segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Economia na Italia.Salarios,trabalho,crises, o jeito italiano e afins

                                   
Voce vem pra Italia e pensa:"Euro,primeiro mundo, tudo funciona,emprego,tenho cidadania e ficarei rico".

Bem, voce acabou de pensar no paraiso, que nao existe e provavelmente viu muita novela da Globo, filme da TV ou um amigo,do amigo, do amigo contou isso pra voce. Ou como 90% dos brasileiros(nos excluimos) é deslumbrado ou uma pessoa com  o  complexo do vira-lata (clique aqui).

Voce nem italiano é (ou é via cidadania o que nao quer dizer que os outros vao reconhecer voce como italiano embora voce pensasse o contrario ou nao se considere brasileiro), nem tem uma fluencia perfeita da lingua, nao sabe como nada funciona, as leis, as pessoas,é ainda inexperiente e quer ficar RICO?Calma. Entenda como tudo funciona.

Vamos dividir as coisas:

*Euro: Quando cheguei aqui o euro valia praticamente 3:1.Ou seja 3 reais eram iguais a 1 euro. O euro subiu e chegou no maximo de 3,70:1.Hoje, 14 de fevereiro de 2011 o euro vale 2,26:1. E ja valeu menos pois o Brasil esta sendo agora a bola da vez. Nao é por nada que muito brasileiro foi embora da Europa pra ajudar o Brasil a crescer mais. E lembre-se aqui VOCE GANHA EM EURO MAS TAMBEM GASTA EM EURO.

*Salario: aqui varia muito o emprego, o contrato de trabalho e aonde voce mora. O salario minimo italiano é de mais ou menos 600,700 euros. Ou seja, voce nao tem qualificaçao e trabalha em sub-empregos. Eles nao tem essa definiçao"salario minimo" como no Brasil mas é mais ou menos o que o voce menos recebe por mes. Como estudante e dividindo quartos voce sobrevive e nao vive. Se tiver familia voce passa fome.Farei um post sobre os tipos de contrato de trabalho na Italia.O salario médio é de 800,900 euros e quem ganha bem possui um salario de 2.500,3.000 euros por mes pra mais.

*Italia faz parte dos PIIGS: A Italia junto com Portugal, Irlanda, Grecia e Espanha faz parte,segundo economistas, de um grupo europeu chamado de PIIGS(porcos em ingles). Essa giria utilizada por economistas se refere a um desempenho economico inferior aos outros paises europeus fortes e que seguram a onda como Alemanha e França. Nao é a toa que os paises citados ja passaram por crises tremendas. O governo italiano nega isso pois isso afetaria o apoio de alguns a Berlusconi, o que aceleraria o fim do seu mandato.

*Sou qualificado porém nao tenho emprego/ganho pouco.Porque?: A Italia tem uma tradiçao em que eles proprio reconhecem isso: o mérito nao leva a nada se voce compete com quem tem um contato ou é indicado por alguém. Diferente de paises norte-europeus ou até mesmo França e Alemanha aonde o mérito conta, aqui a indicaçao é absurda e um milhao de vezes pior que o Brasil. Voce pode ter um curriculum, qualificaçao, etc invejaveis mas se nao for filho de alguém ou tiver a indicaçao de outro, voce pode chegar até um nivel, mas sem ultrapassa-lo. Nao é a toa que italianos puxem o saco de todo o mundo ou entao os mais nobres se mudem para paises aonde o mérito é valorizado.

*Despesas mensais na Italia: Aqui dividirei por partes:
-O aluguel é a parte mais cara como o aluguel de camas por 400 euros, alugar quartos por 600 euros e achar apartamentos por .1000,2000 euros mensais. Dependendo o lugar e a cidade esses valores abaixam bastante ou aumentam. De uma olhda nos sites que passei  no topico aqui. Diferente de Londres(para quem morou la como eu) nao é comum o pagamento semanal e sim o mensal. Aqui voce ao alugar também paga tres meses antecipadamente mais o aluguel de entrada, ou seja, 4 mesese adiantado.

-Agua, luz, gas, internet: Todos sao bem acessiveis.Agua voce nao paga, luz e internet custam pouco com uma média de 30 euros mensais. A excessao é o gas e que durante o inverno custa mais por ter o aquecimento ligado. Morando em junto voce divide com outras pessoas. Alugando imoveis sozinho,voce tem que abrir conta disso tudo.

-Supermercado. Aqui é a parte mais barata se voce sabe comprar e nao quer se tornar um clone de italiano. Passarei uma lista de supermercados. O "feijao e arroz" italiano é a pasta. Um pacote custa de 30 centavos a 60 centavos de marcas mais economicas. Muitos outros produtos também custam pouco. Carne e frutas ja deixam as compras um pouco mais caras, com excessao de frutas como laranja, pessego.Bananas sao sem gosto,maças idem(com excessao daquelas do Trentino), mas a oferta de produtos vindos de outra parte da Europa é grande. Isso gera concorrencia e consequentemente um preço mais baixo. Vinhos, agua mineral também custam pouco. Na Inglaterra, Espanha e Portugal  essas compram custam menos ainda.

*Bens de consumo como carros, eletronicos,etc: Idem ao supermercado, custam pouco. Em outros paises custam menos ainda também.

*Comprando uma casa na Italia: Faço parte desse caso e farei um topico especifico sobre isso.Os financiamentos sao de 25 a 45 anos como ja vi gente fazer. E vai um boa parte do salario nos primeiros anos. Se isso somar com a criaçao dos filhos tem que andar com uma calculadora sempre.

Formas de trabalho na Italia.(Carteira assinada, meio-turno,etc).

Na Italia as formas(nomes) de contrataçao sao diferentes do Brasil, embora sejam similares em alguns aspectos.

