e ignorância do povo italiano. Chefes de departamento negros, árabes, latinos, com ou sem cidadania local e sendo tratados dignamente, as vezes até comandando americanos brancos ou ingleses brancos. Você já viu algum negro ou latino comandar italianos na Itália? Usar vestimentas tradicionais como turbantes, ser chefe, falar um inglês médio, comandar e ser aceito?Pra quem disse que não existe racismo na Itália que tal comparar com Nova Yorque?
Caro, um arabe ou um negro serem chefe na Italia é impossivel. Nao conheço nenhum. Também morei na Inglaterra  por um bom tempo e bem menos nos EUA( California) e la a historia é outra.Bem mais tranquilo e relaxado com esse papo de origem e cor da pele. Estando legal voce é bem tratado.

Para acabar conto como foi a minha entrada na Itália Não tenho passaporte europeu e acho bacana quem tem e pode usar. Sendo um direito seu, você deve usar.Nada mais. não acredito que por ser negro eu seja melhor ou pior a uma pessoa branca. Tenho qualidades e defeitos e detesto esse orgulho racial e essa mania de colocar brasileiros em um saco como todos iguais.Somos negros, indios, brancos, mulatos,mamelucos,caboclos, albinos,orientais,etc.
Mas exigo direitos iguais entre os povos.

Igual ao que os italianos pensam(ironia). Mulher brasileira é mais bem tratada e o interesse é bem outro(periquita).

Sou brasileiro e fui a trabalho a Itália para entrar em contato com uma empresa. Visto-me normalmente e não como uma arvore de natal como notei ser o tipo masculino por ai.Ao me verem notei o olhar apreensivo dos guardas da imigração por eu ser mulato. Pediram os meus documentos, apresentei com cortesia e pedi se alguém falava inglês ou português brasileiro pois não falo italiano.Todos me olharam com um olhar de pena pois eu não falava a língua deles. Um guarda disse que falava espanhol pois foi ao Brasil .Eu disse que entendia um pouco mas no Brasil falamos português brasileiro. Escutei a palavra extracomunitário muitas vezes e tive que responder muitas perguntas com um inglês sofrível por parte dos guardas. Ao responder que ia a trabalho a uma empresa e ter que esperar algumas ligações entre eles, notei que o guarda que tentou falar comigo disse no final de uma hora e meia de interrogatório: “como um negro conseguiu um trabalho desses”.

Restam as perguntas de o que o guarda foi fazer no Brasil e se caso eu fosse uma bonita mulata com roupas curtas o que teria acontecido tamanho a péssima imagem do Brasil das nossas mulheres e do nosso p
aís na Itália

E voce acredita que aqui muito brasileiro(principalmente mulher brasileira que casa com gringo ou da uma trepadinha defende eles pra defender a si mesma)?Dizem que eu generalizo...Voce por acaso nao foi generalizado?Foi tratado educadamente e de modo fraterno e igual? Se voce fosse mulata, iria receber cantada e quem sabe o que mais. Mas no final pelo que noto, a mulher brasileira gosta. Mulher brasileira em geral pelo que noto é como mulher de poitico:apareceu na TV e tem um pouco de poder pra DEMONSTRAR status perante familia e amigos, jura eterno maor.Com gringos é a mesma historia.Se nao gostasse  da fama que os caras divulgam delas nao dormiriam e daraim tao mole assim como é com quem queima o filme delas.


Parabéns pelo blog e pelos filhos. Desejo sucesso e boa sorte a você

Obrigado por compartilhar a experiencia e deixar a mensagem pros desavisados e desavisadas piriguetes pseudo-feministas. Sempre digo pra se informar aonde pisa. Se ir morar ilegal em qualquer pais, voce pode vira refém. Boa sorte em NY.

Apos essa introduçao gostaria de começar a falar sobre a crise aqui na Italia.O mundo passa por uma bela crise apos estourar nos EUA e com o mundo globalizado de hoje isso afetar o planeta. Paises como o BRIC(Brasil neles) parecem que sentirao menos. Ja os PIGS(Italia incluida) sentirao mais.Muitos analistas dizem que o capitalismo faliu.Nao sou fanatico dos EUA mas nao imagino comunistas ou socialistas com regimes que faliram no poder novamente ja que esses sistemas sao utopicos e me arrisco dizer contra a natureza humana(ganancia,ambiçao). Situaçao polemica e dificil?Sim, eu sei mas até surgir um novo sistema,quem teria que mudar sao as pessoas e consequentemente o sistema, pois este é feito de material humano. Voces devem ter acompanhado os suicidos na França de desempregados, de americanos que perderam tudo, da Grécia, da Espanha, Irlanda, o quebra-pau em Roma,no Oriente Médio e so Deus sabe o que estar por vir. A questao é simples mas o fazer é complexo: mude as pessoas, a mentalidade e o mundo muda.Até la, melhor que o"trabalhe pra ter mais"  capitalista nao existe.

