quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O assassinato em Florença de inocentes pela mentalidade do racismo oculto e do “nao é nada”

                                           (O assassino)

Essa noticia triste e vergonhosa vem de pessoas que emigraram e continuam viajando por ai porém nos deixam com frequencia sem palavras.Lembrei da blogueira paulistana de Ghandi que cita”amor na Italia,sou casada com um italiano e nao existe racismo aqui”(Nao falo das minhas amigas Cris e Carla,ok?).O que aconteceu em Florença foi ilusao?Eu gostaria que sim MAS nao foi.Penso que nos,estrageiros deveriamos,segundo a blogueira hippie,dizer obrigado e que isso foi culpa do "pensamento negativo".Ah, se fosse um estrangeiro a fazer tal barbaridade ja seria taxado,julgado,apedrejado,culpado baseado no extereotipo criado pelo povo daqui cria para qualquer nacionalidade do mundo.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/12/noticias/minuto_a_minuto/internacional/1057504-italia-extremista-mata-2-senegaleses-e-se-suicida.html

Pra quem nao sabe um assassino de origem italiana,de extrema direita e que via estrangeiros como ameaça foi fazer um passeio macabro pelas ruas de Firenze e acabou matando inocentes a sangue frio enquanto estes TRABALHAVAM.Inocentes que estavam trabalhando na feira,inocentes trabalhadores estrangeiros que poderiam ser brasileiros ou de qualquer outro lugar, inocentes com pele escura mas desde quando isso é questao de carater?Lembre-se brasileiro DE QUALQUER cor de pele e em qualquer lugar do planeta fora do Brasil:VOCE SERA SEMPRE ESTRANGEIRO.Nao adianta criar uma falsa redoma de vidro ou mundo fantasia aonde voce diz que “voce nunca viu nada” ou se viu”nao era com voce”(mas como voce é estrangeiro,poderia ser).Isso é REAL e muito menos as balas sao de mentira ou as palavras que ofendem ditas de “brincadeira”.Brasileiro é estrangeiro e a cor da pele é um mero detalhe.

Lendo a entrevista de um sociologo ele cita uma coisa interessante: que esse crime é so a ponta do iceberg de uma mentalidade racista oculta.Logicamente simples.Na Italia sao comuns afirmaçoes sobre outras nacionalidades aonde tais pessoas sao vistas como prostitutas,bandidos,vagabundos,ladroes,criminosos,estupradores,etc baseados em extereotiopos que italianos adoram criar.Nada presta em relaçao a Italia.Se questionar um pouco,voce”deve voltar pra tua casa/teu pais”,mesmo que voce seja exemplar,pague contas,respeite as leis,etc.Nas noticias na TV quando um bandido é estrangeiro(qualquer nacionalidade) fala-se antes, se for italiano,ele tem certa dose de “perdao”.Extereotipos crescem a toda hora na TV,nos bate papos,nos jornais:a brasileira é isso,brasileiro sao isso,russos sao isso,chineses sao isso,etc etc.Eles podem.Outros nao.Tais extereotipos em um pais com propensao ao racismo(Mussolini,II Guerra e os hebreus),o medo do diferente,uma sociedade atrasada e anti-multi-cultural em 2011 gera isso.Esse pensamento latente,escondido aqui na Italia uma hora explode como explodiu em Firenze(a terra da blogueira paz-e-amor estilo Ghandi.E o que falar quando existe ainda partidos no poder que apoiam tal mentalidade?Uma bomba perigosa e isso vai passando de geraçao para geraçao.Nao é incomum escutar comentarios”Nao sou racista mas...”,”E estrangeiro pode ficar aqui na Italia se respeita as leis(quem disse que estrangeiros NAO respeitam leis?Italianos respeitam as leis sempre??)

O que brasileiros dizem?Nao é nada.Nao é comigo.Isso existe em todo o lugar.Isso é comum.Como se brasileiro,na sua tradicional individualidade e egoismo nao fosse estrangeiro tsc,tsc,tsc.

Sei que o mundo é cruel,duro e nem tudo sao rosas, mas ainda tenho a capacidade de me indignar e questionar.Aqueles que morreram poderiam ser eu,voce,algum conhecido,familiar nosso.E como estrangeiro que RESPEITA AS LEIS,TRABALHA E é REGULAR nao posso nao me incluir no grupo de estrangeiros que todo brasileiro é(embora uns tentem fingir nao ser) e nao me omitir.Prefiro falar a verdade que pessoas que criam papos academicos de como é a flatulencia italiana, a compra do supermercado e a agua da torneira aqui da Italia.Ao meu ver a crise agrava, mas é desculpa pra esse antigo odio latente que italianos sempre tentam justifica com um ma,pero,etc. Inclusive o psicopata ganhou pagina no facebook com racistas chamando ele de heroi com muitas mensagens de apoio.

NAO apoiamos violencia como resposta,NAO apoiamos pessoas que  nao respeitam os outros,costumes alheios,etc, mas uma resposta pacifica,debates sobre isso e qualquer outros meios de protesto e luta PACIFICICOS devem ser usados contra essa brutalidade que aconteceu tendo causa como mentaliade anti-estrangeiros( e como digo,a Italia nao é a novela Terra Nostra ou o povo engraçao,familia e educado da novela).