Perido full time: Trabalhar de 6 a 9 horas por dia.
Periodo part-time:meio turno.
-Contrato a tempo indeterminado: Seria a nossa"carteira assinada". O trabalhador so sai se for demitido por algo muito grave mesmo ou se quiser sair.(Italianos geralmente ficam nesse trabalho até o fim da vida por receio de mudar,mesmo se humilhados pelos chefes)
-Contrato a tempo determinado: possui um periodo de termino sendo em geral de 3,6,12 meses.
-Como libero professionista(profissioal liberal). Ganha mais porém paga mais taxas e nao possui direito a alimentaçao no local de trabalho(varia), férias pagas, pagamento em caso de estar doente e estabilidade.
-Lavoro in nero. O famoso trabalho informal no Brasil aonde voce nao paga as taxas pra Italia. Sonegar imposto na Italia é comum entre os italianos. E contratar pessoas de modo informal idem, especialmente se for estrangeiros/as pra cuidar dos idosos ou crianças.

74 comentários:

  1. Cara vc não sabe nada sobre a Itália seu idiota ignorante de merda, apenas é um invejoso que quer que o Brasil chegue a ter a economia e o padrão de vida italiano, olha meu caro até o Brasil atingir 2,399,000 ou 2,4 trilhões de PIB vc já terá batido as botas, e não venha pagar pau pra Alemanha porque ela tem um PIB de 3,6 trilhões, pois a Itália tem 20 milhões de habitantes a menos e tem uma renda per capta maior que a da Alemanha. A taxa de desemprego na Alemanha é de 8,1% , já na Itália é de apenas 5,8, ou seja quase 10% da população alemã está desempregada. Vc certamente é um iludido um idiota, pois todos sabem que a Itália é um país de cultura suprema e passou por muitas crises e se recupera com bom desempenho, agora eu quero ver se a Alemanha passar por umas das crises que a Itália passou, quanto tempo levará ela para se recuperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pib brasileiro já superou o italiano faz tempo, sendo o sexto do mundo, superior até do que a Inglaterra(país muito mais bensucedido que a tua Italia)e o Duce só falou grosso no cenário internacional quando estava certo do apoio militar alemão, sem o qual a França ou Inglaterra desceriam o cacete na Italia, como aconteceu.

      Excluir
    2. Você é que não passa de um idiota totalmente alienado. Vai limpar calçadas na Itália, depois tente entender o que foi escrito, otário.

      Excluir
  2. O cara aí em cima tem toda a razão voce é um tremendo maluco alienado, fica falando mal da itália sem saber de nada, com certeza voce é um pobre que não tem dinheiro pra viajar para Itália, e aí fica falando essas merda!

    ResponderExcluir
  3. Druida, parabéns pelo post.
    Parece que estou recebendo a minha busta paga.Sua descriçao foi perfeita. Vejo a realidade de muitos amigos sejam italianos ou brasileiros descritas aqui por voce.

    Realmente a Italia esta em uma situaçao dificil.
    Pra passar o mes aqui na Italia nao é facil nao.Tem que remar muito. Aonde voce mora aqui na Italia?

    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Ola anonimo.
    Meu caro, pelo jeito quem nao vive na Italia é voce. Provavelmente voce é um descendente de italiano que se acha mais europeu que brasileiro.Aprenda a perceber as coisas.E voce possivelmente esta frustrado pelos fatos que demonstram que a Italia,junto com outros paises é o terceiro mundo europeu. Veja os inumeros posts postados sobre os mais diversos assuntos:racismo, preconceito, saude,modo de vida,etc.

    A Alemanha pra seu aviso esta em grande crescimento economico e de empregos, enquanto aqui na Italia o nivel de desocupaçao esta crescendo entre os jovens, que se transferem para paises como Holanda, Reino Unido, USA,etc.

    Grato pela postagem e se cuide com a Lega Nord. Eles nao gostam muito de extracomunitarios mesmo aqueles brasileiros com cidadania italiana que se iludem pensando que sao italianos.

    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. parabensssssss!!!!
    sensacional teu post, to na italia a 5 anos, eu te entendo perfeitamente, to passando por tudo isso. se eu soubesse q era assim nao tinha vindo praca, mas nao me arrependo afinal eu pelo menos to tentando. manda o anonimo paga pau la pra lombardia pra ele ver como vao tratar ele, provavelmente nao dura 3 meses, e è isso, nao interessa se è filho de italiano ou nao. brasileiro e vagabundo e brasileira è puta, nao adianta chorar, aqui eles pensam assim. to contente de encontrar alguem q sabe realmente o que acontece por aqui
    Obrigado
    Ale

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado por postar Alexandre.
    Continue batalhando com força.Uma hora a coisa melhora mas fique fazendo um plano B.As vezes é a melhor saida.

    Abraçao

    Druida

    ResponderExcluir
  7. tem muito brasileiro que nao sabe a situaçao em que vivvemos aqui, de BIP e BIP eu ja to de saco cheio de trabalhar e os outros levarem vatagem, pense bem a ITALIA é realmete um mercado que usa o EXTRA COMUNITARIO ( MESMO CIDADAO ) e acham que sao santos quando te fazem um favor (PODE ESPERAR QUE O TROCO é pesado ) UM GRANDE abraço e ......

    ResponderExcluir
  8. ESTOU AQUI A TRES MESES E JA TENHO CIENCIA DISSO TUDO, MAS ESTOU ESTUDANDO, COMECANDO A TRABALHAR, NAO TENHO A ILUSAO DE FICAR RICO LOGO, ISSO ANO EXISTE.

    ResponderExcluir
  9. Druida, parabens meesmo. Seu blog è otimo. Esses de cima com certeza naoconhecem Italia. Vamos deixar ele continuar na frente da tv olhando novelas tranquilo. Continue, muito bom o seu blog. Tambem conheco quase toda europa. E na Italia estou 6 anos. Adoro o Brasil sei dos nossos problemas tambem. Mas vivi 3 anos em Roma, alguns meses em Parma, e hoje vivo em Taranto. Italia é linda, mas... E estou voltando em junho pro Brasil. Ja vivi tudo que tinha pra viver poraqui. Parabens denovo. Daniela

    ResponderExcluir
  10. desculpem, correçao "deixamo-los continuarem frente a tv" daniela

    ResponderExcluir
  11. voltem pro brasil cambada de desiludidos!!! ou vão pagar pau na alemanha!