Quanto ao Brasil..
O Brasil agora pode dar o pulo do gato, aproveitando-se que grandes economias caem. Mas para isso, deve se liberar da fantasia de amiguinho de todo o mundo e dos fantasmas da ditadura militar.Cada governo defende a sua naçao,o seu povo,os seus interesses.O Brasil deve pensar assim.Pensar em si, se fortalecer.Os EUA fazem isso a muito tempo(II Guerra), a Inglaterra, a Suiça,etc.Nao acho isso errado.Claro, o mundo deveria ser mais justo, amigo,fraterno.Mas nao é.So o Brasil que quer ter o suco sem abrir a laranja.Quer ser respeitado sem se fazer respeitar.Quer ser o amigo de todos,sem cuidar das suas fronteiras, querendo ter alianças com todos.Quer combater a sua terrivel imagem de festa,samba,pouco trabalho e putaria mas recebe no seu territorio,bandido,terrorista,turista sexual,etc.Nossa presidenta que poderia ser exemplar como mulher e demonstrar que superou a fase da ditadura, parece ser ainda traumatizada e quer que com o nivel de violencia do Brasil, a policia aja como a policia inglesa ou norte europeus e pare bandidos com conversa e sermoes(O sul da Europa é quase como o Brasil.Veja a Italia em filmes como Gomorra).

Ja os brasileiros por sinal, continuam sem pensar.Acham ser patriota mostrar so os defeitos de paises que estao bem acima do IDH em relaçao ao Brasil e dizer que agora "tem dinheiro".Acho que nao é bem por ai. O mundo nao é igual.Nao somos iguais.Uns estao mais na frente e outros mais atras.Temos varios defeitos no Brasil e temos que melhora-los.Temos coisas boas que devem ser enaltecidas e ao mesmo tempo devemos copiar e reconhecer o que os outros sao melhores que nos em outras.Ficar encarando o outro como inimigo nacional ou querer ser o "amigo, tolerante do mundo utopico" como fazem as brasileiras que sao taxadas por gringos aqui e dizem "que nao é nada", é ser passivel e sem capacidade de reaçao. Nisso tudo, entram ainda os problemas sociais que claramente existem no Brasil e esse complexo de vira-lata com politicos traumatizados. Melhor esquecer o passado, olhar o futuro, nao se omitir ao falarem mal do seu pais e reconhecer que temos coisas boas e ruins.Mas pra mudar e melhorar a nossa mentalidade tem que mudar como valorizar mais o produto naciona  e nao querer so"importados".

9 comentários:

  1. Comentario do leitor Jailson Felix( por algum motivo o gmail nao enviu o comentario).

    "Gostei muito do seu blog, mas cadê a liberação do meu comentário em "existe preconceito na itália"?

    A falta de auto-estima do povo brasileiro vem em virtude da escravidão. Recebemos três vezes mais escravos africanos que os EUA e no entanto ocorreram fatos muitos curiosos:

    1 - A guerra da libertação dos escravos (guerra civil americana) foi a mais trágica das guerras americanas (opinião compartilhada por dez entre dez militares americanos) - e mais cara também. Devemos incluir aí a segunda guerra mundial, a campanha do pacífico e as bombas de hiroshima e nagasaki (a primeira podia ser vista de marte). No entanto a libertaçãço dos escravos no brasil não caiu uma gota de sangue sequer.

    2 - Dom bosco, o homem que anteviu Brasília disse que o Brasil precisaria de duas gerações de 60 anos para pagar toda a divida da escravidão. A terceira geração seria a destinada a mudar o brasil e a face social do mundo. E realmente, a partir do final do governo lula (2009) sinto que o clima social do brasil, tanto como economia, auto-estima, educação, etc., está melhorando. Isto antigamente só ocorria de quatro em quatro anos. Newmar, a sensação do futebol brasileiro não quer jogar na europa. Já pensou uma cena destas há vinte anos atrás?

    Mas gostei muito de seu blog, das suas críticas. A única coisa que me deixou um pouco desconfortável foi o fato de você demorar a liberar os comentários.

    Abraçõs.

