sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dicas de cidadania para morar na Italia/documentos:O que é o Permesso di soggiorno?Quais sao ?


Boa tarde.
Uma dica pratica com duas outras frases:nao idealize o exterior como sendo o paraiso.Isso é falso.E outra coisa:esteja preparado para enfrentar a burocracia e jeitinho italiano de fazer as coisas e que nem sempre é melhor que o brasileiro.

Alias, esse blog sempre cita o desequilibrio no tratamento entre o Brasil e a Italia.Voce vai ao Brasil e ve o estrangeiro ser considerado o "cara", so por ser estrangeiro.Muitos desses nem sendo ricos ou  nem vindos de paises evoluidos.Olhe a Italia?Tem mais escandalo,pobreza na Europa e baixaria que aqui que vive de passado?.Mas somos vira-latas,viu?Enquanto tratamos bem, uns idealizam a novela "Terra Nostra" aqui a verdade é outra.Porque quando voce vem ao exterior ninguém da moral pra brasileiro e ainda falam mal do nosso pais e das nossas mulheres(Elas no final das contas sao vistas como bundas e sao taxadas pelas costas de prostitutas e faceis).Nos extereotipam como bandidos, marginais e isso é mentira.Todos brasileiros que conheço aqui sao mao de obra qualificada,estudantes,respeitam as leis,etc.Claro, um ou outro,talvez 2% seja um grupo problematico.Mas e no mundo eles nao existem.So no Brasil?Na Italia exemplar,aonde a mafia existe a mais de 400 anos?

Esse post entao dara dicas de como fazer um documento importante aqui na Italia pra quem quer residir,estudar,etc.Cabe ao nosso governo brasileiro tomar uma atitude de um estado forte ja que tanto aparece na midia mundial agora e parar com esse papo idiota de igualdade,amigo de todo o mundo,etc.Imponham leis severa para turistas sexuais,criminosos internacionais e demonstrem coisas boas da nossa cultura, sem coitadismos,ficar bajulando classes sociais que sao currais eleitoras e atras de votos.Nao falo da corrupçao, tanto a Italia como o Brasil estao longe da Suécia,Noruega,etc pois o povo pensa mais em futebol,festa,nao tem civismo, senso de cidadania mas adora reclamar dos politicos.Bem,vota,agora aguenta.

Vamos ao assunto principal:

O que é o Permesso di soggiorno?
O Permesso di soggiorno é um visto. Assim como voce precisa fazer o visto pra ir pros USA, pra Inglaterra e outros paises, voce precisa de um visto na Italia e aqui tem esse nome diferente. Na Italia todo cidadao extracomunitario( esse nome deveria se referir a qualquer pessoa nao pertencente a Counidade Eropéia, mas na preconceituosa sociedade italiana ela é usada pra definir pessoas de origem de paises nao tao "nobres" como latinos,brasileiros,do leste da Europa,chineses, arabes,etc)deve fazer esse documento.

Para que serve?
Para voce  ficar legalizado no pais.Ele pode possuir um tempo de validade curto ou mais longo,dependendo dos seus objetivos na Italia.Apos esse periodo de validade voce é considerado ilegal na Italia.

Quem deve fazer?
Caso 1-Quem fez voo direto de um pais qualquer pra Italia tera um carimbo feito no passaporte. Esse carimbo te possibilita a ficar 90 dias na Italia. Se voce ficar mais tempo voce tem que comprovar porque vai ficar aqui. Entao dentro desses 90 dias voce deve comprovar algum vinculo com a Italia e deve fazer o permesso di soggiorno.
Caso 2-Quem fez voo com escala por ser mais barato deve ir a Questura(policia federal italiana) e fazer a declaraçao de presença,dentro de 8 dias a partir da chegada. Vao dar um papel a voce e voce pode ficar 90 dias na Italia.

Detalhe: nenhum turista fica na Italia mais de 90 dias a nao ser que seja milionario.Se pegarem a pessoa com carimbo do passaporte vencido(mais de 90 dias) é deportaçao na certa.