    ResponderExcluir
  12. eu acho que o mundo é bem grande e diverso para ficar se lamentando em um lugar onde vc não esteja bem. o que é bom para um, não é bom para o outro. são varios paises, linguas, culturas e costumes, então pra que ficar chorando as pitanga sem tomar providencia. não ta bom, cale a boca e vai embora, vai procurar o teu lugar...

    caixeiro viajante.

    ResponderExcluir
  13. que peninha!mais um clone de europeu aqui.COMO SE ITALIANOS NAO SE LAMENTASSEm POR MEIO PLANETA QUE NENHUM LUGAR é IGUAL A ITALIA.Eu sou o maior defensor dessa diferença de culturas e habitos. Pena que os italianos,NAO.Nao estou chorando as pitangas so estou mostrando a REALIDADE QUE MUITA GENTA NAO SABE.

    ResponderExcluir
  14. 3 meses de italia??? Calma meu caro... nada irá mudar a sua origem (incluindo cidadania, casamento, convivência com italianos , tempo de itália e etc...)...prima o pòi vedrai chi sono veramente gli italiani e cosa significa essere un straniero in italia... Buona Fortuna a te!!!

    ResponderExcluir
  15. Druida,
    A questao da àgua, depende de onde se vive.
    Varia de regiao para regiao.
    Onde eu moro, nao è gatuita de jeito nenhum.
    E tambèm temos que pagar a coleta diferenciada do lixo e o tal do "canone" obrigatòrio pra ver uma televisao que é uma bosta - igual à brasileira.
    ...no final, somando essas despesinhas, boa parte do seu salàrio vai pro beleléu.
    Quanto ao gàs, nao sei se na tua cidade eles fazem o mesmo, mas aqui em Verona, o gàs è pago de um modo absurdo - baseado em estimavas.
    Isto è, eles estimam que no verao(por exemplo) vc vai consumir X e te obrigam a pagar antecipadamente. Meses depois, se as estimativas estiverem erradas, eles reembolsam o excedente.O saco è ter que pagar sempre uma bolada, atè quando vc nao està consumindo gàs nenhum para esquentar a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa :'( eu estava aki pesquisando sobre a italia,pois tenho vontade de conhecer,mas confesso fiquei super triste,ñ sei se quero mais,meus avos foram a segunda familia a desembarcar no porto d santos,eram de mantova lombardia,em especial eu queria conhecer a cidade deles,mas ja ñ sei se quero mais,nao sou puta e ñ vou permitir q m tratem assim,meu esposo trabalha duro,ñ é vagabundo,como comenta o amigo ai em cima,dizendo q la na lambordia sao assim q tratam os brasileiros,um povo que acolheu eles num momento d pura miseria......sem mais nada,:-(

      Excluir
    2. A unica coisa que sei é que o ser humano nunca ta contente com nada e em nenhum lugar,se chove reclamam se faz sol,tem que esfriar,vai entender,ai gente vou parar por aki,estou confusa me desculpem,:-(

      Excluir
  16. consertando : baseado em estimativas

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Druida pelo blog.
    Voce realmente mostra a realidade de quem vive aqui e nao pessoas que simplesmente acham alguma coisa.

    O engraçado é que as pessoas se ofendem por um ponto de vista diferente do que elas tem, acho que pra elas é um crime acabar com as suas ilusoes. Se nao concorda muda de blog, ignora, nao precisa ofender ninguém... eu hein?

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pelos elogios.
    Realmente,a realidade pra quem tem cabeça fraca machuca.Mais facil ofender e negar por proteçao que pensar e encarar a realidade!Deve ser uma forma de fugir do mundo real!

    ResponderExcluir
  19. Estou visitando pela primeira vez, o blogs de vcs. Muito bom mesmo! Excelentes matérias!
    Confirmo que a situação por aqui nao está nada boa. Tenho uma empresa na periferia de Milão. O governo e os bancos nos massacram. Se a situação nao mudar, muitos comércios e pequenas empresas fecharao. Teniamo duro!!!

    ResponderExcluir
  20. A crise chegou,Cristiane. Mas com um governo corrupto,mafia e super salarios pra politicos aliados a burocracia e as putarias de Berlusconi e seus seguidores racistas fanaticos era so questao de tempo a Italia começar a quebrar.Viver de passado nao adianta.
    Ainda agora o Brasil tao ofendido por ser considerado so terra de prostitutas,"extracomunitario" e "bonzinho"quer ajudar.Ridiculo.


    Boa sorte na luta e obrigado por postar.

    ResponderExcluir
  21. ola galera estou indo no começo do ano para italia ..para viajar e estou pensanso em ficar para trabalhar ...lá o que vcs acham eu tenho a cidadania italiana tenho todos os documentos já ..
    o que vcs acham tenho parentes lá más não estou conseguindo localizalos se vcs conhecem alguns sites que possam me ajudar a localizalos e o que acham de morar e trabalhar lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, isso e ilusao! tente a vida aki mesmo.. estive la e fiquei na casa dos parentes eles fizeram turismo comigo,,, dai tive q ir embora

      Excluir
  22. Seu Blog é o Apocalipse para mais de 100.000 brasileiros que vivem por ai. O que é verdadeiramente abordado aqui? A diferença entre viver no Brasil e na Italia? Os repugnantes hábitos e costumes dos Italianos?

    Vendo com os seus olhos nao vejo luz, é essa a intenção?

    Meu caro, compreendo sua exposição no fundo de minha alma. Sai do Brasil em 2001 rumo a Inglaterra e logo a Espanha até finais de 2008. Nesse meio termo voltei por quase 3 meses na ideia de permanecer. Nesse período andei buscando trabalho ( já com um currículo bacana) e o que me marcou foi que em uma das entrevistas a Gerente se admirou positivamente pelo fato de eu morar (nao sei se vc conhece o Rio) na Rua Dias Ferreira, no Leblon, já que lá existem ótimos restaurantes e que todos os fins de semana jantava em algum deles, disse ela.
    Isso se equivale em qualquer lugar verdade?

    Bom, estou como disse antes, desde 2008 no Brasil. Retornei por um par de motivos, o primeiro fui que minha mulher estava gravida e o segundo é que vivíamos com documentos negros.

