terça-feira, 8 de setembro de 2015

Está na hora de voltar ao Brasil? Talvez sim...ou não. Mas devemos respeitar escolhas pessoais.

Ele venceu no exterior. E depois de 11 anos vivendo no Canadá, resolveu voltar. Por quê? Marcio Leibovitch conta o que mais machuca um expatriado - por mais bem-sucedido que ele seja

Nos atrasamos em escrever este post mas antes tarde do que nunca. Explicamos.

O Marcio Leibovitch é um brasileiro que mora (ou morava) no Canadá e escreveu um post interessante sobre os motivos que fez ele decidir em voltar ao Brasil. Marcio morou no exterior por 11 anos e trabalhava como engenheiro. Muitos blogs escreveram sobre o tema. Umas pessoas com um nacionalismo idiota afirmaram que o Brasil agora é "potencia e tudo o mais" e apoiavam a volta do blogueiro. Uns pessimistas escreveram dizendo que o rapaz é maluco pois o Brasil é pior que o " Afeganistão". Blogueiros também se dividiram ao escrever sobre o tema.

Marcio explicou os seus motivos pessoais que o fizeram tomar a decisão. Todos muito compreensíveis.

Mas o que o blog Verdadeira Italia acha disso?

Primeiro, que a decisão do blogueiro deve ser respeitada sem ofensas. Muita gente deslumbrada que nunca saiu da sua cidade em um raio de 100 km acham que a vida no exterior é fotos de Facebook, viagens e tudo o mais. Ninguém enxerga o trabalho do dia-a-dia, stress, dificuldades, prazeres e outras coisas que fazem parte da vida. Estas coisas existem aqui no exterior também, galera. Ele com 11 anos morando no  Canadá deve ter muita coisa pra contar e conhece muito mais que pessoas que acham que o exterior é aquela coisa de novela.

Segundo, cada pessoa pesa uma coisa na vida. Umas pessoas pesam o dinheiro, outros a família, outros viagens e assim vai. Outros um conjunto destas coisas ou outras coisas. Tudo isso é uma coisa pessoal e ninguém tem direito a julgar outra pessoa que vive e trabalha honestamente. O Marcio sabe o que quer e o que é melhor pra ele. Respeitem.

Terceiro, as coisas podem mudar. A vida muda e você deve se adaptar sem perder foco, sem ferir ninguém, mantendo a sua meta e os bons valores que alguém ensinou pra você. Faz parte. O Marcio talvez esteja passando por uma nova fase da vida. Perfeito. Ele sabe que com todas escolhas, surgem coisas boas, ruins e responsabilidades.

Mas existe uma coisa ruim disso tudo. Não falo do Marcio ou do seu texto. Li o texto do Franco, um italiano casado com uma brasileira que escapou para o Brasil para conseguir emprego e possui um blog. O detalhe é que o Franco odeia o Brasil com todas as suas forças. Ele reclama de tudo mas eu digo tudo mesmo relacionado ao Brasil. Do tempo, das pessoas, da comida e de qualquer coisa relacionada ao Brasil. Ele nos estereotipa de muitas formas. Ele abriu um restaurante mas nestas horas adora o $$ do povo brasileiro.

O Franco escreveu um texto bem mal educado e ofensivo sobre a escolha do Marcio, taxando o Marcio como o brasileiro muito emotivo, como um fraco, como uma pessoa imatura, uma pessoa que amarelou. Nada mais longe da verdade vindo de uma pessoa que viveu no exterior e cultura completamente diferente (embora ainda sejamos Ocidente) e que venceu.

O Franco perdeu o foco como sempre faz e partiu para ataques gratuitos como sempre faz quando é exposto com a realidade de outras pessoas. Ele é um homem adulto mas ainda parece não ter amadurecido e compreendido sobre a vida, suas escolhas e a respeitar a vida dos outros que trabalham, vivem honestamente  e pagam as suas próprias contas sem viver de estereótipos. Ele como uma pessoa que mora em outro lugar ainda acha que vive na Itália, algo muito comum entre italianos e a sua mente fechada. Tanta amargura nesta pessoa que odeia tanto o Brasil e ama tanto a Itália mas é covarde para viver uma vida infeliz ao invés de voltar pra Itália "o paraíso na terra".

Para finalizar, desejamos aqui da Suíça muita sorte e sucesso ao Marcio Leibovitch e seus familiares e outras pessoas brasileiros ou estrangeiros que tomam uma decisão importante destas.


Link do texto do Marcio aqui
Marcio LeibovitchM
Marcio Leibovitch
Marcio Leibovitch
Marcio Leibovitch
Marcio Leibovitch

Um comentário:

  1. Descobri o canal do Franco recentemente no YouTube e o que me chateia foi a quantidade de brasileiros babando o ovo do cara, exaltando os italianos do "primeiro mundo" e detonando o próprio país como se a Itália fosse uma nação exemplar para o resto do mundo. Disse e ainda digo umas boas verdades lá, mas sempre com respeito e cordialidade.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.