Quais sao os tipos de Permesso di soggiorno?(Em portugues e italiano)

Permesso di soggiorno para turismo: In pratica serve a tutti coloro che visitano l'Italia per píù di una settimana e che non soggiornano in un hotel, pensione o un capeggio ufficiale, anche se questa procedura raramente è messa in atto;
Para quem : para turistas que estao na Italia a mais de uma semana.Voce tem o direito de ficar na Italia legalmente por 90 dias como turista.

Permesso di soggiorno per coesione familiare – per il coniuge straniero e figli di un cittadino italiano quando si spostano insieme in Italia;
Para quem: para filhos de italianos nascidos no exterior e que decidem residir na Italia.

Permesso di soggiorno per lavoro – un permesso di lavoro per un impiegato (vedere Impiegati sotto);
Para quem: para cidadaos nao italianos. Esse permesso da a possiblidade de viver e trabalhar na Italia, pois o portador possui um vinculo( emprego).Ele tem a validade de enquanto durar o trabalho.

Permesso di soggiorno per lavoro autonomo/indipendente – per lavoratori indipendenti o liberi professionisti (vedere Lavoro autonomo qui sotto);
Para quem: similar ao permesso di soggiorno per lavoro.

Permesso di soggiorno per studio – per studenti (vedere Studenti sotto);
Para quem: para estudantes. Esse permesso da a possiblidade de viver e estudar  na Italia, pois o portador possui um vinculo( estdudo). Nao possibilita o trabalho embora algumas universidades auxiliem com bolsas as vezes.Ele tem a validade do tempo de estudo na Italia.

Permesso di soggiorno per ricongiungimento familiare – per il coniuge, figli (sotto i 18 anni) e i genitori di stranieri sposati con un cittadino italiano e anche per i membri familiari oltreoceano ce vengono per congiungersi ad altri familiari che già sono in Italia (vedere Membri familiari sotto);
Para quem: para estrangeiros casados com italianos/as.Possibilita trazer filhos e pais de uma outra naçao para residir na Italia.

Permesso di soggiorno di attesa di cittadinanza
Para quem:para quem esta esperando a cidadania italiana pois é de origem italiana. Geralmente quem chega a Italia vem pra estudar ou turismo e  entao decide fazer a cidadania italiana. Entao voce deve "trocar" de permesso.Esse permesso te da possibilidade de trabalhar,estudar,etc pois comprova que voce tem um grande vinculo com a Italia.Quem faz esse permesso esta quase pegando a cidadania italiana.

Permesso di soggiorno per dimora – per stranieri che stabiliscono la loro residenza in Italia che non intendono lavorare o studiare( vedere residenti non impiegati sotto).
Informaçao tirada do link

http://www.justlanded.com/italiano/Italia/Guida-Italia/Visti-e-permessi/Permesso-di-soggiorno

Saliento que quem vem fazer cidadania na Italia nao é cidadao italiano ainda. Deve fazer um permesso di soggiorno como turista, estudante,etc. E até pegar a cidadania nao tem nenhum direito como cidadao local perante o governo italiano.

Aonde fazer: Basta ir ao correio (posta) e solicitar o kit giallo.Esse kit é um envelope com todos os modulos que voce deve prencher. Ele é gratuito. Depois voce envia via correio e recebe o permesso di soggiorno na sua casa.
Quando cheguei na Italia o sistema era diferente. Agora ele foi mudado pra agilizar o processo.Eu acho que ficou pior.

Riscos do sistema atual: As vezes o permesso demora mais de 90 dias pra chegar em casa. Se voce precisa dele pra algo urgente, isso vai depender do correio italiano que é muito,muito ruim. E nessa janela de tempo voce pode ficar ilegal.

28 comentários:

  1. Gostei muito do seu post.Muito explicativo.

    Luana

    ResponderExcluir
  2. O "stage di formazione" é considerado trabalho ou estudo? é através de instituiçao educacional,e recebe um reembolso das despesas qeu nao é considerado como salario. é possivel fazer esse estagio com o visto de turista se a duraçao for menor que 90 dias?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Vou tentar tirar a permesso de soggiorno, mas quero me inscrever na escola até setembro, e vou em agosto, então preciso da permesso para poder me inscrever.