    Nao é o meu intuito mas para os apocaliticos, gostaria de dizer que sim, vivi bem, especialmente os ultimos 2 anos em Madri. Ambos tínhamos bons empregos (HOTELARIA), bons salários, boa moradia, enfim, nao me privava de absolutamente nada. Ganhávamos os 2 na faixa dos 4 mil euros ao mes.

    Agora vamos lá. Desde que chegamos ao Brasil, passamos a viver no interior do RS, investi uma graninha na construcao de casas, 3, uma de cada vez, no intuito de vende-las. Em 2010 voltamos ao Rio, torrei meu dinheiro praticamente todo vivendo 1 ano e pouco ate que alguma ideia me viesse a cabeça para ganhar dinheiro. Nesse tempo ambos buscamos emprego em nossa área, ofertas mil, mas isso nao é tudo. O salário oferecido nao passava de R$ 2.500,00 por mes.

    Meu caro, eu vivo nesse tempo (até hoje) em um apartamento de uns 50 m2, 1 quarto, que tem uma varandinha bacana e que me foi "passado" por um conhecido que estava de mudança. O ap é de frente para a praia na barra da tijuca, bem bacana mesmo. DEMOREI 3 MESES PARA ENCONTRAR no final foi ele quem me encontrou. Durante esses 3 meses de busca vi mais de 50 aptos, andei por kilometros de portaria em portaria perguntando se havia algum alugando. Os que eram anunciados possuíam fila de gente, coisa de 8, 15, 30 pessoas para olhar e acredite, eram apartamentos até no máximo R$1500,00 (isso a quase 2 anos, acredite, esse mesmo ap nao se aluga por mnos que R$ 2000) por mes, fossem eles kitinetes, conjugados ou 2 quartos, o unico exigido era um grupo de bairros selecionados por mim. ( ja que minha mulher nao é do Rio. Nao era a minha ideia alugar algo muito afastado, perigoso pela noita, ou outras merdas). Tem mais, sem FIADOR é impossivel! Hj pago R$1500 com condominio e NET incluido. No mesmo predio existem uns 3 para alugar por R$ 2.500, nao estou de sacanagem. Ou seja, sair do meu quarto/sala nem a base de tortura.

    ResponderExcluir
  23. A Creche no periodo integral vale R$ 1100,00 por mes, a mais barata do bairro.

    Nao pense que estou inventando valores, é justo o que vc prega, verdade pura e crua!

    A conta de luz no inverno sai R$ 100 e no verao R$ 250.

    A gasolina esta R$ 2,89 o litro. IPVA do carro R$ 800 e seguro R$1600 por ano.

    Pago R$ 8 no Kg do pao, R$ 6 na Coca de 2l, R$ 4,75 o maço de cigarro, R$ 18 o KG da carne, R$ 5 no Kg do café ( que nao é o exportaçao, e sim aquele Pilao nacional, a réba da safra) R$ 18 no kg do queijo prato.

    R$ 450 de plano de saude por mes , 2 adultos e 1 criança

    Acabo de comprar uma bicicleta para a minha filha que vai fazer 3 anos por R$ 215, e a que ela queria (barbie) custava R$ 350

    Nao recebo ajuda alguma de parte dos familiares.

    Acho que deu pra te dar mais ou menos uma atualizada no preço das coisas por aqui. Trabalho no transporte de turistas, como um taxi especial, e acho que pela primeira vez na história os GRINGOS estao reclamando do preço no BRASIL.

    Voce agora abra os seus olhos e veja que esta DIFICIL DEMAIS A VIDA NO BRASIL, e isso no padrao de qualidade MEDIA.

    Sabe qual é a minha preocupaçao?

    Até quando poderei proporcionar um BOM estudo a minha filha? O Reajuste para o próximo ano é de 15 % na matricula.

    Para concluir, agora mesmo penso em como voltar para Europa. Tenho muitos amigos. Puts, os amigos... Por aqui é cada um por si e Deus por todos meu caro. Dos amigos em especial uma grande que temos na Italia nos esta convidando para ir, teremos casa para viver. Ate agora estou em processo de estudo, acompanho blogs e colho informaçoes. Tudo muito no começo mesmo.

    Continuarei pesquisando, pedindo informaçoes e os acompanhando semanalmente.

    meu email é: diegocamilo2@hotmail.com

    Espero poder trocar algumas ideias com voces.

    Paz & Bem,

    Diego Camilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Diego, sinceramente me encontro na mesma situação, só faltou uma coisa você mencionar, a violência, aqui no Brasil esta difícil, aqui no sul, quando parar o carro tem que olhar pra todo lado pois está cada vez pior, e as vezes o cara entrega a chave e mesmo assim o vagabundo atira só pra ver o furo da bala.
      Tenho duas filhas e com certeza to pensando em ir embora daqui, não tenho a mínima intenção em ficar rico na Europa, apenas dar educação e viver ao lado da minha família tendo o sustento já estou feliz.
      Minha ideia é ir em junho de 2015, pois aqui é assim mesmo, tu falou tudo, é tudo caro e a violência ta cada vez pior, morei em Londres 3 anos e só voltei pro velho Brasa porque minha filha estava pra nascer, mas agora depois de 5 anos vejo que voltar é a melhor solução.

      Excluir
  24. vim da espanha faz 4 meses morava en zaragoza nunca tinha ficado sem emprego agora as coisas stao dificil por isso voltei nao tem trabalho e as coisas tb nao estao tao baratas por la tenho muitos amigos y a maioria estao recebendo subicidio porque nao tem trabalho estou feliz aki e encontrei trabalho super facil moro em curitiba felcicidades prabens pelo blog

