quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quem disse que no Brasil nao tem culinaria?Claro, foram os italianos...

                                                                                                 
                                             

Esse email è sobre dicas de culinaria escritas por um chef de cozinha frances que trabalhou comigo em Oxford na Inglaterra.Pra quem nao sabe o Druida fez intercambio nos EUA com dinheiro suado, estudou em uma Universidade publica no RJ metade do tempo,trancou a Universidade, foi trabalhar em Oxford de qualquer coisa por um tempo pra melhorar o ingles, voltou ao Brasil, acabou a Universidade e depois girou um pouco do mundo como enfermeiro. O meu amigo e mentor da cozinha que também adora cozinhar soube do meu blog e quis dar umas dicas pra quem gosta de cozinhar e é solteiro/sem paciencia/nao sabe nada de cozinha. Aproveitem pois quem escreveu isso é o as da cozinha. Ele escreveu em frances e uma amiga nossa que fala bem frances traduziu pro portugues ja que o seu pai é brasileiro e ela aprendeu a lingua desde criança:

"Escrevo esse email para os amantes da cozinha, temperos e vinhos para o blog do meu amigo Eduardo Druida. As dicas serão simples e podem incrementar muito a maneira de cozinhar e trabalhar os pratos do dia-a-dia.

-Lembre-se: ingredientes frescos são essenciais se você trabalha em um restaurante pois irão refletir a qualidade do seu prato.Se ão for uma pessoa normal, tente usar ingredientes frescos em ocasioes especiais pois você já passa o dia todo correndo.
-Colocar a mesa é algo mínimo na cozinha.Use guardanapos americanos embaixo de cada prato pra evitar de sujar a mesa além de ficar mais bonito.Um guardanapo americano custa pouco e facilita muito a vida além de poder impressionar uma pessoa como a sua namorada/o/pretendente.Isso não tem nada a ver com ser chique, é ser pratico e o que custa fazer um gesto simples na hora de comer?
-Ao lado coloque os talheres,guardanos,taças, copos e o prato.Simples.
-Nunca vi ninguém fazer isso, mas usar panelas como pratos é algo grotesco em uma casa a não ser que você esteja em situação de guerra ou venha das cavernas. Evite.
-Use frigideiras anti-aderentes e colher de pau pra fritar/dourar os alimentos.Com a colher de pau você não estraga a frigideira.Não use frigideiras que não sejam anti-aderentes pois sujam muito.
-Pra limpar o óleo de cozinha da frigideira despeje-o no lixo orgânico ou então o jogue fora em garragas PET. Tirar o óleo da frigideira é fácil. Depois de tirar o grosso,use um pouco de detergente e água corrente de preferencia quente da torneira.Use pra secar um papel-toalha ou guardanapo.Não use nunca a parte dura da esponja ou bombril pois assim você estraga o material anti-aderente.
-Não fale de boca cheia como os italianos.Se tiver que falar ,coloque a mão na frente da boca.Ninguém é obrigado a ver o alface no meio nos seus dentes.
-Guardanapo é para ser usado dobrado e nunca amassado.
-Regra geral,vinho branco é gelado, vinho tinto a temperatura ambiente.Vinho branco em geral com peixes e frutos do mar.Vinho tinto massas,carnes,etc.
-Se você estiver com tempo, não estiver sozinnho ou a refeição for em família, faça a refeição junto. Cada um comer quando quer faz com que o cozinheiro/a nao tenha vida e passe o dia todo na cozinha.Respeite quem esta preparando o menu.
-Use a abuse de temperos como salsão (aipo),manjericão, salsinha,alecrim,orégano,curry,etc pois dão gosto ao prato.
-Antes de servir um prato, PROVE. Se você não sabe o gosto, como alguém vai gostar?Não confie so na sorte.
-Pra provar coloque um pouco na mão.Não use a colher que você esta cozinhando.
-Pra deixar uma fritura mais crocante,coloque um pouco de álcool no oleo de fritar.