    Teria como eu pedir a de estudo urgentemente também a de cidadania?

    ResponderExcluir
  4. Oi ficaria muito feliz se me respondesse:
    Nao entendì que no site do consulado Brasil Roma fala que turistas brasileiros nao podem trabalhar na italia, no caso precisa de um permesso?como faz o permesso se nao pode trabalhar? ficou meio parecido com aquela historia de quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha,voce sabe alguma informaçao sobre onde pegar os documentos para o permesso soggiorno per lavoro?

    ResponderExcluir
  5. Estou na Italia ha um mes esperando meu divorcio ser traduzido e legalizado no Brasil.
    Tenho medo que os documentos demorem e eu nao possa permanecer,meu noivo tem uma empresa estava pensando em fazer o permesso per lavoro para ficar legalmente mas nao sei por onde começo voce pode me dar algum conselho?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola Monica.Desculpe a demora.

    O site do consulado diz tudo:turista nao pode trabalhar.Isso é ilegal e pode gerar uma deportaçao.

    Pra conseguir o visto de trabalho, alguma pessoa juridica ou civil deve "amparar voce" e dizer que serao responsaveis por voce aqui e qua sua mao de obra é necessaria. Assim o seu permesso sera mudado.Talvez voce teria que sair do pais por um tempo talvez.

    O dificil é achar alguem que de emprego pra voce e que de esse amparo, comprovando que gostaram do seu serviço,ainda mais em tempo de crise na Italia e com xenofobismo a mil.

    Nao sei o seu nivel de conhecimento da lingua e da sua experincia em morar aqui.

    ResponderExcluir
  7. Ola, Bom dia!!! Estou na Italia vao fazer dois meses no dia 27 de junho e consegui um trabalho com uma pessoa Civil que quer pagar os tributos, vim diretamente do Brasil tenho apenas o visto de Turismo, nao sei como proceder. Como posso conseguir o visto para passar mais tres meses?

    ResponderExcluir
  8. Eu estou no Brasil, tenho uma amiga que mora na Itália, ela é brasileira mas casou com um italiano e tem cidadania. Ela conseguiu um restaurante pra me contratar, mas eles pedem de cara o Permesso pra que eu seja contratado. O que eu posso fazer daqui do Brasil ? dá pra dar entrada no visto daqui ? agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Ola Josias
    Va ao consulado italiano mais proximo e diga que voce vai ir a Italia com trabalho e tudo e que a sua mao-de-obra é muito necessitada.Tente levar alguns papéis enviados por essa sua amiga,comprove com dados,de os contatos dessa sua amiga, endereço dela,etc.No conversa voce nao vai convecer ninguém.Sua amiga deve informar + voces sobre isso, afinal ela é a empregadora.Nao confie so no papo, voce precisa de documentos pra provar, talvez até alguns traduzidos(nao sei o caso).Estude a lingua.Ingles nao adianta na Italia pois ninguem fala isso aqui.Boa sorte e bola pra frente.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    vou a Italia em agosto tirar minha cidadania e vou aproveitar e fazer um curso de lingua. Estou com uma duvida. Tenho a matricula da escola e a reserva do local onde vou me hospedar. Devo falar na imigração que além do estudo estou indo tb reconhecer minha cidadania? A policia de fronteira tem discriminação co os brasileirosw?

    ResponderExcluir
  11. Oi estou na Italia ilegal quase 4meses esperando a legalizaçãoEm curitiba e quase certo que sai.Como fasso pra continua o processo posso faser a cidadania italiana ou tenho que volta pro Brasil e depois retorna na Italia?O que fasso desde de já agradeço.Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Caro anonimo!
    Primeira coisa que deve fazer é aprender escrever o portugues correto!!!!