    ResponderExcluir
  25. O Brasil hoje tem uma indústria sólida, e um sistema financeiro sob controle.Vamos estimular o consumo interno, melhorar os salários, e dar uma banana para esse vagabundos europeus, que desenvolveram os seus paises em cima da exploração (roubo) das riquezas de paises do mundo inteiro, além de crimes hediondos cometidos contra a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  26. Obrigado por seus comentarios sobre o que se passa os brasileiros na italia, so acho que vale a pena tentar outras opçoes de vida trabalho e experiencias novas amizades, todo lugar nao importa a onde no começo e um pouco complicado mas se voce tem um objetivo vale a pena tentar, acho que a gente nao tem nada a perder so e um lugar a mais que nos conhecemos e vida e linda e curta e so nao olhar para tras, e ficar reclamando do que passou va em frente se nao se der bem tente outras coisas o importante e viver tem gente no brasil que consegue criar 4 filhos com um salario minimo isso que complicado e estao vivendo mesmo assim e so saber lidar com o pouco que ganha e nao querer abraçar o mundo e so economizar que voce consegue nao importa o pais que vive nao da para comer picanha come mortandella quando der voce come nao e e so minha opiniao a respeito de trabalhar em outro pais,gostaria de saber mais ou menos quantos mil euros no minimo preciso levar para me estabelecer na italia ate começar a trabalhar obrigado a voces que leram meus comentarios ta um abraço de um brasileiro que nao tem medo de trabalho nao importa a onde for sendo honesto vou com tudo mesmo pra que que existe aviao e rapidinho para chegar no seu objetivo

    ResponderExcluir
  27. Concordo em grande parte com o que voce falou,Paulo Cesar.Sabendo admnistrar podemos chegar longe.Disse tudo!

    Se voce acha uma boa idéia vir pra Italia,venha firme.O blog so fala das coisas que turista nao fala ou nao quer ver pois fantasia as coisas da novela.

    Nao tenho noçao de quantos mil euros voce deve trazer.Posso te dar uma noçao das despesas:
    -Moradia/dormitorio:
    quarto solteiro:dependendo a cidade de 300 a 700 euros.
    apartamento:de 300 a 1000 euros.

    lembre-se que voce pode ter que pagar as contas como luz,agua se for alugar um apartamento.Isso custa em torno de 50,60 euros por mes.

    -Alimentaçao:custa menos que no Brasil.100 euros por mes quase a base de macarrao e massas.Mas voce pode economizar horrores.

    -Trasporte publico: dependendo a cidadade(maioria) o sistema publcio de trasportes da Italia é horrivel.Por mes em media voce gasta uns 40 a 50 euros.

    Lembre-se que aqui o mercado de trabalho é concorrido pela crise agora,embora nunca tenha sido algo forte.E a mentalidade falsa de que"o estrangeiro é o bandido"ainda existe.Isso vai se refletir no mercado de trabalho,se voce sabe falar a lingua(italianos nao sabem falar ingles ou outros idiomas),se voce tem visto para vir pra ca,etc.

    Boa sorte e deixe-nos saber como vao as coisas.

    ResponderExcluir
  28. Não sei onde você mora que paga 1000 euros de aluguel, moro em mantova e pago 450 euros ( e não é muquifo), nunca vi na minha vida nem mesmo pessoas que lava prato ganhar 700 euros por mês.Não estou falando que voçê esta mentindo depende onde voçê mora talvez seja em Napoles.

    ResponderExcluir
  29. Ola
    Se voce alugar um ape em Roma ou Milao em torno de 900 ou 1000 é a menor média que voce paga.E dependendo a zona esse é o valor de um quarto nessas cidades.
    Obvio que morando em cidadezinahs que nao tem nada voce nao paga isso.Mas isso é vida?Dizer que isso é adaptaçao a cultura é vida.Varias cidades na Italia que muitos brazucas deslumbrados imaginam coisas nao tem nada.Dai o aluguel tao barato.

    Se voce morar em cidades pequenas e for fazer serviços de extrangeiros que italianos nao querem fazer,700 euros é um salario que voce vai ganhar(média menor como falei).Dai voce aluga um quartinho,gasta no super mercado e finge que esta vivendo na Europa bem.

    Pra deslumbrado que quer vir pra Europa a todo preço a vida real é essa.Agora fiquem no Brasil e façam o nosso pais crescer.Agora nao é hora de emigrar.E se vier,venha preparado para o preconceito e no minimo com o idioma do pais desjado dominado.Acreditem nisso e venham legais tambem.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe mas me responda uma coisa, porque você não vem morar no Brasil já que as coisas aqui estão melhores que na itália?

      Excluir
    2. pois é se as coisas estão tão boas aqui por que não volta?

      Excluir
  30. esse mestiço sai do browsil que tanto ama(KKKKK) vai pra Europa, aproveita todas as oportunidades e cospe no próprio prato! PQP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aUHSuhaUSHuaHUShauHSuhAUShuas .... com toda certeza !!!

      É ruim, é ruim + ta lá UAHSuhAUShuAHS

      Vo acredita em que ???
      Em um cara que fala q é ruim.... + n volta : P

      estranhooo

      Excluir
    2. Caro Bruno:

      -Primeiro,no mundo de hoje se voce é qualificado no seu emprego,tem oportunidades,fala o idioma,etc voce pode morar aonde voce quiser.Seguindo a sua logica as pessoas nao podem morar no exterior e nem criticar os problemas que veem em outros paises?Melhor,so o Brasil pode ser criticado,né?E outra,voce nao paga as nossas contas,deslumbrado.
      -Segundo:esse blog surgiu para ser reciproco.Existem INUMEROS italianos vivendo no Brasil hoje que fugiram do pais"exemplar deles",de crise,da falta de emprego,etc.Tais aberraçoes falam mal de tudo sobre o Brasil.Tudo e nos conhecemos o mundo,deslumbrado.Nosso pais nao é assim tao ruim nao.Mas eles voce apoia,né,frouxo amigo?
      -Terceiro,se voce acompanha o blog voce sabe que so estamos aqui ainda por uma questao de lojistica.
      -Quarto,vai viajar um pouco e deixe de ser deslumbrado,brasileiro deslumbrado e puxa saco.Alugue a sua mae para um estrangeiro se voce adora coisas de fora.

      Excluir
  31. Ola Druida e Maga,
    Vivo na Europa desde 1999. já me mudei inumeras vezes, vive na Franca, Alemanha, Espanha, Inglaterra e atualmente Italia.

    Concordo com voce-- a Italia esta vivendo um momento horrivel. E falando da minha experiencia pessoal, a Italia é o pior pais para se morar.

    Alem da crise, nunca encontrei tantos racistas e mal educados juntos.