    Jailson"

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber porq as pessoas que reclamam não vão procurar emprego em Angola ou outra parte da África?
    Nova Yorque é lixo multicultural assim como São Paulo, Londres etc..por isso qualquer um pode se dar bem com um pouco de sorte e malandragem.
    Sou italiano nascido no Brasil, sempre que vou à Itália só falo italiano fluente,sou muito bem recebido,detesto samba, macumba e feijoada. Claro que existem muitos italianos idiotas, principalmente aqueles que casam com brasileiras .
    Porq que os negros e mulatos que dizem que todos somos iguais, sempre que podem querem ir para Europa?Ué se todos somos iguais eu já disse é só comprar passagem para o Haiti. Se todos somos iguais porq sempre que podem querem se casar com brancos,no fundo sabem que a miscigenação é a tábua de salvação e tentam dar uma de louco para
    poderem passar despercebido, mas as coisas estão
    mudando os brancos Europeus estão abrindo o olho e percebendo a merda que estão se metendo nesse negócio de multiculturalismo. Só para concluir a maioria dos países Europeus econhecem a cidadania pelo direito de sangue, ou seja uma bananeira só pode dar bananas, se uma gata dá a luz dentro do forno não irá nascer pãozinhos e sim gatinhos, isto é um fenômeno que já começou a ser muito divulgado aqui no Brasil e irá fazer com que muitos descendentes de Europeus se orgulhem de seu sangue, assim como fazem os Judeus e os asiáticos, e dessa forma os negros e mulatos terão que fazer o mesmo e quem sabe um dia possam solicitar cidadania Africana para imigrarem para a terra mãe e se tornarem clones de Africanos em busca de uma vida melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua ideologia fascista me dá pena.Já pensaste em retornar pra tua itália mãe?Não quer né?Na crise assolando os italianos,tu prefere ficar no Brasil.Um povo que nao conhece a própria historia,dá uma de latin lover-e olha que nem bola pra isso eles tem.Preconceito nunca levou ninguém á nada,e idiota somos nós,brasileiras,que casamos com esses retardados.Nao pelo fato do dinheiro,sou bem nascida,estudante de medicina na Ufmg,obrigada,mas pessoas com a tua mentalidade me dão nojo.Se a Itália e tão boa,volta pra lá.Meu BRASIl querido nao precisa de merdas como vc.

      Excluir
  3. Nossa.Um italiano nascido no Brasil escrevendo?
    Ou seria um racista que gostaria de ter nascido na Europa mas infelizmente é"brasileiro"??Seria vc também um extracomunitario??

    ResponderExcluir
  4. Segundo as leis de grande parte dos países Europeus você pode ter nascido até nos quintos dos infernos, desde que comprove através de documentação que possui origem (sangue) italiana, alemã, etc.. terás sua cidadania reconhecida retroagindo desde a data de nascimento. Minha família italiana (Européia) é numerosa, uns nasceram na Itália, outros no brasil, outros na Espanha, mas como já disse todos possuem cidadania italiana legalmente reconhecida pelo Governo Italiano, é claro que existem outros meios de adquirir dupla cidadania como já exemplifiquei, sendo um dos mais comuns no Brasil é o de expor a quatro ventos um discurso de que todos somos iguais e que a cor da pele não importa mas sorrateiramente dia após noite procurar um Europeu branco para se casar por "amor" e dessa forma obter a tão "desprezada" cidadania Européia e poder viver entre os malvados e racistas europeus.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo, vc deveria se filiar ao partido nazi-fascista e se mudar para a Italia e afundar na lama com os seus conterraneos, pq a Italia esta uma M...
    E deixar os benesseres do boom economico para os "negros " brasileiros.
    Que rompe scatole!

    ResponderExcluir
  6. Mulher brasileira gosta??? Pra quem fala tanto em preconceito e racismo está sendo muito generalista, não? E machista ainda por cima. Minha primeira e ultima vez nesse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma brasileira que sente-se ofendida com umas verdades, mas tampouco se ofende de como os estrangeiros enxergam ela.Pessoas sem capacidade de pensar existe aos milhares e possivelmente quem escreveu isso é uma delas.

      Basta ler no post sobre machismo para entendermos e vermos os verdadeiros machistas.

      E tenho origem italiana mas me nego a tapar o sol com a peneira.

      Roberto Verdi Gonçalves/POA

      Excluir
  7. Cara anonima,seria voce mais uma daquelas brasileiras que acha que o mundo é perfeito e ninguém generaliza?Como disse um leitor do blog:o brasileiro recebe osso e da um paozinho, nesse blog quem recebe osso, tambem ganha osso".Infelizmente tem muita mulher brasileira que gosta de ser mal tratada no exterior pelos locais(me refira a Italia).Se nao fossem mal tratadas, nao reclamariam tanto.Nao sou machista,simplesmente nao concordo com tudo o que falam por ai e pode ter certeza que nao sofro reclamaçoes da minha mulher.Passar bem e seja bem vinda sempre.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.