    ResponderExcluir
  13. ola,tudo bem.
    cheguei aqui na italia fevereiro de 2011.com 3 filhos e marido.desde que chegamos eu arumei faxinas,um mais longe que a outro, onde nao ganha mais que 24 euro por tres horas de faxina.e mais 4 horas ida e volta pra voltar.meu marido nao trabalha quando faz um bico uma ou duas vezes por mes.pago um aluguel carissimo.hoje depois de 8 meses aqui,trabalho 12 horas por dia,mal vejo meus filhos e meu marido faz baby sitter com eles.e olha que ja tenho permesso de soggiorno ,pois estou esperando a cidadania,conclusao pegarei a cidadania e voltarei,Brasil ainda esta melhor bom pra mim,porque no brasil nunca passei tanta necessidade como aqui,nao tenho esperanca aqui,pois tem muito imigrante que vivem abaixo da miseria pior que brasil como e o continente africano,que vem pra trabalhar no salario a baixo que o nosso.entao lhe digo nao desejo isso que estou passando nem para um inimigo meu,por favor agora nao e hora de vir.....esperam

    ResponderExcluir
  14. mas a Primeira coisa a fzaer E' tentar a Legalidade junto a Imigracao isto se faz todos os anos quano se sai a Lei da Sanatoria, Italia E' um excelente Pais deste que vejoh que E' Unico a ajudar os imigrantes a se legalizarem facilmente em meses de fevereiro abril. de todo ano se sai a Lei, quem tiver algum dinheiro guardado podera dar entrada sozinho na Permanencia , mas quem nao tem pode recorrer a amigos Italianos ou mesmo brasieliros que estejam na iatalia para ajudar com o pedido de legalizacao e ser seu digamos assim fiador...tem,porario pois depois que voce fizer sua documentacao entao podera trabalhar e com isto no proximo ano tera e podera fazer sua renovacao sozinho . meu conselho E' de que se guarde dinheiro e se esteja legal.Para quem esta na Italia em Situacao de: Desemprego
    sem casa
    sem dinheiro etc...
    aqueles que estao com documentacao ou esperando podem trabalhar jah os que nao tem documentacao melhor comecar a participar de Cultos em igrejas( pois mesmo que nao goste de igrejas evangelicas E'este o melhor lugar para se conseguir os Bicos.Free lancer empregos e conhecer gente...
    Alem das Igrejas Evangelicas as Igrejas Catolicas ajudam com (para aqueles que necessitam cafe da manha roupas e algum dinheiro.
    mas, quem quer ficar na Italia e quer recorrer a documentacao de situacao Legal pode acessar o CISL/CECIL veja enderco na net fica am Mialao eles ajudam de graca com advogados como se diz no Brasil jsutica gratuita italiana a cuidar de sua solicitacao de legalidade em territorio Italiano . nao tenham medo eles nao tem ligacao com Imigracao.
    podem perguntar a maioria dos Brasileiros que vivem e usou os servicos deles E' uma coisa pessoal e Segura. converse com os integrantes de Igrejas e Pastores e vejam anuncios estampados nos quadros.
    na Italia em Naviglio esqueci endereco mas, fica logo no fim do Canal em naviglio, a Pastora Helen da Igraja Sabaoh ajuda bastante as pessoas. ou mesmo em Restaurantes Brasileiros. Portugueses. espanhol por causad a lingua fica mais facil.
    E grande conselho e'nao ficar dando Bobeira nas ruas da Italia e vendo Vitrines. pois a Policia na Italia nao da Mole. e nao interessa a eles quem esta vindo eles solicitam documentos a todos devido a similariedade de caras e corpos etc.. etnias.....maiores informacoes sobre como viver na Italia e conseguir uns trampos me contate]: skype: andre shogun
    msn:neyous(a)live.jp

    ResponderExcluir
  15. OI SOU claudio,estou no brasil tem um cara que quer me contratar pra trabalhar na ITALIA na construçao.mas minha duvida e se posso ir como turista e depois trabalhar quando chegar la?qual a documentaçao?obrigado

    ResponderExcluir
  16. Ola Claudio
    Olhe isso pode ser golpe.Voce NAO pode trabalhar como turista.Se o cara quer contratar voce,solicite um contrato de trabalho que vai permitir a voce vir pra Italia com um visto diferente.Se rolar algo errado voce vai ficar sendo refém de uma ma situaçao.