    Com tantos problemas e injusticas que encontramos por aqui(o que faz parte do jogo, e isso nao quer dizer que todos nos vivemos mau na Europa!!!!) o pior é ler certos brasileiros que `Anonimos`deixam comentarios absurdos e mal educados.
    Todos nos podemos nos expressar, dar opinioes e ate dizer que nao achamos correto ou coerente o que o outro postou.
    Estamos livres ate para descordar da opniao alheia...mas claro, sempre mantendo a classe e um minimo de educacao....

    bom, para esses anonimos ignorantes minha conclusao è: voces aprenderam direitinho o jeito italiano de ser!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a Italia é o pior pais para se morar."

      Se é ruim, entao porque voce ainda está aí?

      Entao, a Italia nao é tao ruim assim. Problemas, injusticas, racismo e gente mal educada como voce disse, existem no mundo inteiro. Agora, dizer que o país é ruim por causa disso nao é algo que soa bem.

      Eu penso o seguinte: Quem for pra Itália e trabalhar mesmo, assim como em qualquer outro país, terá uma qualidade de vida decente.

      A pessoa trabalha? Estuda? Aprende línguas? Faz cursos?

      Se nao fizer isso, nao terá uma vida boa em lugar nenhum !!!

      Excluir
  32. nem italiano gosta de italiano....imagina os que são de fora

    ResponderExcluir
  33. Para o primeiro anônimo ai em cima:
    -renda per capta alemã:37600 usd
    -renda per capta italiana:30100 usd
    um pouco maior
    pib alemão:3628 tr usd
    pib italiano:2246 tr usd
    fonte cia factbook

    ResponderExcluir
  34. Desaculpem-me de adentrar a este blog mas, hoje estou pensando sériamente em sair do Brasil, Quebec, França, Alemanha e Itália são alguns dos destinos mais visados. Tenho ciencia da crise na europa mas uma coisa é irrefutável, a violência e a qualidade de vida no Brasil hoje é caótica, basta comparar alguns IDH's para se ver a realidade. Chamar a nósde DESLUMBRADOS é banalidade, pois, quem confia que uma economia sustentada somente pelo setor automotivo e que a cada sinal de desgaste "elimina" o IPI para reacender o crescimento do pais é que este DESLUMBRADO. Infelizmente o Brasil é um pais que não está aprendendo com os erros alheios, está oferecendo crédito ao seu povo e mascarando isso como poder aquisitivo. Aqui as coisas vão tão na base da enganação que o trem de alta velocidade que esta previsto para funcionamento em 2020 está sendo tratado como trem-bala ( diferença de apenas 200 km/h entre os dois ).

    Espero sim que este pais melhore, mas está dificil de acreditar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola

      Eu desejo uma boa viagem a vc, anonimo. Nao chamo voce de deslumbrado porque voce esta migrando de forma consciente, sem idealizar. Isto é bem diferente de quem acha que a agua aqui, a terra e ar aqui sao diferentes. O deslumbre é diferente de curiosidade e audacia. O Brasil sim passa por um momento bom mas todo mundo fica neste pensamento se realmente é tao bom assim.

      Desaconselho Italia por motivos obvios e inclusive até a metade deste ano iremos morar na Suécia (confirmado isso).

      Boa viagem sem deslumbre. Abraço e feliz 2013.

      Excluir
    2. Minha dica:
      Não vá pra Italia, vai perder tempo...
      um lugar que vive do passado, mas sem futuro

      Excluir
  35. PIB da Italia 2011 2194 bilhões
    Pib da Italia 2012 1984 bilhões
    eta progresso!

    ResponderExcluir
  36. Tenho cidadania italiana, morei 2 anos nos Estado Unidos. Já viajei muito pela europa em especial pela Itália. Nos Estados Unidos aprendemos que que temos que trabalhar para ter alguma coisa nada nos é dado, mas podemos exigir tudo que temos direito doa a quem doer. Temos dois mundos Itália e Brasil. O Brasil que cresce economicamente e declina socialmente. A Itália que declina economicamente mas com certeza busca condições melhores sociais, pois avós e bisavós italianos já passaram por crises reais na Itália. Aqui no Brasil a crise não é a de sobreviver e sim a de não nos matarem ou aos nossos filhos, quer seja o governo ou um marginal. Se passarmos a exigir aqui os nossos direito ( exigir nas urnas ) teremos um pais para nós e nossos filhos morarem. Se não é melhor mesmo sofrer na Itália ou na Alemanha. Pelomenos é um sofrimento digino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve ser o tal italo brasileiro que acha que o império romano ainda existe, a Italia tem 630 deputados e 315 senadores até mesmo senadores vitalícios, coisa que nem o Brasil que todos citam como exemplo de corrupção tem...
      O brasil tem problemas sérios, mas tem futuro, coisa que o da Italia é sinistro, haja vista sua colossal divida pública e externa, falta de crescimento, falta de competitividade, corrupção máfia...

      Excluir
    2. E esse futuro, virá quando?

      Excluir
    3. Quando o povo brasileiro aprender a votar, a não crer em besteiras religiosas...

      Excluir
    4. Atualmente ,nao existe pais do primeiro mundo o mundo interiro e governado por homens imperfeitos e corrrrrrrruptos . So que em alguns luguares piores que os outros.