-Não importa se você come em buffets ou se a comida é alla carte, essas regras podem ser respeitadas sempre.
-Se você for comer em um lugar alla carte ou a italiana, os pratos em geral serão divididos em: entrada,primeiro prato, segundo prato,sobremesa.Gosto do sistema que os brasileiros comem por ser mais livre. Mas saber os hábitos de um lugar é sempre bom.
-Use a culinária local e produtos da estação. O planeta é cheio de vários ingredientes para um bom cozinheiro.
-Óleo extravirgem de oliva pra temperar, óleo de soja ou milho para fritar.
-Para fritar,use o fogo baixo.Se você só usar o fogo alto, o prato pode queimar rapido demais.
-Comer bem não quer dizer comer MUITO.
-Um prato bom, não quer dizer um prato calórico e com calorias mortas.Evite pois a saúde agradece.
-Tente evitar o uso excessivo de sal e açúcar.

 -A não ser que você seja corredor de maratona,pegue leve nos carboidratos.Massas, pizzas, arroz,paes,etc ENGORDAM.
-Conheci a culinária brasileira 5 anos atras. O Brasil tem muitos produtos de qualidade e uma variedade de ingredientes gigantesca.Confiem mais nos pratos de vocês. Eu gosto muito de mochecha,churrasco, carreteiro,pao de queijo,ambrosia, e quindim,além dos sanduíches naturais, acarajé e tapioca.Os produtos que mais gosto são as frutas como o papaya, abacate,bananas,goiaba,fruta-do-conde e abacaxi, além da acerola, guaraná e um vinho que o Druida me presenteou.
-Todo mundo pode cozinhar um prato.Basta tentar.
-O bom cozinheiro cria,sabe usar todos ingredientes sem exageros e nao é bairrista, pois sabe que o menu de qualquer lugar é influenciado pelo clima, produtos disponíveis locais e a cultura.
-Os alimentos são nossa fonte de energia e em muitos lugares um jantar ou almoço transforma-se em um ritual.”




PS:As fotos desse post sao de um casal brasileiro, a Debora e o Curt Schroeter Eles lançaram um livro pelo jeito muito bom chamado “Sapori dal Brasile” aonde mostram um pouco da arte de fazer doces do Brasil(la pasticceria brasiliana).Uma leitora citou esse livro e eu estou sempre lendo sobre isso.Pelo jeito o livro é bom ja que basta olhar as fotos.
PS 2:Aos leitores/leitoras mais orgulhosos é uma boa oportunidade de mostrar aos italianos que no Brasil nao existe so pobreza, violencia,fome e putaria,além de mostrar como foi citado nas dicas acima, uma boa culinaria existe em qualquer lugar do mundo e a nossa tem o SEU PROPRIO VALOR, APESAR DE FALTAR MARKETING. Parabéns ao casal que nao conheço mas teve uma otima iniciativa.
PS 3: O livro Sapori dal Brasile nao sei aonde esta disponivel pra vendas mas quando souber irei publicar
esta disponivel no site ilmiolibro http://ilmiolibro.kataweb.it/schedalibro.asp?id=532081  e as fotos das receits do livro estao no site http://www.flickr.com/photos/deboracurt/
Seria bom mostrar para os italianos que brasileiros também sabem cozinhar e muito bem,nao?Uma boa dica de presente!

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Humm!
    Deu agua na boca.
    Que saudade desse tipo de comida!
    Comida brasileira!!

    ResponderExcluir
  2. hehhehhe..
    oh racinha insuportàvel. Torram o saco de de qualquer de um.
    brasileiro COME PARA VIVER, eles, ao contràrio, VIVEM PARA COMER. Taì a diferença.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Druida.Culinária é cultura, de comportamento. E no caso da culinária italiana, os italianos acham que somente eles sabem cozinhar e inventaram os alimentos.O mundo é enorme e muito diverso pra se acharem tanto!

    Douglas

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.