    Mas a Italia esta em crise.Vao priorizar um esrangeiro aqui no mercado de trabalho?Pensem bem e boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. Olà, estou na suica e meu visto de turista jà venceu. Estou morando com meu namorado ele è italiano e vive na suica, estou gràvida, sera que posso ser deportada mesmo estando gravida de um italiano?? Ou eles tao desconto pra mulheres gravidas de europeu??

    Desde ja agradeco se poder responder.

    ResponderExcluir
  18. Ola amigo como vai?
    Sou Alessandro, estou na italia ja a algum tempo e nao tenho permesso di soggiorno... Minha namorada é italiana e esta gravida... como devo fazer para conseguir o permesso di soggiorno?

    ResponderExcluir
  19. A Italia é um país com baíxissimo nível de crescimeto do PIB, este ano(2012) irá diminuir -1,8%
    alguém quer ir mesmo praquela merda que vive do passado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o futuro e' o Brasil...desculpa...nao concordo muito:
      em uma cidade brasileira matam cada ano igual pessoas que toda a Italia!

      Excluir
    2. Se o futuro e' o Brasil...desculpa...nao concordo muito; no social e' pessimo ainda:
      em uma cidade brasileira matam cada ano igual pessoas que toda a Italia!

      Excluir
    3. Em 2013 vai diminuir 2%, que progresso, hein?

      Excluir
  20. Olá,

    Primeiramente devo parabenizar o jovem casal responsável pelo Blog, pela iniciativa de "abrir os olhos" de muitos brasileiros que se iludem achando que outros países são o paraiso..,principalmente em relação a Itália, sempre lembrada pelos laços e histórias de nossos antepassados. Muito válido e oportuno este foco sobre o assunto "viver no exterior"!
    Porém, parece-me que há um grande exagero nas colocações de vocês, que soa ter como objetivo inibir a todos de qualquer iniciativa de saida do país.
    -Há sim muitos brasileiros aventureiros e iludidos, mas há tambèm os que gostariam de obter a experiência de viver no exterior, com os pés no chão e muita esperança.. Tal qual vocês mesmos!!
    -Sim o Brasil deve ser valorizado, mas, vocês fizeram o caminho da saida e não parecem pensar em um retôrno.
    Então pergunto: porque destruir todas as expectativas de algum outro jovem casal, passando através do blog "unicamente" aquilo que é ruím?
    -Não há dicas de lugares interessantes dentro da Itália? -Não há nada de bom por lá.. e seu povo é composto "apenas" de degenerados?
    -Seria então a Suiça,um local melhor que vocês recomendariam?

    -Correto não omitir a verdade e alertar contra o mal.. mas cruel mostrar só um lado dela, e matar todas as esperanças!
    Pensem nisso por favor, afinal fosse tudo por aí um verdadeiro inferno, creio que vocês estariam de volta faz tempo..
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Positivo...Exatamente isso que notei aqui. nesse site o qual por outro ângulo, traz dicas, informações super valiosas...Grata!

      Excluir
  21. Vou fazer um Blog tambem mas com o nome Verdadeiro Japao rsrs....
    Amo a italia mas soh por fotos e comentarios, nunca fui mas adoraria ir.
    Mas como todo pais nos brasileiros nao somos bem vistos neh?! Aqui no japao nao eh diferente, moro aqui ja faz 18 anos e mesmo com tanto tempo nao me acostumo com a discriminacao .
    Muito legal seu blog

    ResponderExcluir
  22. Ola!
    Bom, meu caso é que eu tenho um trabalho garantido já na Itália e gostaria de saber como proceder para trabalhar la legalmente. O tempo de trabalho é por volta de 3 meses no máximo. Me informaram que eu precisaria de um documento do empregador dizendo que irei trabalhar mas legalmente, procede?
    Parabens pelo seu blog, bem informativo. Foi o que eu encontrei possuindo as melhores informações.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Eu tenho um tia que mora na Itália que o mesmo é brasileiro mais também possui o cidadania italiana
    Gostaria de saber se através dele posso pedir o permesso di soggiorno ?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.