      Excluir
  37. Olá pessoal. Eu sou ítalo-brasileiro com muito orgulho e penso em ir para a Itália com todos os seus defeitos. Eu concordo com a matéria principal deste blog. Embora eu nunca tenha vivido na Itália, pelo que tenho analisado e pelo que alguns parentes meus relatam, a Grande Bota não é nenhum paraíso para se viver. Todavia, há muitas coisas a serem consideradas quando a Itália é tomada como destino de imigração. Em primeiro lugar, viver na Itália, para muitos como eu, é uma satisfação pessoal. Eu não quero jamais "perder" a minha identidade italiana! É por isso que vivo e participo da cultura e das tradições italianas, ainda que distante. Em segundo lugar, a Alemanha ou a Inglaterra podem oferecer um padrão de vida muito melhor, e eu acredito piamente nisso. Mas do que adianta se não for na ITÁLIA. Para muitos viver nessa histórica península não significa ganhar em euros apenas, mas, sim, viver a Itália, com seus temores e seus modos particulares. Como todos os outros lugares a pátria italiana também tem muitos desafios a serem superados, mas nenhum lugar é como esse. Para os que gostam de Brasil e acham que o Rio é a cidade maravilhosa, aconselho: vivam o Brasil! Mas para aqueles que carregam a Itália nas veias como eu, não há outro lugar como a dolce e bella Italia! Agora, dirijo-me a vocês caros colegas que vivem na Europa e há tempos não sabem o que é viver no Brasil. É provável que vocês estejam sendo bombardiados por informações positivas sobre o Brasil aí no exterior e por isso quero adverti-los. Eu concordo que desde que o plano Real foi implantado as coisas vêm melhorando no Brasil. Ficou muito fácil conseguir entrar em uma universidade por aqui. Também ficou mais fácil financiar cursos de medicina em Universidades particulares. Sobram bolsas de pós-graduação e intercâmbio no exterior e faltam engenheiros. Há milhares de toneladas de advogados e milhares de milhares de toneladas de bacharéis em direito querendo se tornar advogados. Todavia apenas 1% das vagas de juízes são preenchidas pois quase ninguém passa na prova e isso faz com que a justiça brasileira continue uma piada. Caso vocês resolvam voltar para o Brasil, comprem armas de fogo, pois vocês nunca estarão protegidos. Os programas sociais surtiram efeito retirando muitas pessoas da miséria e o consumo foi dinamizado pela expansão do crédito. Além disso os gastos públicos impulsionaram, ainda que modestamente, a economia. No entanto, não houve nenhuma reforma na estrutura básica do Brasil de 1994 para cá. Ou seja, só temos uma efervescência das coisas e o pior de tudo, a inflação voltou a crescer. Como o Brasil não passou por mudanças profundas em suas bases, ou seja, não houve redução efetiva de impostos e da burocracia, o país sobre de "desindustrialização". Já conhecemos este filme. A década de 1970 foi chamada de o milagre econômico brasileiro, mas depois caiu a ficha de que milagres não existem. Eu tenho dois cursos universitários em excelentes universidades, um mestrado, falo três idiomas fluentemente e acabei de rejeitar uma proposta de emprego de R$ 1.000,00 part time. Sei que na Itália há muitos doutores vendendo pão, mas eu preferiria ganhar $ 1.000,00 euros para vender pão na Itália do que ganhar 2.000,00 aqui no Brasil. É claro, senhores, que há uma série de razões muito pessoais que influenciarão a forma de pensar de cada um de nós. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte na sua escolha, porém, uma coisa. Voce nao é italo-brasileiro. Se voce nasceu no Brasil voce é brasileiro. Nao adianta ficar tentando imaginar algo que nem aqui na vida real irao pensar de voce.

      Sucesso.

      Excluir
    2. Adiciono que muitos destes problemas voce vai encontrar também aqui. Deixe o deslumbra na mala antes de vir para ca.

      Excluir
    3. Qual faculdade vc fez? Advocacia?

      Excluir
    4. Concordo com vc. ai de cima. Também tenho cidadania italiana. Fiz minha cidadania na Itália e uma coisa eu aprendi: Não deixe que te humilhem principalmente por ser brasileiro com cidadania italiana. Na realidade somos italianos nascidos no Brasil, e claro, brasileiros também. Não fosse isso, não teríamos direito à cidadania italiana. Não podemos deixar que nos humilhem. Minha resposta para os italianos que não nos respeitam é que nossos antecedentes italianos tiveram que vir para o Brasil com uma mão na frente e outra atras, por isso somos italianos nascidos no Brasil. Por conta disso, não são melhores que ninguém. Quanto ao Brasil estar melhorando, isso sim é uma grande ilusão. E a espectativa é que vai piorar, porque a grande maioria que é a massa de manobra esta totalmente iludida e dominada pelo PT. Não adianta o cidadão consciente saber votar. O povão do bolsa família etc é que vai decidir o nosso futuro. Futuro???

      Excluir
    5. ENTÃO VAMOS FUGIR E DEIXAE O BRASIL PARA OS IGNORANTES GOVERNAREM E FAZER DA PARTE DA ILUSÃO ITALIANA, O TERCEIRO MUNDO EUROPEU, SEM FALAR QUE LÁ VOCÊ É UM IMIGRANTE DISPUTANDO AS MIGALHAS COM ELES...

      Excluir
    6. Nao existe italo brasileiro? Kkk uma vez um policial disse a mim gato q nasce no for o nao eh pizza.

      Excluir
  38. sem falar que a Italia é um dos campeões do desemprego jovem...
    em quase 40%

    ResponderExcluir
  39. Quanta amargura... Eu vim pra Itália e fiz bastante dinheiro. Tenho uma empresa de entregas e faço os italianos trabalharem pra mim. É assim que se ganha dinheiro de verdade em qualquer parte do mundo. Leiam "O Capital"...

    ResponderExcluir
  40. DIVIDA PÚBLICA DA ITALIA É DE 135%
    DESEMPREGO 12,7%
    CRESCIMENTO NEGATIVO DA ECONOMIA DE -2%
    VALE MESMO A PENA???