Lendo um jornal daqui, vi que "jornalistas italianos"(sempre com aquele MA,PERO que falei antes)que a culpa nao é do racismo mas do ser humano que esta enlouquecendo e o assassino era um maluco.Bem,se fosse assim porque ele so matou estrangeiros?Porque a violencia contra estrangeiros na Italia cresce absurdamente?Porque piadas maldosas contra qualquer estrangeiro(incluindo brasileiros) sao "normais"?Porque existe uma palavra pra taxar antecipadamente o extrangeiro como o bandido,o diferente(extracomunitario)?
Vi em um filme que a negaçao/omissao sao o maior inimigo da verdade.”O maior golpe do Diabo foi ele criar a imagem que ele nao existe realmente”.

Links aqui:



7 comentários:

  1. Druida,

    Infelizmente o preconceito, o racismo ainda existe não só aqui na Italia, mas na Europa em geral. Fiquei muito triste com a noticia e ontem fiquei abalada porque eu esperaria que isso pudesse acontecer no norte da Italia, mas não aqui em Florença, onde onde geralmente existe uma certa tolerância com o imigrante. Mas eu sei que aqui também daqui ha pouco as coisas ficarão como no norte da Italia, ja que nas ultimas eleições a Lega teve uma quantidade de votos muiiiiiiiiiiiiiito grande na Toscana.

    De quem è a culpa dessa tragédia? Do proprio governo, aquele de destra, que juntamente com a Lega Nord coloca nas costas do imigrante a culpa de tudo que acontece na Italia e tambem do governo de sinistra, que finge que o fascimo, o racismo não existe no pais.

    Depois dessa tragedia, ontem a noite, houve muitos protestos da comunidade senelagesa no centro de Florença. Mais de 900 pessoas sairam nas ruas para protestarem e para rezarem pelas vitimas. Mas graças a Deus, diferentemente do que aconteceu no sul da Italia, ha dois anos atras, o protesto foi pacifico e nao houve mais confusoes.

    Quem diz que nao existe racismo e preconceito na Italia, não conhece esse pais e pior, não conhece o povo italiano.

    Um abraço pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Vamos orar pela alma dessas pessoas que somente queriam trabalhar e foram mortas por um doente e falso homem de bem!

    O homem é muitas vezes pior que um animal.E infelizmente todos que conheço me dizem que esse lugar é o mais racista da Europa.Pelo que acompanho é verdade mesmo!

    ResponderExcluir
  3. vivo na italia, ja ha 10 meses e antes de vir pra ca sempre escutei do meu irmao que italianos è raça ruim. e meu irmao nunca viajou pra nenhum pais. mas realemente o raça ruim do inferno. eu odeio ter que ouvir minha sogra dizer sempre com outros imigrantes pra retornarem pras suas casas.isso me machuca pois ela è mal educada e sabe que eu sou estrangeira como os outros . nao gosto desse povo e tenho o azar de morar com a sogra pior ainda um povo doente que quer mandar na vida dos filhos ja velhos o filho vira um bundao da maezinha.

    ResponderExcluir
  4. " o raça ruim do inferno", cuidado heim? Racismo é crime, não é assim que os negros brasileiros gostam de dizer. Pega o avião e cai fora da Itália, pois pra fazer o que vc faz, tá sobrando gente no mundo e vc não fará falta por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Vergonha de ser descendente de pessoas tão atrasadas mentalmente em 2012 e ainda se dizem o tal primeiro mundo.

    Quem pensa e defende esse psicopata é igual a ele.Brasileiro deveria dar uma dura quando esses racistas chegam no Brasil e acham que aqui é como o país deles, a casa da mãe Joana

    João Carlos Bianchi

    ResponderExcluir
  6. Já que aí é tão ruim, é só voltar...

    Infelizmente, preconceito existe em qualquer lugar do mundo e só pq aqui vc devia se encaixar no protótipo padrão (homem, branco e de classe média) e nunca sofreu nenhum tipo de preconceito, não significa q não sofrerá em outro canto do mundo.


    Todas as populações são esteriotipadas, mas é a posição do governo e a punição perante aos excessos que mostram um país soberano e justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipico brasileiro(a)acomadado(a):

      1-sempre esse papo que ja SABEMOS.Preconceito e extereotipo existem em qualquer lugar.Precisa dizer isso?rs.Qual seria a soluçao nao denunciar para brasileiros que se iludem ou idealizam as coisas ai no Brasil e nao informa-los?Fingir que ele nao existe e è cultural?
      2-se voce se importa com a minha cor da pele é porque também voce é preconceituoso(a).Na boa,nao me importa a cor da pele.Voce pode ser descendente de europeus,asiaticos ou africanos(erro comum de brasleiro,considerar a si mesmo sempre o descendente de alguem).Eu exponho fatos reais.Viva quem è do bem nao importa a cor da pele.
      3-Extereotipos nao dependem so do governo(coisa tipica de brasileiro de novo,sempro o governo è o culpado,esperando tudo dele).Dependem de nos como nos mostramos.E na boa,criar desculpas em vez de combate-lo e continuar reclamando pior ainda.
      4-Ficamos aqui por enquanto porque queremos mas planejamos ir embora(leia o blog).Quem voce è pra dizer o que fazemos?Engraçado que voce fala isso para nos porque somos como voce,brasileiros.Ja os gringos que moram no Brasil(por que nao moram no proprio pais tao evoluido??) e sentam o pau em tudo por nada ai voces batem palmas......Voce deve dizer pra eles voltarem tambem :)

      Excluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.