    ResponderExcluir
  41. Eu gostaria de saber como é a situação da Sardegna.Eu estou indo morar em sardegna e gostaria de saber como é receptividade com os brasileiros, mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  42. Infelizmente, o grande problema do Brasil vem de berço, sem educação um País não sobrevive, e um país que os professores ganham menos que um jogador de futebol dai com certeza esta fadado ao fracasso.
    Infelizmente tem pessoas que acreditam cegamente na política, não é a toa que o mundo ta assim como ta.
    Se você tem estudo aqui no Brasil vive razoavelmente bem, o grande problema é que tu não pode ter nada, que sempre vem um vagabundo pra te tomar e te dar um tiro na cara, e como política é sinonimo de ladrão aqui no Brasil o povo nunca sabe de onde vai ser roubado no dia seguinte.
    A vida na Europa é boa, quando vc não pensa em ficar rico e sim em ter uma vida digna de ser humano, coisa que aqui no Brasil esta cada vez mais difícil, pois parecemos cachorros trancados em canis com grades enormes, tudo é caro, agua, luz, tv a cabo, transporte, escola, e assim por diante.
    Sinceramente aqui no Brasil vc pode viver bem sim...mas precisa primeiro entrar pra política, blindar todo seu carro e sua casa ou seja ... não viver.
    O grande problema das pessoas é que elas não sabem expor suas ideias sem ofender os outros, não importa se é italiano, brasileiro, etc..é neste ponto que me refiro, EDUCAÇÃO.
    Trabalhei em Londres, na Itália, no Brasil, e sempre com educação alcancei meus objetivos.
    Sinceramente AMO o Brasil, mas viver aqui não dá mais, a violência esta insuportável e entre viver se cuidando para não levar um tiro e ser assaltado e passar por esta humilhação e viver com pouco dinheiro MAS VIVER, prefiro viver.
    Adoro a Itália, a comida, o clima, amo Londres, Pubs, o governo dá grande ajuda para quem esta regular, mas o clima é péssimo. Bom, desabafei, uma coisa é praticamente certa, ano que vem estou indo para um destes dois destinos e desejo a todos alcancem seus objetivos, uma dica é certo, independente do lugar que você for, se somente pensar no dinheiro, você não vai viver e sim virar escravo.

    ResponderExcluir
  43. Oi Druida adorei seu blog... muito verdadeiro, melhor que li ate agora pq diz a realidade da situação.

    Bom venho aqui para te perguntar e hj agora as coisas estão melhores para trabalho ou não?

    Tenho cidadania italiana e eu e meu marido estamos pensando em mudar para a Itália, ele já morou uns 4 anos e eu já fui a passeio tb.

    Mais e hj?
    Sempre quis fazer um mestrado mais pelo visto não vai ser possível. E nem sei se trabalho tb...

    Mais uma vez adorei o blog.. fico no aguardo

    ResponderExcluir
  44. Poxa, fiquei triste, não sabia que a Itália é assim queria tanto ir embora para lá. Sou técnica em radiologia pelo jeito trabalho na minha área é impossível. Abraço

    ResponderExcluir
  45. olá druida,gostei do seu blog
    sou BRASILEIRO ,moro no nordeste, e graças ao meu trabalho ,tenho um bom padrão de vida.trabalho com energia eólica e tenho muitos colegas de trabalho estrangeiros altamente qualificados,entre eles,muitos europeus que vem pra cá ,porque onde moravam ,não tinham mais esperança de trabalho.O problema lá é muito grave,como me contam,os jovens dependem de parentes que vivem da aposentadoria, e os italianos só vem para o meu nordeste atrás de prostitutas,achando que toda mulher é puta,inclusive os que trabalham comigo.mas isso não é culpa deles,e sim das brasileiras que se vendem fácil achando que todo gringo é rico,pobre coitadas.

    ResponderExcluir
  46. Estava em Padova. Queria comprar uma pinha antes de pegar o trem para Venezia, quando estava escolhendo a pinha o homem me gritou: Non si fa cosi. e ele franzio a lateral da boca como se eu fosse um cachorro molhado e pulguento. La dentro na hora de pagar ele e mais 3 senhores me olhavam com as piores caras. Entrei no carro e chorei!
    Nunca no Brasil eu vi italianos serem maltratados mas se você é mulher brasileira na italia hahahha pode ter certeza que você será vista como uma bella di una putana. :(

    ResponderExcluir
  47. Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando

    Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando
    "Nós Italy", o relatório Istat que fotografa a situação italiana pôs em evidência como eles aumentaram as pessoas que vivem em condições de dificuldade econômica, enfatizando mais uma vez a enorme disparidade entre o Norte eo Sul



    Potrebbe interessarti: http://www.today.it/economia/poverta-italia-istat.html
    Seguici su Facebook: http://www.facebook.com/pages/Todayit/335145169857930

    ResponderExcluir
  48. Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando

    INSIGHTS
    Muitos pobres, muito poucos ricos: "Na Itália, precisamos de um imposto sobre capital"
    Muitos pobres, muito poucos ricos: "Na Itália, precisamos de um imposto sobre capital"
    12 de abril de 2018
    Pobreza, Rei e não só: ajuda 900.000 pessoas, 7 de 10 no Sul
    Pobreza, Rei e não só: ajuda 900.000 pessoas, 7 de 10 no Sul
    28 de março de 2018
    A Itália, um país onde milhões de pessoas vivem em condições de dificuldades econômicas , divide-se em duas entre um avanço do Norte e um Sul cada vez mais em dificuldade, enquanto o desemprego , especialmente a juventude, continua a se expandir como um câncer. É a fotografia que emerge de "Noi Itália" , o relatório Istat em que é feita uma análise completa da situação italiana, com base nas estatísticas para 2016. Um tiro que é tudo menos rosado, especialmente à luz do número crescente de pessoas em dificuldade.



    Potrebbe interessarti: http://www.today.it/economia/poverta-italia-istat.html
    Seguici su Facebook: http://www.facebook.com/pages/Todayit/335145169857930

    ResponderExcluir
  49. Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando

    7 milhões em fortes dificuldades econômicas
    O primeiro fato alarmante que chama a atenção é aquele relacionado aos 7,3 milhões de italianos, 12,1% da população, que vive em condições de privação severa e dificuldades econômicas . Um aumento em relação a 2015, quando o percentual de pessoas em dificuldade pesada parou em 11,5%. A área onde há um maior número de situações no limite é no sul , particularmente na Sicília, onde a incidência na população atinge mais de 26%, praticamente uma pessoa a cada quatro. A média das regiões do sul é de 21,2%, três vezes mais do que a média do Centronord, onde a porcentagem de pessoas vivendo em um estado de dificuldade econômica é de 7,3%



    Potrebbe interessarti: http://www.today.it/economia/poverta-italia-istat.html
    Seguici su Facebook: http://www.facebook.com/pages/Todayit/335145169857930

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e volte sempre para postar.Seja educado que as pessoas serao educadas com voce.Manifestos racistas e xenofobos nao serao bem recebidos.Argumente com fatos e aprenda a aceitar a opiniao dos outros.

Druida e Maga.